Datas Comemorativas – DIA DA EDUCAÇÃO

28 de abril: Dia da Educação

Fonte: Smart Kids

Como é bom ter educação!

Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.

No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.

O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.

Dia da Educação
Fonte IBGE

Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Outra preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.

28 DE ABRIL

DIA DA EDUCAÇÃO


Fonte: Diretoria de Ensino Leste 5
De acordo com a Constituição Federal do Brasil e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, Educação é o processo formativo que visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.
Educação não se constrói somente na escola. Conviver com as pessoas, seja na rua, em casa, ou na comunidade, ler um bom livro, ir ao cinema, ao teatro, nós estamos aprendendo.
Educação envolve “Saber conhecer, saber fazer, saber conviver e saber ser”
Como se aprende

Formas criativas de educar estimulam o aprendizado e o interesse das crianças. Despertar as emoções, o humor, os sentidos e a surpresa são tarefas que os educadores devem exercitar no dia-a-dia em sala de aula. Os professores podem despertar emoções ao instigar o aluno a dizer o que sabe sobre o tema em questão, ou contando uma história intrigante, ou colocando uma música, etc. Tudo isso torna o aprendizado bem mais interessante.

ABC da Educação – Atual Estrutura do Sistema Educacional

Educação Básica: subdivide-se em três etapas: a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Destas três etapas, a única que é obrigatória é o ensino fundamental. Que significa isso? Que os pais são obrigados a matricular seus filhos no ensino fundamental e que o Poder Público não pode deixar de garantir as vagas necessárias.

Educação Superior: não se subdivide em etapas, abrange vários tipos de cursos e programas, dentre os quais se destacam os cursos de graduação (formação de profissionais) e de pós-graduação (formação profissional de altíssimo nível e para a pesquisa científica, tecnológica ou artística).

Educação Especial: voltada para aqueles que têm necessidades especiais de natureza visual, auditiva, oral ou mental.

Educação de Jovens e Adultos: em geral, trabalhadores, para os quais são necessários métodos apropriados de ensino.

Educação Indígena: que deve respeitar os idiomas e os costumes das diferentes etnias existentes no Brasil de hoje


28 DE ABRIL
Dia da Educação

“…a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida”.


Este artigo é da minha amiga Deborah e foi escrito no ano passado, porém continua atualíssimo infelizmente.
28 de Abril – Dia da Educação
por Deborah Dubner

Conexão Eventos

O Dia da Educação é ainda pouco lembrado pela população, até mesmo por educadores. A falta de conhecimento da data reflete o lugar que este tema ocupa na vida de nosso país. No entanto, a educação é um tema tão primordial e amplo, que se insere em praticamente todas as áreas de nossa vida: saúde, esporte, meio ambiente, cultura, negócios e relacionamento humano. Na verdade, tudo passa pela educação. Os maiores problemas que o Brasil vem enfrentando relacionam-se de alguma forma com a Educação. Questões como violência, falta de cidadania, desequilíbrio sócio-econômico, exclusão social e digital, pobreza, desemprego, degradação do meio ambiente entre outros polêmicos temas, poderiam ser minimizados se fossem tratados na sua origem. E origem é, antes de tudo, uma questão de educação. Afinal, o que é Educação? Onde e como aprendemos? Quem são os educadores? Qual o papel da escola atualmente? Como os pais estão enfrentando a educação de seus filhos no mundo globalizado e digitalizado? Os professores estão preparados? Os dirigentes estão preparados?

Entrevistamos também o coordenador do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, Carlos André Migliorini A organização é uma ong que desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social. Carlos, que é também Mestre em Educação, nos mostra sua visão sobre as prioridades da educação brasileira, desafios e dificuldades.
Essas são algumas das questões que trazemos nesta reportagem, além da indicação de mais de 30 sites relacionados ao tema , como ponto de partida para refletir, discutir e principalmente… mudar hábitos arraigados.
Educação no Brasil

Sabemos que o Brasil está atrás de muitos países no que se refere à Educação. No dia 24 de Abril, foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Educação, Fernando Haddad, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), chamado PAC da Educação.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Governo Federal no dia 26 de abril, a situação atual do ensino é dramática. Os dados e metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador criado para orientar o direcionamento de verbas da educação, mostram que a maioria das cidades tira menos de 5.

Já os resultados da Pesquisa Nacional realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que a população brasileira vem conseguindo alguns avanços.

Educação em Itu

Em homenagem ao Dia da Educação, perguntamos para vários profissionais de Itu como eles vêem este tema. Responderam às perguntas professores, diretores de escolas, educadores ambientais e jornalistas. O que estes profissionais consideram ser o mais importante na educação brasileira? O que percebem como os maiores desafios e oportunidades? Afinal, o que é educar?

Em cada opinião, mais uma peça do quebra-cabeças é colocada. Em cada experiência, mais nitidez na fotografia da educação. Através de seus olhos experientes, podemos visualizar as dificuldades existentes, complementando o nosso repertório sobre a arte de educar. E ao mesmo tempo, ter uma visão de como os profissionais de Itu enxergam a educação brasileira, no contexto em que estão inseridos.

Esta reportagem tem a pretensão de suscitar dúvidas, questionamentos, conversas e mudanças que contribuam para a melhoria do ambiente que nos cerca. Não se pode falar de educação sem ação. As teorias guardadas na gavetas não transformam. O que realmente transforma é o forte desejo da mudança, a coragem para não desistir apesar das dificuldades e o idealismo acordado. E tudo começa a partir da educação.

Dia da Educação é lembrado com atividades no Espaço Ciência.

No próximo dia 28 de abril, Dia da Educação, o Espaço Ciência estará realizando diferentes atividades lúdico-pedagógicas para os professores e estudantes de licenciatura das diversas áreas de ensino. Através das várias atividades interativas, os professores serão engajados em momentos de ação, diversão e reflexão, sendo essa uma oportunidade de explorar diversas áreas do museu.

Atividades do Dia da Educação:

Trilha da Ciência – Atividade de caça ao tesouro com etapas nas quais os participantes deverão ser desafiados a experimentar, manipular, observar experimentos explorando diferentes áreas do parque, até chegarem ao objetivo final, o(s) tesouro(s): além dos conhecimentos adquiridos, da interação com o grupo, da vivência dos desafios, alguns brindes e a sensação gostosa de que “bom é aprender brincando”.

Museu Fácil – Brincando de observar, e compartilhando situações bastante curiosas, educadores vão descobrir como aumentar o seu interesse pela
ciência. E, de quebra, uma boa explorada pelos espaços do museu, com direito a
experimentos e muito mais. Vai ser muito legal dividir a experiência com a garotada na escola!

Bingo da Ciência – Se eu não sei, alguém na “rodada” deve saber. Assim, partindo do clássico Jogo do Bingo, os educadores farão um passeio por conceitos e informações do universo da Ciência. Na prática, muitas trocas, questionamentos, curiosidades. Porque bom mesmo é aprender com nossos parceiros.

3 thoughts on “Datas Comemorativas – DIA DA EDUCAÇÃO

  1. OTIMA REPORTAGEM,ESTOU PROCURANDO SABER POR QUE DIA 28 DE ABRIL É O DIA DA EDUCAÇAO?
    QUEM CRIOU? POR QUÊ?

    Cybele Reply:

    Olá Hedi, tudo bem?

    Há uns três anos atrás eu procurei em todos os lugares tanto na internet quanto em Universidades dos quatro cantos do Brasil, até no Ministério da Educação eu entrei em contato e pasme, ninguém soube me justificar.

    Se por ventura você conseguir esta proeza compartilhe conosco. Será de grande valia.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    Com carinho

  2. Esta data faz referência a um encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.

    Parabéns pela sua reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *