Falando sobre lixo – PROJETOS

VAMOS RECICLAR NOSSAS IDÉIAS SOBRE O LIXO?

Fonte: Reviverde

Muita gente ainda pensa que a lata de lixo é um lugar mágico que faz desaparecer, como uma varinha de condão, aquilo que jogamos fora, que não precisamos mais.

Basta observarmos as reportagens na imprensa sobre o problema dos lixões e aterros sanitários, para constatar que é preciso fazer alguma coisa já, agora. Porque amanhã pode ser tarde demais.

O primeiro passo é “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

O lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser se-pa-ra-do através de um simples gesto, dentro de casa: colocar o lixo orgânico (úmido) em um coletor e o lixo reciclável (seco) em outro.
A coleta seletiva é a melhor – e por enquanto a única – solução para encaminharmos os resíduos que não são biodegradáveis (embalagens de plástico, vidro, metal, papel) para seu destino correto: as usinas de reciclagem

A coleta seletiva só tem vantagens e nenhuma desvantagem:
Redução do material enterrado ou jogado a céu aberto, evitando-se a poluição do ar, terra e água.
Redução da extração de recursos naturais que muitas vezes não são renováveis, como o petróleo.
Redução do desperdício.
Redução do depósito de lixo em lugares clandestinos.
Redução do consumo de energia na produção.
E geração de renda, através da inclusão social e da comercialização dos recicláveis, entre outras.

Você está convidado a ser mais um guardião da natureza e praticar os 3 Rs do cidadão ecoeficiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
A natureza agradece!

PROJETO LIXO É LUXO
Fonte:Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças

Responsável pelo Projeto:
Édina Maycot (Professora de Geografia) e
Valéria Meler P. da Silva (Professora de Ciências)

Público alvo: Alunos – Pais – Professores – Comunidade em geral

Tema: Resíduos Sólidos Urbanos – Lixo

Título de Projeto: Lixo é Luxo

Justificativa:
Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição não só para a atuação governamental no que tange a destinação correta dos resíduos sólidos, com também para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

Objetivo Geral:
Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.

Procedimentos Metodológicos e Técnicos:
Esse projeto terá como ações concretas a realização de algumas visitas técnicas de estudos em alguns locais (lixão municipal, terrenos baldios, rios, etc) onde o lixo e depositado inadequadamente, a confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas, culminando com uma exposição dos trabalhos, a implantação no ambiente escolar de um projeto piloto de separação do lixo, a organização de uma cartilha educativa, realização de mini-concursos, distribuição de cestas básicas com venda do lixo recolhido no colégio, entre outras.

Enfim, serão efetivados vários levantamentos bibliográficos relacionado ao tema junto às bibliotecas públicas, particulares, instituições públicas ou particulares e a internet, que servirão de embasamento teórico para a execução do presente trabalho.

Atividades Desenvolvidas:

* Confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas.

* Exposição dos trabalhos criados pelos alunos.

* Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo no próprio Colégio.

* Venda do lixo reciclado.

* Compra de cestas básicas para distribuição às famílias carentes.

* Realização de palestras com profissionais de instituições públicas e/ou privadas.

* Realização de um ecodesfile com roupas de sucatas confeccionadas pelos alunos.

* Promoção de mini-concursos, como por exemplo, a escolha do (a) melhor: mascote, livreto, frases, teatro, tele-jornal, objetos de sucata, entre outros.

* Organização de um livro de receitas.

* Confecção de adesivos para divulgação da importância de se reciclar o lixo, usando o mascote e a frase criadas pelos próprios alunos.

* Organização de um livro com histórias sobre o lixo.

Tempo de aplicação:
De preferência durante todo o ano letivo

Recursos Humanos:

Professores – Alunos – Pais

Recursos Materiais:
Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, serviços de terceiros (ônibus para as prováveis visitas técnicas de estudos), enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.

PROJETO LIXO-SELETIVO DA CPMA

Fonte: Polícia Militar do Ceará

1. INTRODUÇÃO

A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um
novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o
papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.
Assim, para que ocorra a reciclagem se faz necessário a COLETA SELETIVA, que é a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora. E, aquino âmbito da CPMA, propõe-se criar um exercício de cidadania na comunidade em que vivemos, ou seja, criar hábito de selecionar o lixo para a reciclagem.

2. JUSTIFICATIVA

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos
campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a
produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais
árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e
água; entre outros tantos fatores positivos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos
recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.

No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para
as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de
trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA

• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como
carvão.
• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de
16 a 30 árvores adulta, em média.
• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de
1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.
• 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo
de água.
As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a
qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Os principais materiais recicláveis são papeis, plásticos, vidro e metal.
Todos deverão ser separados e colocados em coletores ou sacos plásticos de preferência na cor padrão de cada material conforme resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS

Lixo Orgânico ou Úmido - São restos de comidas, cascas de frutas e legumes, etc.
Rejeitos – Lenços e guardanapos de papel, absorvente e papel higiênico, fraldas, papéis sujos, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.
Resíduos Especiais - Pilhas e baterias.
Resíduos Hospitalar – Curativos, gazes, algodão, seringas, etc.
Lixo Químico ou Tóxico – Embalagens de agrotóxico.

3. OBJETIVO

Contribuir na total melhoria das condições de vida no planeta, visando o homem
em primeiro lugar.

4. ATUAÇÃO

A CPMA conscientizará a sociedade do problema que gera o lixo na degradação
ambiental, através de uma campanha de coleta seletiva na sede da companhia, fazendo com que a população deseje contribuir para a melhoria das condições do meio ambiente e da qualidade de vida.

Para conseguirmos isto, será necessário conscientizar a dona de casa, o
trabalhador, de sua importância vital neste projeto. A partir do momento que valorizamos esta ação, na fonte que gera o lixo, dentro de casa , escritório, restaurantes e outros, teremos o sucesso deste programa.

Neste projeto, via propaganda de televisão, rádio, e jornal (os meios mais rápidos
e abrangentes) será destacado a economia que este novo hábito gerará e a conservação da própria natureza, que hoje é vital para o bem estar do planeta. Visto que um acidente ou até uma forma errada de cultivo desencadeia um desequilíbrio das leis naturais trazendo consequências muito além do local a que foi gerado.

O projeto lixo-seletivo da CPMA, vai trazer para a população local, basicamente
o aprendizado de separar o lixo antes deste ser colocado para a coleta.

A maneira mais simples e fácil é substituir os sacos plásticos de uma única cor
que hoje usamos, por tambores com cores variadas e especificações para cada tipo de lixo, conforme abaixo discriminados.

Lixo orgânico: tambor preto
Lixo papel: tambor azul
Lixo metal/aço: tambor amarelo
Lixo plástico: tambor vermelho
Lixo vidro: tambor verde

Todo lixo recolhido no âmbito desta companhia será encaminhado para empresas
de reciclagens, transportados com veículos próprios dos organismos interessados, que
darão o destino correto de cada tipo de lixo selecionado. O projeto, ainda, pode ser
estendido a outras unidades da Corporação com autorização do Sr. Comandante Geral da
Polícia Militar do Ceará, caso haja interesse de seus Comandantes.

Erik Oliveira Onofre e Silva – Major PM
Comandante da CPMA
Coordenador do Projeto Lixo-Seletivo da CPMA

O LIXO É UM LUXO!
Atividade prática sobre reciclagem

MICROSOFT – Projetos para a Sala de Aula

Público alvo: 6º a 9º ano

Guia do Professor

RESUMO
Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos aprendem como reciclar enquanto coletam, registram em planilhas e analisam tabelas com os dados de produção de lixo de suas próprias famílias. Por fim, apresentam o que descobriram.

OBJETIVOS

• Calcular fórmulas simples em planilhas eletrônicas;
• Construir tabelas a partir de dados coletados;
• Analisar informações da tabela e interpretar os resultados.

TEMPO PREVISTO
De seis semanas a três meses.

COMO COMEÇAR
Pergunte aos alunos o que eles sa¬bem sobre a preservação da Terra. Todos sabemos, por exemplo, que a poluição ameaça os recursos naturais. Mas quais são esses recursos? (O oceano, os mananciais de água, o ar, etc.) Como a superutilização também pode ameaçá-los? (Por exemplo, o desenvolvimento excessivo das ter¬ras ou o excesso de áreas destinadas à extração de madeira podem ameaçar árvores, solo, vida selva¬gem e a vida das plantas) De que modo o lixo doméstico agrava o problema? (De dois modos: super¬utilização dos recursos, como árvo¬res/papel; poluição decorrente da grande quantidade de lixo, o que cria excesso de aterros; muitos pro¬dutos não-biodegradáveis.)

Em seguida, discuta a recicla¬gem com a classe. Por que a recicla¬gem é importante e útil para o futuro? Pe¬ça aos alunos para estimarem quantos quilos de lixo eles pessoalmente produzem a cada ano e digam suas estimativas para a classe. Diga-lhes que nesta atividade descobrirão quanto lixo eles e suas famílias realmente produzem por ano, o quanto dele é reciclado e quanto mais poderia ser reciclado. Explique que no projeto “O lixo é um luxo!” os alunos irão pesar e, se possível, separar o lixo da família em não-aproveitável e reciclável, registrar os resultados em tabelas durante três semanas e analisar os dados.

Faça com que os alunos voltem para casa com uma cópia do modelo encontrado no final desta atividade, que explica o projeto “O lixo é um luxo!” aos pais. Assine a parte inferior das cópias impressas e peça que os alunos coloquem seus nomes nos espaços em branco.

Atividade do aluno

DESCRIÇÃO

Nesta atividade, você terá a honra de levar todo o lixo da casa para fora durante uma semana. Você irá registrar o peso em uma planilha, construir uma tabela com os dados referentes a três semanas e analisar os resultados. Por fim, você criará uma apresentação sobre o que descobriu.

ETAPA 1

A coleta
SOFTWARE: Nenhum

O QUE FAZER: Comece dizendo a todos os membros da sua família que não se preocupem com o lixo! Nas próximas 3 semanas, você o levará para fora.

Se possível, monte uma Estação de Reciclagem temporária em casa para (1) vidros; (2) latas; (3) garrafas de plástico descartáveis e não-recicláveis; (4) jornais e revistas; e (5) garrafas retornáveis. Tenha um saco plástico ou recipiente separado para cada tipo de material reciclável.

A planilha
SOFTWARE: Microsoft Excel

O QUE FAZER: Abra o Microsoft Excel e crie uma planilha “Mantenha a Terra Limpa!”, como mostra o Exemplo 1. Você usará essa planilha para registrar o peso de cada categoria de lixo todas as noites. Imprima-a e coloque-a perto de onde você guarda o lixo.

Todas as vezes que levar o lixo da família para fora, você o pesará e registrará os dados na planilha. Um método simples seria você se pesar primeiro e depois se pesar novamente segurando um saco de lixo. OBSERVAÇÃO: Mesmo que você não tenha uma balança de banheiro, você poderá estimar o peso médio de um saco de lixo usado em casa. Por exemplo, um saco grande (capacidade para 100 litros) cheio de lixo pesa cerca de 3 quilos. Conte quantos sacos você leva para fora cada dia e anote na planilha o peso total aproximado..

Ao final de três semanas, depois de todos os seus dados terem sido coletados, abra novamente a sua planilha “Mantenha a Terra Limpa!” no Microsoft Excel e digite os dados coletados.

ETAPA 3

Representação em gráfico
SOFTWARE: Microsoft Excel

O QUE FAZER: Quando a sua planilha estiver preenchida, escolha os dados que deverão ser representados em um gráfico. Por exemplo, você pode comparar sua produção de lixo individual por ano com a produção anual média da classe ou dos brasileiros. Você também poderá mostrar a tendência de produção de lixo do Brasil utilizando os dados da tabela na página anterior.

ETAPA 4

Apresentação dos resultados
SOFTWARE: Microsoft PowerPoint

O QUE FAZER: Depois de ter construído suas tabelas, trabalhe em equipe para criar uma apresentação no PowerPoint. Considere as seguintes áreas a incluir na sua apresentação:
• Pesquisa do recolhimento e reciclagem de lixo na sua cidade e no Brasil. A reciclagem é obrigatória ou opcional? O lixo recolhido é jogado em aterros? Em que medida a reciclagem preserva o ambiente? Que tipo de lixo não é biodegra¬dável? O que acontece com materiais não-biodegradáveis nos aterros sanitários? Os aterros sanitários ou lixões são poluentes?
• Pense em tudo que pode produzir lixo doméstico. Há algo que possamos mudar na sociedade e na família para diminuir a quantidade de lixo?

ETAPA 5

Uma campanha de reciclagem
SOFTWARE: Microsoft Publisher 97

O QUE FAZER: Comece uma cam¬panha de reciclagem na sua escola ou bairro com o título Reduzir, Reutilizar, Reciclar ou crie o seu próprio lema. Os eventos para promover a campanha podem incluir uma noite de conscientização da reciclagem ou competição escolar.
Use o Microsoft Publisher para criar convites para o evento e folhetos para gerar a conscientização das questões da reciclagem, assim como informar sobre futuros eventos de reciclagem (veja o Exemplo 3). Planeje como distribuí-los de modo eficiente, para que ajudem as pessoas a conhecer mais sobre o assunto.

PESQUISA

Data _________________

Prezados Pais,

Estamos iniciando um novo projeto denominado
“O lixo é um luxo!” e contamos com a sua colaboração.

Solicitamos apenas que autorize ________________________ a retirar todo o lixo da sua casa nas próximas semanas. Ninguém mais deverá retirá-lo pois, antes de sair da casa, ______________ deverá pesar o lixo. Se possível, permita que ______________ instale alguns sacos ou latões de “reciclagem”. Se a sua família não fizer reciclagem, o lixo deverá ser separado em casa, mas poderá ser jogado fora junto com o restante depois de ter sido pesado.

“O lixo é um luxo!” é um projeto que ajudará a ensinar a seu filho algumas habilidades importantes. Em uma situação prática e real, ele aprenderá como uti¬¬lizar planilhas eletrônicas com o Microsoft Excel. Além disso, ele vai estudar mais sobre meio ambiente e reciclagem.

O projeto será encerrado com apresentações em classe. Esperamos contar com sua presença na ocasião!

Sinceramente,

P.S. Se possível, monte uma Estação de Reciclagem temporária em casa para
1. vidros, 2. latas, 3. garrafas de plástico descartáveis e não-recicláveis, 4. jornais e revistas e 5. garrafas retornáveis. Os alunos deverão, se possível, dispor de sacos plásticos ou recipientes para cada tipo de material reciclável.

A reprodução parcial ou total deste documento é permitida para o desenvolvimento de equipes e objetivos educacionais.
®1997 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. As informações presentes neste documento estão sujeitas a alterações sem notificação prévia. As empresas, nomes e/ou dados utilizados nas telas e resultados de exemplo são fictícios, salvo indicação em contrário.
Microsoft Excel, Publisher, PowerPoint são marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países.

28 thoughts on “Falando sobre lixo – PROJETOS

  1. parabens! adorei o projeto muito bem elaborado………..
    espero ver muito mais projetos feito por vcs…..bjos

    Cybele Reply:

    Olá Carla, tudo bem?

    Realmente este pessoal é muito comprometido sim.
    Fico feliz que você os esteja trabalhando.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    beijinhos

  2. muito obrigada pornos encantar com um projeto muito bem elaborado amei e vou desenvolver um na minha cidade em uiramutã roraima com essa ajuda entre outras que nos ajuda a melhorar noso meio ambiente

    Cybele Reply:

    Olá Sandra, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e fico muito feliz por ter uma professora de Uiramutã em Roraima acompanhando o Educa Já!
    Depois nos conte o resultado do Projeto, combinado?
    beijinhos com carinho

  3. PARABÉNS PELO TRABALHO ….ENRIQUECEU O MEU PROJETO …..

    ABRAÇOS ,
    SUCESSOS PROFISSIONAIS ….

    YANA

    Cybele Reply:

    Que bom Yana,

    Fico feliz que tenhas encontrado o que estavas procurando.
    Sucesso!
    com carinho

  4. nao achei nem uma pergunta sobre o lixo.Por que? tipo
    o que o lixo provoca?

    resposta- enchentis

    Cybele Reply:

    Olá Bianca, tudo bem?

    Muito obrigada pela contribuição.
    O que você falou é a mais pura verdade.
    Temos mesmo que trabalhar esta conscientização.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abs

  5. PARABENS

    Cybele Reply:

    Olá Andreza, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  6. Parabéns, o projeto ficou ótimo, e acabou de me ajudar me fornecendo algumas idéias para elaborar o meu!

    Cybele Reply:

    Olá Fláviana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    Abraços Equipe Educa Já!

  7. Adorei enriquecei meus conhecimentos, estou no 8º período, meu TTC é sobre os resíduos sólidos,peço alguns conteúdos de pesquisa. Um grande a braço a Equipe.

    Cybele Reply:

    Olá Celia, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  8. Foi muito legal conhecer esse projeto. Preciso interagir com voces,pois, vou trabalhar para o povo com coleta seletiva. Um grande abraço a todos.

    Cybele Reply:

    Olá Claudio, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Contamos com a sua presença também neste ano de 2013.
    Tudo de bom!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  9. Estou trabalhando o projeto sobre o meio ambiente, falo todos os dias como reciclar o nosso lixo, dou aula no Municipio de Itanhaem,os alunos que eu venho trabalhando, vejo que não há uma conscientização da população dos bairros e nem da família, e com isso o mosquito Aedes aegypti (DENGUE) vem crescendo cada vez mais. Gostaria que vocês pudessem enviar algumas atividades que eu posso desenvolver e provocar interesse para os alunos do 6º ao 9º ano.

  10. Amei os vídeos. Em nossa escola estamos elaborando um projeto sobre Meio Ambiente. As professoras de Geografia e Ciências são responsáveis pelo 6º ano e deverão elaborar atividades sobre LIXO. Esse rico material nos ajudará a prosseguir no planejamento das nossas atividades e serão usados durante o desenvolvimento do referido projeto.
    Parabéns! O meu muito obrigada. Que Deus derrame muitas bênçãos sobre todos.

  11. eu achei muito legal pois os alunos conhecem um pouco mais sobre o lixo da onde ele vem por que devemos separa-los

    Cybele Reply:

    Olá Eliane, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  12. ADOREI OS PROJETOS CONTRIBUIU MUITO PARA A REALIZAÇÃO DO MEU PROJETO SOBRE O LIXO QUE ESTAVA COM ALGUMAS DÚVIDAS.AMEI

    Cybele Reply:

    Olá Juliana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho da sua mensagem.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços e volte sempre!
    Equipe Educa Já!

  13. gostei muito me ajudou bastante no trabalho da &esola

    Cybele Reply:

    Olá Lilian, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    É sempre bom contar com a sua presença.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  14. muito bom o projeto!!! me ajudou bastante a enteder melhor a problemática do lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>