Professora que faz!

Professores amigos,

toda sexta-feira compartilharei com vocês um trabalho realizado por professor nas salas de aula ou nas quadras das escolas deste imenso território brasileiro.

Hoje falaremos do Projeto JORNAL DA E NA ESCOLA realizado pela professora MARIA ELENA SANTOS GOMES, da Escola Professor João Batista – Tangará da Serra – MT

PROJETO – JORNAL DA E NA ESCOLA

Disciplina ARTE: Arte também na escrita, afinal, escrever é Arte.

Objetivo:
Proporcionar condições e oportunidades de leitura e pesquisa;
Produção de Mural e Jornal Escolar;
Produção de desenhos, textos e poesias próprios;
Expressão do ponto de vista dos alunos;
Responsabilidade e trabalho em equipe.

Conteúdo:
Pesquisa
Registro de matérias
Desenhos
Recorte e colagem

Série:
2º e 3º s Anos

Tempo Estimado
4 aulas

Material Necessário:
Papel A4 ou folha de papel almaço com pauta
Caneta hidrográfica
Lápis de cor
Computador (para quem tem acesso)
Grampeador

1ª Etapa:
Explicitar aos alunos o objetivo do trabalho e o tempo determinado.
Explicitar, passo a passo, as partes essenciais de um jornal, o que deverão pesquisar e expor algumas idéias, mas, deixar a critério deles, para que criem suas produções.

2ª Etapa:
Levar vários jornais para a sala, para que visualizem o que mais lhes interesse para publicação em seu próprio jornal.

3ª Etapa:
Montar os grupos (por afinidade), pois assim desenvolvem melhor suas habilidades.

4ª Etapa:
Capa e arte final.

Avaliação:
Estimule a pesquisa, a escrita em linguagem formal, a participação do grupo na elaboração do jornal.

Curso de Dinâmicas de Grupo

16 de Agosto – Sábado

Colégio Santa Inês – Canísio Mayer

Informações Gerais

1) Curso do dia 16 de Agosto, sábado, das 08h e 30min até as 17horas.
2) Local: Colégio Santa Inês: Rua Três Rios, nº 362. Bairro – Bom Retiro – São Paulo/SP. Tel. 33 31 90 55. O Colégio fica próximo ao Metrô Tiradentes e em frente à Oficina Cultural Oswald de Andrade.
3) Investimento: R$ 140,00. Inclui: um livro do coordenador do curso, material didático, coffee-break, certificado e inscrição.
4) Confirmação (até 12 de agosto) e esclarecimentos sobre forma de pagamento pelo E-mail: canisiomayer@gmail.com ou pelo (011) 3088 2447.

Objetivos
1. Vivenciar e conhecer novas dinâmicas criadas e sistematizadas pelo Canísio, autor de 16 livros de Dinâmicas: úteis para os mais variados tipos de trabalhos e para diferentes públicos.
2. Aprofundar valores e atitudes de vida, crescer no auto-conhecimento e na auto-estima, fazer uso da imaginação e da criatividade, aprimorar as relações inter-pessoais, buscar uma ética que constrói cidadania;
3. Entrar em contato com dinâmicas enquanto reveladoras de nós mesmos;
4. Aprender dinâmicas criativas e úteis para a educação, para a seleção e o desenvolvimento de pessoas e líderes.
5. Proporcionar um momento de formação pessoal – investimento em si mesmo – com grandes benefícios em termos pessoais e profissionais.

Público Alvo – Livre.

Coordenador do Curso

Canísio Mayer – escritor, conferencista, poeta, educador, coordenador de diversos tipos de cursos, assessor de congressos; Formado em Filosofia e Teologia (Belo Horizonte) com Mestrado em Teologia (Paris, França). Coordena cursos de Dinâmicas de Grupos no Brasil como também na França, Portugal, Espanha, Paraguai, Uruguai, México. Fala português, alemão, espanhol e francês e tem larga experiência com diferentes tipos de grupos.

Autor de 17 livros de Dinâmicas de Grupo: Dois livros pela Papirus Editora: Dinâmicas de Grupo – ampliando a capacidade de interação e O Poder de Transformação; um livro pela Editora Celebris – Dinamizando a vida (livro indicado ao prêmio Jabuti em 2006); seis livros publicados pela Paulus Editora: Dinâmicas Cinco Estrelas, Viver e Conviver e Encontros que Marcam (três volumes); cinco pela Editora Vozes: Na Dinâmica da Vida, No Sotaque do Andar, No Sotaque do Amar, Dinâmicas de Grupo e Textos criativos e Dinâmicas para desenvolver o crescimento pessoal e coletivo; dois livros pela Editora Idéias e Letras (2006): Heróis Solidários e Na Dança da vida; um livro em espanhol pela Editora Palabra Ediciones (México): Manual de Dinámicas, entre outros em vias de publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *