Olimpíadas de Beijing 2008

OLIMPÍADAS 2008

Fonte: Escola Zezito

Logomarca da Olimpíada da China 2008

Mascotes Oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

Inspirados e com as cores dos Cinco Anéis Olímpicos, Fuwa serão as Mascotes Oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 , trazendo uma mensagem de amizade e paz – e bons sentimentos por parte da China – à crianças de todo o mundo.

Projetado para expressar as qualidades lúdicas de cinco crianças, que pertencem a um pequeno círculo de amigos íntimos, Fuwa também incorporam as características naturais de quatro dos mais populares animais da China: o Peixe, o Panda, o Antílope Tibetano, a Andorinha e junto a eles, o quinto representando a Chama Olímpica.

Cada um dos Fuwa possui o nome com duas sílabas duplicadas, uma forma tradicional de expressar afeto para crianças na China. Beibei é o Peixe, Jingjing é o Panda, Huanhuan é a Chama Olímpica, Yingying é o Antílope Tibetano e Nini é a Andorinha.

Seus nomes colocado em seqüência (Bei Jing Huan Ying Ni) significa “Pequim dá-vos as boas-vindas”, oferecendo um ambiente caloroso que reflecte a missão da Fuwa como jovens embaixadores para os Jogos Olímpicos.

Fuwa também incorporam tanto a paisagem como os sonhos e aspirações das pessoas de todas as partes do vasto país. Em suas origens, é possível notar os cinco elementos da natureza: o mar, a floresta, o fogo, a terra e o céu; Todos estilizados e renderizados de forma que representem as profundas influências da tradicional arte popular e ornamentação chines.

Dados da China – País Sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008

Nome oficial: Zho-nghuá rénmín gònghéguó
Capital: Pequim (Beijing)
Maior cidade: Xangai
Língua oficial: chinês mandarim (co-oficial com inglês em Hong Kong e português em Macau)
Área: 9.596.960 km²
População: 1,306,313,812 (2005)
Densidade: 136 habitantes/km²
PIB: US$ 3,25 trilhões (4º lugar)
Moeda: Renminbi (Yuan)
IDH: Índice de Desenvolvimento Humano – 0.755 (85º lugar)
Fuso horário: UTC +8
Código Internet: .cn

Abertura e encerramento das Olimpiadas da China 2008

Data da cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão – Pequim 2008
8 de agosto de 2008

Data da cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão – Pequim 2008
24 de agosto de 2008

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como os Jogos das XXIX Olimpíadas, serão realizadas em Beijing na República Popular da China de 8 a 24 de Agosto de 2008, com a cerimônia de abertura marcada para acontecer às 8 da noite em 8 de Agosto de 2008 (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa). Alguns eventos serão realizados em instalações construídas em cidades vizinhas e na cidade litorânea de Qingdao. Os eventos eqüestres serão sediados em Sha Tin, Hong Kong.

Beijing foi eleita cidade sede em 13 de Julho de 2001, durante a 112ª reunião do COI em Moscou, deixando para trás Toronto, Paris, Istambul e Osaka. Antes da reunião, cinco outras cidades declararam-se candidatas, mas não chegaram a ser escolhidas como finalistas em 2000: Bangkok, Cairo, Havana, Kuala Lumpur e Sevilha.

HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS

Fonte: Smart Kids


Tudo começou na Grécia antiga onde eram realizados festivais esportivos em homenagem a Zeus, o mais importante deus que os gregos adoravam.

A primeira Olimpíada que se tem notícia foi realizada em 776 a.c. A partir desta data ficou acertado que os jogos aconteceriam a cada 4 anos durante os meses de julho e agosto. Os jogos eram sempre realizados na cidade de Olímpia, dai então surgiu o termo Olimpíadas!

As Olimpíadas sempre foram um sucesso, todos os gregos se preparavam para esta grande festa com muito entusiasmo! Até que um dia um Imperador chamado Teodósio I cancelou os jogos. Isso porque ele proibiu a adoração aos deuses, e como os jogos eram realizados em sua homenagem, acabou-se a festa. Foi uma grande tristeza para os desportistas…

Foi só em 1896 que o francês Barão de Coubertin, conhecido por ser amante dos esportes e autor da famosa frase “O importante não é vencer, mas competir”, conseguiu realizar a primeira Olimpíada da era moderna.

Desde então, assim como na antiguidade, a cada 4 anos os jogos são realizados. A cada edição um país é escolhido para sediar os Jogos Olímpicos, que ficam orgulhosos em receber os atletas de todo o mundo nesta festa maravilhosa de união entre os povos.

Vamos conferir alguns dados importantes?

É a 28ª edição dos Jogos Olímpicos
São 16 dias de disputas
201 países participam da festa
Contamos com 10.500 atletas
Teremos 301 provas
38 locais diferentes para competições
3.410 medalhas serão distribuídas

Modalidades esportivas que serão disputados nos Jogos Olímpicos de Verão, em Pequim:

Atletismo
Badminton
Basquete
Beisebol
Boxe
Canoagem
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Halterofilismo
Handebol
Hipismo
Hóquei
Judô
Nado Sincronizado
Natação
Pólo Aquático
Tênis
Vela
Vôlei

CURIOSIDADES

No início apenas homens participavam dos jogos. Foi apenas em 1928, nos jogos olímpicos de Amsterdã, que as mulheres tiveram a sua primeira participação.

A primeira olimpíada em que o Brasil participou foi em 1920, nos jogos olimpícos de Antuérpia, na Bélgica, com 29 atletas.

O juramento olímpico “Em nome de todos os competidores prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo suas regras, com verdadeiro espírito esportivo, para maior glória do esporte e honra de nossas equipes” surgiu nas olimpíadas da Antuérpia em 1920.

Significado da bandeira olímpica: O fundo branco representa a paz, os anéis cada um de uma cor diferente, representa os continentes: azul (Europa), amarelo (Ásia), preto (África), verde (Oceania) e vermelho (América).

Depois de 108 anos, Atenas volta a sediar uma Olimpíada.
O governo grego investiu 4,6 bilhões de euros na construção de novos estádios e ginásios.

Hilda Von Puttkamer foi a única esgrimistas brasileira a representar o Brasil nas Olimpíadas de Berlim em 1936. Nesta olimpíada o Brasil volta com as esgrimistas Élora Pattaro e Maria Júlia Herklotz.

A Grécia ocupa atualmente a 15ª colocação entre as nações que mais recebem turistas no mundo.

Mais de 290 mil árvores foram plantadas em Atenas para as olimpíadas.

Nas olimpíadas de 1904, o corredor norte-americano Fred Lorz chega em primeiro lugar, mas foi desmascarado. Ao chegar na marca dos 10 km, Lorz subiu em um carro que o transportou até perto do estádio.

Serão 301 cerimônias de premiação.

Nas olimpiadas de Toquio em 1964 a australiana Dawn Fraser, dias após ganhar sua terceira medalha nos 100 metros, foi pega roubando a bandeira olímpica do palácio imperial.

Em 1932 nas olimpíadas de Los angeles, na equipe de esgrima da Austrália, competiu um atleta chamado Errol Flyn. Não conseguiu nenhuma vitória esportiva, mas teve a sorte de ser contratado pelos estúdios de Hollywood. Se tornou um grande astro protagonindo filmes como Robin Hood e outros.

O Barão de Coubertin gastou praticamente toda sua fortuna para colocar em prática o sonho da Olimpíada. Faleceu em 2 de setembro de 1937. Como forma de reconhecimento, seu coração foi transportado para Olímpia, onde repousa até hoje em um mausoléu.

Muitos esportes foram excluídos das olimpíadas como: patinação no gelo, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins entre outros.

As Olimpíadas chegaram ao terceiro mundo em 1968 na altitude de 2.240m acima do nível do mar na Cidade do México.

Não houve as olimpíadas de 1916 devido a I Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918.

Em 1956 a cidade australiana, Melbourne, levou a melhor sobre Buenos Aires e conquistou o direito de organizar a primeira edição dos Jogos no hemisfério sul.

TRABALHANDO DISCIPLINAS

Fonte: Criando Crianças

Além da óbvia participação da Educação Física, outras disciplinas podem aproveitar a oportunidade.

Linguagem: Explorar a existência de outros tipos de escrita e não apenas de lingugem oral. Os kanjis (caracteres chineses), são particularmente interessante pois se originam em desenhos. Pode ser sugerido para as crianças que criem um “alfabeto” diferente.

Matemática: Utilizar dados reais (e interessantes) para compreender cálculos estatísticos. Criar acompanhamento estatístico do quadro de medalhas.

História: Estudar a origem, evolução e significado dos jogos olímpicos, fazer o mesmo com algumas modalidades. Estudar sobre a China e seu contexto histórico.

Geografia: Estudar a China no que se refere a sua localização, cultura e política.

Ciências: Conhecer as mudanças que a prática esportiva promovem no corpo. Os efeitos da poluição na China. O que é dopping, questões éticas e de saúde.

Educação Artística: Pesquisa sobre mascotes olímpicos. Explorar o movimento, partes do corpo, o esporte, cerimônia de abertura.

Educação Física: Realizar as olimpíadas na escola com atividades competitivas não convencionais (corrida do saco, queimada, peteca).

Jogos Olímpicos: Sugestões de atividades


Sugestões de atividades para realizar os Jogos Olímpicos na escola, fugindo das modalidades tradicionais.

Corridas

Corrida do saco: As crianças deverão ir da linha de saída à linha de chegada saltando dentro de sacos de farinha.

Corrida do caranguejo: As crianças deverão ir da linha de saída à linha de chegada de quatro e de costas.

Corrida do bambolê: Correr da linha de saída à linha de chegada empurrando (rolando) um bambolê.

Corrida da camiseta: Corrida de revezamento onde o o cooredor deverá trocar de camiseta (colete) com o próximo da equipe a correr.

Com Bola

Futebol solidário: Um time joga amarrado em duplas pelas mãos, enquanto o outro joga amarrado pelos pés. No segundo tempo essa condição é invertida. O restante das regras deve ser a convencional.

Queimada: jogo tradicional

Tiro ao alvo: Empilhar determinada quantidade de objetos. Ganha quem derrubar mais com uma bolinha de meia.

Lance livre: campeonato de lances livres do basquetebol.

Diversos

Peteca individual: Manter a peteca no ar pelo maior tempo possível.

Peteca duplas: Perde o jogador que deixar a peteca cair.

Salto em distância: marcar duas linhas e aumentar a distância de 5cm em 5 cm.

Campeonato de aviãozinho: Ganha quem fizer o aviãzinho de papel voar mais longe.

Bolinha de gude:Jogos tradicionais.

Amarelinha: Jogos tradicionais.

Pique bandeira: Ganha a equipe que conseguir pegar a bandeira da equipe adversária e trazer de volta para seu campo.

Cabo de guerra: Jogo tradicional.

Pular corda: Ganha quem pular mais vezes.

Na água

Nado cachorrinho: Ganha quem atravessar a piscinas usando apenas o estilo de nado cachorrinho.

Gol a gol: Ganha a equipe que conseguir encostar a bola na borda da piscina do lado adversário

TRABALHANDO OLIMPÍADA ATRAVÉS DOS QUADRINHOS

Fonte: Gibiteca

Clique na figura para vê-la em tamanho natural

A Turma da Mônica e os Jogos Olímpicos (disponível nas bancas) e Mônica em Esportes Olímpicos (disponível no site da Turma da Mônica), e uma HQ sobre as Olimpíadas de 1936 produzida por André Diniz e disponível para donwload no site da Nona Arte.

A escolha do material de trabalho vem da praticidade que ele apresenta. Caso você possua outras HQs que abordem o tema elas são igualmente válidas.


Ao utilizar as HQs da turma da Mônica, o professor pode montar atividades sobre modalidades olímpicas usando os próprios quadrinhos.

As HQs da Turma da Mônica, quando produzidas com fins educativos, tendem a apresentar as informações de forma bem descontraída.

Separe as partes que considera mais interessantes e faça uma montagem entre texto e quadrinhos. Na HQ Mônica e os Esportes Olímpicos o professor pode trabalhar a questão do espírito olímpico, do desejo de competir e de ganhar uma medalha para seu país, da alegria de poder representar a nação perante outras nações. Pode destacar, por exemplo, os esportes clássicos, praticados pelos povos gregos nas primeiras Olimpíadas, como o arremesso de disco, o salto com vara, a maratona, etc.

Em Asterix nos jogos Olímpicos, o professor pode falar sobre um tema muito atual – até porque as HQs de Asterix fazem referências o tempo todo a temas atuais, embora as aventuras sejam ambientadas no Antigo Império Romano -, que é o do doping entre atletas.

Na aventura, os gauleses vão para Atenas participar das olimpíadas e são proibidos de tomar a porção mágica que os torna mais fortes. É tratada aqui uma questão ética, de vencer pela honestidade. Outro tema que aparece, mesmo que ligeiramente, é a questão a exclusão das mulheres dos jogos olímpicos. Seria interessante lançar um debate sobre o assunto e falar das mulheres que participam hoje dos jogos e que são muito populares mesmo entre os homens, como Marta (futebol) e Daiane dos Santos (ginástica).

Já a HQ de André Diniz, que possuí apenas uma página e que pode ser livremente reproduzida, o tema a ser abordado é o racismo.

Trata-se de uma história curta sobre as Olimpíadas de Berlim, na Alemanha Nazista, em 1936. Nela fala-se do atleta negro norte-americano James Owens, que ganhou cinco medalhas e jogou no chão a tese da superioridade alemã. Pode ser realizado um debate a partir da leitura da HQ e os alunos podem produzir um texto sobre racismo e olimpíadas, voltado para os dias atuais.

Após falar da História das Olimpíadas, das modalidades e de questões éticas seria interessante convidar os alunos a produzirem uma HQ sobre o assunto. A oficina pode ser feita em equipe ou individualmente e serve como avaliação final das atividades pois, na HQ o aluno irá demonstrar o que aprendeu. Se for feita em equipe, sugiro que se faça em uma folha de cartolina ou de papel pardo uma HQ de uma página, seguindo um roteiro de trabalho previamente estabelecido. Caso o professor queira algo mais simples e individual, peça aos alunos para produzirem tirinhas sobre as olimpíadas, em uma folha de papel. No final, coloque todos os trabalhos em exposição. Irá chamar mais atenção do que os costumeiros cartazes que os professores mandam os alunos confeccionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *