Falando em exemplo…

Olá amigos professores,

Na semana passada, coloquei o vídeo falando das cinco Metas do Ministério da Educação e falei também da responsabilidade que temos em cobrar de todos, e de nós mesmos, o cumprimento destas Metas.

Hoje venho dizer que muito mais do que cobrar, temos sim que colocar a mão na massa e através de nossas atitudes fazer com que as mudanças aconteçam.

Compartilho com vocês um exemplo vivido pela Professora Sandra Maria Silva de Macedo, que também é leitora do Educar Já! e que tive o prazer e a oportunidade de conversar pelo MSN.

A conversa iniciou-se sem qualquer comprometimento e eu, como de costume, perguntei de onde ela estava falando. “Sou de Pesqueira. Fica a 215 quilômetros de Recife”. Que delícia, respondi, adoro Recife.
Ela então continuou: “Porém, não moro mesmo na cidade de Pesqueira e sim, no município chamado Salobro. Tem uma média de 500 habitantes”.
E você dá aula em Salobro? Perguntei. Ela então completou: “Sim, porém não moro em Salobro e sim no Sítio que fica a três quilômetros da Vila. Estou como coordenadora da Educação Infantil, 1º e 2º ciclos e também dou aulas de Arte e Geografia”.
Salobro, por se localizar tão longe da capital e por ainda ser uma Vila, sofre com as dificuldades vividas tanto pelos professores, que são em menor número do que a necessidade, quanto pela infra-estrutura precária bem como pela falta de recursos.

Mas isso não é empecilho, pois como Sandra mesma diz: “Lutamos por uma escola de qualidade, mas muitas vezes é difícil! Falta um pouco de tudo: material, recursos, enfim… Agora estamos terminando um refeitório com muito trabalho e ajuda de todo o nosso pessoal. Arrecadamos dinheiro com festas e bingos”.

Comentou que na Feira de Ciências a escola trabalhou o Projeto de Alimentação e Saúde postado aqui no Blog. “Foi show. Teve inclusive a pirâmide alimentar. Os alunos se envolveram bastante. Não queriam que acabasse. Perguntaram se todo o mês iria ter feira!!! (risos)”.

Pedi então que me mandasse as fotos e ela me enviou as da Festa Junina que teve como tema o cooperativismo: “São João e cooperação com muita animação!”.

Olhem o capricho de todos!
Este exemplo tem que ser divulgado, compartilhado, incentivado e elogiado!
Parabéns a você Sandra e todos da sua escola.

Deliciem-se com as fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *