Professora que faz

A gestora da Rede Municipal de Taubaté Regiane Amadei construiu este blog para abrigar os trabalhos realizados por sua equipe.

JOGOS COOPERATIVOS, LEITURA DE TEXTOS E RECEITAS
Projeto desenvolvido pela professora Lucimara do Nascimento Barbosa Ferraz ( 3º Ano).

Justificativa:

Vivemos em uma sociedade competitiva, em que valores de solidariedade, cooperação e união precisam ser cada vez mais transmitidos e compartilhados entre pessoas. Nos jogos cooperativos temos a possibilidade de levar para a escola atividades que proporcionem aos alunos o prazer de jogar juntos, de cooperar uns com os outros, de participar, criar sem a pressão de competir e de ter que vencer sempre. A cooperação mostra que um não elimina o outro, mas se somam.

DANÇA DA CADEIRA

Material: cadeiras, aparelho de som e CD de música animada.
Desenvolvimento: Forme um círculo de cadeiras com os assentos voltados para fora, com tantas cadeiras forem os participantes. Coloque música para tocar e peça que os participantes “dancem” ao redor das cadeiras. Quando você desligar o som, todos devem sentar.

Ao invés de sair do jogo, por falta de cadeira, o objetivo é acomodar a todos, da melhor forma possível. Durante a brincadeira, vai tirando cadeira, mas mantém o número de participantes, aumentando o grau de dificuldade. O grupo ganha quando consegue equilibrar todos os participantes no menor número possível de cadeiras.
Os alunos da professora Lucimara conseguiram agrupar 28 alunos em 4 cadeiras!
Após a brincadeira, a professora solicitou aos alunos que fizessem um registro da brincadeira através de desenho e escrita do desenvolvimento da brincadeira.

OBS: Os textos dos alunos, aqui postados, ainda estão em trabalho de revisão coletiva, os quais serão reescritos observando-se ortografia, pontuação e estrutura.



HORA DA HISTÓRIA: A cigarra e a formiga

Após a leitura da história, os alunos trabalharam a reescrita anotando a compreensão da moral.



CADERNO COLETIVO DE RECEITAS

A professora Lucimara complementou o projeto com a escrita coletiva de um caderno de receitas. Após apresentar aos alunos a estrutura desse tipo de texto e sua funcionalidade, solicitou que cada aluno pesquisasse com familiares uma receita.

Em sala, os alunos apresentaram as receitas para toda a turma escrevendo-as no caderno coletivo .

Para deixar a aula mais significativa, os alunos e professora Lucimara prepararam um delicioso lanche em sala.

One thought on “Professora que faz

  1. Olá.
    Sou aluna do 6º período de Letras da UFLA e estou fazendo um trabalho em sala de aula sobre a Cigarra e a Formiga e com os alunos transformando a fábula em tirinhas. Gostaria muito de utilizar trabalhos reais de alunos, mas suas imagens estão muito pequenas, seria possível vc me mandar por e-mail?

    Att
    Maria Luisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *