Projetos

PROJETO INTERDISCIPLINAR
DOCENTE: GREICE P. Z. DE AMORIM.

1° TRIMESTRE

1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.

3.SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança

4.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.

O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

7.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.

7.1- Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;
Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão…;
Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.

7.2- CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
Ciências; higiene e corpo humano;
Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.

8.ATIVIDADES:
Releitura de filme sobre a família;
Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa…, quantidade de letras etc);
Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.

9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.

10. CRONOGRAMA:
Será desenvolvido nos meses, de março, abril e maio.

Projeto Chapeuzinho Vermelho

Cantinho Alternativo e Lúdico

JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL
CD da história Chapeuzinho Vermelho
Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,…).

DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Assistir o filme – Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;
7) Dramatização e teatro com dedoches;
8) Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Receita
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez?
Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
9) Confecção de um livrinho.

TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS

ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).

TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,…
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente) feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características.
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.
6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns. (Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar
8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,

MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria? (Desenhar as espigas de milho).
2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).
3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.

SUGESTÃO PARA O LIVRINHO DA CHAPEUZINHO VERMELHO

As páginas do livrinho são coladas no avental da Chapeuzinho:


Projeto Animais em extinção na Amazônia

Ensinando Brincando
Turmas: A partir do Maternal.

Justificativa

No ambiente urbano das cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é
responsável pela educação do indivíduo e, conseqüentemente, da sociedade. Uma vez
que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a
todos.Atualmente, são comuns a contaminação da água, a poluição atmosférica, a
devastação das florestas , a caça indiscriminada e a redução ou mesmo a destruição
dos hábitats dos animais, deixando assim alguns animais em extinção.
Por isso o tema proposto baseia- se no fascínio que os animais exercem nas crianças.
Isto proporciona um trabalho de pesquisa e, conseqüentemente, desenvolvimento
global da criança.Nesse projeto buscamos o melhor entendimento e compreensão por
parte das crianças quando mostramos algo sobre os animais. Leva- se em conta que a
criança na Educação Infantil necessita de algo concreto e detalhado, surge então esse trabalho direcionado para que no seu fechamento todos tenham conseguido de alguma maneira, alcançar um bom aproveitamento do tema abordado.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral promover a reflexão e a conscientização sobre a
interação da comunidade estudantil com a natureza. A reflexão dessa relação tem por
finalidade demonstrar a responsabilidade humana educacional quanto ao apresentar
atitudes de cuidado, respeito e preocupação com a preservação desses animais, e
reverter alguns problemas ambientais e sociais existentes na sociedade.

Principalmente na Amazônia.
Objetivos Específicos
- Identificar as muitas espécies de animais que estão ameaçados de extinção na Amazônia.
- Respeitar os animais e seu habitat naturais.
- Ampliar o vocabulário dos alunos.
- Desenvolver a criatividade dos alunos.
- Propor e incentivar a participação dos pais nas atividades experimentais dos alunos.

Desenvolvimento

Durante o mês de Setembro, partindo de uma roda de conversa sobre os animais em
extinção, apresentaremos as fotos selecionadas anteriormente com eles sobre o tema
estudado, e faremos um mural contendo desenhos de animais em extinção feito por
eles. Próximo passo confecção de uma maquete mostrando alguns animais em
extinção na Amazônia feito também por eles.Em seguida depois de terem conhecido os
animais em extinção, de acordo com a faixa etária, faremos com eles dramatizações,
onde cada criança escolherá o animal que quer ser, procurando explorar ao máximo
seus movimentos, sons, costumes etc, e pintaremos eles de acordo com o animal
escolhido.Confecção de artigos para venda no dia da feira empreendedora como:
fantoches de caixas, máscaras, porta- retratos, marcador de página,
tartaruga- marinha, etc.

Recursos necessários para a realização do projeto:
- Revistas, jornais, cartolina, Lastéx e Lã;
- Caixas de tamanhos diferentes;
- Tinta guache e Garrafa plástica;
- EVA de cores diferentes;
- Palito de churrasco e de picolé;
- Cola e tesoura;- Diversos papéis: crepom, laminado, camurça, dupla face, color set, etc.

Avaliação
A avaliação será contínua ao longo do processo.

Culminância
Este projeto acontecerá no final do mês de Setembro na Escola onde trabalho na sua
V Amostra de Atividades aos pais, alunos e visitantes desta instituição. Contamos com a presença de todos, que com certeza, saíram enriquecidos de muita beleza e cultura.

PROJETO DE TRABALHO

Tema: Adaptação Escolar
Duração: Um mês
Professora: Gilene

I – Justificativa ( Por quê ? )

Os primeiros dias na escola geram expectativas,
ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas
em pais, crianças, professores e funcionários.
Considerando esse momento muito importante é
fundamental desenvolver um trabalho que facilite
a transição do ambiente familiar ao escolar,
pensando e planejando atividades que garantam
uma inserção gradativa, envolvendo todos em um
ambiente afetivo e acolhedor.

II – Objetivo ( Para quê ? )

- Desenvolver atividades que permitam que as
crianças e pais conheçam e interajam entre si,
professores e funcionários.
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que
facilitem este momento de separação e conquista;
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor,
visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo
se integrando á dinâmica do grupo.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Adaptação aos ritmos e as rotinas da vida da escola;
-Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
- Que a criança sinta-se á vontade para manifestar
suas emoções e necessidades;
-Estabelecer uma comunicação entre pais e membros
da escola com a participação da criança.

III- Conteúdos
- Linguagem oral e escrita
- Linguagem oral ( conversas informais, músicas,
descrição de gravuras );
- Leitura e interpretação de gravuras, histórias e músicas.
- Natureza e Sociedade
- Família e escola;
- Profissões.
- Matemática
- Orientação Espacial e cores;
- Contagem e classificação.
- Arte- Desenho e pintura;
- Colagem e modelagem.

- Atividades
- A Música dos nomes
Idade – A partir de 4 meses.
Tempo – 30 minutos.
Espaço – Sala de atividades, pátio ou jardim.

Objetivos – Reconhecer o próprio nome e reforçar
o vínculo com o educador.
Execução: Escolha uma música na qual você possa
incluir o nome das crianças. Alguns exemplos:
” Se eu fosse um peixinho”, ” A canoa virou”,
” Ciranda Cirandinha” e ” Fui no itororó”.
reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês
também podem participar, já que a intenção é fazer
com que se familiarizem com os nomes. Aos que já
andam, sugira uma roda, que vai se formando com
aqueles que ouvem o próprio nome.

- Teatro de Bonecos
Idade - A partir de 1 ano e meio.
Tempo - 30 minutos.
Espaço – Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
Objetivo - Conhecer a rotina da escola enquanto
conversa com os personagens.
Execução: sente- se com as crianças no chão e
faça os bonecos “conversarem” com cada uma.
Você pode fazer perguntas como:
- Quem trouxe você para a escola hoje!
- Você tem amigos? Quem são?
- Você já brincou no parque?
- Você já tomou lanche?

- Mamãe, tem cartinha pra você!
Idade – A partir de 2 anos.
Tempo – Uma hora.
Espaço - Sala de atividades.
Objetivos – Tranquilizar- se quanto aos sentimentos
de adaptação ( exemplo: tristeza) e compartilhar
com os pais as atividades escolares.
Execução: Distribua uma folha de papel e canetas
hidrográficas para cada criança e peça que faça uma
cartinha aos pais. Quando todas termunarem
os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem
a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar.
Escreva o que a criança disser na mesma folha usada
por ela. É importante perguntar se ela quer entregar
a carta a pessoa apontada. Em caso contrário,
guarde o desenho com as demais atividades.

PROJETO: Quem sou eu?
Brincando e Educando

Vamos iniciar nosso ano letivo com um projeto de fundamental importância para nossos alunos:

Identidade.
A seguir alguma dicas para se trabalhar o tema com os pequenos:

Alunos atendidos:
Educação Infantil

Duração:
Em média 2 semanas

Objetivos:
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
Conhecer a história de suas vidas;

Significado do seu nome;
Formar seu conceitos em relação ao mundo;

Ampliar seu vocabulário;
Conhecer um pouco mais sobre si mesmo e seus colegas.

Culminância:
Livro da vida:Vamos montar um álbum da turma com fatos,fotos,objetos de recordações,mensagens dos pais e familiares. Um scrapboking da turma.

Atividades a serem desenvolvidas:

Caixa surpresa

A professora apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.Cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu –Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo. Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.

A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?

Procurar trabalhar todos os dias atividades que valorizem o aluno.

Peça que falem sempre o nome na rodinha,o nome dos pais,irmãos…

Envie para casa uma ficha que deverá ser preenchida com alguns dados pessoais da criança como nome completo,data de nascimento,peso,altura,onde mora,o que gosta o que não gosta,etc.

Ir criando situações em sala para que o projeto se amplie cada vez mais.

Peça aos alunos que façam alto retrato,monte um mural dessas atividades e outras ligadas ao projeto.

Monte uma exposição e convide os pais para visitarem.

Faça os convites,

Crie um jornalzinho da escola para divulgar os projetos no decorrer do ano.
Projetos Pedagógicos Dinâmicos

4 thoughts on “Projetos

  1. Esse seu blog é demais….
    Utilizo muitas coisas dele em meu cotidiano escolar, com meus alunos do 2 ano. Parabens pelo seu trabalho e seu talento em transformar a aprendizagem em algo prazeroso para nossos pequininos. Grande abraço, muito sucesso e que DEUS abençõe a vc e a sua familia.

  2. gostaria de saber se vcs tem algum projeto para jardim 2 e 3, pois tenho essas duas classes juntas, com o tema o encontro das águas para que possa apresentar no meu trabalho para a feira de ciencias.

    grta
    dayse

  3. Adorei seu blog, muito util, tem sido de muita ajuda nos meus trabalho. muito obrigada bjus

    Cybele Reply:

    Olá Tereza, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

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