HBO e o Projeto Alzheimer

Mal de Alzheimer é uma doença que praticamente todo mundo já ouviu falar e sabe que afeta milhões de pessoas pelo mundo todo, porém muita gente não sabe ao certo como ela acontece. Podemos dizer que o cérebro humano ainda é um mistério e que médicos tentam desvendá-lo, diariamente, através de incansáveis estudos. Hoje sabemos que em algumas situações o cérebro se regenera com a substituição de algumas funções(uma pela outra). Esta descoberta gerou um grande salto para o conhecimento e tratamento de algumas doenças.

Também se sabe que o Mal de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa e irreversível, pois destrói lentamente a memória e a capacidade de raciocinar da pessoa em decorrência do avanço da idade. Este fator de risco é muito preocupante principalmente em razão da longevidade que elevou e muito a média de vida da população mundial. Porém, os cientistas que estudam as causas e prevenções da doença estão otimistas quanto a alguns resultados obtidos e passam a enxergar o futuro com bastante otimismo.

Você poderá compartilhar destas informações assistindo ao documentário que será exibido durante todo o mês de agosto pela HBO em parceria com o National Institutes of Health, a The Alzheimer’s Association, o Fidelity Charitable Gift Fund e a Geoffrey Beene Gives Back Alzheimer’s Initiative onde serão focados os avanços das pesquisas científicas de como tratar e prevenir através, inclusive, da alimentação e exercícios físicos além dos relatos verídicos.

O primeiro vídeo da série foi apresentado ontem dia 04 de agosto cujo título
AS LEMBRANÇAS PERDIDAS DA MEMÓRIA” conta a história de sete pessoas que apresentam a doença, cada uma, em um estágio diferente.

Este documentário é enriquecedor por apresentar diferentes situações e suas consequências numa rotina difícil de conviver.

O episódio será reprisado em outros dias e horários. Verifique clicando AQUI

No dia 11 de agosto será apresentado o documentário “Grandpa, Do You Know Who I AM? (Vô, Você Sabe Quem Eu Sou?), com a participação de Maria Shiver, autora do livro infantil sobre a doença “What’s Happening to Grandpa?” (O que está acontecendo com o vovô?), onde relata fatos verídicos em razão de seu pai sofrer de Alzheimer.

O documentário retrata histórias e relatos de crianças entre 6 e 15 anos que convivem com avós portadores da doença e que expressam seus sentimentos diante das atitudes nem sempre compreendidas.

O mais importante é estar informado sobre a ação da doença para poder agir com paciência, amor e compaixão.

Verifique os horários de exibição e reprise.

O documentário-chave da série intitulado “Momentum in Science” (Avanços na Ciência) será apresentado em duas partes, no dia 18 de agosto, onde 25 grandes estudiosos comentam sobre o avanço das pesquisas que estão sendo realizadas trazendo esperança para todos nós diante, inclusive, da possibilidade de cura e de se ter uma vacina que se encontra em fase final de teste, no qual poderemos envelhecer conservando nossos processos cognitivos ativos.

Verifique as opções de horários AQUI.

Caregivers” é o quarto e último episódio da série sobre o Mal de Alzheimer. A tradução quer dizer “Assistentes” e contará relatos de cinco casos no qual serão mostrados os sacrifícios e as vitórias destas pessoas que, por amor, acompanham com grande sofrimento a trajetória em declínio dos entes queridos.
Horários de exibição

É bem provável que algum de nós tenha algum parente, um amigo próximo ou mesmo distante que esteja sofrendo do Mal de Alzheimer e estar de posse destas informações ajudará e muito no identificar, cuidar, conviver, na paciencia e no entender como a doença age no cérebro.

Por ser uma doença que chega sorrateira, sem fazer muito alarde, muitas pessoas não percebem que estão ou que o familiar está sofrendo do Mal de Alzheimer.

É por esta razão que a informação é fundamental para que se saiba identificar e iniciar o tratamento rapidamente propiciando que se tenha um envelhecimento digno.

Você pode se tornar membro da Comunidade “The Alzheimer’s Project – HBO” no Orkut e partilhar vídeos, experiências com os outros membros. Já há material bem interessante com acesso imediato na comunidade. Vale conhecer!

No Facebook você também poderá partilhar com os demais e registrar com os seus entes queridos.

Mal de Alzheimer – a informação é o melhor caminho

Este post é um publieditorial

3 thoughts on “HBO e o Projeto Alzheimer

  1. BOM EU EM PARTICULAR TENHO INTERESSE NO ASSUNTO, REGISTRO COM FREQUÊNCIA LAPSOS DE MEMORIA, ONDE AS VEZES RECONHEÇO QUE É IMPOSSÍVEL LEMBRAR DE ALGO QUE AS VEZES ACABEI DE DEIXA-LOS EM ALGUM LUGAR, SEM CONTAR QUE DISPERSO COM MUITA FACILIDADE, BOM RESUMINDO, NÃO ACHO NORMAL ESTA SITUAÇÃO PARA UMA PESSOA QUE ESTA COM 44 ANOS PARTINDO PARA OS 45…
    ACHO MUITO PREMATURO ISSO.

    Cybele Reply:

    Olá José Marcos, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre e por enriquecer o nosso espaço com seu comentário.
    Continuamos juntos em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  2. Olá, vou continuar nesse novo desafio, meu Marido, foi diagnostico com Alzheimer, agora em 04/10/2013 a idade de 62 anos, começou o remédio, estou preocupada,pois está na fase médio moderada a Doença, pior que não percebemos, ele que vinha se queixando, mas, eu falava, é stress do Motorista, ainda bem que vendemos a Van em Julho, Foi complicada a Notícia, ele chorou t03 dias, está fazendo palavras cruzadas, enquanto aguarda para pedir auxilio doença. Preciso de informações, como saber, se ele já estava doente há 8 anos atrás? Tenho medo dele sair e esquecer como voltar, continua com afazeres de casa, ele fica só na parte da tarde, quando estou no trabalho, ele vai no mercado, e cuida da janta, Ontem 04/11, ele não percebeu o horário, eu cheguei, não tinha nada feito, disse a ele, tudo bem, tá fácil, apenas vou aquecer as panelas. até mais,obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *