Ventura Informática Educacional

O Ventura Informática Educacional me informou este final de semana por e-mail que está de cara nova e com conteúdo bem mais focado ao uso da Tecnologia Educacional.

O conteúdo ali encontrado focará o auxílio no processo de ensino e aprendizagem além de dar respaldo ao professor de como utilizar os recursos tecnológicos em suas aulas nunca esquecendo de adequar à realidade de cada comunidade, de cada escola, de cada aluno.

Vejam alguns Projetos


EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO ARCO-ÍRIS

Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e um pouco das formas.

Coordenadora Pedagógica: Juliana Correa de Abreu
Turma: Maternal e 1º período

1) Tema: Arco-íris

2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e um pouco das formas.

3) Justificativa: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las.

4) Perfil do Grupo: Crianças de dois a quatro anos, em descobrimento das coisas do mundo.

5) Objetivos:

Conceituais:
• Nomear cores.
• Identificar cores e formas.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.

Procedimentais:
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e nomear as cores.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer as cores e formas utilizadas pelo mundo.

Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores.

6) Janelas:
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Matemática.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.

7) Etapas:
– Conversar sobre as cores primárias e secundárias e sobre as formas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo).
– Falar com as crianças sobre o arco-íris, se sabem o que é, se já viram algum.
– Ouvir a música arco-íris da Xuxa, acompanhando o ritmo com a aula.
– Identificar as letras do alfabeto.
– Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
– Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
– Trabalhar números com a contagem das letras do arco-íris.
– Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas formas geométricas no jogo da memória.
– Trabalhar a seqüência das cores e o reconhecimento do alfabeto.
– Contar a quantidade de cada flor de acordo com as cores das flores.

8) Duração

• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.

DEMONSTRAÇÃO do uso dos Recursos Tecnológicos AQUI

ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO FRONTEIRAS DO ESPÍRITO SANTO

O projeto consiste em fazer com que o aluno conheça os estados que fazem fronteira com o estado do Espírito Santo e são da região sudeste.

Coordenadora Pedagógica: Juliana Correa de Abreu
Turma : 4ºano

1) Tema: Fronteiras do Espírito Santo

2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o aluno conheça os estados que fazem fronteira com o estado do Espírito Santo e são da região sudeste, conhecendo assim também as bandeiras destes respectivos estados.

3) Justificativa: É importante proporcionar aos alunos a visualização e exploração das bandeiras, das principais características de cada região que fazem parte da fronteira do Espírito Santo, ajudando assim a criança a identificar os estados que fazem parte da região Sudeste e suas riquezas.

4) Perfil do Grupo: Crianças de nove a dez anos, em descobrimento das matérias primas e fontes de energias de alguns estados do Brasil.

5) Objetivos

Conceituais:
• Nomear estados.
• Identificar estados e regiões.
• Reconhecer as diferentes regiões e suas fronteiras.
• Desenvolver percepções visuais.
• Ampliar vocabulário.

Procedimentais:
• Aprender a achar os estados no mapa do Brasil.
• Conhecer e nomear os estados.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer os estados e fronteiras que fazem divisa com o Espírito Santo.

Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar mapas, regiões e fronteiras brasileiras.

6) Janelas:
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Natureza e sociedade.
• Mapas.

7) Etapas:
– Conversar sobre as regiões, tipos de mapas, estados do Brasil, o estado do Espírito Santo e os estados que fazem fronteira com o Espírito Santo e também fazem parte da região Sudeste.
– Falar com os alunos sobre as fronteiras do estado do Espírito Santo, se sabem quais são, quais estados fazem parte da região sudeste.
– Conhecer as bandeiras do estado de Minas gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, conhecendo um pouco mais de cada um destes estados.
– Achar as principais características da região sudeste utilizando o caça palavras.
– Conhecer os diversos estados na atividade de pintar.
– Trabalhar as principais matérias primas e fontes de energia da região sudeste.
– Trabalhar a memorização do aluno através da memorização de fotos X nomes de matérias primas.

8) Duração:

• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.

Veja como utilizar os recursos tecnológicos clicando AQUI



ENSINO MÉDIO

PROJETO ALZHEIMER

Tem como objetivo conscientizar os alunos de uma doença que tem feito vitimas nos últimos anos, tendo em vista que se diagnosticado no inicio o paciente pode levar uma vida quase que normal.


Coordenadora Pedagógica: Juliana Correa de Abreu
Turma: Ensino médio 1º, 2º e 3º ano

1) Tema: Mal de Alzheimer

2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo conscientizar os alunos de uma doença que tem feito cada vez mais vitimas nos últimos anos, tendo em vista que se diagnosticado no inicio o paciente pode levar uma vida quase que normal.

3) Justificativa: É importante proporcionar para o aluno o conhecimento de uma doença que não é muito divulgada e que não tem acesso facilitado para diagnostica-la.

4) Perfil do Grupo: Alunos de quatorze a dezoito anos, em conscientização à respeito dos males da saúde.

5) Objetivos:

Conceituais:
• Descobrir a causa.
• Identificar o avanço da doença.
• Demonstrar as alterações físicas no decorrer da doença.
• Definir os principais sintomas do mal de Alzheimer.

Atitudinais:
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar os males que causam a doença.

6) Janelas:
• Mente humana.
• Linguagem escrita e oral e psíquica.
• Natureza e sociedade.

7) Etapas:
– Conversar sobre os sintomas da doença, tipos fases (Inicial, intermediaria e final).
– Falar com os alunos sobre a doença, se sabem o que é, quais os sintomas e como identifica-la.
– Preparar debate, para ouvir dos alunos suas experiências pessoas a respeito da doença.
– Salientar os danos físicos causados pela doença em nosso cérebro.
– Enfatizar a não segregação dos portadores de mal de Alzheimer.

8) Duração

• Aproximadamente de uma aula, devido ao conteúdo da aula ser informativo.

Veja como utilizar os Recursos tecnológicos clicando AQUI

Aproveito a oportunidade do PROJETO ALZHEIMER para lembrar a todos vocês que toda terça-feira está passando no HBO o documentário Mal de Alzheimer. Lá vocês encontrarão excelente material para trabalhar em sala de aula.

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