Movimento Blog Voluntário

Participando do Movimento Blog Voluntário

Inteligencia coletiva e o Blog

O filósofo francês Pierre Lévy, da Universidade de Ottawa, Canadá, é um dos maiores estudiosos sobre o assunto.

Ele define Inteligencia coletiva como a soma das inteligencias individuais que se tornam disponíveis através de veículos de comunicação, como a internet, e que podem ser compartilhadas por pessoas do mundo inteiro resultando numa aprendizagem coletiva.

A internet é uma ferramenta que favorece também o espaço para que cada um registre suas experiencias, pensamentos, pontos de vista propiciando a construção de um saber comum. Esta troca de ideias pode ser chamada de cooperação intelectual, tão importante para o desenvolvimento social e cultural de uma sociedade.

Lévy afirma que hoje o ser humano vive diante de uma explosão de conhecimentos e que cabe a ele selecionar e organizar para poder compartilhar este conhecimento criando assim a inteligencia coletiva. Com esta nova postura a qual pode atuar de forma direta como receptor, emissor e produtor de informações, pôs por terra a passividade diante dos meios clássicos de comunicação em massa, anteriormente existentes como o jornal, o rádio e a televisão.

A escrita hoje faz parte do suporte eletrônico se tornando mais acessível, flexível e consequentemente compartilhável. Só pode existir segundo Pierre Lévy “desenvolvimento da inteligência coletiva se houver cooperação competitiva ou competição cooperativa”. Trata-se de um jogo cooperativo onde se acumula conhecimentos promovendo o progresso do saber.

É a possibilidade de competição que gera a cooperação. Parece paradoxo, mas não é.
A liberdade de expressão, onde cada um expressa sua opinião diante de um determinado assunto, pode-se denominar competição. A possibilidade de se ter acesso irrestrito a estas informações pode-se denominar de cooperação. O equilíbrio que deve existir entre eles dá origem à inteligência coletiva.

Quando muitas pessoas têm um mesmo interesse num determinado assunto e se unem com contribuições de pensamentos, de pesquisas não necessariamente combinatórias, com certeza, o resultado será muito mais enriquecedor para todos que compartilharem dos resultados.

Devemos preparar nossos alunos para serem pessoas capazes de tomar iniciativas, resolver problemas, coordenar e saber agir coletivamente de forma organizada e espontânea.

Na educação, o uso da internet como ferramenta colaborativa coloca o professor como estimulador na troca, no debate e na crítica frente ao conhecimento. Ele deve ser o mediador no reconhecimento do conhecimento que está no outro e na valorização do conhecimento que é adquirido a partir de experiências obtidas dentro e fora da escola.

Na verdade a escola deve ser o lugar aonde se deve aprender a gestão dos conhecimentos.

O blog propicia que se coloque em prática a cooperação intelectual descrita por Levi, ou seja, cria possibilidades para o desenvolvimento da linguagem escrita estimulando com isso a formação de opinião, que propiciará uma interação constante promovendo assim a inteligencia coletiva.

Faça já o seu blog e entre para o roll dos blogueiros ativos.
Estou te aguardando!

Cybele Meyer

COMO CRIAR UM BLOG

CONFIGURANDO O BLOG

PUBLICANDO NO BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *