Datas comemorativas – PRIMAVERA

Veja as postagens anteriores clicando AQUI

Vejas as postagens anteriores clicando AQUI

Vejas as postagens anteriores clicando AQUI

Veja as postagens anteriores clicando AQUI

Veja as postagens anteriores clicando AQUI e AQUI

Primavera: a estação das flores

Fonte: Sua pesquisa

Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano.

No mês de dezembro, o Pólo Norte fica mais distante do Sol. Esta é a época em que os países localizados na metade norte do mundo, enfrentam sua estação mais fria, o inverno. Nesta época os dias são mais curtos e bem mais frios.

Neste mesmo mês é verão nos países localizadas na metade sul do mundo, como, por exemplo, o Brasil. Nesta época do ano o hemisfério sul, recebe os raios solares mais abundantemente e seus dias são mais longos.

No mês de março, o hemisfério norte ainda está mais afastado do Sol em relação ao hemisfério sul, que ainda está mais próximo. Contudo, aos poucos, a situação vai sendo invertida.

Então, os dias passam a ser mais longos na porção norte e mais curtos na porção sul. Este é o período em que chega a primavera na Europa e o outono na América do Sul.

No mês de junho acontecem com as regiões antárticas, a América do Sul, a Austrália e outras áreas da metade sul do mundo, o mesmo que se passou em dezembro com as regiões do hemisfério norte. Estas passam por um período mais frio e com dias mais curtos. Enquanto há verão no hemisfério norte, o hemisfério sul enfrenta seu inverno.

A parte sul finalmente começa a esquentar no mês de setembro, época em que seus dias vão se tornando mais longos. Nesta época já é primavera e as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões. Já a parte norte dá suas boas vindas ao outono, período em que a temperatura começa a cair e seus dias, aos poucos, vão ficando mais curtos.

No caso das regiões polares (Pólo Norte e Pólo Sul), estas possuem somente duas estações no ano: o inverno e o verão.

PROJETO PRIMAVERA

Fonte: Cantinho Alternativo

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:
– Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
– Revista Nova Escola – Setembro 2006.
– Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
– Projetos Escolares – Educação Infantil.

– Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )

– No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )

– A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

– Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é simpático e as crianças amam.

– Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.

– Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

MARCADOR DE LIVROS

Fonte: Cantinho Alternativo

CARTÃO PRIMAVERA

ALIMENTANDO OS PÁSSAROS

FLORES DE COPINHOS DESCARTÁVEIS

MODELOS PARA FAZER EM EVA

Fonte: Atividadescola



MODELOS VARIADOS

VASO DE FLORES FEITAS EM EVA

CONFECCIONAR AS PÉTALAS EM EVA E O MIOLO PODE SER FEITO COM COPINHO DE CAFÉ ENCAPADO COM PAPEL CREPOM. O CABO COM PALITO DE CHURRASCO



PARA ENFEITAR A PORTA DA SALA DE AULA

TRABALHINHO DE ARTES



VASO DE CAIXA DE LEITE E FLORES E EVA

TRABALHINHO FEITO COM AS FOTOS DAS CRIANÇAS

FLORES FEITAS DE GARRAFA PET

FLORES EM EVA

ABELHINHA DA PRIMAVERA

8 thoughts on “Datas comemorativas – PRIMAVERA

  1. Sou professora da educação infantil,estou sempre á procura de enfeites para decorar sala de aula e lembrancinhas,este site é perfeito,tudo que procuro acho,parabéns.

    Cybele Reply:

    Olá Silvana,

    Que bom que você encontrou o que procurava.
    Assine o Educa Já e receba as novidades em seu email.
    Com carinho

  2. Trabalho na educação infantil,sempre procuro ajuda na internet para elaborar meus trabalhos,este site é perfeito,encontro tudo que preciso,parabéns.

    Cybele Reply:

    Olá Sandra, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o Educa Já!
    beijinhos

  3. Adorei tudo muito criativo e fácil

    Cybele Reply:

    Olá Marli, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. Boa tarde!
    Gostaria de receber algumas idéias para a chegada da primavera e pra o dia da crianças .
    Agradeço desde já.

    Cybele Reply:

    Olá Alessandra, tudo bem?

    O Educa Já! tem um acervo bem variado de sugestões para Datas Comemorativas.
    Para encontrá-las basta colocar a palavra “Primavera” Datas comemorativas no buscador que você terá acesso a todas elas.
    O buscador fica no menu do lado direito. Vá rolando a barra de rolagem até chegar em BUSCA
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *