Primeiro dia de aula – DINÂMICAS

Algumas sugestões de dinâmicas para recepcionar e integrar a turma no primeiro dia de aula.

Com dinâmicas divertidas, você professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir as atividades de integração para diversos níveis de estudo.

Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um “retrato”. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o “retrato” de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Recomendado para: Educação Infantil

Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo “quente”, se o que procuram está perto, “morno”, se está a uma distância média, ou “frio”, quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado. Recomendado para: Educação Infantil

Meu nome é…
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil

Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries

Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

O que penso ou sinto sobre…
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries

O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries

As dinâmicas a seguir você pode adaptar com maior ou menor grau de dificuldade, de acordo com a série aplicada.

ESCRAVOS DE JÓ

Formar um círculo – todos de pé cantarão a música escravos de Jô, porém ao invés de moverem algum objeto o movimento será feito com o próprio corpo.

Combinar antecipadamente que o movimento se dará através de pulos com os dois pés juntos iniciando para a direita.

Objetivo: o entrosamento para o sucesso das atividades.

Então ao cantar:

Escravos de Jó – pular para a direita
jogavam caxangá – pular para a direita
Tira – pular para a esquerda
põe, – pular para a direita
deixa ficar… – ficar parado
Guerreiros – pular para a direita
com guerreiros- pular para a direita
fazem zigue – pular para a direita
zigue – pular para a esquerda
zá – pular para a direita

Círculo Fechado
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.

Expectativas
Objetivo: quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano
A medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito..
Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana

Garrafa dos elogios

Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente

Grande Abraço

Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.

Espírito de Equipe

Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.

Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.

Chega mais

Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.

Referências

http://paixaodeeducar.blig.ig.com.br/
http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/dinamicas/index.htm
http://64.233.169.104/search?q=cache:Ghb1AnXUoisJ:www.analuciapsicologa.com/Dinamicas.pdf+%22dinamicas%22+primeiro+dia+de+aula&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=21&gl=br&lr=lang_pt

126 thoughts on “Primeiro dia de aula – DINÂMICAS

  1. Cybeli, eu amei suas dicas!

    Cybele Reply:

    Olá Maria Helia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário
    Volte sempre que ficaremos felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. Sou professora de Ed. Física e fiquei encantada com suas sugestões,são de profissionais criativos e que se doam que a Educação precisa,obrigado,valeu.Parabéns

    Cybele Reply:

    Olá Zelma, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  3. Adorei seu trabalho, será um suporte valioso para o meu trabalho!
    Um grande abraço
    Ivanice Rangel Reis

    Cybele Reply:

    Olá Ivanice, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. Olá Cybele, adorei seu trabalho, será um suporte valioso para o meu trabalho!
    Um grande abraço
    Ivanice Rangel Reis

    Cybele Reply:

    Olá Ivanice, tudo bem?

    Que bom que você encontrou o que estava procurando.
    Ficamos felizes.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. Oi Cybele Reply eu sou uma aluna e gostei da suas dicas eu estou na quinta seria e vou dar suas dicas pros meus professores e professoras estou ansiosa pra aulas que começa hoje que deus ilumine seu caminho seu trabalho sua familia e depois vou contar tudo o que eu aprendi em seu blog

    obrigado mil abraços

    Leticia

    Cybele Reply:

    Olá Letícia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  6. parabéns valeu

    Cybele Reply:

    Olá Silvina, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    Sua presença nos deixa muito felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já

  7. Gostei muito das sugestões, são muito válidas, vou até tentar aplicar a dinãmica? O que vamos aprender ou Circulo fechado. Obrigado pelas dicas, recomendarei essa page. Grato.

    Cybele Reply:

    Olá Fabio, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    Sua presença nos deixa muito felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já

  8. Excelentes tuas opçõe de dinâmicas.estava aflita procurando algumas para o retorno das aulas. Obrigado e um grande abraço.

    Cybele Reply:

    Olá Denise, tudo bem?

    Que bom que você encontrou o que estava procurando.
    Ficamos felizes.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  9. Olá, achei muito interessantes suas sugestões. Sou profe de Língua inglesa do maternal a 8ª e portuguesa do 5º a 8ª e estava sem ideias para o primeiro dia, vou adaptar algumas. Valeu.

    Cybele Reply:

    Olá Elaine, tudo bem?

    Ficamos contestes que você tenha encontrado o que estava procurando.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  10. otimo parabéns adorei!!!!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Cleidi, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  11. amei suas dicas muito obrigada.

    Cybele Reply:

    Olá Veridiana, tudo bem?

    Obrigada por sua participação e por enriquecer ainda mais o nosso espaço.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  12. OLÁ BOA TARDE!
    QUERO PARABENIZAR PELAS DICAS, POIS SOU ACADÊMICA DE PEDAGOGIA CURSANDO O 6º PERÍODO E EM BUSCA DE DINÂMICAS PARA APRESENTAR PARA A DOCENTE DA EJA, ME DEPAREI COM ESSAS DICAS MARAVILHOSAS AS QUAIS SERÃO DE MUITA VALIA PARA MIM. ABRAÇOS E PARABÉNS PELAS DICAS MARAVILHOSAS!

    Cybele Reply:

    Olá Raimunda, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  13. Olá Cybele!
    Tenho 18 anos e curso Letras, amanhã irei dar a minha primeira aula em um colégio particular no 2º ano.
    Como toda professora no primeiro dia de aula estou apavorada!
    Pretendo usar muitas de suas dicas.
    Parabéns pelo trabalho ;*

    Cybele Reply:

    Olá Hagda, tudo bem?

    Temos certeza que foi um sucesso.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  14. oi cybele!!
    Sou professora do PETI e gosto muito de trabalhar com dinamicas.
    Adorei as suas!!Vou indicar para as minhas colegas de trabalho.
    Valeu mesmo!!

  15. Ola’ Cybele
    Sou professora do PETI e gosto muito de trabalhar com dinamica
    Amei as suas!Vou recomendar as minhas colegas de tra balho.
    Valeu!!

    Cybele Reply:

    Olá Adriana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  16. adorei!!!eu estava precisando de umas sugestões de dinamicas para o meu primeiro dia de aula com os meus alunos… valeu!!!

    Cybele Reply:

    Olá Junia, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  17. Sou pedagoga e depois de oito anos longe da sala de aula estou retornando. E procurando algo diferente para trabalhar, encontrei sugestões interessantes que irão me nortear para elaborar as minhas propostas de atividades. Gostei do blog, muito bom, parabéns.

    Cybele Reply:

    Olá Erenita, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Contamos com a sua presença também neste ano de 2013.
    Tudo de bom!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  18. SE TODOS OS EDUCADORES USAR ESSAS IDEIAS PARA O PRIMEIRO,SEGUNDO ,TERCEIRO DIAS DE AULA A EDUCAÇÃO NO BRASIL SERIA DIFERENTE.PARABÉNS VOCêS SÃO DE MAIS. UM SUPER ABRAÇO!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Ana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  19. Obrigado você salvou o meu primeiro dia de aula. Foi fantastico.

    Cybele Reply:

    Olá José , tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  20. Olá! Sou professora do Pré e do 5º Ano, por isso amei as dinâmicas .Parabéns!

    Cybele Reply:

    Olá Magali, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  21. ola cybele , adorei as dinamicas vou aplicar aos meus alunos no meu primeiro dia de aula , sei que eles irao adorar tambem . sempre irei pesquisar no seu site . pq sap sempre muitos legais as suas dicas . adoreii muito bom!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Auricelia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    E continue a acompanhar o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  22. Eu gostei muito das dicas dadas por vocês servirão para enriquecer as minhas aulas obrigado.

  23. Amei as dicas de vocês! Vou utilizá-las com certeza. E também em outros encontros elas me serão úteis.

  24. Muito boas as sugestões de dinâmicas, sou professor na zona rural no município de Alenquer no estado do Pará, e certamente essas sugestões são de grande importância para eu aplicar com meu alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>