Preparando surpresas! Continuação

CALENDÁRIO PERMANENTE


Pode ser feito tanto com variados tipos de papel quanto com E.V.A.

NOSSA CLASSE

Pode ser usado para chamada, para identificar os nomes dos amigos…

ANIVERSARIANTES DO MÊS

ROTINA DO DIA OU DA SEMANA

Serve de norteador tanto para os alunos quanto para o professor. Podem ser destacadas as atividades extras que serão trabalhadas no decorrer da semana

QUANTOS SOMOS?

Este painel pode ser colocado ao lado do painel da chamada.

AJUDANTES DO DIA

CALENDÁRIO PERMANENTE


Use uma base de madeiras. As datas, dias da semana e o nome dos meses podem ser feitos de EVA. Para afixá-los use pinos de madeira ou pregos grossos.

CAIXAS SURPRESAS

Excelente recurso tanto para organizar a sala de aula quanto para trabalhar a HORA DAS NOVIDADES.

Pode ser feita com qualquer tamanho de caixa e enfeitada com diversos materiais como papéis, lãs, botões, EVAs, lantejoulas, glitter, retalhos de tecidos e tantos outros.

POTES DE SORVETE

Leia com nitidez entrando no http://bp1.blogger.com/_0rxOU9lhlns/R31-rXj56UI/AAAAAAAAHgk/OXr-PyzISPk/s1600-h/reciclagem3.JPG

PORTA LÁPIS SAPINHA


Feita com a lata de molho, EVA e muito amor.

LATINHAS DECORADAS


Podem ser feitas com latas de Nescau ou latas menores como as de molho de tomates.
Podem ser pintadas ou encapadas e depois decoradas.
São ótimas para guardar giz de cera, borrachas, tesouras e muito mais

TRABALHANDO VALORES

Estes cartazes tanto podem ser trabalhados num Projeto como podem ser utilizados diariamente, durante o ano todo trabalhando dessa forma as regrinhas de boa convivência.

MURAL DE AVISOS

MOMENTOS DA VIDA

Sugestão para afixar os trabalhinhos dos alunos.

LIXEIRA EDUCATIVA

PRENDEDORES PARA OS TRABALHINHOS

GUARDA-PAPÉIS


Ideal para ilustrar pastas para guardar papéis ou os trabalhinhos dos alunos


CONCURSO DE VÍDEOS NO YouTube

Concurso de vídeos no YouTube intitulado “BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!”, que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias, angariar fundos.

Poderá encontrar mais informação na página oficial do concurso em http://bibliofilmes.com
e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .

Os filmes terão de ser feitos até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.


Estados e DF abrem quase 50 mil vagas em concursos em 2008

Rio de Janeiro lidera entre os estados com concursos previstos ou autorizados para 2008. Segundo a assessoria do governo fluminense, a previsão é de que sejam abertas 17.692 vagas. No entanto a assessoria destaca que o número pode sofrer alterações.

O estado deve abrir concursos para as Secretarias da Educação (8.500 vagas), da Fazenda (70) e do Planejamento e Gestão (50), Corpo de Bombeiros (5.009), Polícia Militar (2.570), Polícia Civil (1.054), Instituto Estadual do Ambiente (210), Detran (209) e procurador (20).

Depois, aparece o governo do Distrito Federal, que deve abrir 5 mil vagas para professor temporário e 3 mil para a área da saúde. Além disso, há 1.600 vagas para técnico penitenciário, 280 para a Polícia Civil e 16 para o Corpo de Bombeiros. No total, segundo o secretário de Planejamento do DF, Ricardo Penna, serão abertas 12 mil vagas.

O governo do Tocantins deve abrir aproximadamente 5 mil vagas para o provimento de cargos no Poder Executivo e na Secretaria da Saúde. Haverá cargos para nível fundamental, médio e superior. Os editais devem ser publicados em fevereiro.

Em São Paulo, há pelo menos 3.609 vagas autorizadas. Haverá concursos para cargos na Polícia Civil (472 vagas), para agente penitenciário (135), Secretaria da Educação (2.545 para secretário de escola e 372 para supervisor de ensino) e 85 vagas para os cargos de eletricista, mecânicos de manutenção, agentes operacionais e agentes de segurança na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Além dessas vagas já definidas, estão previstos concursos no Metrô para os cargos de engenheiro júnior, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico de segurança; na Fundação Casa (antiga Febem) – número de cargos e vagas ainda indefinidos -, na Secretaria de Educação, para agente de serviços escolares (servente) e agente de organização escolar (escriturário), e na Secretaria de Segurança Pública, para delegado, escrivão e investigador.

A assessoria do governo de Pernambuco informou que prepara concursos, prioritariamente, para as áreas de segurança, saúde e educação. Até agora, já está confirmado o concurso para a Polícia Militar (2 mil vagas) e Corpo de Bombeiros (500).

No entanto, além das secretarias da Saúde e Educação, também estão previstos concursos para o preenchimento de vagas na Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Secretaria da Fazenda e Complexo Industrial Portuário (Suape).

A Paraíba já lançou concurso para Procuradoria Geral (30 vagas) e Contadoria Geral (15) do Estado, mas também deve abrir concurso para agente penitenciário (em torno de 2 mil) e para a Secretaria de Educação e Polícia Militar, que ainda não definiram o número de vagas.

No Espírito Santo, já estão com inscrições abertas ou serão lançados concursos para a Secretaria da Saúde (567 vagas), Polícia Militar (500), Corpo de Bombeiros (240), Polícia Civil (100) e Secretaria da Fazenda (60). Haverá ainda concurso para cadastro reserva do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

No Pará, o governo já abriu 1.374 vagas –Secretárias de Esporte e Lazer (200), de Pesca e de Aqüicultura (212), de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (163), de Justiça e Direitos Humanos (215) e Universidade do Estado do Pará (584).

No Ceará, serão quatro concursos, três deles com vagas já definidas – para a Polícia Militar (mil), Defensoria Pública (60) e Procuradoria Geral (20). Haverá ainda concurso para a Secretaria Meio Ambiente, que não tem definido o número de vagas.

Minas Gerais já está com concursos abertos para o Corpo de Bombeiros (530 vagas) e Secretaria da Saúde (492). Em Goiás, o governo abriu concurso para a Polícia Civil (612 vagas) e para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (125).

Outros três estados que têm previstos concursos são Sergipe, Roraima e Rondônia. Em Sergipe, serão lançados até fevereiro editais para Polícia Militar (500 vagas) e Fundação Renascer (30). Rondônia vai abrir 600 para professores e funcionários administrativos, enquanto Roraima tem previsão de concurso para 20 vagas de oficiais para a Polícia Militar.

No Amapá, a assessoria do governo informou que já estão autorizados dois concursos, mas que ainda não está definido o número de vagas a serem oferecidas. Segundo a assessoria, haverá concurso para a Secretária da Saúde e Corpo de Bombeiros (nível superior).

Sem concursos
As assessorias dos governos de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina informaram que não há concurso autorizado para 2008.

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL253286-9654,00-ESTADOS+E+DF+ABREM+QUASE+MIL+VAGAS+EM+CONCURSOS+EM.html


Boqueirão sedia Fórum Internacional de Educação

O 1º Fórum Internacional de Educação acontece em Boqueirão do Leão entre os dias 19 a 21 de fevereiro. Com o objetivo de capacitar, preparar e motivar os participantes para enfrentarem as novas demandas e pressões no âmbito profissional, a fundação Educando propõe-se a oferecer informações apresentando especialistas nas áreas que atendam as necessidades relacionadas aos novos desafios profissionais na atual conjuntura profissional.

O fórum propiciará conhecimentos na área da ética profissional, legislação: limites e responsabilidades, relação aluno x professor, a ótica do professor sobre seu trabalho, motivação e auto-estima, a construção da cidadania: o papel da família e da escola e administração escolar. O público-alvo são os profissionais que atuam na área de ensino, professores, diretores, psicopedagogos, trabalhadores da educação em geral, como merendeiras, vigilantes, motoristas. As atividades se destinam aos níveis básico, fundamental, médio e superior.

Com o tema Os novos desafios na atual conjuntura educacional, o projeto é realizado pela Fundação Educando, aprovado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e terá cerca de 40 horas/aulas. Segundo o secretário municipal da Educação, Eleno Ogliari, o fórum é de grande importância, tanto para a educação quanto para o município que sediará o evento.
http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=88784&intIdEdicao=1366


Os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

O site da Editora Abril traz mostra fotográfica,arte, livros, Agenda de Eventos,Reportagens, e indicação de blogs sobre o tema
E o melhor: a oportunidade de seus alunos, descendentes destes imigrantes, poderem contar suas histórias de família.

Você ainda pode conhecer o blog da Samantha Shiraishi: Movimento Dekassegui, para conhecer mais sobre o tema,aqui ou aqui:

E, se você está em São Paulo pode agendar uma visita ao Masp,com seus alunos, para conhecer os trabalhos de Tatsumi Orimoto

E, para ter uma referência de literatura para os pequenos, use o livro “As histórias preferidas das crianças japonesas”
Leia as reportagens na íntegra acessando o http://leituraescola.blogspot.com/


Centenário da Imigração Japonesa

Aproveitando o início das comemoração sobre o Centenário da Imigração Japonesa, segue uma reportagem que saiu hoje na Folha on line, sobre os mangás no Brasil, fazendo um breve balanço sobre sua história, a a partir de informações dadas por estudiosos brasileiros. Aprendi muito, vale a leitura.

Brasil foi pioneiro na leitura de mangá no Ocidente
Leia reportagem na íntegra acessando o
http://gibitecacom.blogspot.com/2008/01/leitura-de-mangs-no-brasil-o.html

Referências

http://artepedagogica.blogspot.com/
http://blog.orolix.com.br/blog/brincandoeducando/
http://www.pragentemiuda.blogspot.com/
http://blog.orolix.com.br/blog/cantinholudico/
http://espacoparasonhar.blogspot.com/
http://blog.orolix.com.br/blog/ensinandobrincando/

3 thoughts on “Preparando surpresas! Continuação

  1. Olá! Adorei o bolg.
    Gostaria de saber como se faz aquele envelope de guardar papeis?
    aguardo retorno Liane

  2. Gostei muito do envelope para guardar papéis, gostaria de saber se vc pode ensinar? Obrigado.Fica com Deus.

  3. Gostaria de saber se poderia fazer somente as cabeças das bonecas e quanto ficaria.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *