VOO – BPF

Todos vocês já devem ter ouvido falar do Projeto colaborativo Voo-BPF de autoria de Emília Miranda, profesora de Portugal que contou com a colaboração da professora Delfina Amado também de Portugal, professora Isabel da Costa da França e professoras Marli Fiorenti e Marise Brandão do Brasil juntamente com o autor brasileiro Cláudio Fragata autor da obra “Seis Tombos e um Pulinho” que conta a trajetória do Pai da Aviação – Alberto Santos-Dumont até o 14-BIS.

Como Santos Dumont era brasileiro e viveu bom tempo na França onde realizou vários experimentos e também passou inúmeras vezes por Portugal, foi o elo motivador para a união destes três países, Brasil, Portugal e França, daí a origem do nome VOO_BPF,em torno deste Projeto envolvendo 115 alunos do ensino fundamental com idades entre 10 e 14 anos das cinco professoras.

Através de um blog colaborativo que leva o nome do Projeto VOO – BPF foi formada uma rede de aprendizagem onde foram publicados os trabalhos realizados pelos alunos das escolas envolvidas e onde a interação se fez constante propiciando o desenvolvimento de competências como o uso das ferramentas da Web 2.0 bem como da leitura e da escrita.

Em setembro de 2008 este Projeto ganhou o 1º lugar no Prêmio “Professores Inovadores” promovido pela Microsoft em São Paulo.

Em 26 de setembro de 2008 o Projeto ganhou o 1º lugar no “I Fórum Latino-Americano de Educadores Inovadores” na Guatemala devendo seguir para a grande final mundial do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores (Microsoft Worldwide Innovative Teachers Fórum) a ser realizdo em Hong Kong em novembro.

E na grande final em Hong Kong o VOO-BPF fica com o magnífico 3º lugar.

Este é um exemplo a ser seguido.

Vocês terão a oportunidade de conhecer este Projeto assistindo a apresentação do VOO-BPF no “dia 11 de Fevereiro de 2009, na Biblioteca da Escola E.B. 2, 3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde, “passageiros de Portugal” do célebre Voo-BPF irão dar a conhecer toda a “viagem” à comunidade educativa e envolvente.
O evento será transmitido pelo FlashMeeting da Open University a partir das 17:30 GMT, e o endereço de acesso divulgado oportunamente.” (Emilia Miranda)

Assim que Emília passar o endereço onde será transmitido ao vivo o evento, eu passo para vocês. Já estou adiantando que é para vocês reservarem a tarde de domingo para compartilhar desta maravilha de Projeto.

Estamos combinado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *