Professores prontos para participar.


Primeiramente quero agradecer a enorme participação dos professores que me mandaram e-mails com sugestões de temas e relatos que serão colocados no ar.

Todo texto pode e deve receber contribuições tanto concordando e acrescentando quanto discordando e fundamentando.

Este é um espaço aberto para trocas.

Temos a sugestão de tema da professora Lu Carneiro que atua no Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE-JPA em João Pessoa:

Qual a diferença entre Pedagogia de Projetos e Projetos de Aprendizagem.

Pedagogia de Projetos: é um método utilizado quando se tem um propósito definido como uma dificuldade, uma necessidade específica ou um problema.
O Projeto propõe uma meta a ser alcançada, e é finito, ou seja, tem começo meio e fim.
Um dos objetivos do projeto é que ele seja real e prático devendo a experimentação gerar aprendizagem.
Para que o projeto obtenha sucesso é preciso definir:
o tema e o título;
quais os conteúdos e objetivos a serem alcançados;
quais os temas transversais;
a seqüência das atividades;
a duração do projeto e os
processos de avaliação.
A Pedagogia de Projetos proporciona uma maior integração entre professor e aluno uma vez que ambos estão envolvidos no desenvolvimento do Projeto e são responsáveis pelos seus resultados.
Na Pedagogia de Projetos existe uma idéia, uma meta, um querer que justifica as ações desempenhadas tanto pelos alunos quanto pelo professor com a intenção maior de transformar esta meta em realidade.
O trabalhar com projetos desenvolve a autonomia intelectual, incentiva à cooperação e a socialização, o aluno aprende a aprender, desenvolve a organização individual e coletiva, desenvolve a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas enfim, os alunos realizam trajetos de aprendizagem.

Projetos de Aprendizagem: Normalmente ele é gerado pela curiosidade, pela dúvida, pelo desejo de saber que vem à tona quando o aluno e levado a raciocinar, a pensar e a questionar sobre um determinado assunto.
Esta construção de conhecimento se dá quando o aluno interage com o meio, com o outro, com o professor e com o objeto de conhecimento.
É a formulação de perguntas com o interesse pessoal de conhecer o assunto, de ter suas dúvidas respondidas, de interagir com novas situações se apropriando de novos conhecimentos.
O projeto para que ocorra a aprendizagem é gerado justamente pelos conflitos face aos prévios conhecimentos do aluno. As dúvidas são do aluno, quem tem que estar interessado em buscar as respostas é o aluno.
O professor deve agir como desafiador, instigador, motivador.
Este processo é atemporal. Deve ser mantido ativo sempre. Também não há lugar específico para que ocorra, podendo se dar em sala de aula, em rodas de discussões, debates e outros.

Relação entre Pedagogia de Projetos e Projetos de Aprendizagem.

– O Projeto deve ser programado para ter um começo e um fim – meta
– A Aprendizagem deve ser um projeto constante, sem tempo determinado.

– No Projeto deve haver a escolha de um tema e o seu desenvolvimento deve
ser monitorado pelo professor.
– Na Aprendizagem o tema é escolhido tanto pelo professor quanto pelo aluno
individualmente ou em grupo dependendo da motivação que o assunto despertou.

– O projeto é motivado por uma necessidade, problema ou meta.
– A aprendizagem ocorre pela realidade de vida do aluno. Pode haver algum tema que
seja conhecido por alguns, porém totalmente ignorado por outros.

– O resultado do Projeto é o atingir a meta, a satisfação de cumprir o currículo.
– O resultado da aprendizagem se dá em função da curiosidade, da vontade do
descobrir, do aprender, do saber.

– O Projeto é orientado, monitorado, dirigido pelo professor.
– A Aprendizagem pode ser orientada pelo professor, pelo aluno, pela classe ou por
todos. Existe um consenso.

– No Projeto o professor é o “cabeça”. É ele quem dirige.
– Na Aprendizagem o professor é o estimulador, o motivador.

– No Projeto o aluno é o que recebe as orientações e age conforme lhe é
determinado.
– Na Aprendizagem o aluno é o que age, que formula, que argumenta. É o ativo.

E para finalizar, é no paradigma que mora a magia da diferença:

– No Projeto há a transmissão de conhecimento
– Na Aprendizagem há a construção do conhecimento.

Referências:

HERNANDES, F., VENTURA, M. (1997) “A organização do currículo por projetos de trabalho”.
Porto Alegre: Artes Médicas.

FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. (1999) “Aprendizes do futuro: as inovações
começaram!”. Brasília: MEC.

http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01038051/projetos.htm

http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Projetos_de_Aprendizagem”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_de_Projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *