Datas Comemorativas – Nutrição e Saúde

Projeto Alimentos

DESCRIÇÃO


Este projeto visa trabalhar a importância de uma alimentação adequada.Viver melhor e com mais qualidade de vida é imprescindível a todos nós.

Conscientizar nossas crianças de que uma alimentação correta na infância é um excelente processo para se evitar a instalação de doenças crônicas, a qual determinará o potencial de um indivíduo.Esta é uma tarefa nossa-educadores e pais conscientes!

JUSTIFICATIVA

Nos dias de hoje deparamos com um número surpreendente de crianças obesas. A mídia, stress da vida moderna e o fato da maioria das mulheres exercerem uma profissão, são fatores que proporcionam uma alimentação desequilibrada. As crianças acabam consumindo produtos industrializados e de fácil preparo.

Observei no decorrer do 1º semestre, o tipo de alimentos que consumiam no horário do lanche e as preferências das turmas.Aproveitando o conteúdo ministrado no final do 2º bimestre-ALIMENTAÇÃO E SAÚDE – convidei os alunos para prepararmos uma deliciosa sopa! Eles adoraram a idéia, o cheiro e o sabor. Enfim, queriam mais! Então decidimos que levaríamos este tema adiante.

OBJETIVOS

Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde. Levar os alunos a perceberem os próprios hábitos alimentares e modificarem alguns. Saber que a alimentação, aliada à prática de esportes, é fator essencial de vida saudável.

Perceber que a alimentação ideal proporciona satisfação, prazer e bem estar. Mas que o segredo é balanceá-la. É preciso acabar com a monotonia gastronômica. A criança deve experimentar vários sabores, cores e tipos de alimentos, mesmo que às vezes não nos agradem.


DESCRIÇÃO DO PROJETO

1ª etapa: Comentários, textos informativos, pesquisas em revistas e uso de outros materiais de apoio, oferecidos pelo cólégio e trazidos pelos alunos.

2ª etapa: preparação de um Mural com todas as informações obtidas

3ª etapa:Aula de culinária – Pedir para que cada aluno traga uma fruta e prepare uma deliciosa salada de frutas.

4ª etapa: Coleta de mais material para que se possa saber mais sobre a composição nutritiva de diversos alimentos

5ª etapa: Produção de um jogral onde cada criança é um alimento e fala sobre suas propriedades

AVALIAÇÃO

Saber mais sobre alimentos é importante porque

( )melhora a nossa vida.

( )aumenta o conhecimento daquilo que ingerimos.

( )muda alguns hábitos alimentares não saudáveis.

( )podemos experimentar novos alimentos.

( )é gostoso saber sobre o que comemos.

( )descobrimos que nem tudo que comemos é saudável.

( )podemos modificar a nossa alimentação, só depende de nós.

FIQUE POR DENTRO!


A obesidade é uma doença em que o corpo tem excesso de gordura e de peso.Há algumas idéias erradas sobre o que é uma boa alimentação.Muitas pessoas acham que uma criança gordinha é uma criança bem alimentada.Mas nem sempre isso é verdade.

Diabetes é o conjunto de doenças causadas pelo aumento da glicose, um açúcar que circula no sangue.

CURIOSIDADES

O docinho brigadeiro foi criado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República.

O sanduíche foi criado na Inglaterra por John Montague, conde de Sandwich. Ele comia pedaços de carne no meio de pães para não parar de jogar cartas e sujar as mãos.

Em Portugal engomavam-se roupas com claras de ovos.As freiras do Mosteiro São Jerônimo faziam doces com as gemas que sobravam, e estes ficaram famosos pelo resto do país.

SUA SAÚDE DEPENDE SOMENTE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ POR ELA

Sucos de frutas cítricasacompanhando as refeições, melhoram a absorção do ferro presente nos alimentos. Já os refrigerantes fazem o trabalho inverso.

A maçã age de duas formas: de um lado fornece a pectina, fibra solúvel que ajuda a regular a atividade intestinal e a mandar embora o colesterol; de outro, flavonóides, que previnem estragos às artérias. Diz o velho ditado inglês: uma maçã por dia mantém o médico longe!

VOCÊ SABIA?

Um hambuúrguer demora de 3 a 4 horas para ser digerido; uma salada verde, 2 horas; um prato de sopa, 1 hora; um sorvete de frutas, 5 minutos.

Comer, quase todo mundo concorda, é um dos grandes prazeres da vida. Que precisamos comer para continuar vivendo, disso ninguém duvida.Mas o que temos que fazer é ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois dela dependerá o futuro do nossas vidas.

Afinal, que tipo de vida você pretende ter aos 40, 50 ou 70 anos?

Cientistas afirmam que as gerações atuais poderão chegar tranqüilamente aos 100 anos. Sabe por quê? As crianças e jovens de hoje fazem parte da geração saúde; aquela que procura alimentos saudáveis e pratica exercícios físicos, diz não às drogas e sim à vida.

Não quebre a previsão dos cientistas, diga sim à sua vida e reveja seus hábitos alimentares.

Alimentação saudável vira tema de projeto em escola de SP

Estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância. Estes foram os principais objetivos do projeto sobre alimentação saudável que transformou a escola Jardim Canaã , na zona norte de São Paulo, em uma grande cozinha experimental.

“A escola nos apareceu o local perfeito para a promoção de saúde, uma vez que nossa proposta pedagógica está embasada na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulado a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”, explicou a diretora da unidade, Ruth Alves de Lima Oliveira.

A preocupação dos idealizadores do projeto foi estimular uma série de ações como a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; os princípios da Pirâmide dos Alimentos ; informar sobre os perigos das dietas da moda; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e tubérculos em geral.

Atividades diferentes

As primeiras séries desenvolveram atividades como caça-palavras usando o nome de verduras e legumes, músicas, texto informativo sobre alimento orgânico, debates e exposição de bichinhos confeccionados com legumes e desenhos, além da realização de um pique-nique.

Nas segundas séries foi proposto o desenho “A Batalha dos vegetais”, composição plástica com legumes e frutas; a higienização de alimentos, o teatro de fantoches, mural com os grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores), gráficos e calendário, entre outras atividades.

História em quadrinhos, caricaturas, dobraduras, amigo secreto de frutas, confecção de cartões, elaboração de textos (depoimentos e histórias reais), mesa de frutas e preparação salada de frutas, mural sobre os alimentos saudáveis e pesquisa sobre dietas alimentares foram as ações desenvolvidas com os alunos das terceiras séries.

Já nas classes de quarta série foram promovidas reflexões e debates sobre alimentação saudável, construção da Pirâmide Alimentar ; apresentação de teatro e música, mural sobre os princípios da alimentação saudável e pesquisa sobre dietas alimentares.

O que é alimentação saudável?

Depois de muita pesquisa, os estudantes descobriram que alimentação saudável é a dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. A dieta saudável deve ter todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, e alternar as cores dos alimentos, é outra dica fundamental. Um prato bem colorido, reunindo vitaminas e sais minerais, também pode ser sinônimo de qualidade. “Foi maravilhoso porque aprendi a importância da alimentação. Foi a melhor semana do ano; adorei a salada de frutas”, revelou o aluno Sergio da Silva, da 3ª série A.

“Aprendi que alimentação saudável não é comer muito, é sim, comer fruta, legumes e verduras. Foi muito legal também brincar de amigo secreto de frutas, eu nunca tinha brincado assim”, comemorou a estudante Greice Ribeiro Martins, colega de classe de Sergio.

Projeto Alimentação

ENSINO FUNDAMENTAL

I – Introdução:

E.E. Professor Norberto de Souza Pinto

Alunos Atendidos : 4ª Série
Duração : 30 dias
Período : Abril

O tema escolhido, Projeto Alimentação, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, introduzindo os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
Assuntos como receitas culinárias, cardápios, a importância dos alimentos, seu sabor, seus preços, locais onde serão vendidos, pessoas que trabalham cozinhando em restaurantes, foram tratados no projeto.

II – Objetivos:

Ø Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação.
Ø Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
Ø Saber adequar a alimentação às suas necessidades.
Ø Saber preparar uma receita adequadamente.
Ø Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções.
Ø Montar um cardápio semanal.
Ø Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios.
Ø Utilizar corretamente as medidas de massa e capacidade.
Ø Adquirir hábitos de boa alimentação.
Ø Prevenir-se das doenças transmitidas por alimentos.
Ø Identificar alguns tipos de dietas.
Ø Saber conservar corretamente os alimentos.
Ø Aproveitar alimentos na época da safra.
Ø Classificar a origem dos alimentos.
Ø Utilizar a horta doméstica.
Ø Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.
Ø Valorizar a profissão.

III – Desenvolvimento:

Ø Leituras diversas
Ø Músicas
Ø Poesia
Ø Caça-palavras
Ø Cruzadinhas
Ø Cardápios
Ø Tabelas
Ø Atividades Matemáticas
Ø Pesquisas
Ø Entrevistas
Ø Receitas
Ø Desenhos
Ø Jogos
Ø Produção de textos
Ø Murais
Ø Propagandas

IV – Justificativa

Este tema permite se criar um clima de parceria e interesse participativo do grupo e de cada aluno, reforçando a consciência da importância do trabalho em grupo.

V – Culminância:

Ø Oficina de alimentação alternativa com : saladas, sobremesas, pães, tira-gostos, sucos, etc.
Ø Confecção de um livro de receitas simples
Ø Dramatização ( As frutas e legumes).

Se eu fosse um tomate
(Augusta Schimidt)

Se eu fosse um tomate
Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.
Nossa, que horror! Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É… Se eu fosse um tomate seria muito triste…seria terrível…seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.
Bom, estou aqui pensando nisso , mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate. Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde.
Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso. Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve!
Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface.
Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente.
Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!

Atividades propostas:

Ø Discutir com o grupo os alimentos que não gostam.
Ø Procurar saber como se faz um molho de tomate e trazer a receita para a sala.
Ø Fazer uma lista de coisas que se faz com o tomate. Colocar a lista em ordem alfabética.
Ø Discutir na sala de aula o que realmente é o tomate. Legume? Fruta? Cereal? Verdura?

1. Procure o significado das palavras abaixo:

Palavras Significados

Função
___________________________________________________
Cereal
___________________________________________________
Tubérculo
__________________________________________________

2. Encontre no caça-palavras o nome dos cereais, verduras e hortaliças:
P I M E N T Ã O O F
C D B A T A T A E I
A L F A C E C E A J
B E G C C O U V E S
A R R O Z X S A C T
C E B O L A B F R T

( pimentão, batata, alface, couve, arroz, cebola )

A sobremesa

( Música do Balão Mágico)

Mamãe mandou dizer, ta na hora de comer
Papai gritou de lá, ta na mesa
Arroz com feijão é boa alimentação.
Mas o melhor que há é a sobremesa
Depois de toda noite vem o dia
Depois de uma tristeza, uma alegria
Mas depois de almoçar
Que bom saborear
Deliciosa sobremesa
Vovô foi quem falou, seja aluno ou professor
Se é hora de rangar já pra mesa
Comer feijão com arroz e o que vem depois
A delicia do jantar é sobremesa
Por isso eu como tudo
E quem não come bem, não pode se dar bem
E depois de almoçar que bom saborear
Deliciosa sobremesa
Gelatina
É como um banho de piscina
Saúde pro menino e pra menina
Gelatina
É coisa muito fina
Gelatina
E com tudo combina
Gelatina
Ela é pura proteína
Um gosto que você nem imagina.

Atividades:

1. Marque no texto como se pede:

( – ) substantivos ( + ) verbos ( O ) adjetivos ( * ) artigos

2. Retire do texto um verbo e conjugue-o nos tempos: presente, passado e futuro.

3. Elabore em grupo um caderno de receitas de sobremesas.

4. Faça na cantina a receita de gelatina, calculando a quantidade necessária, preço e quanto cada aluno deverá contribuir.

Culinária Alternativa

A culinária alternativa utiliza alimentos pouco usados na alimentação diária que em muitos casos são desprezados pelas donas-de-casa, movidas pelo desconhecimento do valor nutricional que possuem. Cascas, talos, sementes e folhas de vegetais são aproveitados na culinária alternativa.

A multimistura ajuda a compor qualquer dieta, mantem a saúde, recupera crianças desnutridas, aumenta o leite materno e diminui infecções.
Para obter um quilo de multimistura, são necessários:

Ø 330 gramas de fubá torrado
Ø 330 gramas de farelo de trigo ( refinado)
Ø 330 gramas de farelo de arroz ou de farinha de trigo torrada
Ø 10 gramas de folha de mandioca, batata doce ou de abóbora ( as folhas devem ser secas à sombra e depois trituradas).
Ø 10 gramas de pó de casca de ovo.

Misture tudo e depois coloque 2 colheres de sopa de multimistura no feijão ou na sopa.
Podemos fazer também farofa de casca de banana, maionese de talo, patês de talos de folhas, bolinhos de folhas de beterraba, suco de casca de frutas, pudins de casca de frutas, chás, suflês ou tira-gosto de sementes de abóbora.

Elaboração de um cardápio

Prepare um cardápio para o café da manhã, utilizando sempre alimentos de três grupos: (animal-vegetal-mineral).

Tente variar o máximo possível.

Receitas para fazer sozinho

Espetinho de frutas: Podem ser feitos com qualquer coisa disponível em casa: queijo, doces, legumes, etc. Uva verde, pedaço de pêssego e morango.

Como preparar: Corte em pequenos cubinhos os ingredientes escolhidos. Depois, é só espetar o palito, obedecendo sempre a mesma ordem. Se não come-los de imediato, guarde-os na geladeira.

Trabalhando com receitas

Pedir a cada aluno que traga uma receita fácil de ser feita.
Dividir a sala em grupos para se fazer uma análise dirigida das receitas do grupo.
Escolher um aluno para copiar as receitas do grupo em folhas de stencil, para repassar às turmas posteriormente.
Todos os componentes do grupo deverão ler atentamente as receitas, anotando todos os ingredientes necessários.

Modelo:

Receita 1 – Nome________________________________________

Ingredientes: Quantidade Preço

Açúcar 2 xícaras ?
Leite 2 xícaras ?
Ovos 3 unidades ?
Fermento 1 colher de sobremesa ?
Farinha de Trigo 3 xícaras ?

Fazer as outras receitas seguindo o modelo.
Os preços dos ingredientes deverão ser pesquisados pelos alunos em casa, nos jornais, mercearias, supermercados, etc.

Após esta atividade, os alunos deverão calcular o preço total de cada receita.
Pedir a cada grupo que escolha um dos ingredientes para pesquisar sobre sua origem, ilustrar e passar aos demais grupos e assim sucessivamente.

Um assunto da maior importância que se pode introduzir na sala de aula é o Saber Popular, onde as crianças relatarão ou farão pesquisas sobre a sua bagagem de conhecimentos, de sua história, regatando a sua cultura.

Plantas Medicinais

Atividades Propostas:

Ø Pedir aos alunos que relatem os conhecimentos que já têm sobre a medicina caseira.
Ø Pedir que os alunos entrevistem pessoas mais velhas sobre as plantas que curam.
Ø Pedir aos alunos que tragam mudinhas ou sementes para formarem na escola uma “Horta Medicinal”.
Ø Pedir aos alunos que pesquisem e tragam receitas de alimentos típicos da região.
Ø Elaborar com as crianças, um caderno de receitas sobre as plantas pesquisadas.

Obs.:
Ø Ressaltar com os alunos o valor curativo das plantas, sendo um tipo de medicação mais barata e sem efeitos colaterais.
Ø Elaborar um álbum com folhas de plantas medicinais, colocando-se o nome e sua utilidade.
Ø Elaborar um livrinho “Plantas que curam”,com nomes das plantas, sua utilidade, com receitas de chás, xaropes, etc.
Ø Pode-se fazer também pesquisas de comidas típicas das várias regiões brasileiras e até de outros paises.
Ø Elaborar um caderno de receitas com as receitas pesquisadas sempre fazendo a troca entre os alunos.

Atividades Integradas sobre a alimentação

Geografia
Português
Matemática
Ciências

Atividades:

Ø Qual é a comida que você mais gosta?
Ø Conversar e discutir sobre a importância dos alimentos
Ø Origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral.
Ø Importância da higiene dos alimentos.
Ø Evitar o desperdício dos alimentos.
Ø Montar um mercadinho com embalagens e rótulos para serem usados em situações matemáticas.
Ø Matemática > sistema de medidas; Fazer um bolo (usar medidas e frações).
Ø Sistema monetário: Pesquisar preços dos ingredientes do bolo.
Ø Pesquisar preços de frutas e verduras da estação.
Ø Elaborar cardápios.
Ø Montar uma feira da alimentação com comidas, bebidas, doces e salgados.

O bolo e as frações

Mariana é uma menina muito prendada nas artes culinárias. Ela gosta muito de fazer bolos. Hoje ela vai fazer 4 bolos para levar de lanche para os colegas de sala. Eles são no total 36 alunos.

Receita do bolo de Mariana

Ingredientes:
03 ovos
01 copo de leite
03 xícaras (chá) de farinha de trigo.
02 colheres de manteiga
01 xícara (chá) de açúcar
½ colher sopa de fermento

1. Cada receita dá para 8 fatias de bolo. Quantas receitas ela deverá fazer para atender aos 36 alunos de sua sala?
2. Calcule a quantidade de ingredientes que ela gastará no total
3. Se cada bolo dá para 8 pessoas, em quantas partes ela deverá parti-lo?

Descubra no caça-palavras abaixo palavras referentes a 10 temperos caseiros.

Utilize este diagrama e invente outro caça – palavras para seu colega resolver.

P I M E N T A
CRA V O X P
GAL H O S F
ORE G A NO
B I C S A L O
SA L S A F H
CE BO L A W
QV ER V A S
V LOU R O K
P ÁPR I C A

(pimenta, cravo, alho, orégano, sal, salsa, cebola, ervas, louro, páprica)

Mural dos alimentos

Tipos de alimentos que possuem maior quantidade de proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Gorduras:
Ø óleos
Ø azeite
Ø toucinho
Ø manteiga
Ø margarina
Ø castanhas
Ø amêndoas
Ø gema de ovo
Ø tutano
Ø coco
Ø chocolates

Sais Minerais:
Ø leite e derivados
Ø verduras
Ø algas marinhas
Ø sal iodado
Ø água potável

Açucares:
Ø Açúcar
Ø Mel
Ø Cereais: milho/ feijão/ trigo
Ø Farinhas: massas/ biscoito/pães
Ø Chocolates
Ø Batata

Vitaminas:
Ø frutas
Ø legumes
Ø gérmen de trigo
Ø cereal integral
Ø fígado
Ø óleo de peixe
Ø verduras

Proteínas:
Ø carnes de todos os tipos: boi/ porco/ coelho/ rã/ frango e peixes
Ø leite : queijos/ coalhada

Atividades:

1. Dividir a turma em grupos para que cada um monte um mural sobre os nutrientes: açucares, sais minerais, proteínas, gorduras, vitaminas.
2. Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre as funções dos nutrientes, enriquecendo-a com gravuras e desenhos para a confecção do mural.
3. Cada aluno deverá fazer um relatório citando o que ele precisa mudar na sua alimentação para torna-la de qualidade e nutritiva.

Painel dos Alimentos

Brincando de Adedanha

Material Necessário:
Ø folha mimeografada ou branca
Ø lápis de escrever
Ø borracha
Ø 4 dados comuns

Maneiras de brincar:
Cada aluno terá a sua folha. Um aluno inicia a brincadeira jogando os 4 dados.
Somam-se os números que aparecem e busca-se no alfabeto a letra correspondente. A partir daí, todos os alunos terão que preencher a tabela com a letra sorteada.

Modelo:
Nº de acertos:_____________________________________________________
Nome do aluno:_______________________________________________
Sala: ___________Série_____________

Mate as charadas

1. Sou vermelha ou verde, muitos gostam de mim, fazem tortas, geléias ou suco. Meu nome só tem 4 letras. Quem sou?
2. Tenho casca espinhenta, mas sou muito saboroso em sucos e sorvetes. Sirvo de sinônimo quando é uma tarefa chata ou complicada de se fazer. Sou um…
3. Sou uma raiz. Os coelhos me adoram e minha cor é alaranjada. Quem sou?
4. Sou verdinho, meu nome é utilizado para elogiar moças bonitas. Quem sou?
5. Sou o aumentativo de pimenta, posso ser da cor verde, vermelha ou amarela. Sou o …
6. Sou verde, pequeno e azedo mas quando me encontro com a água e o açúcar me torno muito refrescante. Quem sou eu?
7. Posso ser Rubi, Itália, Roxinha mas quando estou seca me chamam de passa.Quem sou eu?
8. Fico uma delicia frita com hambúrguer, mas posso virar purê, cozida ou assada. Eu sou a …
9. Vivo com muita baba, por isso muitos não gostam de mim. Quem sou eu?
10. No dia das bruxas, as pessoas me enfeitam, furam e colocam de noite uma vela dentro. Quem sou eu?

Respostas:
1. maçã/ 2. abacaxi/ 3. cenoura/ 4. chuchu/ 5. pimentão/ 6. limão/
7. uva/ 8. batata/ 9. quiabo/ 10. abóbora.

Produção de texto

Katita a bruxinha boa

Katita mais parecia fada do que bruxa de tão boa que era.
Morava no alto de um morro, num castelo enorme, quase pertinho do céu.
Quando se cansava de brincar com seu irmãozinho Lukita, sentava numa almofada de nuvem e ficava observando lá de cima o que acontecia cá embaixo.
Certo dia, o vento soprou tão forte que a nuvem onde estava sentada foi parar bem dentro da cozinha da bruxa Elisa Lu.
Elisa Lu era uma bruxa temperamental. Às vezes estava de bom humor, às vezes de muito mal-humor.
Justamente naquele dia, de muito mal-humor, Elisa Lu preparava uma poção mágica para espalhar sobre a terra. Queria que todos ficassem como ela, mal humorada. Que horror!
Katita muito esperta ficou escondida debaixo da mesa onde estava o livro de receitas e com sua varinha de meia bruxa, meio fada, transformou a receita de Elisa Lu num delicioso bolo de energia e luz.Esta é a receita:

Ingredientes:
250 gramas de raios de sol
250 gramas de raios de luar
3 estrelas bem iluminadas
100 gramas de pó de ouro do arco-íris
2 colheres de bem cheias de nuvem branquinha
1 pitada de fermento de relâmpago.

Modo de fazer:
Misture bem os raios de sol com os raios de luar. Acrescente as estrelas uma a uma e vá salpicando o pó de ouro.A nuvem e o fermento coloque por ultimo.
Ponha tudo numa forma de coração e exponha ao sol para dourar.
Augusta Schimidt

Atividade:
Cada aluno deverá fazer uma receita maluca baseada no texto acima.

Entrevistando a cantineira

1. Prepare as perguntas em sala de aula coletivamente.
2. Marque um horário com a cantineira para fazer a entrevista.
3. Elabore um cartão de agradecimento para a cantineira, valorizando o seu serviço e agradecendo a atenção.
4. Com os dados obtidos, monte um cardápio semanal para a merenda da escola.
5. Organize um quadro com os valores nutritivos dos alimentos do cardápio escolar. ( peça ajuda à supervisora da merenda)

Dramatização

As frutas e Legumes

Eu sou a Laranja
Meu caldo faz bem,
É doce e gostoso
E vitaminas contém!

Eu sou a Banana
E bem madurinha
A todos agrado,
Pois sou gostosinha!

Eu sou a Maçã
Vermelha e cheirosa
Minha casca tem ferro
E a polpa é gostosa!

Eu sou a Uvinha
Num cacho aninhada
Rosada ou branquinha,
Sou muito apreciada!

Eu sou o Alface
Tão fresca e verdinha,
Trazendo saúde
Em cada folhinha!

Eu sou o Milho
Bem verde e dourado
Assim que apareço
Já sou procurado!
Eu sou a Batata
Sou bem gorduchina
Sou deliciosa
Cozida ou fritinha!

Sugestões:
Fazer fantoches com verduras, frutas e legumes para usar na dramatização.

Conclusão

Após a finalização do projeto, verificamos que houve uma elevação da auto-estima dos alunos assim como maior integração entre os mesmos. Isso se deu pelo fato de terem trabalhado sempre em grupos, pelo prazer demonstrado em ter em mãos algo feito por eles com eficiente aprendizagem.

4 thoughts on “Datas Comemorativas – Nutrição e Saúde

  1. ESSA IDEIA PARA TRABALHAR ESSE TEMA É OTIMA CONTRIBUIU MUITO PARA DESENVOLVER MEU TRABALHO COM MINHA TURMA

    Cybele Reply:

    Olá Edireni, tudo bem?

    Fico feliz que tenhas encontrado o que procuravas.
    Obrigada pelo comentário tão gentil.
    Volte sempre que quiser
    abs
    Cybele

  2. adorei essa dramatização muito bem colocada as palavras, trabalharei ele na minha turma do segundo estágio, no CMEI MARIA ANGÉLICA GONÇALVES DE ALTO HORIZONTE (GO).

    Cybele Reply:

    Olá Fernanda, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

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