BATISMO DIGITAL – Minas Gerais

BATISMO DIGITAL

O governo mineiro, a promotoria pública e as lan houses promovem uma aliança inédita no Brasil para acelerar a inclusão digital, gerar empregabilidade e fomentar o empreendedorismo.

No próximo dia 7 de março, das 9 às 17 horas, milhares de cidadãos mineiros vão ter a oportunidade de ter o seu Batismo Digital com o objetivo de abrir mais oportunidades no mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo.

A iniciativa inédita é resultado de uma aliança entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Ministério Público e as Lan houses e vai envolver 58 Centros Vocacionais Tecnológicos, 457 Telecentros e cerca de 560 Lan houses da capital e interior de Minas Gerais.

Para marcar a impotancia e relevancia do evento, uma tenda armada na Praça da Liberdade, na capital mineira, vai disponibilizar 50 computadores e 100 agentes treinados para que os interessados em ingressar no mundo da informação digital sejam “batizados”.

A agenda do evento, inteiramente gratuita, traz uma série de oficinas realizadas simultaneamente ao batismo. Os temas abordados serão: Internet Segura; Programas de Inclusão Digital do Governo de Minas; Utilização da Web 2.0 para a promoção de Negócios e Inovação; e o papel das Lan houses na inclusão social.

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, explica que o Batismo Digital representa um esforço conjunto do governo e iniciativa privada para estimular as pessoas a utilizar a internet, que se tornou uma ferramenta imprescindível na economia do conhecimento. “Nosso objetivo”,ressalta o secretário, “é fomentar a articulação de um processo de valorização social, econômica e política através da inclusão digital. O Batismo Digital é mais uma iniciativa nesta direção”.

Destinado a escolas municipais, público da terceira idade, pais de família, jovens e demais interessados, o batismo terá duas modalidades: 1.0, oferecendo noções básicas de uso do PC para navegantes de primeira viagem, que nunca tiveram contato com a internet; e 2.0 para aqueles que já conhecem a Web, navegam com facilidade, mas não têm tanta intimidade com as suas ferramentas e potencialidades.

Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já realizam o evento desde 2005 por meio de uma parceria entre Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), dentro da programação do Mês da Inclusão Digital, em março.

O Governo de Minas fez uma opção clara e estratégica pela ciência, tecnologia e inovação que se reflete, entre outros, no Programa de Inclusão Digital mineiro, o maior do Brasil, e no Programa Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados – TeiaMG -, no âmbito do qual está sendo realizado o Projeto Batismo Digital.

TeiaMG

Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TeiaMG) é o Programa da Sectes que visa fomentar a utilização das ferramentas da Web para impulsionar negócios, estimular o empreendedorismo e promover a inovação. O Batismo Digital oferecerá o cadastro de agentes para realizar treinamento virtual em novas tecnologias da informação e comunicação por meio da internet. Esses agentes atuarão na articulação e fomento do empreendedorismo identificando oportunidades de desenvolvimento de negócios e gerando empregabilidade.

O foco do TeiaMG são empresas, autarquias, órgãos públicos, instituições de ensino, sindicatos e associações. O projeto abrange todos os municípios mineiros e é mais um parceiro na promoção do Batismo Digital. Segundo a coordenadora do projeto em Belo Horizonte, Paula Cardoso, a inclusão digital “só tem sentido na medida em que signifique um atalho para a economia da sociedade do conhecimento”.

Lan Houses

O presidente da Associação das Lan Houses de Minas Gerais (Almig), André Rubens Simões, o evento é importante para ressaltar a imagem positiva do segmento junto à sociedade e o papel fundamental das lans na inclusão digital e social. “Cerca de 50% dos acessos à internet no Brasil são realizados pelas lan houses. É importante mudar a percepção de que esses ambientes seriam locais inseguros e usados para a prática de crimes”.

São mais de 10 mil lan houses em Minas. Por enquanto, cerca de 200 na capital e 360 no interior já se comprometeram a oferecer a sua estrutura para realizar o batismo gratuitamente no dia do evento.

Navegação Segura

Outro foco do Batismo Digital em Minas Gerais é conscientizar a população sobre os riscos da navegação na internet. O Ministério Público, por meio da Promotoria de Combate a Crimes Cibernéticos, vai oferecer palestras educativas voltadas aos pais de jovens internautas sobre os cuidados a serem tomados para evitar crimes virtuais. O conteúdo envolve a navegação em redes de relacionamento (Orkut, Facebook, Myspace, Peabirus, Via6), salas de bate-papo, envio de mensagens por e-mail e comércio eletrônico.

Serviço:

Batismo Digital em Minas Gerais

Dia: 07 de março de 2009

Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte – MG

Horário: 9h às 17h

Mais informações: (31) 3247 2073 – (31) 4063 9603

Batismo Digital 1.0

* Iniciação ao analfabeto digital completo.
* Introdução elementar ao manuseio do computador, focado no público de todas as idades que nunca tiveram contato com um. Sendo de especial interesse o público da terceira idade e a criança do primário.
* Introdução à nomenclatura das partes externas, manuseio do mouse, utilização do teclado para acentuação e sinais especiais (@, &, Alt gr e Afins).
* Navegação Básica, endereços eletrônicos (www, @) Buscas simples, Sites de Relacionamentos e comunicadores instantâneos.
* Tempo Estimado total da iniciação, 10 Min + 5 Min de uso assistido. (4 pessoas por hora)
* Podendo ser reduzido para 7+3 de acordo com o fluxo e demanda. (6 pessoas por hora)

Batismo Digital 2.0

* Desenvolvendo uma Navegação Aprimorada.
* Conduzir o usuário médio, minimamente iniciado, a uma navegação que potencialize sua experiencia com a web em três pilares.
* E-Gov – Introdução a sites que prestam serviços governamentais de interesse público, incluindo Detran, SSP, TJ, e tantos outros quanto possíveis ou desejáveis.
* E-Learning – Introdução a sites que contenham conteúdo de formação e educação a distância, eminentemente gratuitos, incluindo comunidades para formação para concursos públicos e cursos profissionalizantes on line, incluindo os gratuitos da FGV e outros da rede publica de Minas de interesse para divulgação.
* E-Commerce – Desmistificando o universo de comercio eletrônico, noções de cuidados Básicos, dicas e macetes.

Oficinas

* Oficina Telecentros e CVt’s: Cursos e opções que os telecentros oferecem a comunidade e onde estão localizados.

* Oficina Internet Segura: Ensinando principalmente aos adultos como proteger seus filhos de crimes digitais.

Oficina TEIA MG: Apresentação do projeto TEIA do governo do estado de Minas Gerais e cadastro de agentes TEIA. (http://www.teiamg.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *