Trabalhando Emoções e Boas Maneiras

EMOÇÕES

Carinhas representando as diferentes emoções.

Com elas você pode fazer fantoche de palito, fantoche de tecido, calendário de humor e tudo mais que sua criatividade proporcionar.

Sugestão da Oficina de Criatividade

MOLDE

VOCÊ TAMBÉM PODE TRABALHAR COM ESTE TIPO DE CARINHA

Sugestão da Brincar e Criar

PODE MONTAR O “MURAL DOS SENTIMENTOS”

Sugestão do Cantinho Lúdico

PASSO A PASSO

BOAS MANEIRAS

As boas maneiras constituem a base do relacionamento em todos os aspectos de nossa vida.
Seguir regras básicas da boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito por si mesmo.As boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas.
O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saberem se
comportar em quase todas as situações.

Estas Plaquinhas podem ser utilizadas para trabalhar as boas maneiras em prol de uma boa convivência bem como devem ser utilizadas diante de um comportamento parecido ao ilustrado.

Sugestão da Luana por ela mesma

PROJETO AMIZADE – Ensino Fundamental

Colaboração de Deborah Melissa

1. OBJETIVOS

· Desenvolver competências sociais em crianças de quatro a seis anos

· Mostrar como serem amigas

· Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos

· Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira

· Ajudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam

2. PÚBLICO-ALVO

· 15 a 20 crianças

3. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

· Recursos materiais: cartolinas, canetas hidro-cor, revistas velhas

· Outros recursos materiais, caso se faça opção por um treinamento e expressão das múltiplas inteligências (Ver fonte de referência 5º)

· Recursos Humanos: um a dois Mediadores previamente treinados

4. QUESTÕES RELEVANTES

· O que é a amizade?

· Amizade é o mesmo que amor?

· O que é um amigo de verdade?

· Qual a importância de um amigo?

· O que é o medo?

· Que coisas nos fazem felizes?

· Por quê ficamos tristes?

· O que nos deixa com raiva?

· Como não falar a um amigo?

· Como falar a um amigo?

E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças

5. FONTES DE REFERÊNCIA

· ANTUNES, Celso – Alfabetização Emocional. Petrópolis. Editora Vozes. 7ª edição. 1999

ANTUNES, Celso – Fascículo 6 da Coleção Na Sala de Aula / A Alfabetização Moral em Sala de Aula e em Casa, do Nascimento aos Doze anos. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002

· ANTUNES, Celso – Fascículo 7 da Coleção Na Sala de Aula / Um Método para o Ensino Fundamental: o Projeto. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002

· ANTUNES, Celso – A Construção do Afeto. São Paulo. Augustus Editora. 4ª edição. 2001

· ANTUNES, Celso – Fascículo 3 da Coleção Na Sala de Aula / Como Desenvolver Conteúdos Explorando as Inteligências Múltiplas. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002

· LeDOUX, Joseph – O Cérebro Emocional. São Paulo. Editora Objetiva. 1998

· RESTREPO, Luis Carlos – O Direito à Ternura. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª edição. 1998

6. COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

· Afetividade

· Auto-estima

· Otimismo

· Controle dos impulsos

· Empatia – Compreensão do outro

· Prestatividade e solidariedade

· Sinceridade

· Empatia no ouvir

· Comunicação Interpessoal

· Pensamento dirigido

· Autoconhecimento

· Administração das Emoções

7. FASES DO PROJETO

· ABERTURA

Mediadores, pais, professores, pessoas da comunidade especialmente convidadas discutem e elegem as competências desejadas e a seleção de questões que a culminância do projeto deverá responder.

· O TRABALHO PRÁTICO – ESTRATÉGIAS

PREPARAÇÃO DO ROTEIRO

Os professores e os Mediadores escreverão roteiros de apresentações teatrais simples, cuja duração não deve exceder 15 minutos e que devem vivenciar cenas do cotidiano dos alunos envolvendo temas de relações interpessoais para ajudarem as crianças aprenderem como serem amigas, reconhecerem e falarem sobre diferentes sentimentos, lidarem com verdade e com a mentira, com a ira e com a dor, com o medo e a tristeza, com a alegria e com a felicidade e como expressarem o que lhes agrada e desagrada. Essas pequenas peças podem simular situações do pátio da escola, disputa por lugares, formas de abordagem, etc.

ENSAIO

Para cada encenação haverá um grupo de “atores” e outro de “espectadores”, mas todos os alunos nas diferentes peças desenvolverão ambos papeis. Durante o ensaio não deve ocorrer a prioridade de “lições de conduta” ou julgamento sobre “atitudes certas ou erradas” ainda que o aparecimento destas, possa gerar uma resposta serena e coerente por parte do(s) intermedializador(es). Os Mediadores poderão ou não introduzir o “ponto” com um ator que não aparece, ajudando os atores nas falas a serem praticadas.

APRESENTAÇÃO

A apresentação de cada peça se dará de forma similar a qualquer apresentação teatral.

DEBATES

Após a encenação deverão ocorrer os debates, envolvendo inicialmente apenas os alunos e os Mediadores. Nesse debate deve prevalecer a solicitação de opiniões sobre atitudes, gestos, posturas, ações ainda que as mesmas não devam suscitar julgamentos morais por parte dos professores. Não existe um tempo prescrito previamente para a duração dos debates, embora os Mediadores devam mostrar sensibilidade para não o prolongarem além dos limites do interesse por parte dos alunos envolvidos.

SÍNTESE CONCLUSIVA

Concluído os debates os Mediadores sintetizarão as conclusões gerais, enfatizando o que se levou os alunos a aprenderem com a atividade.

FECHAMENTO

É extremamente importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados necessitem ser retomados em momentos e circunstâncias diferentes, internalizando-se nas atitudes dos professores, contextualizando-se aos temas curriculares desenvolvidos. Em verdade, a encenação, debate e síntese conclusiva jamais deve “encerrar” a atividade, antes abrir espaço para práticas sobre novas formas de relacionamento e emprego constante das habilidades sociais no cotidiano dos alunos.

8. LINGUAGENS APLICADAS

Importante atividade de reforço é, em outra oportunidade, reunir-se os participantes do Projeto solicitando que expressem através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, desenhos, corais, etc. – os valores desenvolvidos e supostamente apreendidos durante a atividade.

Atividade extremamente enriquecedoras é utilizar diferentes estratégias de comunicação, conforme as inteligências humanas suscitadas – lingüistica, lógico-matemática, visuo-espacial, sonora, cinestésico-corporal, naturalista, intra e interpessoal – e organizar painéis ou murais expressando os valores assumidos.

9. AVALIAÇÃO

A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de relatórios organizados por todos os elementos da equipe docente avaliando as atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização de cada encenação, enfatizando a eventual permanência, após seis meses ou mais, de valores eventualmente assumidos.

BOAS ATITUDES


www.aquivocedesabafa.blogspot.com

Se você quiser aprender a navegar na internet e desfrutar de todos os recursos que ela lhe oferece então acompanhe as postagens no novo blog que iniciei chamado “Aprendendo a Web”.

Minha intenção é fazer deste blog uma fonte de pesquisa de tudo que envolve a Web.
Há também um dicionário da linguagem usada pelos internautas que será, a cada dia, acrescentado conforme os termos forem sendo utilizados.

Espero você por lá.

Aprendendo a Web

22 thoughts on “Trabalhando Emoções e Boas Maneiras

  1. \gostei muito, trabalho com Escola de Tempo Integral e preciso muito de projetos sobre boas maneiras. Obrigado se me ajudar.

    Cybele Reply:

    Olá Izilda, tudo bem?

    Sua sugestão já foi anotada e em breve teremos postagens sobre este assunto.
    Obrigada por participar e por tornar o Educa Já! ainda melhor.
    Com carinho

  2. Olá, trabalho com crianças da rede pública de 11 aos 14 anos e gostaria de trabalhar com dinamicas de interrelãçoes.

    Cybele Reply:

    Olá Edvaldo, tudo bem?

    Excelente sugestão.
    Em breve farei um posto sobre o tema.
    Obrigada por participar ativamente do Educa Já!.
    abraços e volte sempre!

  3. Olá!

    Gostei muito dos temas abordados.
    Estou iniciando a carreira como educadora. Então , se for possível, gostaria de um projeto já pronto sobre BOAS MANEIRAS para educação infantil, pois encontro dificuldades em criá-lo.
    Obrigada.

    Cybele Reply:

    Olá Simone, tudo bem?
    Obrigada por visitar o Educa Já!
    Volte sempre!
    Com carinho

  4. parabéns pela iniciativa de trabalhar valores!!!

    Cybele Reply:

    Olá Renata, tudo bem?

    Trabalhar valores é preciso sempre, não é mesmo? Principalmente nesta época em que eles estão se tornando confusos e a criança sente dificuldade de saber o que é certo ou errado.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já! e pelo comentário.
    Volte sempre!
    abraços

  5. ADOREI ESSE SITE AS FIGURAS APRESENTEI TODAS PARA MEUS ALUNOS.

    Cybele Reply:

    Obrigada Iandra pelo carinho dos comentários.
    Fico feliz que tenhas compartilhado com seus alunos.
    Volte sempre que quiser.
    abs

  6. Gostei muito de visitar este site.Pude desenvolver meu plano de aula sobre boas maneiras,através da ajuda de vocês… obrigada
    Muito bom mesmo.

    Cybele Reply:

    Olá Silvana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  7. ADOREI AS SUGESTÕES!!!

    Cybele Reply:

    Olá Emilia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  8. gostei muito de suas sugestões, sou professora de educação infantil e com estas dicas meu trabalho irá melhorar bastante. obg

    Cybele Reply:

    Olá Dioneide, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  9. Amei o seu trabalho sou Psicopedagoga trabalho co DI e dentre outros

  10. Amei o que vi e li. Gostaria de receber novidades de vocês quando tiver.

    Cybele Reply:

    Olá Maria do Carmo, bom dia!

    Já coloquei seu email no feed para receber as novidades.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Deixe sempre o seu comentário, pois ele é muito importante para nós.
    Tenha uma ótima semana!
    Cybele Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *