Cantinhos acolhedores na sala de aula

Fonte:Dicas de Educação

Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel


A sala de aula de Educação Infantil deve ser ampla e pode ser montada em um único ambiente ou em dois os três ambientes, por exemplo.

Deve ser reservado um espaço para a “rodinha”, onde são realizadas atividades do cotidiano como: chamada; calendário; contação de histórias; canto de músicas e outras.
A sala poderá conter os “cantinhos”: o cantinho da leitura, de matemática, das ciências, de historia e geografia, de artes, da psicomotricidade, da dramatização, por exemplo.

O cantinho da Leitura, incluindo livros de história de papel, de tecido, de plástico, e outros materiais; revistas em quadrinhos, por exemplo, e livros confeccionados pelos próprios alunos.

O cantinho de Matemática, incluindo jogos relativos à disciplina, como, por exemplo: Dominós; baralho; jogo da memória; ábacos; cuisinaire; material dourado; numerais em lixa e outros que poderão ser adquiridos ou confeccionados pelo próprio professor e pelos alunos. Poderá ser montado um minimercado com estantes incluindo embalagens vazias de produtos e uma “caixa registradora”.

O cantinho das Ciências, que poderá incluir livros referentes à disciplina; experiências realizadas pelos alunos como o plantio do feijão; um terrário; um aquário; por exemplo.

O cantinho de História e Geografia, que poderá incluir materiais como um quebra-cabeças do mapa do município onde os alunos residem e outro do Brasil; confeccionados pelo professor e pelos alunos, no caso do 3º Período, e uma maquete dos Planetas da Galáxia, incluindo o Planeta em que vivemos A Terra, utilizando bolas de isopor de tamanhos diversos para representarem os planetas.


O cantinho de Artes, incluindo, materiais necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor e outros.

O cantinho da Psicomotricidade, que poderá conter materiais como tênis (de madeira) com cadarço para o aluno aprender a amarrar, telaios (material montessoriano) com botões, colchete, velcron ( para as crianças aprenderem a utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe, de “enfiagem”, como, por exemplo, ( para enfiar os macarrões ou contas no barbante para trabalhar a motricidade refinada das crianças).

O cantinho da Dramatização, que poderá incluir um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, trajes dentro de um baú como, por exemplo, fantasias, acessórios como chapéus de mágico, de palhaço, enfim de diversos tipos, cachecóis, echarpes, bijouterias, estojo de maquiagem e outros. Poderá ser construído um pequeno tablado de madeira, onde as crianças poderão apresentar as dramatizações.

O mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e outros.

Os murais da sala podem ser confeccionados com materiais como cortiça, no estilo flanelógrafo, utilizando tecido próprio, onde deverão ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas, exercícios, atividades de artes e outros.

Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos alunos.

Todo material que for afixado na parede, como por exemplo: murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo, janelinhas do tempo, cartazes, e outros deverão ser colocados de acordo com o tamanho dos alunos para que estes possam visualizar.


As paredes da sala devem ser de cores claras, pois além de clarear o ambiente, “passam” tranqüilidade às crianças.

É fundamental que haja um cantinho reservado para colocar colchõezinhos, caso alguma criança adormeça, pois nessa fase algumas ainda dormem durante o dia. É necessário também o travesseirinho e uma manta ou edredon para os dias mais frios.

Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve ser clara, arejada e deve conter “estímulos” apropriados ao desenvolvimento integral da criança.

Sugestão de Cantinhos

Fonte: Bau de Ideias

Fonte: Letramento e Alfabetização

Fonte: Aprender Brincando

6 thoughts on “Cantinhos acolhedores na sala de aula

  1. OLÁ! ADOREI A REPOTAGEM,POIS ME INTERESSO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL,PORQUE COM 23 ANOS DE MAGISTERIO ,ESSE É O PRIMEIRO ANO QUE ESTOU TRABALHANDO COM ED, INFANTIL E SINTO NECESSIDADE DE APROFUNDAR MEUS CONHECIMENTO E VCS SEM DUVIDA AJUDAM BASTANTE.PARABENS E CONTO COM O APOIO DE VCS,BJS

    Cybele Reply:

    Olá Semirames, tudo bem?

    Obrigada pelo comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Sua presença nos torna muito felizes.
    Volte sempre!
    Com carinho

  2. A nova tendencia esta ai, so agora nos demos conta da importancia destes cantinhos, para a interação das crianças. Podemos entender, observar, aprender e saber o que se passa com a criança a partir desta observação.

    Cybele Reply:

    Olá Cacilda, tudo bem?

    Já trabalhei com os cantinho de Freinet e o resultado não podereia ter sido melhor.
    Quando puder compartilhe conosco sua experiência, ela enriquecerá ainda mais esta postagem.
    abraços e volte sempre!

  3. ESTOU MUITO FELIZ COM ALGUNS DESTA ATIVIDADES , POIS ALGUNAS JÁ USO EM SALA . É CLARO DE ACORDO COM A NOSSA REALIDADE ; MAS COM OBJETIVO COMUNS. PROFESSOR: RICARDO DA REDE MUNICIPAL DE IELMO MARINHO-RN. UM ABRAÇO.

    Cybele Reply:

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>