Alfabetização para idosos.


Sugestão: Professora Marisa Mathias

Alfabetização de Adultos e Pessoas na Terceira Idade: Novos Horizontes
Autores

Professora Carmen V. de A. R. Nóbrega, Elizabeth Souza da Rocha Germana Correia de Oliveira, Johniere Alves, Luisa Albuquerque Cavalcanti

… Neste sentido, objetivo deste projeto foi favorecer o desenvolvimento de processos
construtivos necessários ao aprendizado da leitura e da escrita da língua materna por adultos e pessoas na terceira idade. Em nossa metodologia didática utilizamos aspectos significativos da pedagogia freiriana, especialmente no que se refere às etapas do método dialógico.
…Neste contexto, a nossa proposta de trabalho partiu da necessidade de auxiliarmos
aquelas pessoas que, às vezes, são excluídas do contexto social por não saberem decifrar e
fazer uso do código lingüístico.
…é necessário promover o encontro entre processo educativo e realidade social dos alunos na
medida em que se incentiva a reflexão crítica perante o mundo atual e se aproveita o potencial
lingüístico prévio do educando na aprendizagem.
Metodologia
O conceito de alfabetização não deve se restringir ao processo de aquisição e
desenvolvimento da linguagem sob seu aspecto material (fonêmico e grafêmico), ou seja, não
consiste apenas na aquisição individual das habilidades requeridas para a leitura e escrita,
transpondo o âmbito do puramente formal e enveredando pelos caminhos de uma abordagem
sócio-interacionista da língua, seja ela falada ou escrita.
…Segundo as premissas freirianas, alfabetizar passa a ser, sobretudo, conscientização do
nível social em que as pessoas estão inseridas.Como sabemos, o método freiriano apresenta
três etapas peculiares: a investigação, a tematização e a problematização. A investigação diz
respeito àquela fase em que cabe ao alfabetizador delimitar, a princípio, o grupo social que
será alfabetizado, em seguida, se infiltrar nesse grupo, no sentido de observar as palavras
comuns entre eles, ou melhor, as palavras e temas “geradores”, que particularizam a
comunidade em evidência. A partir, dessas informações, inicia-se a tematização, isto é,
codifica-se e decodifica-se aqueles temas que foram escolhidos na fase anterior,
contextualizando-os, com o intuito de possibilitar ao alfabetizando uma percepção crítica de
sua realidade. Com isso, surgem, então, novos temas, que também serão aludidos pelos
alfabetizadores. Por fim, através da problematização desses temas, desenvolve-se nos alunos a
consciência em relação ao papel social que eles ocupam na sociedade e, sobretudo
concernente à possível superação, através do código lingüístico, de sua realidade opressiva.
…o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, pois não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas incorporar leitura e escrita às práticas sociais.
… resolvemos optar por uma atitude metodológica bastante eclética, com a mescla de vários recursos didáticos que viessem a se adequar à realidade de ensino em que atuávamos e convergissem para os fins que planejamos – a alfabetização funcional e pragmática de adultos e idosos, o que deu ao projeto um caráter dialógico, no qual aluno e professor interagem por meio da troca de experiências.
…Assim, a fim de familiarizar os alunos com a modalidade escrita do uso da linguagem
e, a partir disto, proporcionar uma mais rápida e melhor apreensão das capacidades
lingüísticas necessárias à alfabetização, apresentamos os conteúdos inseridos em unidades
temáticas que tinham relação direta com o contexto social dos alfabetizandos. A experiência
de trabalho com unidades temáticas vem sendo desenvolvida desde o primeiro ano do projeto
e tem sido bem sucedida, uma vez que possibilita-nos realizar atividade de leitura e escrita
dentro de um contexto coerente e interessante aos alunos. Essas unidades temáticas foram
nominalisadas de acordo com o tema central a que fazíamos referência, desta forma
desenvolvemos 08 (oito) unidades temáticas, descritas a seguir:
- Unidade Sentimentos: paz e amor; esta unidade foi caracterizada por trazer à tona
questões referentes aos sentimentos afetivos, cultivados pelas pessoas, principalmente entre
parentes, o que suscitou um debate sobre as várias significações dos sentimentos em nossa
sociedade.
- Unidade Direitos Humanos: educação, saúde, moradia, segurança e trabalho; nesta
unidade, que teve maior feição conscientizadora, suscitamos a criticidade dos alunos em
relação aos direitos humanos, que, por muitas vezes, são desrespeitados e não priorizados pela
classe política, isto de acordo com a realidade de cada turma com que atuamos. Neste
momento, devido ao desenrolar das discussões, foi dada ênfase às questões relacionadas ao
trabalho e, em específico, às várias profissões existentes em nossa sociedade, sempre
enfatizando a relação existente entre trabalho, profissão e emprego, as atitudes sociais que os
envolvem e a prática de escrita que estão atrelados ao mundo do trabalho;
- Unidade Documentos do cidadão: identidade, carteira de trabalho, CPF e título de
eleitor: o enfoque principal desta atividade era a orientação aos alunos quanto à documentação
necessária, em nossa sociedade, com relação ao reconhecimento legal do cidadão,
enfatizando-se o caráter intrinsecamente escrito que estes possuem;
- Unidade Urbanismo: cidade, sociedade e meios de transporte; esta unidade se
caracterizou pela abordagem das características gerais do meio urbano em que vivem os
alunos; bem como das diferenças e semelhanças entre algumas sociedades existentes (rural e
urbana), a fim de promover a reflexão e conhecimento dos diversos costumes e linguagens
que estas cultivam e pelos quais são caracterizadas; por fim, abordamos a temática dos meios
de transporte característicos do meio urbano e rural;
- Unidade Literatura: livros, cordel, escrita; esta foi uma unidade temática inovadora
neste ano do projeto e a sua relevância incidiu em informar aos alunos sobre a importância
dos registros literários das sociedades durante os anos, bem como levá-los a conhecer melhor
este universo da escrita em livros e suas peculiaridades artísticas.
- Unidade Meios de comunicação: jornal, bilhete e carta; esta fase de estudo tinha o
objetivo de trazer à discussão em sala de aula as funções sociais da escrita através dos meios
escritos que as pessoas de uma sociedade se utilizam para comunicarem-se entre si. Neste
sentido, estudamos o jornal, a carta, o bilhete, formulários diversos, dentre outros veículos de
comunicação escrita.
- Unidade Festas natalinas: Jesus, nascimento, festas, cartão de natal, salvação;
compreendendo a importância dos festejos de final de ano para a sociedade em que vivemos,
tanto no que diz respeito ao aspecto religioso e cultural, quanto no que se refere às intenções
do mercado financeiro, conduzimos, através de discussões, os alunos a desenvolverem uma
percepção crítica e esclarecedora acerca dos acontecimentos que ocorrem no final de ano,
promovendo o contato com as expressões escritas mais comuns deste período do ano.
A partir dessas unidades temáticas, foram desenvolvidas dinâmicas, construção de
textos orais e escritos, debates, etc. Todas essas atividades foram subsidiadas pelos aspectos
teóricos anteriormente descritos e por materiais didáticos, dos quais retiramos aquilo que
consideramos pertinente para a nossa prática pedagógica.
Dentre esses materiais didáticos, temos: cartilha do MEC e outros livros de alfabetização, revistas, jornais, material personalizado (elaborado pela equipe), textos variados, a Bíblia, literatura de cordel, cartazes, rótulos, embalagens, alfabeto móvel, etc. Todo este material foi articulado de acordo com a unidade temática trabalhada e as atividades orais sempre partiam de pressupostos resultantes da utilização deste.

Idosos de até 85 anos de idade são alfabetizados pela UEMG e recebem certificados (13/12/04)
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) entrega nesta Quarta-feira (15/12), certificados a 130 pessoas que foram alfabetizadas, em Belo Horizonte, através do curso Alfabetização Solidária/Brasil Alfabetizado. A faixa etária dos alfabetizandos varia entre 20 e 85 anos de idade. Eles são moradores de dez regiões periféricas da capital, onde o curso foi ministrado. O curso é promovido em parceria com a ONG Alfabetização Solidária/Brasil Alfabetizado. A aluna mais idosa, Hermínia Petrina, de 85 anos, moradora do aglomerado da Serra , será homenageada. …Os alunos que participaram do Alfabetização Solidária asseguram que a qualidade de suas vidas melhorou depois de freqüentarem as aulas. Eles relatam que se tornaram mais independentes e auto-confiantes. Apontam razões cotidianas, como ir sozinhos ao centro da cidade, identificar ônibus, preencher cheques ou ler carta de um parente.

Parceria garante alfabetização de idosos – Volta Redonda

Dentro dos programas desenvolvidos no município para a inclusão social e o bem-estar da Terceira Idade, 200 idosos, a partir dos 45 anos, estão tendo a oportunidade de estudar. O sonho de voltar à sala de aula só é possível graças ao Projeto Renascer, criado pela parceria entre o Instituto de Educação Professor Manoel Marinho, e a AAPVR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda). Inicialmente, foi instalado uma turma de alfabetização, com apenas 14 alunos, na unidade de ensino. Hoje, são 8 turmas do primeiro segmento do ensino fundamental, do CA à 4ª série. De acordo com a diretora do Instituto de Educação Professor Manoel Marinho, Áurea Lino Passos Machado, a instituição é pioneira na educação de idosos no município.
… É uma iniciativa que possibilita uma troca de experiências e que está beneficiando a população e a escola – afirmou a diretora.
…Para os estudantes, o projeto é importante para resgatar a auto-estima. A aposentada Camila Júlia Monteiro, de 86 anos, aluna mais alta do projeto, nunca teve a oportunidade de aprender a ler e escrever.
- Agora, graças a esse projeto, estamos aprendendo muitas coisas. Eu até já consigo gravar algumas palavras e frases – disse a estudante.

PROJETO RENASCER – ALFABETIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE
Objetivos gerais: Possibilitar ao aluno o domínio da leitura e da escrita, abandonando o grupo de exclusão, elevando a auto-estima e a condição emocional de opinar no dia a dia, ampliando os horizontes de interação aluno/meio, com um enfoque curricular de reconstrução social e de resgate da cidadania;
Possibilitar ao educando idoso o processo construtivo de ampliação do próprio conhecimento, através da interação sistemática do educador e da vivência com os colegas, numa relação dialógica, fortalecendo sua identidade;
Contribuir para o bom desenvolvimento da capacidade funcional dos idosos com SAÚDE, considerando a visão holística de HOMEM, elevando a qualidade de vida como fonte de alegria e prazer.
e-mail: disqueidoso@pbh.gov.br

Alfabetização de idosos: uma pesquisa introdutória a partir da experiência do MOVA-Guarulhos
PATRICIA CLAUDIA DA COSTA FRIDMAN.

…O apoio necessário foi encontrado na obra do psicanalista Donald WoodsWinnicott que postula o ato criativo como um elemento fundamental para o bem-estar subjetivo e, conseqüentemente, para a manutenção da vontade de viver. Estudar a alfabetização de idosos, de acordo com a proposta desta pesquisa,implica em buscar compreender como o ato criativo ocorre nesta fase da vida e quais os efeitos que ele tem proporcionado aos sujeitos pesquisados.Winnicott entende como ato criativo todo pensamento ou ação que decorre da interação do sujeito com um objeto, de maneira espontânea. A leitura e a escrita são atos criativos na medida em que se manifestam como expressão da subjetividade, como um sinal de existência daquele que age, aprende, cria e recria. …Para isso, temos recorrido à autobiografia educativa como metodologia de pesquisa no intuito de compreender, nas perspectivas brevemente descritas acima, o que motiva um sujeito com mais de sessenta anos a se colocar no papel de alfabetizando. Metodologia de pesquisaA autobiografia educativa, realizada através da coleta de narrativas de histórias de vida, tem sido a metodologia condutora desta investigação.
As narrativas autobiográficas evidenciam especial interesse pelo convívio social que ocorre no âmbito das atividades propostas pelo Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Convívio que, em alguns casos, representa um papel mais importante do que a simples aquisição do domínio da leitura e da escrita – objetivo principal do Movimento.Desta observação decorre também a importância da metodologia de pesquisa e de formação autobiográfica como meio de proporcionar aos sujeitos que dela participam a oportunidade de vivenciarem, simultaneamente, o papel de sujeito e de objeto de sua formação
…O relato de cada uma dessas experiências tem nos mostrado algumas pistas de como compreender a motivação para freqüentar um núcleo de alfabetização. Temos, por exemplo, o indício de que o simples fato de sair da privacidade de seus lares, e gozar da convivência de outras pessoas com histórias de vida semelhantes ou completamente díspares da sua, tem servido como mote para a assunção da identidade de aluna.

Referências bibliográficas

KRAMER, S. Alfabetização: dilemas da prática. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.

POSSAS, Wânia Machado. “Compreensão e domínio da escrita: vale o escrito” In: MEC.Educação de Jovens e adultos. Brasília: SEED, 1999.

ACOSTA-ORJUELA, Guillermo M. Como e porque idosos brasileiros usam a televisão: um estudo dos usos e gratificações associado ao meio. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2001.

DEBERT, Giuta G. A reinvenção da velhice: socialização e processo de reprivatização do envelhecimento. São Paulo EDUSP : FAPESP, 1999.

FILIZZOLA, M. A velhice no Brasil. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1972.

KLEIMAN, Ângela B. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre : Artmed, 2000

LIMA, M.P. Gerontologia educacional : uma pedagogia específica para o idoso :uma nova concepção de velhice. São Paulo : LTr, 2000

NOVAES, Maria H. Psicologia da Terceira Idade: conquistas possíveis e rupturas necessárias. Paulo de Frontin: Grypho, 1995.

http://64.233.167.104/search?q=cache:eJ0JnNTlkuQJ:www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa1.pdf+%22idosos%22+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o&hl=ptBR&ct=clnk&cd=14&gl=br&lr=lang_pt

http://64.233.167.104/search?q=cache:hxnC8q_4EeEJ:www.uemg.br/cadastro2/PHP/downloads/06.doc+%22idosos%22+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o&hl=ptBR&ct=clnk&cd=19&gl=br&lr=lang_pt

http://www.diarioon.com.br/arquivo/4247/cidade/cidade-40238.htm

http://www.pbh.gov.br/leisdeidosos/renascer01.htm

48 thoughts on “Alfabetização para idosos.

  1. Bom Dia!

    Sou aluna da Universidade de São Paulo, meu nome é Aparecida Caroline de Araújo, faço o curso de Ciências Biológicas – Instituto de Biociências – e encontro-me atualmente estagiando em fisiologia humana, sob orientação do Prof. Menna-Barreto que é professor de Neurociências na EACH – USP Leste.

    Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de conversar com os idosos que participam dos programas de alfabetização, principalmente aqueles que estarão ingressando este ano, para participarem como voluntários em um projeto de pesquisa do nosso grupo de estudos.

    O meu projeto de iniciação científica, que é para conclusão do meu curso de Ciencias Biológicas consiste em realizar testes de memória com idosos, de 60 anos ou mais, preciso de uns dez voluntários para a realização de meu projeto.

    Temos dois projetos no grupo em que precisamos de voluntários, mas os dois consistem na realização de testes simples, um de memória (meu projeto) e de um doutorando que realizaria testes de atenção, ambos podem ser realizados com os mesmos voluntários.

    Tenho disponibilidade para ir a algum de seus grupos, localizados em São Paulo para apresentar nossas propostas, poderiamos marcar um dia, para maiores esclarecimentos??

    Meus contatos são: por email –> caroline.biologiausp@gmail.com
    aparecida.araujo@usp.br
    Telefones: (11) 8121-3204
    (11) 2301-1198
    (11) 7889-7712

    Desde já agradeço a atenção!
    A. Caroline Araujo
    Instituto de Biociências
    Universidade de São Paulo

  2. Olá a todos, parabéns pelo Blog! Gostaria muito que minha mãe fosse alfabetizada, ela tentou frenquentar algumas escolas, mas ela fica nervosa na sala de aula, não consegue se concentrar e acaba por desistir. Queria muito contratar um pessoa paciente que pudesse alfabetiza-la em nossa casa. Moro em São Paulo capital, Zona Sul, caso alguém conheça alguém, meu e-mail: estrelaguia1975@hotmail.com

    Obrigada!
    Marli

  3. Olá a todos, parabéns pelo Blog! Gostaria muito que minha mãe fosse alfabetizada, ela tentou frenquentar algumas escolas, mas ela fica nervosa na sala de aula, não consegue se concentrar e acaba por desistir. Queria muito contratar um pessoa paciente que pudesse alfabetiza-la em nossa casa. Moro em São Paulo capital, Zona Sul, caso alguém conheça alguém, meu e-mail: estrelaguia1975@hotmail.com

    Obrigada!
    Marli

  4. Eu moro na zona norte de São Paulo,e tenho uma avó que não é analfabetizada,ela quer aprender a ler e escrever,e estou procurando escolas para terceira idade e nao consigo encontrar ,sera que alguem conhece,pode ser ate em guarulhos,se souber me avisa por email
    kamila_kitten@hotmail.com
    obrigada Galera!
    Que Deus Abençoe!

  5. Eu moro na zona norte de São Paulo,e tenho uma avó que não é analfabetizada,ela quer aprender a ler e escrever,e estou procurando escolas para terceira idade e nao consigo encontrar ,sera que alguem conhece,pode ser ate em guarulhos,se souber me avisa por email
    kamila_kitten@hotmail.com
    obrigada Galera!
    Que Deus Abençoe!

  6. Eu moro na zona norte de São Paulo,e tenho uma avó que não é analfabetizada,ela quer aprender a ler e escrever,e estou procurando escolas para terceira idade e nao consigo encontrar ,sera que alguem conhece,pode ser ate em guarulhos,se souber me avisa por email
    kamila_kitten@hotmail.com
    obrigada Galera!
    Que Deus Abençoe!

  7. Olá Kamila, tudo bem?
    Eu não sou de São Paulo, mas perguntei para as pessoas que conheço lá e também coloquei no Twitter, porém não obtive resposta.
    Tão logo eu a obtenha, te envio por email, combinado?
    beijinhos e boa sorte!

  8. Olá Elaine,

    Fico contente que você tenha aproveitado.
    Obrigada por acompanhar o Educar Já!
    beijinhos

  9. Boa noite, gostaria de ajudar na alfabetização de idosos, por onde devo começar? Quem devo procurar?

    Grato

    Daniel Coimbra

  10. Boa tarde,meu nome e cristina araujo, e gostaria muito de ajudar na alfabetizaçao de idosos, moro na cidade de Volta Redonda,por onde devo começar, a quem recorrer. obrigado, cristina araujo.

  11. Olá Cristina, tudo bem?

    Excelente iniciativa.
    Acredito que o melhor caminho será procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e se informar onde são ofertados os cursos da EJA e como deve proceder para se inscrever como voluntária. Tenho certeza que conseguirá rapidinho.
    beijinhos

  12. Olá!
    Gostaria de ajudar na alfabetização para idosos, como iniciar?
    Há algum o~rgão específico?
    abs

    Cybele Reply:

    Olá Claudia, tudo bem?

    Procure a Secretaria de educação da sua cidade e informe sobre suas intenções em relação ao EJA e eles lhe orientarão.
    Parabéns pela iniciativa.
    abraços e obrigada por acompanhar o Educa Já!

  13. hum ,bem legal estou fazendo um trab na fac sobre este assunto e resolvemos criar uma fac para 3ª idade,com aulas de periodo integral ,danças, palestras ,artesanato e claro disciplinas que irão formar todos os idosos em ALFABETIZADOS.
    FAC DE GESTÃO DE MARKETING
    DISC NINCHOS DE MERCADO.
    Tchauzinho.

    Cybele Reply:

    Olá Cris, tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho!
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços

  14. Acabo de me formar com enfermeira mas atualmente trabalho como técnica de agente de saúde, a necessidade e meu desejo vem de encontro com seu projeto quero iniciar na minha comunidade mas não sei como pode me orientar?Parabéns !!!

    Cybele Reply:

    Olá Patricia, tudo bem?

    Parabéns pela disposição. Na verdade o melhor a fazer é entrar em contato com as entidades do seu bairro como igreja, escola ou outra que tenha. Não fazemos nada sozinhos, portanto quanto mais próxima for a ajuda mais chance de sucesso você terá. Lembre-se que a sua comunidade tem que ser personalizada, ou seja, atender às necessidades das pessoas que vivem no entorno. É por este motivo que lhe sugiro entrar em contato com as pessoas mais próximas.
    Boa sorte!
    Com carinho

  15. ola, gostaria de saber algum lugar para alfabetizar idosos no rio de janeiro, obrigado

    Cybele Reply:

    Olá Rommel, tudo bem?

    Sou de São Paulo, mas sugiro que você entre em contato com a Scretaria de Educação do Rio de Janeiro que eles irão lhe dar todas as informações.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre que quiser.
    abs

  16. Olá Cybele,

    Moro na cidade de Niterói/RJ e tenho grande interesse em me capacitar para alfabetizar idosos. Minha formação profissional é na área da saúde não tenho formação pedagógica embora eventualmente ministre palestras e aulas em cursos de pós-graduação. Gostaria muito que voce pudesse me ajudar com a indicação de algum material didático ou mesmo um curso de capacitação em minha região. Desde já agradeço pela sua atenção.

    Ana Soutto.

    Cybele Reply:

    Olá Ana Soutto, tudo bem?

    Sugerimos que você procure a secretaria de educação da sua cidade para que eles lhe orientem sobre a possibilidade e sobre quais requisitos são necessários para este tipo de atuação. Como estamos no final do ano a época é bem propícia para que você possa se preparar para esta nova profissão.
    Lhe desejamos boa sorte e obrigada por acompanhar o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  17. Parabéns, Educa já !Iniciativas como essas, fazem cada vez mais areditarmos no ser humano!!!Gostaria de poder contribuir de alguma forma,se possível. Sou educadora, com vasta experiência com adultos e crianças. Sou aposentada por S.P. Atualmente. Estou na área de formação e qualificação,através de treinamentos,habilitamos adultos p. exercerem as funções de cuidadores de idosos,professores em educação infantil,babás,e tb. para “cuidadores de crianças especiais “. Agradeço pela atenção.
    Maria Anita Viégas

  18. Olá sou universitaria do curso de Pedagogia na Uergs(Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)e estamos trabalhando com a educaçao na terceira idade e achei muito importante esta materia e me ajudou bastante a fazerum trabalho!!!Muito o0brigada!!!

    Cybele Reply:

    Olá Rose, tudo bem?

    Ficamos felizes por você ter gostado e por lhe ter sido útil.
    Continue nos acompanhando.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  19. Boa Tarde,

    Meu nome é Marcella, sou aluna da graduação do cefet/rj e estamos com um projeto que quer alfabetizar adultos de uma clinica de reabilitação de dependentes quimicos em fase final de tratamento, e gostaria de saber se há algum interesse de vocês de fazerem esse tipo de trabalho.

    Atenciosamente,

    Marcella Daiub

    Cybele Reply:

    Olá Marcella, tudo bem?

    Em primeiro lugar obrigada por acompanhar o Educa Já!

    Nós somos de São Paulo e na verdade prestamos apoio ao professor a distância através de nossas postagens no blog.
    Mas vou deixar online o seu comentário, caso haja alguém interessado, poderá entrar em contato conosco através deste espaço que passamos o contato para você.
    Boa sorte e volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  20. Vou iniciar um trabalho de alfabetização são pessoas com idade na média de 30 a 60 anos um deles sabe alguma coisa como conhece as letras,números e silabas está mais fácil dar continuidade,outros não sabem nada gostaria de dicas como começar,que tipo de letra usar,por favor mande dicas para meu email preciso de sua ajuda quero muito ajudá-los estão com muita vontade de aprender.Obrigada.

  21. Olá, estou procurando um local de alfabetização para idosos em Porto Alegre.
    Min ha mãe conhece letras e números,porém não sabe le.
    Em tempo de escola aprendeu a decorar os textos com uma irmã menor que lia tudo para ela, quando foi decoberta parou de estudar.
    Sinto a tristeza dela por não saber ler.
    Por favor se souberem de algum local favor indicar-me pois sei ue isto à fará mais feliz!

    Obrigado

    Lúcia Helena Jeffmann

  22. gostaria de receber atividades para alfabetização de idosos pode enviar para meu email.Grata

    Cybele Reply:

    Olá Soraia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já! que sempre traz novidades.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  23. EU estou cursando o ultimo ano de pedagogia mais graças a Deus arrumei um emprego no bbeducar para idosos … agora nao sei por onde começar os planejamentos de aula para eles, o que faço… Agora esta dificil agente temos que usar nossa criatividades. Espero que de tudo certo se Deus quizer ,eles falam no começo é sempre dificil e depois nos acustumamos a fazer varios temas que envolve o tema idosos.

  24. Boa noite meu nome é Patricia Reis tenho 26 anos , moro em Passos MG, estou cursando o ultimo ano de pedagogia mais graças a Deus arrumei um emprego no bbeducar para idosos … agora nao sei por onde começar os planejamentos de aula para eles, o que faço… Agora esta dificil agente temos que usar nossa criatividades. Espero que de tudo certo se Deus quizer ,eles falam no começo é sempre dificil e depois nos acustumamos a fazer varios temas que envolve o tema idosos.

    Cybele Reply:

    Olá Patricia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  25. Olá Cristina Araújo pode começar me enviando algum material de alfabetização de idosos pois tenho interesse em ajudar pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e nem escrever o próprio nome. Desde já agradeço.

    Cybele Reply:

    Olá Ruiter, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  26. oi gostaria de receber tecnicas para alfabetizar jovens e idosos, pois cada um tem uma dificuldade diferente,se puder mande para meu email.
    atenciosamente.

    Cláudia

    Cybele Reply:

    Olá Cláudia, tudo bem?

    O Educa Já traz sempre novidades e em breve falaremos sobre este assunto.
    Continue nos acompanhando.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  27. oi pessoal gostei muito desse trabalho,estou com uma turma de idosos e adultos na minha igreja sendo alfabetizados ,nao tenho material nem metodologia especifica mas tenho alcançado otimos resultados.ficarei muito feliz ao receber algumas dicas .obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Sandra, tudo bem?

    Você já faz parte do nosso roll de professores que recebe as novidades do Educa Já! pelo e-mail.
    A partir de agora as novidades chegarão mais rápido até você.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já! abraços
    Equipe Educa Já!

  28. BOA NOITE, SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA CURSANDO O SEGUNDO SEMESTRE, TENHO UM SOGRO COM 67 ANOS QUE NÃÕ SABE LER NEM ESCREVER , E O MESMO PEDE QUE EU O ALFABETIZE, MAIS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR ,POR FAVOR ME ORIENTE OBRIGADA.

  29. gostaria d saber se essa alfabetizaçao é só´para idosos,pois estou buscando um curso d alfabetizaçao para adultos só q é para uma pessoa d 36 anos.esta precisando muito,esta com muitos problemas por isso inclusive na auto estima.é o sonho desta pessoa.se puder me ajudar.moramos em nova iguaçu.pode ser em qualquer lugar.91142897.

  30. Gostaria de alfabetiza meus pais, ele tem 85 e ela 80. Eles não querem ir à escola, então quero fazer isso em casa. Como posso fazer isso?
    Obrigada!
    Nina

  31. Olá, gostaria de receber algumas técnicas, metodologias para alfabetizar adultos,
    tenho alguns na minha igreja e quero ajudá-los, se puder me ajudar, agradeço de coração.

  32. Boa Noite.
    Tenho 21 anos, moro na zona Sul de São Paulo e gostaria de tirar uma dúvida. Embora não seja graduado em áreas da educação, reconheço a extrema importância da alfabetização. Gostaria de saber, se na minha condição de um simples jovem universitário, cursando Design (apesar de não ser relacionado, sou um leitor assíduo), poderia participar, de alguma forma, de um projeto como esse. Reconheço minhas limitações na questão de lecionar, mas tenho interesse de ajudar de alguma forma, se possível. Aguardo contato.

  33. Gostaria muito de ser professora de um projeto de alfabetização de adultos.como faço?Moro no Rio de janeiro.

  34. sou pedagoga e fui convidada para fazer parte de um projeto da terceira idade, porém stou um pouco perdida de como começar a tarabalhar com alfabetizaçao na terceira idade vcs teem algum livro ou material q possa me indicar pra comprar ou me doar??

    Por favor me ajudem começa na primeira quinzena de Agosto de 2013. Moro no Rio de Janeiro.

    Desde já Agradeço Um Abraço!

    Cybele Reply:

    Olá Valeria, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  35. Boa noite!! Marisa eu também sou professora dos idosos, amando e muito bom, mais tem um problema eu não sou formada em pedagogia, e sim em História, passei um sufoco, mais desde quando início o ano letivo eu tinha aluno que não sabia nem escrever o nome. Hoje ja sabe. Gostaria de ver com vc como vc tem mais experiência se tem como vc mandar pelo meu imail, umas atividades para desenvolver a leitura. mim ajuda vou ficar de aguardando. tenho 19 alunossss. beijosss Rosana.

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