As histórias em quadrinhos na sala de aula

As histórias em quadrinhos são hoje mais um recurso didático para ser usado em sala de aula. Houve uma época em que os leitores de histórias em quadrinhos eram rotulados como preguiçosos e ignorantes. Os “gibis” eram ferrenhamente combatidos por especialistas que alegavam ficar com “lerdeza mental” aqueles que se dedicassem a ler HQ.

Hoje, esta leitura não só é recomendada como deve ser adotada em sala de aula como mais uma ferramenta de aprendizagem.
Os gibis abordam de maneira lúdica e divertida temas envolvendo as mais variadas disciplinas promovendo, inclusive, a possibilidade de se trabalhar Projetos Interdisciplinares.

Há um livro muito interessante escrito pelo cartunista e mestre em Educação DJota Carvalho intitulado A educação está no gibi, livro publicado pela Papirus Editora no qual ele, numa linguagem deliciosa, sugere diferentes exercícios para se trabalhar português, matemática, física, química, inglês, biologia, geografia e história com gibis em sala de aula. Há também exemplos para serem trabalhados em Educação Infantil além de dar dicas de como o professor pode produzir histórias em quadrinhos.
O livro tem 112 páginas e está sendo vendido a R$ 28,50.
Fonte: Mundo HQ


A RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA EM QUADRINHOS

Fonte: Gibiteca.com


Clique na imagem para vê-la aumentada

Ele é uma adaptação das biografias dos personagens envolvidos na expulsão dos holandeses em 1654, escritas pelo notório historiador José Antônio Gonsalves de Mello.

Movimento também conhecido como Insurreição Pernambucana, a Restauração marcou o nascimento da identidade nacional brasileira, ao congregar na luta contra os invasores holandeses, negros, índios e brancos.

“Heróis da Restauração Pernambucana em Quadrinhos”
Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Roberta Cirne e José Antônio Gonsalves de Mello
Editora: Publikimagem, 100 pág. R$ 20,00
Pedidos: maru.braga@gmail.com | www.cdichq.com

Turma da Mônica em evento no Senado

De 2 a 5 de dezembro, a Turma da Mônica marcará presença no Senado Federal participando da 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Os personagens de Mauricio de Sousa ilustram todo o material publicitário do evento.

Confira a programação abaixo.

4 de dezembro

15h – Espetáculo teatral Mundo Azul, com a Turma da Mônica;

5 de dezembro

10h e 15h – Alunos de escolas inclusivas do Distrito Federal serão recebidos pela Turma da Mônica no Salão Negro do Senado Federal, com autógrafos e distribuição de cartilhas e material de divulgação.

Gibi criado pelo Sicride vai dar dicas de segurança para crianças

Os personagens são:
João Esperto, Bia Sabida, Kara Atento e Zé Prudente.

“O gibi trata de temas importantes, como não falar com estranhos, cuidados no caminho de casa para a escola e outros, que incentivam as crianças a cuidar da própria segurança. É uma ferramenta importante, porque, além de chamar a atenção da criança, nos ajuda a multiplicar as dicas de segurança para protegê-las” diz Ana Claudia Machado delegada-chefe do Sicride

HQ de educação no trânsito

é Quest, personagem de quadrinhos criado para pelo Projeto Escola, programa de educação voltado para a humanização do trânsito da Intervias.
O interessante deste projeto é que a HQ é apresentada aos educadores das 58 escolas de Araras durante uma reunião pedagógica, onde eles fazem sua leitura e desenvolvem atividades em grupo. Os professores interagem como o material, discutem formas de utiliza-lo em sala de aula e estimulam sua própria criatividade. As atividades são socializadas e acaba fortalecendo a proposta do projeto, que já atua há seis anos.

O projeto tem um site onde quem tiver interesse pode obter mais informações e, quem sabe, se inspirar nesta iniciativa é só acessar o link:

http://www.projetoescolaintervias.com.br/

O primeiro número da HQ está disponível on line através do link http://www.projetoescolaintervias.com.br/zequest1/viva.php?pagina=1

3 thoughts on “As histórias em quadrinhos na sala de aula

  1. Pingback: História em Quadrinhos como Recurso Pedagógico | Educa já

  2. Muito interessante trabalhar com HQ, pois criam nos alunos novas formas de ensino, e estimulam ainda mais as crianças no processo de ensino-apeendizagem

    Cybele Reply:

    Olá Carlos, tudo bem?

    É verdade! As HQ são ótimos recursos.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *