Planejamento – 8º ANO

Fonte: CODEPIN

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene

8º ANO
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Textos jornalísticos;
- Características do gênero jornal;
- Estudo dos aspectos lingüísticos do texto jornalístico;
- Estudo dos conectivos (relação de sentido);
- Adição;
- Alternância;
- Causa;
- Conseqüência;
- Revisão tempos verbais;
- Presente
- Pretéritos
- Revisão tempos verbais;
- Desenvolve estratégias de leitura;
- Debate acerca dos temas do texto jornalístico;
- Conhece características do texto jornalístico;
- Constrói noção de interação do texto jornalístico com leitor;
- Reconhece marcas lingüísticas do gênero jornalísticos;
- Estabelece noção de sentido entre os conectivos no texto;
- Reflete sobre a presença dos tempos e modos verbais nas ações do cotidiano;
- Reconhece a noção semântica do subjuntivo;
- Faz coletânea de textos jornalísticos, observando características do gênero.

II UNIDADE – abril/junho

* Resenha
- Resenha crítica;
- Resenha de livros;
- Sintaxe e Morfologia; (diferença semântica)
* Frase, oração e período;
*Termos essenciais da oração:
- Sujeito;
- Predicado;

Tipos de sujeito:
-Revisão de pontuação;
- Desenvolve estratégias de leitura;
- Compreende o que leu;
- Apropria-se das normas da resenha crítica;
- Produz resenha crítica do paradidático da unidade;
- Revisa seu próprio texto;
- Constrói noção de morfologia e sintaxe;
- Estabelece a distinção entre sintaxe e morfologia;
- Apropria-se do conceito de frase, oração e período;
- Conhece termos essenciais da oração;
- Examina contextos, observando os termos essenciais da oração;
- Conhece os diferentes tipos de sujeito;
- Organiza seminário sobre os conteúdos estudados
- Usa adequadamente os sinais de pontuação na produção textual.

III UNIDADE – agosto/setembro

* A televisão como meio de comunicação;
- A influência da televisão na sociedade brasileira;
- Variação lingüística:
- Geográfica;
- Histórica;
- Preconceito lingüístico
- Norma culta
- Norma popular
- Transitividade verbal;
- Mudança da transitividade verbal;
- Complementos verbais:
- Objetos direto
- Objeto indireto
- Preposição (noção semântica);
- Adjunto adverbial.
- Discute textos com o tema da unidade;
- Interpreta textos orais ou escritos com o tema da unidade;
- Posiciona-se criticamente acerca da influência da televisão na sociedade;
- Seleciona, agrupa e analisa materiais escritos sobre o tema da unidade;
- Compreende os conceitos de variedades lingüísticas;
- Examina contextos, observando transitividade verbal;
- Reconhece nos contextos as mudanças da transitividade verbal;
- Conhece os objetos verbais, enquanto complementos de contextos;
- Compara o uso das preposições com as diferentes noções de sentido estabelecidas por elas;
- Classifica nos contextos as circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais.
- Organiza apresentação oral, revisando conteúdos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* A propaganda na televisão;
- Análise crítica da propaganda;
- A teledramaturgia influenciando a sociedade brasileira;
O adjunto adnominal;
- Predicativo do sujeito
- Complemento nominal
- Aposto
- Discute textos com tema da unidade;
- Desenvolve estratégias de leitura;
- Aprimora sua modalidade lingüística oral;
- Argumenta, com fundamento sobre as discussões da unidade;
- Produz texto, argumentando sobre os aspectos da discussão da unidade;
- Identifica, nos contextos, a presença do adjunto adnominal;
- Conhece o predicativo do sujeito nos diferentes contextos;
- Identifica o complemento nominal nos textos;
- Tipos de predicado;
- Verbos de ligação
- Classificação dos verbos, quanto a predicação.
- Descreve o contexto em que ocorre o complemento nominal;
Conhece as características do o aposto;
- Reconhece os tipos de predicado, a partir do exame das produções textuais;
- Identifica os verbos de ligação;
- Classifica os verbos quanto a predicação;
- Produz roteiro de propaganda;
- Faz vídeos pequenos com propaganda;
- Analisa criticamente as produções de vídeos.


MATEMÁTICA – Professora Rosângela
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Revisando números:
- Naturais; inteiros; decimais e fracionários
- Múltiplos e divisores.
- Conceitua e opera com os diversos elementos dos diferentes conjuntos numéricos;
- Reconhece, calcula e determina números quadrados perfeitos;
- Representa valores por mutação científica;
- Decompõe um número natural em fatores primos;
- Calcula o M.M.C. por meio de fatoração;
- Ampliando conceitos numéricos
- Números racionais
- Reconhece um número racional
- Identifica uma dízima periódica
- Conceitua e efetua uma dízima periódica;
- Localiza números racionais na reta numérica
- Números irracionais – Reconhece um números irracional;
- Calcula raízes quadradas não escalas
- Calcula o valor de Pi e do comprimento da circunferência.
- Números reais – Identifica o conjunto de números reais.
- Sólidos geométricos – Calcula volume de blocos retangulares.
- Representa figuras tridimensionais em malhas quadriculadas.
- Desenvolve a idéia de perspectiva.
- Estabelece relações entre objetos e sólidos geométricos.

II UNIDADE – abril/junho

* Calculando área de perímetro;
- Área e perímetro de figuras planas
- Calcula área de superfícies planas;
- Estabelece e reconhece polígonos semelhantes;
- Calcula a área de polígonos;
- Utiliza formulas para cálculo de área;
- Calcula área e perímetro de polígonos curvos;
- Relaciona o Teorema de Pitágoras com o cálculo da área do quadrado;
- Operando com letras e números
* Monômios e polinômios;
- Reduz termos semelhantes dos monômios;
- Calcula o valor numérico de expressões algébricas;
- Opera com polinômios;
- Efetua divisões entre monômios e polinômios;
- Produtos e fatores: Uma questão notável
- Produtos notáveis
- Fatoração de expressões algébricas.
- Trabalhando com dados estatísticos
- Estatística
- Desenvolve a fatoração do quadrado da soma; O quadrado da diferença e a diferença de dois quadrados
- Fatora expressões algébricas.
- Constrói e analisa tabelas e gráficos.
- Analisa e interpreta problemas envolvendo dados recentes do cotidiano.
- Percebe e identifica as somas das parcelas (dados de uma pesquisa) para calculo da média aritmética.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Localizando pontos no plano;
- Sistema de coordenadas cartesianas.
- Reconhece o sistema de coordenadas cartesianas;
- Faz relação com coordenadas geográficas;
- Identifica os eixos das abscissas e ordenadas;
- Identifica e localiza os pontos num sistema de coordenadas cartesianas;
* Sistema de equações do 1º Grau; – Desenvolve a idéia de equação com duas incógnitas;
- Representa algébrica e graficamente equações com 2 incógnitas;
- Resolve algébrica e graficamente equações com 2 incógnitas;
- Identifica métodos de resolução de sistemas de equação;
* Ângulos na geometria; – Identifica ângulos formados por paralelas e transversais;
- Identifica ângulos complementares e suplementares;
- Classifica polígonos convexos e não convexos;
- Identifica o ângulo central de polígono retangular;
- Determina duas medidas dos ângulos internos de um polígono regular.
* Triângulos: Construções e relações
- Triângulos e quadriláteros
- Constrói triangulo;
- Identifica e constrói triângulos equivalentes;
- Classifica quadriláteros;
- Determina o nº de diagonais de um convexo;

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Transformando figuras
- Simetria e reflexão;
- Identifica as diferentes transformações no plano;
- Identifica-se propriedades invariantes;
- Transforma figuras no plano;
- Ampliando e reduzindo
- Proporção;
- Identifica escalas;
- Constrói figuras por homotetia;
- Calcula a razão de semelhança entre 2 polígonos;
- Estimando resultados
- Possibilidades e probabilidades;
- Representa o número de possibilidades por meio de contagem da arvore de possibilidades e da multiplicação;
- Calcula a probabilidade de ocorrer um determinado evento;
- Representa probabilidades por meio de razão, porcentagem e decimais.

CIÊNCIAS NATURAIS – Professora Valdineia
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Surgimento ser humano
- Característica e adaptações dos seres humanos.
- Ações transformadoras do ser humano no meio ambiente.
- Compreender o lugar que a espécie humana ocupa no reino animal e as adaptações do ser humano aos diferentes ambientes identificando-se como transformador do ambiente para suprir suas necessidades;
- Reprodução nos vertebrados
- Sexualidade humana
- Transformações do corpo.
- Anatomia dos sistemas reprodutores humanos.
- Fisiologia dos sistemas reprodutores.
- Fecundação e gravidez.
- Planejamento familiar e métodos anticoncepcionais .
- Prevenção e transmissão das DST’S
- Papeis sociais do homem e da mulher.
- Entender as mudanças passadas pelo ser humano nas diferentes fases da vida, determinadas por fatores biológicos e sociais.
- Interpreta os mitos e preconceitos sobre sexualidade, além de conhecer as formas de transmissão e tratamento de DST’S.

II UNIDADE – abril/junho

* Organização do corpo humano
- Célula/tecido/órgão/sistema/ organismo.
- Compreender o corpo como um sistema integrado nas dimensões biológicas, afetivas e sociais;
* A transformação dos alimentos no sistema digestório;
- Compara o sistema digestório nos vertebrados e sua evolução;
- Identifica as funções dos nutrientes e conhecer as doenças do sistema digestório;
* Circulação/sangue/plasma/ sistema ABO
- Conhece os componentes do sangue, compara com o sistema circulatório de outros vertebrados;
* Trocas gasosas/pulmões/traquéia/ inspiração e expiração.
- Compara o sistema respiratório nos vertebrados e conhece as doenças nesse sistema;
* Sistema urinário / composição da urina
- Compara a excreção e compreender a fisiologia deste sistema.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Sistema nervoso;
- Central
- Periférico
- O estruturas do SN
- Saúde do sistema nervoso
- Compreender a fisiologia do sistema nervoso, identifica o sistema nervoso central e periférico relacionando com os atos voluntários e reflexos.
- Conhece os efeitos das drogas licitas e ilícitas no sistema nervoso.
* Sistema endócrino;
- Substâncias químicas
- Sistema nervoso e endócrino
- Hipófise
- Estresse
- Diabetes
- Conhece as ações coordenadas do sistema endócrino, identificando as principais glândulas e relacionando o sistema endócrino com o uso de medicamentos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Sistema muscular
- Sistema esquelético
- Compreende a integração entre músculos e ossos.
- Instruções de primeiros socorros.
* Visão/audição/tato e olfato – Conhecer os sentidos: visão, audição, paladar/tato e olfato entendendo sua relevância na integração com o meio.
*Genética; – Compreende os princípios da hereditariedade, transfusão de sangue e compreender as doenças genéticas.

HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Iluminismo:
- Antecedentes pensadores;
- Contexto – pensadores
- Conceitua e caracteriza Iluminismo;
* Revolução Inglesa:
- Antecedentes – contexto – conseqüências
- Identifica e compreende interesses da burguesia na Revolução Inglesa;
* Revolução Francesa:
- Antecedentes, contexto e conseqüências;
- Percebe transformando promovidas pela Revolução Francesa, dando início à idade contemporânea
* Brasil no contexto século XVIII
- Economia mineradora
- Inconfidência mineira
- Conjuração Baiana: diferenças e semelhanças.
- Compreende o Brasil no contexto, século XVIII, aspectos econômicos e sociais.

II UNIDADE – abril/junho

* Revolução Industrial:
- Antecedentes, contexto e conseqüências;
- Identifica e compreende elementos causadores e conseqüentes da Revolução Industrial;
* Independência da América inglesa;
* Independência América espanhola;
- Estabelece diferenças entre independência dos EUA, Independência espanhola e portuguesa na América.
* Independência do Brasil
- Família real no Brasil
- A independência
- Consolidação
- Reconhecimento
- Constituição 1824
- Compreende o contexto que ocorreu na vinda da família real para o Brasil;
- Reconhece agentes promotores da independência do Brasil;

III UNIDADE – julho/setembro

* Independência dos EUA:
- Consolidação séc XIX;
- Marcha para o Oeste;
- Imperialismo norteamericano: Cuba, panamá
- Cuba;
- Panamá;
- Compreende momentos de expansão territorial dos EUA;
- Constrói conceito para imperialismo;
*Unificação Itália e Alemanha; – Compreende contexto para unificação “tardia” da Itália e Alemanha’.
- Industrialização no século XIX;
- Movimento operário;
- Socialismo e Anarquismo;
- Reconhece movimentos operários, socialista e anarquista surgido com o desenvolvimento do capitalismo mundial;
* Brasil Imperialismo
- I Reinado;
- Regências;
- II Reinado
- Caracteriza e contextualiza período imperial brasileiro

IV UNIDADE – setembro/novembro

*Diferenças e semelhanças entre Neocolonianismo X Colonialismo
- Estabelece diferenças entre colonialismo e neocolonialismo;
* Imperialismo e Racismo;
* África;
* Ásia;
- América Latina
- Constrói conceito para racismo;
- Relaciona imperialismo com racismo.
- Percebe ações imperialismo políticos e culturais na Ásia, África e América Latina.
- Cultura urbana; Belle Ekoque
* Brasil no século XIX;
- Crise da monarquia, proclamação república.
- Compreende contexto e interesses para proclamação República no Brasil
- 1ª Constituição Republicana: características
- Caracteriza a 1ª Constituição republicana brasileira.

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE –fevereiro/abril

* O espaço geográfico:
- O espaço geográfico mundial;
- A organização do espaço geográfico mundial e os recursos da natureza;
- Elementos invisíveis presentes no espaço;
- Constrói os conceitos básicos da geografia;
- Identifica o uso dos conceitos geográficos para a compreensão da realidade dos países e as relações entre eles;

II UNIDADE – abril/junho

* Sociedade e natureza; – Identifica as características de desenvolvimento dos paises;
- As diferentes paisagens e a organização política dos Estados Unidos;
- O Canadá;
- Desenvolvimento e ambiente;
- Reflete sobre as diferenças socioeconômicas presentes no mundo;

III UNIDADE – agosto/setembro

* O Continente europeu suas
características físicas; contexto pósguerras; acordos comerciais; características populares e qualidade de vida.
- Identifica o processo histórico de consolidação do continente europeu;
- Reconhece as relações do poder em contexto de globalização;
- Compreende as relações entre países.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* China
* Japão e os tigres asiáticos;
- A Austrália:
- Nova Zelândia
- Reconhece o processo histórico de consolidação do desenvolvimento em regiões da Ásia e Oceania;
- Valoriza os aspectos culturais de diferentes países
- Compreende as relações socioeconômicas entre países;


EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Apresentação dos combinados da disciplina
- Exame biométrico
- Os movimentos (naturais / Artificiais)
- História da Educação Física
- Os músculos e suas propriedades
- Anatomia humana: músculos e articulações.
- Noções básicas em higiene pessoal
- Ginástica localizada
- Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
- Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
- Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
- Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando
os limites e características do colegas;
- Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).

II UNIDADE – abril/junho

* Handebol: história e regras
- Voleibol: história e regras.
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
- Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades perceptivas motora como lateralidade
e orientação espaço/tempo.
- Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.

III UNIDADE – agosto/setembro

*Axé
- Samba
- Hip-hop
- Dança de Salão
- Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos, pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro estimulo sonoro escolhido.
- Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
- Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
- Noções básicas em
Primeiros Socorros.
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
- Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.

INGLÊS – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Review
- Simple present e present progressive
- Past simple – have/be
- Past progressive – adverbs in the past, uso do When e while
- Desenvolve técnicas de leitura para compreensão de texto de caráter histórico informativo;
- Reconhece dois tempos verbais, em especial o simple past;
- Compreende a relação existente entre os tempos verbais past simple e past progressive a partir do emprego do When e While.
- Constrói frases no past tense com uso do advérbio;
- Percebe a importância da leitura não apenas para saber o significado de cada palavra para compreensão do contexto;
- Produz textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
- Relaciona temas de filmes e textos estudados ao seu cotidiano;
- Posiciona-se frente aos temas apresentados nos filmes;
- Desenvolve estratégias de leitura como forma de interação com a sociedade.

II UNIDADE – abril/junho

* Reading
- Elementos para a produção de sentido textual – interlocutores, intenções;
- Entende o significado de expressões e palavras, considerando o contexto;
- Conhece as regras e ortografia dos verbos regulares na forma afirmativa;
* Language
- Vocabulary referente à proteção do meio ambiente, campanhas, mídias e propagandas de conscientização;
- EVERY, ANY no sentido de
“todos e quaisquer”.
- Reconhece os elementos para produção de sentido textual-interlocutor, condições de produção, intenções;
- Apropria-se do vocabulário referente à proteção do meio ambiente e propagandas de conscientização;
* GRAMMAR
- Novos verbos regulares e revisão de When e While..
- Entende o emprego do EVERY e ANY no sentido de “todos e quaisquer”;
- Reorganiza os procedimentos de coesão, verificando suas respostas;
- Estabelece relações com o que foi ouvido através de textos não-verbais;
- Comenta e organiza os procedimentos de correção verificando suas respostas;
- Desenvolve estratégias de leitura através de expressões do passado simples;
- Posiciona-se frente aos temas presentes nos textos.
- Contrasta o uso simultâneo do past progressive e do simple past.
- Percebe a variação de modalidades entre a fala e a escrita.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Reading
- Matérias eletivas nas escolas dos EUA e no Brasil.
- Arte contemporânea;
- Textos de opinião e
- Percebe diferenças nas formas de lazer dentre elas o lazer cultural;
- Lê e expressa sua opinião sobre arte contemporânea;
- Descobre o significado de palavras ou frases considerando o contexto em que elas estão inseridas;
argumentativos;
- Decoração.
* Language:
- Uso do a hot of, lots of e some.
- Textos variados: receitas, certidões de casamento, nascimento,
- Óbitos;
- Brow ?Ñlend
- Reorganiza o sentido do tema de um texto a partir do significado das palavras
chaves, considerando o contexto em que elas estão inseridas;
* Grammar
- Passado simples, verbo irregular e regular;
- Verbos modais MAY E MIGHT, substantivos contáveis e incontáveis.
- Identifica a similaridade de conteúdo entre textos.
- Constrói pequenos textos no passado simple iniciado e concretizado num dando momento no passado.
- Produz pequenos textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
- Expressa ações passadas por meio de dramatizações e atividades orais.

IV UNIDADE – (21/09/2009 A 24/11/2009)

* Reading:
- Propaganda, diário anúncio (informativo)
- Analisa textos com diferentes situações comunicativas de uso público e pessoal.
- Analisa o significado de palavras, frases e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas.
* Language
- Uso do Much, many, litltle, few, a lot of lots of, plenty, several
- Analisa o significado de palavras, frases e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas.
- Lê e interpreta textos adequados a diferentes situações comunicativas propaganda, diário, anúncio.
* Grammar
- Simple past – regular and irregular verbs;
- Possessive case (‘s = OF),
– Future With GOING TO
- Emprega com propriedade os “determiners” much, many, few, little, a loto f, lots of, plety of, several para indicar quantidades;
- Identifica as particularidades dos substantivos contáveis e incontáveis;
- Refere-se a algo que possui ou que pertence a alguém, empregando o caso possessivo;
- Expressa planos e decisões empregando frases no futuro;
- Interpreta o assunto de um diálogo informal ocorrido por telefone a partir do futuro com going to.


ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Manifestações poéticas e combinações estéticas.
- Diferencia patrimônio material e material da humanidade.
- Conceitua arte bizantina
- Cria mosaicos
- Conceitua harmonia, equilíbrio e contraste em arte.
- Cria diferentes texturas
- Reconhece instrumentos musicais e os classifica em suas diferentes categorias.
- Compreende o que é patrimônio cultural

II UNIDADE – abril/junho

- Criando e recriando – Compreende o barroco como estilo de arte, reconhece e reproduz suas
características.
- Enumera artistas barrocos e suas características individuais.
- Reconhece a arquitetura barroca e suas características
- Reconhece o fotografia como forma de expressão artística.
- Utiliza bem o foco e o enquadrando nas fotos.
- Cria obras com características cubistas.
- Compreende o cubismo como forma de arte contemporânea.

III UNIDADE – agosto/setembro

- Mudas e Modas – Reconhece ou determina lugares e épocas pela observação dos figurinos.
- Jogo das texturas – Cria diferentes textuais visuais
- Rap – Faz analise crítica de músicas de diferentes épocas e estilos.
- Estava na moda – Conhece as produções culturais das décadas de 60, 70, 80 e 90.
- Moda, arte e criação – Produz peças e roupas com diferentes estilos.
- Pop Art – Compreende a Pop Art como forma de arte contemporânea
- Design – Reconhece observa as diferentes formas de design.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Mistérios e enigmas da arte – Conhece, investiga e decifra alguns dos vários mistérios da arte.
- Descobrindo o Egito – Lê e interpreta as imagens iconográficas que compõem a escrita egípcia.
- Mistérios e enigmas da Monalisa – Investiga os mistérios que cercam a imagem do Monalisa
- Renascença – Investiga os mistérios da arte renascentista
- Mistério e suspense – Se apropria dos conhecimentos diferentes a vida e a obra de Alfrio Hitchcock.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL – Monitor Paulo Roberto
I UNIDADE – fevreiro/abril

- Partes do computador;
- O computador e seu funcionamento;
- Identifica as partes do computador e seu funcionamento;
- Sistema operacional;
- Windows;
- Compreende a evolução do computador, relacionando o seu uso no passado com os dias atuais;
- Conhece outros sistemas operacionais, compreendendo a importância do sistema operacional na máquina;
- Acessórios Windows; – Utiliza acessórios do Windows com o apoio dos softwares para desenvolver a
criatividade;

II UNIDADE – abril/junho

- O logotipo; – Utiliza as ferramentas do Word para criar logomarca ou personalizar trabalho;
- Cartão de visitas; – Cria e desenvolve diagrama, cartões de visita sabendo da importância desses
elementos para o ramo empresarial;
- Mala direta; – Conhece as facilidades que podem transformar atividades demoradas em tarefas ágeis dentro de uma empresa ou setor;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Internet;
- Navegador da Web;
- Internet Explorer;
- O que oferece a Internet;
- Programa de e-mail;
- Personalizar papel de carta;
- Capturando imagem da Internet;
- Conhece o funcionamento da Internet identificando suas várias funções e utilidades;
- Reconhece a Internet como um meio de comunicação mundial e pensamento crítico;
- Utiliza a comunicação através de programa de e-mail;
- Sabe navegar na Internet utilizando para pesquisa em prol de seus conhecimentos;
- Captura imagens da Internet fazendo download;
* Power Point;
- Criação do slide;
- Figuras;
- Animação;
- Utiliza recursos oferecidos no Power Point para desenvolvimento e apresentações de trabalhos;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Excel;
- Edição de planilhas;
- Conhece o programa Excel e o utiliza na forma adequada em função de suas necessidades;
- Sabe utilizar gráficos, cálculos, formatar células e todos os demais recursos do programa;
- Informativo;
- Coluna, Tabela;
- Utiliza os recursos existentes para o desenvolvimento de seus trabalhos escolares.

LITERATURA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Textos jornalísticos;
- Revisão de conceito e estrutura
- O lide
- O editorial
- A entrevista
- A notícia
- O jornal impresso
- O Jornal televisado;
- Carta do leitor;
- Reconhece que tema como: jornal, revista, rádio, Tv, tem funções no contexto social;
- Percebe os diferentes meios de comunicação, diferentes mídias, caracterizam a sociedade
contemporânea;
- Analisa as diferenças e semelhanças na linguagem e estrutura textual do jornal impresso e
televisivo;
- Produz Carta de Leitor atento a estrutura, linguagem, ortografia, pontuação, coerência e
coesão principalmente.
- Reescreve um editorial analisando sua estrutura dissertativa;
- Lê e analisa os pontos pros e contras do enredo do paradidático;
- Analisa o contexto histórico em que o tema do paradidático “Os Miseráveis” está inserido;
- Identifica as características da resenha crítica;
- Reescreve um editorial na terceira pessoa;
- Analisa a atuação do editorial e a reportagem nos textos de uma revista;
- Analisa o posicionamento do leitor e do editor do texto nas cartas do leitor.

II UNIDADE – abril/junho

- Textos de opinião
- Resenha
- Jornal e revista
- Fotonovela
- HQ – historia em quadrinhos
- Percebe a atuação do editorial e reportagem nos textos de uma revista.
- Reconhece que a reportagem tem como característica marcante o trabalho de campo;
- Analisa o entrelaçamento do tema do paradidático no contexto social;
- Lê e sintetiza o que compreende sobre o paradidático “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
- Analisa a estrutura e funções das capas de revista;
- Reconhece as características da resenha crítica
- Percebe a importância da imparcialidade e veracidade como uma das características dos textos jornalísticos e revistas;
- Reconhece que código de ética faz parte do cotidiano dos bons jornais e revistas do país para assegurar a veracidade da matéria publicada;
- Entende que toda e qualquer matéria publicada em jornal revista deve ser assinada por quem escreveu o material.

III UNIDADE – agosto/setembro

- O rádio;
- A televisão
- Produz um texto dissertativo – argumentativo não só num ponto de vista escolhido, como também baseado no enunciado;
- Aborda a influencia da televisão no cotidiano das crianças e adolescentes
- Percebe os prós e contras do uso excessivo da televisão;
- Conclui que uso exagerado do fone de ouvido plugado aos aparelhos eletrônicos, podem causar sérios problemas à saúde.
- Seleciona com mais critérios programas de televisão mais educativos, de acordo com sua faixa etária;
- Percebe que entre o mundo infantil e adulto, perpassam questões que envolvem principalmente responsabilidade e naturalidade;
- Reconhece o horário nobre, 20 horas são disponíveis para quem pode pagar mais caro pela exibição de um filme, novela, propaganda e outros;
- Compreende os conceitos das variedades lingüísticas, inseridos nos programas de TV e rádio;
- Aprimora a compreensão dos textos do paradidático através da participação nos debates;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Propaganda,
- Teledramaturgia (novelas)
- Argumenta os textos lidos
- Desenvolve estratégias de leitura;
- Reflete, a partir de discussões em sala, a forma que o negro é visto na sociedade;
- Discute sobre a ausência de negros nas propagandas e televisão;
- Analisa a ausência de ações positivas inerentes ao negro na teledramaturgia;
- Debate a respeito da lei;
- Reconhece a importância social do jornal impresso;
- Reconhece a importância dos telejornais bem como a leitura dos jornais impressos, no que diz respeito ao acesso à informação, enriquecimento do vocabulário e no desenvolvimento crítico;
- Entende as seções de um jornal, estrutura dos jornais e os gêneros presente nele.
- Desenvolve mais significamente a prática com texto orais – rádio e telejornais;
- Analisa os aspectos não verbais presentes nas propagandas.

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Objetivos comunicativos
- Dónde vives?
- Tu nombre
- El origen
- La profesión
- Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
- Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
- Objetivos culturales
- Comunidades autônomas de Espana
- Miguel Hernandez, um poeta del pueblo.
- Mercosul: tratado internacional
- Objetivos gramaticales
- Masculino y feminino de los adjetivos y sustantivos
- Presente de indicativo de ser, llamarse, trabajar, vivir (yo, tu, El)
- Abecedário
- Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
- Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
- Identifica países que falam a língua espanhola.
- Diz seu nome, origem e profissão;
- Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
- Distingue o gênero mínimo do masculino;
- Conhece alguns substantivos e adjetivos;
- Atenta-se para os falsos cognatas;
- Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR, TRABAJAR, VIVIR;
- Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
- Conhece as principais profissões espanholas.

II UNIDADE – abril/junho

Objetivos comunicativos
- Saludar formal e informalmente;
- Dar La gracias
- Ésta ES mi escuela!
- Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
- Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
- Apresenta pessoas e da características;
Objetivos gramaticales
- Adjetivos posesivos
- Demonstrativos (I)
- Plural de adjetivos y substantivos
- Presente de indicativo
ESTUDIAR
- Números Del 0 al 30;
- Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
- Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
- Conhece as formas do verbo estudar. Objetivos Culturales
- México: Países de Centroamérica
- José Marti: um poeta cubano
- Paises y nacionalidades de Hispanoamérica
- Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte importante de sua identidade.
- Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.

III UNIDADE – agosto/setembro

Objetivos comunicativos
- Poder La comida
- Expressar los gustos
- Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
- Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
- Hábitos alimentícios
- Alimentos de España e Hispanoamérica.
- Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
- Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do vocabulário por associação com a língua materna.
- Consegue pedir um alimento e agradecer;
- Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
- Presente do indicativo de PODER, QUERER, HACER
- Números Del 31 al 50.
- Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
- Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
- Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Objetivos comunicativos
- Descrición~, colores
- Acciones habituales
- Preguntar y decir La edad
- Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
- Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa prática ser realizada.
- Perguntar el precio
Objetivos Culturales
- Vida familiar
- Rômulo Gallegos! Um escritor venezolano
- Donde compramos?
- Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
- Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
- Numeros Del 51 al 100
- Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
- Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
- Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
- Compara nas atividades diárias com as do colega;
- Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
- Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevreiro/abril

- Leis 10639/2003 e 11645/2008
- Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
- Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
- Por que a obrigatoriedade
- Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
- Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
- Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
- Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
- Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e
indígenas na atualidade.

II UNIDADE – abril/junho

- Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
Países e capitais Etnias (atualidade)
- Espaço geográfico: Brasil indígenas
- Ocupação América e Brasil (origem)
Grupos e modo de vida Países africanos de língua portuguesa.
- Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
- Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
- Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
- Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses (colonização portuguesa)
- Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.

III UNIDADE – agosto/setemb
ro

- Arte africana
- Artesanato
- Arquitetura
- Pintura
- Vestuário
- Música
- Literatura e poesia
- Percebe diversidade e riqueza criadora
- Constrói imaginário da evolução e contemporaneidade produção artística e cultural africana.
- Caracteriza produção cultural africana.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Projeto Consciência Negra
- Ações afirmativas e políticas publicas.
- Conceito, importância, objetivos, conseqüências.
- Porque reparação?
- Cotas nas universidades – rádio, Tv, propaganda
- Discriminação no trabalho
- Compreende significados históricos para reparação para afro-brasileiros e indígenas. (estatísticas negros x brancos: ocupação e renda)
- Ações afirmativas e reparação x cooperativismo;
- Objetivos
- Interesses
- Resultados

FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevreiro/abril

- A origem da Filosofia e desenvolvimento das ideais
- Reflexão – O instinto x a razão.
- Contextualiza a origem ao pensamento e o desenvolvimento dos ideais.
- Diferencia Filosofia da ciência.
- Desenvolve a reflexão como metodologia de análise da realidade concreta.

II UNIDADE – abril/junho

- Cidadania e sua importância na atualidade.
- O direitos e os deveres
- A Declaração dos Direitos Universais
- Reflete sobre os direitos e deveres com construções humanas;
- Reflete sobre a necessidade dói homem em viver em sociedade.
- Analisa a cidadania como instrumento do homem participativo na sociedade.

III UNIDADE – agosto/setembro

- As profissões: conceito e transformações.
- As aptidões profissionais
- Compreende a necessidade humana de produção na sociedade e transformação da natureza;
- Reflete sobre as possibilidades e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
.
IV UNIDADE – setembro/novembro

- A origem no desenvolvimento da Filosofia;
- A Grécia antiga e os principais pensadores
- Sócrates
- Contextualiza a origem e o desenvolvimento das idéias filosóficas;
- Identifica as contribuições do pensamento de Sócrates para o desenvolvimento social humano.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
- Constituição Federal 1988 Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 – parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
- Constituição Estadual
- Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949 de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
- Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e 15.
- Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
- Ramos do cooperativismo
- Princípios Educação cooperativista.
- Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
- Identifica e compreende a importância

II UNIDADE – abril/junho

- O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
- Cooperativismo e as sociedades indígenas
- Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)
- Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
- Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>