Brasil Presente – Investir na Educação é Cuidar do Futuro

Como vocês sabem sou apaixonada por Educação. Creio, sinceramente, que a educação possui papel primordial no processo de transformação da sociedade porque disponibiliza no mercado de trabalho profissionais altamente capacitados e qualificados incidindo diretamente no desenvolvimento de um país.

Podemos dizer que a Educação é o “motor do crescimento econômico” de um país, pois propicia maior qualidade de vida aos cidadãos interferindo diretamente na mudança da realidade social de sua população.

Todos comprometidos com um Brasil Presente, afinal Investir na Educação é Cuidar do Futuro

A cada um de nós cabe contribuir, a maioria das vezes através de iniciativas simples, para a melhoria do processo educacional e conseqüente sucesso escolar. Se cada um se empenhar junto à escola do seu filho e do seu bairro, o resultado será gratificante tanto para os alunos quanto para pais, professores e a comunidade.

Muitas vezes o simples agir proporcionando uma rotina diária de estudo para a criança num local tranqüilo, sem a televisão ligada e com boa iluminação promove uma motivação maior para o aluno e uma apropriação do conhecimento.
Outro dia cheguei na casa de uma amiga para lhe entregar um material didático que ela iria usar na Feira de Ciências e encontrei sua filha sentada no chão, em frente da televisão, com o caderno no colo fazendo a lição de casa. Como tenho intimidade suficiente com elas pedi para que a menina desligasse a TV e que fosse sentar-se na mesa da sala para fazer a lição com atenção e capricho.

Isto que aconteceu com a filha da minha amiga acontece com inúmeras crianças que fazem a lição em qualquer local, de qualquer jeito.

Assim como estas mudanças de procedimentos devem ocorrer em cada um dos lares, também o Governo Federal se propôs a mudanças e lançou o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação que tem por objetivo mudar o panorama da educação brasileira até 2021



O plano compreende 42 programas os quais abrangem desde o repasse direto de recursos às escolas até ferramentas de gestão e formação de professores, caracterizando-se numa ação estruturante, pois atua em todos os níveis da educação, de forma integrada. Um compromisso com todo o ciclo do ensino, da pré-escola a pós-graduação, e a execução de ações que integram os diversos níveis do processo educacional

.
São eles:

Caminho da escola, Cartilha de Mobilização, Educacenso, Ensino Fundamental de 9 anos, Fundeb, Guia de Tecnologias, Ideb, Mais Educação, Novo Brasil Alfabetizado, Novo Proinfo, Observatório da Educação, Olimpíadas de Matemática e de Língua portuguesa, Piso Nacional Salarial do Magistério, PAR, Pró-Infância, Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, Prova Brasil, Provinha Brasil, Saúde da Escola, Escola de Altos Estudos, Fies Solidário, Lei de Incentivo à Pesquisa, Nova Capes, PIBID, PNAES, PNPD, Proext, ProUni, Reuni, Sinaes e E-MEC, UAB, Tecnologias da informação: ciclo avançado, Brasil Profissionalizado, Catálogos de cursos superiores de Tecnologia, Catálogos de cursos técnicos de nível médio, E-TEC, Instituições Federais de Educação Tecnológica, Lei do Estágio, Proeja, Projovem e Saberes da Terra , Pró-funcionário, Reforma do Sistema S

Participe ativamente da campanha Brasil Presente publicando um vídeo de algum trabalho desenvolvido na sua escola. Partilhando na “Minha Escola” você incentiva suas colegas de profissão além de tornar conhecido o seu trabalho e o quanto você contribui para uma educação de qualidade.

Se você usa o Twitter poderá desafiar seus amigos tuiteiros com um Quiz na parte “Desafio entre amigos”. Veja a classificação e esteja entre eles.

Ficou entusiasmada com tudo que você leu? Então comprometa-se com um Brasil Presente, afinal Investir na Educação é Cuidar do Futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *