Planejamento – 8º ANO

Fonte: CODEPIN

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene

8º ANO
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Textos jornalísticos;
– Características do gênero jornal;
– Estudo dos aspectos lingüísticos do texto jornalístico;
– Estudo dos conectivos (relação de sentido);
– Adição;
– Alternância;
– Causa;
– Conseqüência;
– Revisão tempos verbais;
– Presente
– Pretéritos
– Revisão tempos verbais;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Debate acerca dos temas do texto jornalístico;
– Conhece características do texto jornalístico;
– Constrói noção de interação do texto jornalístico com leitor;
– Reconhece marcas lingüísticas do gênero jornalísticos;
– Estabelece noção de sentido entre os conectivos no texto;
– Reflete sobre a presença dos tempos e modos verbais nas ações do cotidiano;
– Reconhece a noção semântica do subjuntivo;
– Faz coletânea de textos jornalísticos, observando características do gênero.

II UNIDADE – abril/junho

* Resenha
– Resenha crítica;
– Resenha de livros;
– Sintaxe e Morfologia; (diferença semântica)
* Frase, oração e período;
*Termos essenciais da oração:
– Sujeito;
– Predicado;

Tipos de sujeito:
-Revisão de pontuação;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Compreende o que leu;
– Apropria-se das normas da resenha crítica;
– Produz resenha crítica do paradidático da unidade;
– Revisa seu próprio texto;
– Constrói noção de morfologia e sintaxe;
– Estabelece a distinção entre sintaxe e morfologia;
– Apropria-se do conceito de frase, oração e período;
– Conhece termos essenciais da oração;
– Examina contextos, observando os termos essenciais da oração;
– Conhece os diferentes tipos de sujeito;
– Organiza seminário sobre os conteúdos estudados
– Usa adequadamente os sinais de pontuação na produção textual.

III UNIDADE – agosto/setembro

* A televisão como meio de comunicação;
– A influência da televisão na sociedade brasileira;
– Variação lingüística:
– Geográfica;
– Histórica;
– Preconceito lingüístico
– Norma culta
– Norma popular
– Transitividade verbal;
– Mudança da transitividade verbal;
– Complementos verbais:
– Objetos direto
– Objeto indireto
– Preposição (noção semântica);
– Adjunto adverbial.
– Discute textos com o tema da unidade;
– Interpreta textos orais ou escritos com o tema da unidade;
– Posiciona-se criticamente acerca da influência da televisão na sociedade;
– Seleciona, agrupa e analisa materiais escritos sobre o tema da unidade;
– Compreende os conceitos de variedades lingüísticas;
– Examina contextos, observando transitividade verbal;
– Reconhece nos contextos as mudanças da transitividade verbal;
– Conhece os objetos verbais, enquanto complementos de contextos;
– Compara o uso das preposições com as diferentes noções de sentido estabelecidas por elas;
– Classifica nos contextos as circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais.
– Organiza apresentação oral, revisando conteúdos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* A propaganda na televisão;
– Análise crítica da propaganda;
– A teledramaturgia influenciando a sociedade brasileira;
O adjunto adnominal;
– Predicativo do sujeito
– Complemento nominal
– Aposto
– Discute textos com tema da unidade;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Aprimora sua modalidade lingüística oral;
– Argumenta, com fundamento sobre as discussões da unidade;
– Produz texto, argumentando sobre os aspectos da discussão da unidade;
– Identifica, nos contextos, a presença do adjunto adnominal;
– Conhece o predicativo do sujeito nos diferentes contextos;
– Identifica o complemento nominal nos textos;
– Tipos de predicado;
– Verbos de ligação
– Classificação dos verbos, quanto a predicação.
– Descreve o contexto em que ocorre o complemento nominal;
Conhece as características do o aposto;
– Reconhece os tipos de predicado, a partir do exame das produções textuais;
– Identifica os verbos de ligação;
– Classifica os verbos quanto a predicação;
– Produz roteiro de propaganda;
– Faz vídeos pequenos com propaganda;
– Analisa criticamente as produções de vídeos.


MATEMÁTICA – Professora Rosângela
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Revisando números:
– Naturais; inteiros; decimais e fracionários
– Múltiplos e divisores.
– Conceitua e opera com os diversos elementos dos diferentes conjuntos numéricos;
– Reconhece, calcula e determina números quadrados perfeitos;
– Representa valores por mutação científica;
– Decompõe um número natural em fatores primos;
– Calcula o M.M.C. por meio de fatoração;
– Ampliando conceitos numéricos
– Números racionais
– Reconhece um número racional
– Identifica uma dízima periódica
– Conceitua e efetua uma dízima periódica;
– Localiza números racionais na reta numérica
– Números irracionais – Reconhece um números irracional;
– Calcula raízes quadradas não escalas
– Calcula o valor de Pi e do comprimento da circunferência.
– Números reais – Identifica o conjunto de números reais.
– Sólidos geométricos – Calcula volume de blocos retangulares.
– Representa figuras tridimensionais em malhas quadriculadas.
– Desenvolve a idéia de perspectiva.
– Estabelece relações entre objetos e sólidos geométricos.

II UNIDADE – abril/junho

* Calculando área de perímetro;
– Área e perímetro de figuras planas
– Calcula área de superfícies planas;
– Estabelece e reconhece polígonos semelhantes;
– Calcula a área de polígonos;
– Utiliza formulas para cálculo de área;
– Calcula área e perímetro de polígonos curvos;
– Relaciona o Teorema de Pitágoras com o cálculo da área do quadrado;
– Operando com letras e números
* Monômios e polinômios;
– Reduz termos semelhantes dos monômios;
– Calcula o valor numérico de expressões algébricas;
– Opera com polinômios;
– Efetua divisões entre monômios e polinômios;
– Produtos e fatores: Uma questão notável
– Produtos notáveis
– Fatoração de expressões algébricas.
– Trabalhando com dados estatísticos
– Estatística
– Desenvolve a fatoração do quadrado da soma; O quadrado da diferença e a diferença de dois quadrados
– Fatora expressões algébricas.
– Constrói e analisa tabelas e gráficos.
– Analisa e interpreta problemas envolvendo dados recentes do cotidiano.
– Percebe e identifica as somas das parcelas (dados de uma pesquisa) para calculo da média aritmética.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Localizando pontos no plano;
– Sistema de coordenadas cartesianas.
– Reconhece o sistema de coordenadas cartesianas;
– Faz relação com coordenadas geográficas;
– Identifica os eixos das abscissas e ordenadas;
– Identifica e localiza os pontos num sistema de coordenadas cartesianas;
* Sistema de equações do 1º Grau; – Desenvolve a idéia de equação com duas incógnitas;
– Representa algébrica e graficamente equações com 2 incógnitas;
– Resolve algébrica e graficamente equações com 2 incógnitas;
– Identifica métodos de resolução de sistemas de equação;
* Ângulos na geometria; – Identifica ângulos formados por paralelas e transversais;
– Identifica ângulos complementares e suplementares;
– Classifica polígonos convexos e não convexos;
– Identifica o ângulo central de polígono retangular;
– Determina duas medidas dos ângulos internos de um polígono regular.
* Triângulos: Construções e relações
– Triângulos e quadriláteros
– Constrói triangulo;
– Identifica e constrói triângulos equivalentes;
– Classifica quadriláteros;
– Determina o nº de diagonais de um convexo;

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Transformando figuras
– Simetria e reflexão;
– Identifica as diferentes transformações no plano;
– Identifica-se propriedades invariantes;
– Transforma figuras no plano;
– Ampliando e reduzindo
– Proporção;
– Identifica escalas;
– Constrói figuras por homotetia;
– Calcula a razão de semelhança entre 2 polígonos;
– Estimando resultados
– Possibilidades e probabilidades;
– Representa o número de possibilidades por meio de contagem da arvore de possibilidades e da multiplicação;
– Calcula a probabilidade de ocorrer um determinado evento;
– Representa probabilidades por meio de razão, porcentagem e decimais.

CIÊNCIAS NATURAIS – Professora Valdineia
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Surgimento ser humano
– Característica e adaptações dos seres humanos.
– Ações transformadoras do ser humano no meio ambiente.
– Compreender o lugar que a espécie humana ocupa no reino animal e as adaptações do ser humano aos diferentes ambientes identificando-se como transformador do ambiente para suprir suas necessidades;
– Reprodução nos vertebrados
– Sexualidade humana
– Transformações do corpo.
– Anatomia dos sistemas reprodutores humanos.
– Fisiologia dos sistemas reprodutores.
– Fecundação e gravidez.
– Planejamento familiar e métodos anticoncepcionais .
– Prevenção e transmissão das DST’S
– Papeis sociais do homem e da mulher.
– Entender as mudanças passadas pelo ser humano nas diferentes fases da vida, determinadas por fatores biológicos e sociais.
– Interpreta os mitos e preconceitos sobre sexualidade, além de conhecer as formas de transmissão e tratamento de DST’S.

II UNIDADE – abril/junho

* Organização do corpo humano
– Célula/tecido/órgão/sistema/ organismo.
– Compreender o corpo como um sistema integrado nas dimensões biológicas, afetivas e sociais;
* A transformação dos alimentos no sistema digestório;
– Compara o sistema digestório nos vertebrados e sua evolução;
– Identifica as funções dos nutrientes e conhecer as doenças do sistema digestório;
* Circulação/sangue/plasma/ sistema ABO
– Conhece os componentes do sangue, compara com o sistema circulatório de outros vertebrados;
* Trocas gasosas/pulmões/traquéia/ inspiração e expiração.
– Compara o sistema respiratório nos vertebrados e conhece as doenças nesse sistema;
* Sistema urinário / composição da urina
– Compara a excreção e compreender a fisiologia deste sistema.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Sistema nervoso;
– Central
– Periférico
– O estruturas do SN
– Saúde do sistema nervoso
– Compreender a fisiologia do sistema nervoso, identifica o sistema nervoso central e periférico relacionando com os atos voluntários e reflexos.
– Conhece os efeitos das drogas licitas e ilícitas no sistema nervoso.
* Sistema endócrino;
– Substâncias químicas
– Sistema nervoso e endócrino
– Hipófise
– Estresse
– Diabetes
– Conhece as ações coordenadas do sistema endócrino, identificando as principais glândulas e relacionando o sistema endócrino com o uso de medicamentos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Sistema muscular
– Sistema esquelético
– Compreende a integração entre músculos e ossos.
– Instruções de primeiros socorros.
* Visão/audição/tato e olfato – Conhecer os sentidos: visão, audição, paladar/tato e olfato entendendo sua relevância na integração com o meio.
*Genética; – Compreende os princípios da hereditariedade, transfusão de sangue e compreender as doenças genéticas.

HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Iluminismo:
– Antecedentes pensadores;
– Contexto – pensadores
– Conceitua e caracteriza Iluminismo;
* Revolução Inglesa:
– Antecedentes – contexto – conseqüências
– Identifica e compreende interesses da burguesia na Revolução Inglesa;
* Revolução Francesa:
– Antecedentes, contexto e conseqüências;
– Percebe transformando promovidas pela Revolução Francesa, dando início à idade contemporânea
* Brasil no contexto século XVIII
– Economia mineradora
– Inconfidência mineira
– Conjuração Baiana: diferenças e semelhanças.
– Compreende o Brasil no contexto, século XVIII, aspectos econômicos e sociais.

II UNIDADE – abril/junho

* Revolução Industrial:
– Antecedentes, contexto e conseqüências;
– Identifica e compreende elementos causadores e conseqüentes da Revolução Industrial;
* Independência da América inglesa;
* Independência América espanhola;
– Estabelece diferenças entre independência dos EUA, Independência espanhola e portuguesa na América.
* Independência do Brasil
– Família real no Brasil
– A independência
– Consolidação
– Reconhecimento
– Constituição 1824
– Compreende o contexto que ocorreu na vinda da família real para o Brasil;
– Reconhece agentes promotores da independência do Brasil;

III UNIDADE – julho/setembro

* Independência dos EUA:
– Consolidação séc XIX;
– Marcha para o Oeste;
– Imperialismo norteamericano: Cuba, panamá
– Cuba;
– Panamá;
– Compreende momentos de expansão territorial dos EUA;
– Constrói conceito para imperialismo;
*Unificação Itália e Alemanha; – Compreende contexto para unificação “tardia” da Itália e Alemanha’.
– Industrialização no século XIX;
– Movimento operário;
– Socialismo e Anarquismo;
– Reconhece movimentos operários, socialista e anarquista surgido com o desenvolvimento do capitalismo mundial;
* Brasil Imperialismo
– I Reinado;
– Regências;
– II Reinado
– Caracteriza e contextualiza período imperial brasileiro

IV UNIDADE – setembro/novembro

*Diferenças e semelhanças entre Neocolonianismo X Colonialismo
– Estabelece diferenças entre colonialismo e neocolonialismo;
* Imperialismo e Racismo;
* África;
* Ásia;
– América Latina
– Constrói conceito para racismo;
– Relaciona imperialismo com racismo.
– Percebe ações imperialismo políticos e culturais na Ásia, África e América Latina.
– Cultura urbana; Belle Ekoque
* Brasil no século XIX;
– Crise da monarquia, proclamação república.
– Compreende contexto e interesses para proclamação República no Brasil
– 1ª Constituição Republicana: características
– Caracteriza a 1ª Constituição republicana brasileira.

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE –fevereiro/abril

* O espaço geográfico:
– O espaço geográfico mundial;
– A organização do espaço geográfico mundial e os recursos da natureza;
– Elementos invisíveis presentes no espaço;
– Constrói os conceitos básicos da geografia;
– Identifica o uso dos conceitos geográficos para a compreensão da realidade dos países e as relações entre eles;

II UNIDADE – abril/junho

* Sociedade e natureza; – Identifica as características de desenvolvimento dos paises;
– As diferentes paisagens e a organização política dos Estados Unidos;
– O Canadá;
– Desenvolvimento e ambiente;
– Reflete sobre as diferenças socioeconômicas presentes no mundo;

III UNIDADE – agosto/setembro

* O Continente europeu suas
características físicas; contexto pósguerras; acordos comerciais; características populares e qualidade de vida.
– Identifica o processo histórico de consolidação do continente europeu;
– Reconhece as relações do poder em contexto de globalização;
– Compreende as relações entre países.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* China
* Japão e os tigres asiáticos;
– A Austrália:
– Nova Zelândia
– Reconhece o processo histórico de consolidação do desenvolvimento em regiões da Ásia e Oceania;
– Valoriza os aspectos culturais de diferentes países
– Compreende as relações socioeconômicas entre países;


EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Apresentação dos combinados da disciplina
– Exame biométrico
– Os movimentos (naturais / Artificiais)
– História da Educação Física
– Os músculos e suas propriedades
– Anatomia humana: músculos e articulações.
– Noções básicas em higiene pessoal
– Ginástica localizada
– Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
– Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
– Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando
os limites e características do colegas;
– Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).

II UNIDADE – abril/junho

* Handebol: história e regras
– Voleibol: história e regras.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
– Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades perceptivas motora como lateralidade
e orientação espaço/tempo.
– Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.

III UNIDADE – agosto/setembro

*Axé
– Samba
– Hip-hop
– Dança de Salão
– Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos, pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro estimulo sonoro escolhido.
– Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
– Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
– Noções básicas em
Primeiros Socorros.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
– Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.

INGLÊS – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Review
– Simple present e present progressive
– Past simple – have/be
– Past progressive – adverbs in the past, uso do When e while
– Desenvolve técnicas de leitura para compreensão de texto de caráter histórico informativo;
– Reconhece dois tempos verbais, em especial o simple past;
– Compreende a relação existente entre os tempos verbais past simple e past progressive a partir do emprego do When e While.
– Constrói frases no past tense com uso do advérbio;
– Percebe a importância da leitura não apenas para saber o significado de cada palavra para compreensão do contexto;
– Produz textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
– Relaciona temas de filmes e textos estudados ao seu cotidiano;
– Posiciona-se frente aos temas apresentados nos filmes;
– Desenvolve estratégias de leitura como forma de interação com a sociedade.

II UNIDADE – abril/junho

* Reading
– Elementos para a produção de sentido textual – interlocutores, intenções;
– Entende o significado de expressões e palavras, considerando o contexto;
– Conhece as regras e ortografia dos verbos regulares na forma afirmativa;
* Language
– Vocabulary referente à proteção do meio ambiente, campanhas, mídias e propagandas de conscientização;
– EVERY, ANY no sentido de
“todos e quaisquer”.
– Reconhece os elementos para produção de sentido textual-interlocutor, condições de produção, intenções;
– Apropria-se do vocabulário referente à proteção do meio ambiente e propagandas de conscientização;
* GRAMMAR
– Novos verbos regulares e revisão de When e While..
– Entende o emprego do EVERY e ANY no sentido de “todos e quaisquer”;
– Reorganiza os procedimentos de coesão, verificando suas respostas;
– Estabelece relações com o que foi ouvido através de textos não-verbais;
– Comenta e organiza os procedimentos de correção verificando suas respostas;
– Desenvolve estratégias de leitura através de expressões do passado simples;
– Posiciona-se frente aos temas presentes nos textos.
– Contrasta o uso simultâneo do past progressive e do simple past.
– Percebe a variação de modalidades entre a fala e a escrita.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Reading
– Matérias eletivas nas escolas dos EUA e no Brasil.
– Arte contemporânea;
– Textos de opinião e
– Percebe diferenças nas formas de lazer dentre elas o lazer cultural;
– Lê e expressa sua opinião sobre arte contemporânea;
– Descobre o significado de palavras ou frases considerando o contexto em que elas estão inseridas;
argumentativos;
– Decoração.
* Language:
– Uso do a hot of, lots of e some.
– Textos variados: receitas, certidões de casamento, nascimento,
– Óbitos;
– Brow ?Ñlend
– Reorganiza o sentido do tema de um texto a partir do significado das palavras
chaves, considerando o contexto em que elas estão inseridas;
* Grammar
– Passado simples, verbo irregular e regular;
– Verbos modais MAY E MIGHT, substantivos contáveis e incontáveis.
– Identifica a similaridade de conteúdo entre textos.
– Constrói pequenos textos no passado simple iniciado e concretizado num dando momento no passado.
– Produz pequenos textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
– Expressa ações passadas por meio de dramatizações e atividades orais.

IV UNIDADE – (21/09/2009 A 24/11/2009)

* Reading:
– Propaganda, diário anúncio (informativo)
– Analisa textos com diferentes situações comunicativas de uso público e pessoal.
– Analisa o significado de palavras, frases e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas.
* Language
– Uso do Much, many, litltle, few, a lot of lots of, plenty, several
– Analisa o significado de palavras, frases e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas.
– Lê e interpreta textos adequados a diferentes situações comunicativas propaganda, diário, anúncio.
* Grammar
– Simple past – regular and irregular verbs;
– Possessive case (‘s = OF),
– Future With GOING TO
– Emprega com propriedade os “determiners” much, many, few, little, a loto f, lots of, plety of, several para indicar quantidades;
– Identifica as particularidades dos substantivos contáveis e incontáveis;
– Refere-se a algo que possui ou que pertence a alguém, empregando o caso possessivo;
– Expressa planos e decisões empregando frases no futuro;
– Interpreta o assunto de um diálogo informal ocorrido por telefone a partir do futuro com going to.


ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Manifestações poéticas e combinações estéticas.
– Diferencia patrimônio material e material da humanidade.
– Conceitua arte bizantina
– Cria mosaicos
– Conceitua harmonia, equilíbrio e contraste em arte.
– Cria diferentes texturas
– Reconhece instrumentos musicais e os classifica em suas diferentes categorias.
– Compreende o que é patrimônio cultural

II UNIDADE – abril/junho

– Criando e recriando – Compreende o barroco como estilo de arte, reconhece e reproduz suas
características.
– Enumera artistas barrocos e suas características individuais.
– Reconhece a arquitetura barroca e suas características
– Reconhece o fotografia como forma de expressão artística.
– Utiliza bem o foco e o enquadrando nas fotos.
– Cria obras com características cubistas.
– Compreende o cubismo como forma de arte contemporânea.

III UNIDADE – agosto/setembro

– Mudas e Modas – Reconhece ou determina lugares e épocas pela observação dos figurinos.
– Jogo das texturas – Cria diferentes textuais visuais
– Rap – Faz analise crítica de músicas de diferentes épocas e estilos.
– Estava na moda – Conhece as produções culturais das décadas de 60, 70, 80 e 90.
– Moda, arte e criação – Produz peças e roupas com diferentes estilos.
– Pop Art – Compreende a Pop Art como forma de arte contemporânea
– Design – Reconhece observa as diferentes formas de design.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Mistérios e enigmas da arte – Conhece, investiga e decifra alguns dos vários mistérios da arte.
– Descobrindo o Egito – Lê e interpreta as imagens iconográficas que compõem a escrita egípcia.
– Mistérios e enigmas da Monalisa – Investiga os mistérios que cercam a imagem do Monalisa
– Renascença – Investiga os mistérios da arte renascentista
– Mistério e suspense – Se apropria dos conhecimentos diferentes a vida e a obra de Alfrio Hitchcock.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL – Monitor Paulo Roberto
I UNIDADE – fevreiro/abril

– Partes do computador;
– O computador e seu funcionamento;
– Identifica as partes do computador e seu funcionamento;
– Sistema operacional;
– Windows;
– Compreende a evolução do computador, relacionando o seu uso no passado com os dias atuais;
– Conhece outros sistemas operacionais, compreendendo a importância do sistema operacional na máquina;
– Acessórios Windows; – Utiliza acessórios do Windows com o apoio dos softwares para desenvolver a
criatividade;

II UNIDADE – abril/junho

– O logotipo; – Utiliza as ferramentas do Word para criar logomarca ou personalizar trabalho;
– Cartão de visitas; – Cria e desenvolve diagrama, cartões de visita sabendo da importância desses
elementos para o ramo empresarial;
– Mala direta; – Conhece as facilidades que podem transformar atividades demoradas em tarefas ágeis dentro de uma empresa ou setor;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Internet;
– Navegador da Web;
– Internet Explorer;
– O que oferece a Internet;
– Programa de e-mail;
– Personalizar papel de carta;
– Capturando imagem da Internet;
– Conhece o funcionamento da Internet identificando suas várias funções e utilidades;
– Reconhece a Internet como um meio de comunicação mundial e pensamento crítico;
– Utiliza a comunicação através de programa de e-mail;
– Sabe navegar na Internet utilizando para pesquisa em prol de seus conhecimentos;
– Captura imagens da Internet fazendo download;
* Power Point;
– Criação do slide;
– Figuras;
– Animação;
– Utiliza recursos oferecidos no Power Point para desenvolvimento e apresentações de trabalhos;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Excel;
– Edição de planilhas;
– Conhece o programa Excel e o utiliza na forma adequada em função de suas necessidades;
– Sabe utilizar gráficos, cálculos, formatar células e todos os demais recursos do programa;
– Informativo;
– Coluna, Tabela;
– Utiliza os recursos existentes para o desenvolvimento de seus trabalhos escolares.

LITERATURA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Textos jornalísticos;
– Revisão de conceito e estrutura
– O lide
– O editorial
– A entrevista
– A notícia
– O jornal impresso
– O Jornal televisado;
– Carta do leitor;
– Reconhece que tema como: jornal, revista, rádio, Tv, tem funções no contexto social;
– Percebe os diferentes meios de comunicação, diferentes mídias, caracterizam a sociedade
contemporânea;
– Analisa as diferenças e semelhanças na linguagem e estrutura textual do jornal impresso e
televisivo;
– Produz Carta de Leitor atento a estrutura, linguagem, ortografia, pontuação, coerência e
coesão principalmente.
– Reescreve um editorial analisando sua estrutura dissertativa;
– Lê e analisa os pontos pros e contras do enredo do paradidático;
– Analisa o contexto histórico em que o tema do paradidático “Os Miseráveis” está inserido;
– Identifica as características da resenha crítica;
– Reescreve um editorial na terceira pessoa;
– Analisa a atuação do editorial e a reportagem nos textos de uma revista;
– Analisa o posicionamento do leitor e do editor do texto nas cartas do leitor.

II UNIDADE – abril/junho

– Textos de opinião
– Resenha
– Jornal e revista
– Fotonovela
– HQ – historia em quadrinhos
– Percebe a atuação do editorial e reportagem nos textos de uma revista.
– Reconhece que a reportagem tem como característica marcante o trabalho de campo;
– Analisa o entrelaçamento do tema do paradidático no contexto social;
– Lê e sintetiza o que compreende sobre o paradidático “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
– Analisa a estrutura e funções das capas de revista;
– Reconhece as características da resenha crítica
– Percebe a importância da imparcialidade e veracidade como uma das características dos textos jornalísticos e revistas;
– Reconhece que código de ética faz parte do cotidiano dos bons jornais e revistas do país para assegurar a veracidade da matéria publicada;
– Entende que toda e qualquer matéria publicada em jornal revista deve ser assinada por quem escreveu o material.

III UNIDADE – agosto/setembro

– O rádio;
– A televisão
– Produz um texto dissertativo – argumentativo não só num ponto de vista escolhido, como também baseado no enunciado;
– Aborda a influencia da televisão no cotidiano das crianças e adolescentes
– Percebe os prós e contras do uso excessivo da televisão;
– Conclui que uso exagerado do fone de ouvido plugado aos aparelhos eletrônicos, podem causar sérios problemas à saúde.
– Seleciona com mais critérios programas de televisão mais educativos, de acordo com sua faixa etária;
– Percebe que entre o mundo infantil e adulto, perpassam questões que envolvem principalmente responsabilidade e naturalidade;
– Reconhece o horário nobre, 20 horas são disponíveis para quem pode pagar mais caro pela exibição de um filme, novela, propaganda e outros;
– Compreende os conceitos das variedades lingüísticas, inseridos nos programas de TV e rádio;
– Aprimora a compreensão dos textos do paradidático através da participação nos debates;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Propaganda,
– Teledramaturgia (novelas)
– Argumenta os textos lidos
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Reflete, a partir de discussões em sala, a forma que o negro é visto na sociedade;
– Discute sobre a ausência de negros nas propagandas e televisão;
– Analisa a ausência de ações positivas inerentes ao negro na teledramaturgia;
– Debate a respeito da lei;
– Reconhece a importância social do jornal impresso;
– Reconhece a importância dos telejornais bem como a leitura dos jornais impressos, no que diz respeito ao acesso à informação, enriquecimento do vocabulário e no desenvolvimento crítico;
– Entende as seções de um jornal, estrutura dos jornais e os gêneros presente nele.
– Desenvolve mais significamente a prática com texto orais – rádio e telejornais;
– Analisa os aspectos não verbais presentes nas propagandas.

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Objetivos comunicativos
– Dónde vives?
– Tu nombre
– El origen
– La profesión
– Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
– Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
– Objetivos culturales
– Comunidades autônomas de Espana
– Miguel Hernandez, um poeta del pueblo.
– Mercosul: tratado internacional
– Objetivos gramaticales
– Masculino y feminino de los adjetivos y sustantivos
– Presente de indicativo de ser, llamarse, trabajar, vivir (yo, tu, El)
– Abecedário
– Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
– Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
– Identifica países que falam a língua espanhola.
– Diz seu nome, origem e profissão;
– Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
– Distingue o gênero mínimo do masculino;
– Conhece alguns substantivos e adjetivos;
– Atenta-se para os falsos cognatas;
– Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR, TRABAJAR, VIVIR;
– Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
– Conhece as principais profissões espanholas.

II UNIDADE – abril/junho

Objetivos comunicativos
– Saludar formal e informalmente;
– Dar La gracias
– Ésta ES mi escuela!
– Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
– Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
– Apresenta pessoas e da características;
Objetivos gramaticales
– Adjetivos posesivos
– Demonstrativos (I)
– Plural de adjetivos y substantivos
– Presente de indicativo
ESTUDIAR
– Números Del 0 al 30;
– Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
– Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
– Conhece as formas do verbo estudar. Objetivos Culturales
– México: Países de Centroamérica
– José Marti: um poeta cubano
– Paises y nacionalidades de Hispanoamérica
– Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte importante de sua identidade.
– Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.

III UNIDADE – agosto/setembro

Objetivos comunicativos
– Poder La comida
– Expressar los gustos
– Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
– Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
– Hábitos alimentícios
– Alimentos de España e Hispanoamérica.
– Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
– Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do vocabulário por associação com a língua materna.
– Consegue pedir um alimento e agradecer;
– Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
– Presente do indicativo de PODER, QUERER, HACER
– Números Del 31 al 50.
– Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
– Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
– Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Objetivos comunicativos
– Descrición~, colores
– Acciones habituales
– Preguntar y decir La edad
– Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
– Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa prática ser realizada.
– Perguntar el precio
Objetivos Culturales
– Vida familiar
– Rômulo Gallegos! Um escritor venezolano
– Donde compramos?
– Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
– Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
– Numeros Del 51 al 100
– Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
– Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
– Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
– Compara nas atividades diárias com as do colega;
– Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
– Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevreiro/abril

– Leis 10639/2003 e 11645/2008
– Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
– Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
– Por que a obrigatoriedade
– Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
– Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
– Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
– Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e
indígenas na atualidade.

II UNIDADE – abril/junho

– Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
Países e capitais Etnias (atualidade)
– Espaço geográfico: Brasil indígenas
– Ocupação América e Brasil (origem)
Grupos e modo de vida Países africanos de língua portuguesa.
– Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
– Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
– Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
– Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses (colonização portuguesa)
– Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.

III UNIDADE – agosto/setemb
ro

– Arte africana
– Artesanato
– Arquitetura
– Pintura
– Vestuário
– Música
– Literatura e poesia
– Percebe diversidade e riqueza criadora
– Constrói imaginário da evolução e contemporaneidade produção artística e cultural africana.
– Caracteriza produção cultural africana.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Projeto Consciência Negra
– Ações afirmativas e políticas publicas.
– Conceito, importância, objetivos, conseqüências.
– Porque reparação?
– Cotas nas universidades – rádio, Tv, propaganda
– Discriminação no trabalho
– Compreende significados históricos para reparação para afro-brasileiros e indígenas. (estatísticas negros x brancos: ocupação e renda)
– Ações afirmativas e reparação x cooperativismo;
– Objetivos
– Interesses
– Resultados

FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevreiro/abril

– A origem da Filosofia e desenvolvimento das ideais
– Reflexão – O instinto x a razão.
– Contextualiza a origem ao pensamento e o desenvolvimento dos ideais.
– Diferencia Filosofia da ciência.
– Desenvolve a reflexão como metodologia de análise da realidade concreta.

II UNIDADE – abril/junho

– Cidadania e sua importância na atualidade.
– O direitos e os deveres
– A Declaração dos Direitos Universais
– Reflete sobre os direitos e deveres com construções humanas;
– Reflete sobre a necessidade dói homem em viver em sociedade.
– Analisa a cidadania como instrumento do homem participativo na sociedade.

III UNIDADE – agosto/setembro

– As profissões: conceito e transformações.
– As aptidões profissionais
– Compreende a necessidade humana de produção na sociedade e transformação da natureza;
– Reflete sobre as possibilidades e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
.
IV UNIDADE – setembro/novembro

– A origem no desenvolvimento da Filosofia;
– A Grécia antiga e os principais pensadores
– Sócrates
– Contextualiza a origem e o desenvolvimento das idéias filosóficas;
– Identifica as contribuições do pensamento de Sócrates para o desenvolvimento social humano.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
– Constituição Federal 1988 Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 – parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
– Constituição Estadual
– Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949 de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
– Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e 15.
– Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
– Ramos do cooperativismo
– Princípios Educação cooperativista.
– Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância

II UNIDADE – abril/junho

– O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
– Cooperativismo e as sociedades indígenas
– Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)
– Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
– Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *