Planejamento para a Sala de Informática

Planejamento chega à sala de informática

Fonte: EducaRede

Com o projeto escolar em fase de desenvolvimento é hora de traçar objetivos para o uso das TIC’s em sala de aula e mergulhar na web

Planejar as ações na sala de Informática é essencial para o educador estimular os alunos para o uso das TIC’s

A aplicação da Internet nas atividades curriculares tem mostrado sua eficiência nos métodos de ensino e aprendizagem, uma vez que a informação e o conhecimento estão cada vez mais inseridos no mundo digital. Diante dessa constatação, o papel do educador é essencial para estimular os alunos para o uso das TIC’s como ferramenta complementar no trabalho em sala de aula.

Para isso, é essencial que o professor se aproprie das inúmeras possibilidades de uso da Internet para ajudar seus alunos, de forma crítica e ativa, em tarefas como, pesquisar, publicar e se comunicar na web, conhecimentos essenciais a qualquer internauta.

Na seção Ensinar com Internet há inúmeros textos e oficinas para quem quer aprender e ensinar, além de relatos de sucesso com o uso das TIC’s em classe. Aproveite e use a sala de informática de sua escola.

Ensinar com Internet

Planejamento das Oficinas no EducaRede

Todo educador sabe a importância que tem o planejamento das situações de ensino e aprendizagem que pretende desencadear. Em se tratando de oficinas sobre o uso pedagógico da Internet, alguns cuidados são fundamentais.

Oficina de Comunicação na Internet

(vídeo-aula)

A partir das ferramentas Bate-papo e Fórum, os participantes da oficina poderão refletir sobre as mudanças na comunicação provocadas pelo avanço tecnológico.

Oficina de Pesquisa na Internet

(vídeo-aula)

Identificar e selecionar informações disponíveis na Internet é uma das habilidades necessárias para aproveitar o que a rede tem a oferecer. Transformar essas informações em conhecimento faz parte deste processo. Para ajudar educadores no desenvolvimento destas habilidades e como ensiná-las, o EducaRede elaborou uma oficina que pode ser aplicada por quem já sabe pesquisar para ensinar quem quer aprender.

Oficina de Publicação na Internet

(vídeo-aula)

Nesta oficina, os participantes poderão exercitar a publicação de textos e imagens na Internet por meio da ferramenta Galeria, disponível no EducaRede.

Oficina EducaRede: navegar e refletir

Realize uma oficina com os educadores a partir do Portal EducaRede. Estimulados, eles se sentirão mais à vontade para incluir a sala de informática nas aulas.

O aluno-monitor na sala de Informática

O papel do aluno-monitor é apoiar os professores no uso da sala de Informática. Veja sugestões de como realizar esse trabalho na escola.

Laboratório de informática como ambiente de aprendizagem

O papel do professor como mediador é fundamental para que o laboratório de informática da escola realmente seja utilizado como um ambiente de aprendizagem.

Planejar faz a diferença

O planejamento de ensino, baseado no projeto da escola, é um orientador do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Assim como nas demais áreas, as ações do Professor do Laboratório de Informática Educativa (POIE) também devem ser planejadas, estabelecendo–se objetivos, prazos, etapas, coerência entre as atividades e as aprendizagens que se pretende proporcionar e instrumentos de avaliação.

Você é um professor digital?

No artigo, José Carlos Antonio, professor atuante nas redes pública e particular de ensino há 25 anos, afirma que “precisamos de mais professores digitais”. O colaborador acredita que qualquer professor possa se enquadrar neste perfil, mesmo os que não possuem computador.

INTERNET NA ESCOLA – CADERNO CAPACITADOR

Material excelente!!!

Vale a pena consultar.

EducaRede sempre atuando com excelencia!

CONEXÕES DA VIDA – O Letramento Digital Mudando Histórias

Há vários Projetos que você professor pode participar com seus alunos.

Vale a pena conferir!

Mais uma dica do EducaRede. É gratuito. Você só tem que se cadastrar e participar.

2 thoughts on “Planejamento para a Sala de Informática

  1. Estou tendo dificuldades para acessar os conteúdos do site…este é meu primeiro ano como dinamizadora do laboratório de informática da minha escola e preciso de ajuda.obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *