Contagem regressiva!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Pesquisa recebe inscrições para 2008

O UOL Bolsa Pesquisa recebe até o próximo dia 31 de janeiro as inscrições dos interessados em participar da edição 2008 do programa. As bolsas tiveram seu valor reajustado e agora vão de R$ 539,91 (iniciação científica) a R$ 2.699,54 (doutorado).

O programa tem o propósito de incentivar o desenvolvimento, no Brasil, de tecnologias e conhecimento de ponta sobre áreas relacionadas à Internet, como computação, comunicação, economia, jornalismo, direito e sociologia.

As pesquisas poderão englobar questões sobre modelos de redes sociais na Internet; o impacto dos blogs no jornalismo digital; disseminação de vírus; mecanismos de combate ao spam; sistemas de busca na Internet; estudos jurídicos sobre privacidade e spam; substituição da mídia tradicional pela online e ferramentas de busca de conteúdo, entre vários outros.

A edição 2008 do UOL Bolsa Pesquisa financiará os alunos dos cursos de doutorado (R$ 2.699,54/mês), mestrado (R$ 1.619,72/mês) e graduação (R$ 539,91/mês). Os orientadores dos alunos contarão com um incentivo de R$ 1.079,82 + 15% do valor da bolsa de cada estudante.

O programa também servirá para que o UOL possa aumentar o auxílio que presta a pesquisadores que tenham interesse em dados reais sobre a Internet, de forma a facilitar o entendimento dos problemas que afetam o setor no País e no mundo. O portal espera ainda contribuir para a inclusão digital brasileira e para o crescimento da Internet em nível global.

Desde 2005, 34 projetos já fizeram parte do Bolsa Pesquisa gerando 41 publicações internacionais e 34 nacionais, incluindo projetos muito premiados.

Em 2007, o trabalho “A Hypergraph Model for Computing Page Reputation on Web Collections”, do Professor Dr. Edleno Moura e do aluno de mestrado Klessius Berlt – da Universidade Federal do Amazonas, ganhou o prêmio de Best Paper do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, realizado em João Pessoa, Paraíba. O projeto propõe novos modelos para ranking de páginas Internet em buscas, com resultados superiores ao PageRank do Google.

Os resultados de 2008 serão divulgados em 22 de fevereiro e os formulários e o regulamento para inscrições e seleção, bem como mais informações e uma lista de alguns títulos de pesquisa que já tiveram o apoio do UOL, podem ser acessados no site http://www.uol.com.br/bolsapesquisa/.

Visite o site oficial http://bolsapesquisa.uol.com.br/

Colaboração: Ulisses Leitão

Lançado oficialmente no IV Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) , durante os dias 13 e 14 de novembro, o sistema ProLinux já pode ser baixado através do site www.fluxsoftwares. com.

Através de parceria com a Unicamp foi disponibilizado um link exclusivo para que os usuários tenham maior agilidade e tranqüilidade durante o download.

O sistema operacional ProLinux foi disponibilizado, completo, em um único DVD de 3.2 GB. O ProLinux possui Menu personalizado e interativo; facilidade de utilização pelo usuário leigo, com recursos de reconhecimento automático de mídias removíveis; conjunto completo de aulas multimídia e documentação em português, para um aprendizado indolor; suporte multimídia. Para
escolas, empresas e órgãos públicos existe a Central de suporte exclusiva e muitos outros diferenciais.

Entretanto, é no uso educacional que a distribuição tem o seu mais forte diferencial. Centenas de objetos educacionais com conteúdos exclusivos para auxiliar na aplicação didático-pedagógica de professores do ensino infantil, fundamental e médio já vêm instaladas por padrão.

Para professores eestudantes de Física e Química há muitas novidades inéditas. Tem a aula do visualizador 3D de moléculas, um ambiente com todos os objetos educacionais do RIVED/MEC, o ambiente de modelagem e simulação Modellus, os objetos educacionais avançados de Física do Projeto PhET, os planetários Kstars e Stellarium, etc.

O Prolinux é desenvolvido pela Flux Softwares, pela mesma equipe que desenvolveu o Muriqui Linux Educacional, utilizado pelo MEC em 2006. É baseado na plataforma Debian Etch, destacando-se pela estabilidade apresentada e mais segurança aos usuários.

Para maiores informações, acesse o site www.fluxsoftwares. com,
faça o download do Manual de Instalação ProLinux, baixe e instale o sistema PROLINUX.
Vale a pena!

Este artigo que escrevi foi publicado no JORNAL VIRTUAL PROFISSÃO MESTRE

JORNAL VIRTUAL PROFISSÃO MESTRE
Profissão Mestre – Ano 5 Nº 47 – 05/12/2007

Professor tem que falar e entender as diferentes linguagens

Aproximamo-nos de mais um final de ano. Professores e alunos se preocupam em terminar as últimas atividades, em corrigir as últimas provas e encerrar o ano letivo com a sensação de dever cumprido.

Será que podemos dizer que cumprimos nosso dever sabendo que o Brasil tem a maior proporção de repetência no Ensino Fundamental I de toda a América Latina? Que essa taxa é pior do que a enfrentada nos países como Moçambique e Eritréia, o mais jovem país africano, segundo a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura?

Esta realidade não é muito diferente em relação ao Ensino Médio. Enquanto no Fundamental o índice de reprovação é de 24% no Ensino Médio é de 25% (2001).

O Brasil também ocupa os últimos lugares no Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos.

Diante desses dados, torno a perguntar: Podemos dizer que estamos cumprindo com a nossa missão?

— Mas eu faltei somente duas vezes durante todo o ano e cumpri com o currículo. Se eles não aprenderam, não foi por culpa minha. Eles é que não se esforçaram.
Ouço estas frases inúmeras vezes.

Agora pergunto: Será que só isso basta? Será que não podemos fazer um pouco mais do que cumprirmos o currículo e não faltarmos para melhorarmos a Educação no nosso país?

Tenho certeza absoluta que sim.

Sabemos que muitos dos professores estão desanimados e se sentem desestimulados com a enormidade de fatores que incide sobre a nossa profissão. Não vou me reportar a nenhuma delas aqui. Sei que todas as questões são importantes e que compõe o todo, porém temos que ter uma visão altruísta se quisermos modificar esta realidade.

Não há como pensarmos em melhores salários se o resultado da Educação é catastrófico. A realidade é que uma coisa está interligada à outra. Tudo funciona como uma grande engrenagem. Se todos os dentes desta engrenagem estão gastos não há como se recuperar um ou dois, pois não fará a menor diferença.

O que precisa ser feito é justamente a recuperação de todos os dentes desta engrenagem. E isso tem que se dar com a mudança de comportamento diário de cada um de nós.

O Professor, ao entrar na sala de aula, tem que olhar cada aluno como se ele fosse o único. Tem que saber identificar qual a melhor linguagem que Paulinho entende, qual a melhor linguagem do Zezinho e assim por diante, para quando for explicar a matéria poder falar a linguagem de cada um.

Gosto de dar este exemplo: É como se eu preparasse um conteúdo abrangente, altamente qualificado para expor na China e ministrasse a Palestra toda em Português para um público que só fala chinês. Por mais que eu lhes passe o conteúdo, que ilustre com slides, com filmes e tantos outros recursos, se não falar a linguagem deles, não transmitirei o conteúdo e conseqüentemente não propiciarei o aprendizado.

O Professor tem que conhecer a característica de cada aluno e com isso identificar a melhor linguagem para atingi-lo. Como pode o Professor atingir o aluno que entende a linguagem cinestésica ministrando uma aula totalmente voltada para a linguagem oral? Por melhor que o tema seja abordado, somente os que entendem a linguagem oral terão bom entendimento.

É o mesmo caso da Palestra falada em Português ministrada na China.

Esta mudança de comportamento do Professor é realmente simples e só depende da sua boa vontade e do exercitar a sua criatividade. Agindo dessa maneira tornará sua aula muito mais dinâmica, mais interessante e abrangente. Não necessita de nenhum material especial, somente de pré-disposição para abordar, num mesmo tema, as três linguagens: visual, auditiva e cinestésica.

O mesmo critério deverá ser utilizado na correção das provas. É de fundamental importância que o professor, ao corrigir, o faça respeitando as características do aluno. Se somos diferentes como podemos ser tratados de forma igual. Além do mais, a prova não serve de respaldo somente para o aluno avaliar se entendeu bem a matéria, serve também para o professor detectar se ficou alguma lacuna.

A partir do momento que houver estas mudanças de comportamento dos professores, com certeza, a Educação começará a mudar. A realidade da Educação hoje não envolve somente o conteúdo, pois este, o aluno tem à sua disposição a partir de um clic.

O que é realmente importante existir hoje é a conexão entre o conteúdo, o entendimento e a sua aplicabilidade ocorrendo então o aprendizado.

Vamos aproveitar o período de Férias para refletirmos sobre esses aspectos e em Fevereiro, quando retornarmos à sala de aula, iniciarmos o ano com uma nova conduta. Quem sairá ganhando com isso será o próprio professor, que se sentirá motivado a ministrar uma aula dinâmica e participativa, o aluno que passará a se comportar de forma atuante e a Educação que poderá reverter o triste quadro que ora se apresenta.

Cybele Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *