Planejamento – 9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene

Fonte: CODEPIN
9° ANO
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Internet e outras mídias da atualidade;
– Desenvolve estratégias de leitura;
-Gêneros textuais:
– Chat;
– E-mail;
– Blog;
– MSN
– Discute, posicionando-se criticamente; acerca do que leu;
– Conhece outros gêneros textuais e suas funções na sociedade;
– Reflete sobre os meios de comunicação eletrônicos:
-Texto de opinião
– Revisão:
– Frase
– Oração
– Período
* Oração coordenada:
– Sindética;
– Assindética
* Conjunções
* Revisão da ortografia
– Produz textos, expondo sua opinião crítica sobre os debates em sala;
– Compreende a noção sintática da frase, da oração e do período;
– Reconhece nos contextos, as diferenças entre a frase, a oração e o período.
– Apropria-se do conceito de orações coordenadas;
– Identifica noção estabelecida entre a ausência/presença do síndeto;
– Examina textos, identificando os tipos de oração coordenada a partir do síndeto;
– Conhece as conjunções como elemento de coesão;
– Constrói noção de sentido das conjunções;
– Apropria-se da diferença entre o uso do mais e do mas

II UNIDADE – abril/junho

* A história do livro; – Discute acerca dos textos com o tema da unidade;
– A importância dos clássicos da literários.
– Os grandes clássicos da literatura brasileira;
– Apresenta pesquisa sobre um aspecto da história dos livros clássicos;
* Revisão
– Funções do substantivo;
– Conhece os diferentes períodos históricos da evolução dos livros.
* Orações subordinadas substantivas;
* Orações subordinadas adjetivas:
– Retoma os conceitos de função sintática;
– Revisa as funções sintáticas do substantivo;
– Constrói noção de subordinação de um período;
– Conhece as orações subordinadas, examinando contextos;
– Identifica as orações adjetivas no texto;
– Elabora estratégias de revisar os conteúdos estudados;
– Valida conceitos, através da exposição oral dos conteúdos estudados;
– Monta esquema de estudos com os conteúdos da unidade;
– Faz coletânea de textos com informações de livros (da história do livro);

III UNIDADE – agosto/setembro

– Atualidades:
– Temas recorrentes em relações de concurso (CEFET/SESI)
– Intertextualidade
– Oração subordinada adverbial;
– Vozes verbais;
– Modo imperativo;
– Texto argumentativo
– Lê textos com temas da atualidade;
– Discute temas da atualidade;
– Coleta textos, fazendo comentários diários sobre os mesmos;
– Conhece os mecanismos da atualidade;
– Examina textos, observando os princípios da intertextualidade;
– Faz coletânea de textos com tema da atualidade (CEFET/SESI)
– Produz texto argumentativo sobre um tema da atualidade escolhido;
– Conhece as orações subordinadas adverbiais;
– Identifica as orações adverbiais no texto;
– Traça estratégias de revisão de vozes verbais e modo imperativo;
– Elabora lista de atividades como os conteúdos da unidade;
– Expõe lista de atividades, discutindo e revisando os conteúdos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Teatro;
– Linguagem teatral;
– Montagem de espetáculo;
– Texto argumentativo (continuação);
– Concordância verbal
– Concordância nominal
– Lê expressivamente textos teatrais;
– Conhece os mecanismos de montagem e partes do espetáculo teatral;
– Discute os temas abordados na montagem do espetáculo;
– Participa das oficinas e das etapas de montagem da peça;
– Discute os temas abordados na montagem do espetáculo;
– Participa das oficinas e das etapas de montagem do espetáculo;
– Participa do espetáculo teatral;
– Casos especiais de concordância
– Norma culta;
– Norma popular.
– Conhece normas de concordância nominal e verbal;
– Usa, com adequação, as normas de concordância nas produções textuais.
– Debate, no júri simulado, questões de norma culta/popular.

MATEMÁTICA – Professora: Rosangela
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Relações Métricas; – Identifica e opera com números racionais, irracionais e reais;
– Determina intervalos numéricos;
– Reconhece as propriedades das potencias;
– Faz uso da notação científica;
– Opera e racionaliza radicais.
* Semelhança; – Identifica e reconhece polígonos semelhantes;
– Amplia e reduz polígonos;
– Estabelece semelhança entre triângulos;
– Faz uso do teorema de tales na resolução de problemas.
* Equação e função do 1º grau; – Diferencia e reconhece grandezas diretamente e inversamente proporcionais;
– Conceitua função;
– Representa a lei da função;
– Representa a função por meio de gráficos;
– Determina o domínio e a imagem de uma função;
– Define uma função do 1º grau.

II UNIDADE – abril/junho

* Equações do 2º grau; – Estabelece diferenças entre equações do 1º e do 2º grau;
– Reconhece e soluciona equações completas e incompletas do 2º grau;
– Obtém as raízes de uma equação pela fórmula de Bhaskara;
– Estabelece relação entre os coeficientes e as raízes da equação do 2º grau;
* Função do 2º grau; – Explora a diferença entre reta e parábola;
– Define a função do 2º grau;
– Representa graficamente uma função do 2º grau;
– Estabelece relação entre a discriminante e o gráfico de uma função do 2º grau;
– Determina o domínio e a imagem de uma função do 2º grau.
– Determina o valor máximo e mínimo de uma função;
* Relações métricas no triângulo; – Explora a noção de projeção ortogonal;
– Verifica as projeções dos catetos sobre a hipotenusa;
– Utiliza o teorema de Pitágoras na resolução de problemas;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Círculo e circunferência; – Relaciona circunferências com objetos do cotidiano;
– Conceitua, circulo, diâmetro e raio;
– Estabelece relações posicionais na circunferência;
– Calcula ângulo central;
– Calcula e estabelece relações métricas na circunferência.
* Aprofundamento os conhecimentos sobre equações:
– Sistema de equações do 2º grau;
– Equações biquadradas
– Equações irracionais
– Resolve equações e problemas do 2º grau;
– Resolve equações e problemas com equações biquadradas;
– Resolve equações e problemas com equações irracionais;
* Relações trigonométricas; – Conceitua seno, co-seno e tangente;
– Relaciona as razões trigonométricas de um ângulo agudo com os lados de um triangulo retângulo;
– Aplica razoes trigonométricas em situações problema;
– Calcula as medidas desconhecidas de um triangulo qualquer;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Polígonos regulares inscritos na circunferência;
– Estabelece relações métricas no hexágono regular, no quadrado e no triangulo eqüilátero;
* Área de figuras planas; – Calcula a área do:
– Quadrado;
– Retângulo;
– Losango;
– Paralelogramo;
– Trapézio;
– Circulo;
– Setor circular;
– Curva circular;
– Figuras que podem ser decompostas;
* Estatística e Probabilidade; – Constrói e analisa tabelas e gráficos;
– Analisa e interpreta problemas envolvendo dados recentes do cotidiano.
– Analisa e interpreta dados estatísticos;
– Identifica moda e mediana;
– Calcula média aritmética;
– Calcula nº de possibilidades de ocorrência de um evento;
– Calcula chance de ocorrer um evento;
* Matemática financeira; – Calcula proporcionalidade;
– Opera com porcentagem;
– Calcula juros simples e compostos;
– Identifica o montante.

CIÊNCIAS NATURAIS Profª Valdineia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Lentes convergente e divergente Energia luminosa e vida;
– Relaciona aspectos de fonte de luz, visão, lentes com a energia luminosa;
– Energia sonora;
– Propagação de ondas
– Relaciona energia sonora com características da audição e utilizar instrumentos matemáticos;
– Energia e processos vitais; – Conhece a forma que os seres vivos adquirem energia e relaciona com os tipos
de energia estudados anteriormente;
– Componentes químicos
– História da química
– Big Bang
– Conhece o conceito de química e a sua relação com o surgimento do universo;
– Propriedades da matéria
– Elementos químicos
– Tabela periódica
– Caracteriza a presença da química no seu dia-a-dia.

II UNIDADE – abril/junho

* Energia química;
– Modelo de Dalton/Rutherfod Bahr
– Compreende a evolução do átomo e as leis gerais de conservação de energia;
– Energia Elétrica; – Conhece como acontece a geração e consumo de energia elétrica e formas de
economizar energia;
– Meio Ambiente e suas relações com a químicas
– Ligação química:
– Covalente e iônica
– Compreende os mecanismos de interação entre os elementos químicos;
– Reação de redução
– Balanceamento químico
– Conhecer e balancear equações químicas de acordo com as suas vivências;

III UNIDADE – aagosto/setembro

* Energia térmica;
– Calor;
– Transferência de calor
– Entende a transformação da energia térmica em energia cinética;
* Energia e poluição; – Compreende como a geração de energia pode afetar o homem e o meio
ambiente;
* A química e a constituição dos seres
humanos;
– Conhece alguns conceitos de química e sua presença nos alimentos.
* A química na corrente sangüínea; – Conhece os processos de diluição e misturas;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Cinemática
– Movimento uniforme
– Movimento acelerado
– Tem noção de modulo, direção e sentido para discernir grandezas vetoriais;
– Energia e posição: – Compreende como é possível armazenar energia em diferentes modalidades;
– Conservação de energia; – Conhecer a finalidade de conservação de energia (todos os tipos);
* Avanços tecnológicos e química nuclear:
– Conhece as contribuições da química perante os avanços e os perigos oferecidos pela radiatividade;

HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril


* I Guerra Mundial: antecedentes, causas, fases e conseqüências;
– Identifica e compreende fatores causadores e conseqüências da I Guerra Mundial;
* Revolução Russa
– Surgimento do socialismo;
– Ideal revolucionário, NEP, URSS.
– Compreende e distingue processo revolucionário russo do resto da Europa 1917.
– Crise do capitalismo: 1929;
– Regimes totalitários: Nazismo e Fascismo;
– Crise capitalismo 2008
– Caracteriza regimes totalitários europeus;
– Brasil: Republica Velha
– Organização, Política;
– Movimentos Sociais
– Crise cafeeira
– Aspectos culturais do modernismo e a semana da Arte 1922.
– Compreende o contexto brasileiro durante período da República Velha.
– Identifica elementos culturais do modernismo e semana de 1922 no Brasil.

II UNIDADE – abril/junho

* II Guerra Mundial;
– Antecedentes – causas – fases e conseqüências
– Compreende a II Guerra Mundial como extensão da I Guerra Mundial;
* A Guerra Fria;
– O mundo bi polarizado;
– Compreende período da Guerra Fria como conflito ideológico entre capitalismo
e socialismo.
* A Guerra do Vietnã; – Constrói conceito sobre: superpotência, estado novo, republica oligárquica;
* O populismo na América Latina;
– Argentina
– Caracteriza populismo na América Latina.
* Brasil: Era Vargas;
* Crise das Oligarquias;
– Revolução 1930: Governo provisório – Constitucional
– Estado novo;
– Redemocratização
– Compreende contexto e caracteriza período/era Vargas de 1930 a 1945

III UNIDADE – agosto/setembro

* Desvalorização afro-asiática; – Compreende e relaciona processo de descolonização afro-asiática, com a II
Guerra Mundial e a Guerra Fria;
* Oriente Médio: Questão Palestina; Guerra Kuwait x Iraque; EUA x Iraque, Revolução islâmica no Irã
– Afeganistão terrorismo e
fundamentalismo.
– Identifica as origens dos conflitos entre árabes – israelenses.
* Brasil: décadas de 1950/60;
– Fim da era Vargas;
– Governos:JK, JQ e João Goulart;
– Percebe e compreende os interesses pelo controle e pela partilha da região do Oriente médio;
– Compreende contexto brasileiros nas décadas de 50 e 60
– República dos militares; – Identifica elementos para instalação regime militar no Brasil – 1964.
– Caracteriza o período da ditadura militar no Brasil.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Crise do socialismo: o leste europeu, Polônia, Iugoslávia, desmembramento da URSS.
– Compreende o processo que levou a crise ao modelo socialista.
* A nova ordem mundial e a globalização da economia;
– Blocos econômicos;
– Neoliberalismo e o Brasil;
– Recebe as transformações socioeconômicas no mundo pós Guerra Fria.
* Brasil: redemocratização e a nova republica;
– Fim da AIS – anistia movimento diretas já
– Emenda Dante de Oliveira
– Eleição Tancredo Neves
– Governos: Sarney,
– Eleições diretas para presidente:
– Distingue o Brasil do período democrático do período do regime militar ao período democrático;
– Reconhece a proximidade dos conteúdos estudados sobre o Brasil contemporâneo e seu cotidiano.
Governo Collor impeachment
– Governo Itamar Franco
– Governo FHC

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE – (fevereiro/abril

* América Latina e o IDH;
– Estudo da Argentina, Uruguai e Chile
– Analisa a globalização como relação de poder entre os países;
* México
– Países de elevado IDH espalhados pelo mundo.
– Verifica a influência da economia e política na organização social dos países;

II UNIDADE – abril/junho

* Países com médio IDH: na América Latina; Europa e China
– Verifica a influência da economia e política na organização social dos países;
– Características socioeconômicas Dops países de médio IDH no mundo.
– Refletir sobre as interações entre países em contexto de globalização.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Da antiga União Soviética, atual Federação Russa;
– Reflete sobre as relações desiguais entre os países.
* A Índia
– Outros países asiáticos de médio IDH
– África e os contrastes sociais.
– Identifica e valoriza o aspecto cultural dos países em contexto de globalização.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Países com baixo IDH;
– Como os países estão vencendo as desigualdades sociais;
– Principais conflitos mundiais x as organizações internacionais.
– Identifica as relações desiguais entre os países;
– Valoriza os aspectos culturais das diferentes países;
– Verifica a posição de Brasil no contexto das relações mundiais.

EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Apresentação dos combinados da disciplina
– Exame biométrico
– Os movimentos (naturais / Artificiais)
– História da Educação Física
– Os músculos e suas propriedades
– Anatomia humana: músculos e articulações.
– Noções básicas em higiene pessoal
– Ginástica localizada
– Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
– Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
– Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando os limites e características do colegas;
– Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).

II UNIDADE – abril/junho

* Handebol: história e regras
– Voleibol: história e regras.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
– Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades perceptivas motora como lateralidade e orientação espaço/tempo.
– Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.

III UNIDADE – agosto/setembro

*Tongo
– Flamenco
– Aeróbica
– Capoeira
– Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à
disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos,
pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro
estimulo sonoro escolhido.
– Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
– Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
– Noções básicas em Primeiros Socorros.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
– Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.

LINGUA INGLÊSA – Professora: Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Reading
– Texto descritivo, instrucional, dissertativo,
– Preferências escolares
– Desperta para realidade de mundos diferentes a partir de textos descritivos e dissertativos;
– Expõe suas preferências escolares através dos textos descritivos;
* Language
Parágrafos (coerências e coesão),
– Vocabulário referente a emoções, sentimentos variante lingüísticas entre inglês americano e o inglês britânico.
– Descreve suas emoções e sentimentos a partir do respeito nas relações interpessoais;
– Apropria-se do significado de palavras e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas;
* Grammar
Review: Simple past genitive case, personal pronouns, possessive pronouns, contable and uncountable nouns;
– Future com WILL
– Posiciona-se frente aos temas presentes nos textos de forma coerente;
– Reordenação de parágrafos objetivando-se à coesão e coerência textuais;
– Emprega com propriedade os substantivos contáveis e incontáveis.
– Faz previsões de acontecimentos e realizações pessoais a partir do futuro com Will.

II UNIDADE – abril/junho

* Reading
– Origem do Chocolate
– Curriculum Vitae
– Compreende textos informativos, técnicas instrumentais como SKIMMING,
SCANNING;
* Language
– Carta, técnicas de resumo, coluna social, anúncio de emprego, currículo.
– Aprimora as técnicas de síntese objetivando resumir as idéias principais e eliminar informações menos necessárias.
* Grammar
Past participle, passive voice, verbo modal SHOULD, if – clauses com tempos verbais simples
– Lê textos mais longos compreendendo seu significado a partir do contexto e
da linguagem não verbal.
– Reconhece a particípio passado dos verbos regulares e irregulares;
– Aplica a voz passiva dentro do contexto de elementos do cotidiano;
– Reconhece o verbo modal SHOULD no sentido de aconselhamento;
– Constrói textos com IF CLAUSE com tempos VERBAIS SIMPLES.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Reading
– Texto abordando os seguintes tema: depression, money, drugs, consumo
– Reflete sobre depressão na adolescência com uso de verbos modais;
– Diferencia classes de palavras a partir dos sufixos;
* Language
– Comprehension text;
– Vocabulary
– Readings
– Compreende textos relacionados a finanças;
– Percebe o melhor momento e a melhor forma de fazer uso da mesada na hora de ir às compras;
* Grammar
Verbos modais: CAN, COULD,
WOULD, sufixos LESS, FUL, NESS,
ITY, IBLE, ABLA, verbos modais
MUST, SHOULD, advérbios of manner
– Compreende um texto histórico utilizando técnicas instrumentais de leitura;
– Constrói texto com os advérbios de modo;
– Utiliza os verbos modais para indicar habilidade, permissão e dar conselho;
– Percebe que o acréscimo dos sufixos less, ful, ness, ity, able, no final dos substantivos, muda o sentido da palavras.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Reading
– Carta de reclamação;
– Formulário de intercâmbio
– Ampliação vocabular
– Reorganiza parágrafos objetivando a coerência e coesão textual;
– Lê e compreende textos descritivos;
– Aplica o caso genitivo em contextos que indicam posse;
* Language
– E-mails;
-Listen, write, read, speak
– Compreende texto informativo de revista com quadro percentual sobre preferências escolares de adolescentes ingleses, estatudinenses e brasileiros;
* Grammar
– Advérbios em uso (modo, lugar, tempo, frequência definida e indefinida,
– Present perfect com as expresses de passado.
– Review – Simple past
– Entende que o present perfect estrutura-se mediante o verbo principal no particípio;
– Emprega os advérbios de freqüência observando as formas definidas e indefinidas;
– Relaciona as diferenças entre o present perfect e o simple past.

ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Arte em debate – Compreende que a arte é parte essencial no processo de desenvolvimento da
sociedade;
– Reconhece o artista como um profissional e a arte como profissão;
– Identifica por suas características o tempo (época) em que a obra foi criada;
– Reconhece os diferentes meios que a arte pode ser criada e consumida;
– Estabelece a diferença entre suporte e mídia;
– Cria obras de arte em diferentes mídias.

II UNIDADE – abril/junho

– Visões e interpretações estéticas – Lê e interpreta imagens
– Expressa por meio de produções artísticas o seu entendimento das obras de arte;
– Reconhece nas obras de arte elementos simbólicos ou iconográficos;
– Conhece a origem da MPB
– Lê e interpreta obras teatrais
– Faz analises críticas de obras de arte.

III UNIDADE – agosto/setembro

– Temas dilemas e problemas – Reconhece a história do cinema
– Cria animações com diferentes técnicas
– Compreende o cinema como forma de arte;
– Escreve roteiros para cinema;
– Reconhece o valor cultural do cinema;
– Reconhece o cinema novo como movimento cultural de importância histórica.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Invenções e soluções da arte – Reconhece os monumentos históricos como forma de arte;
– Reconhece os diferentes estilos e formas de escultura;
– Cria esculturas em sabão;
– Reconhece o enfeite como forma de arte contemporânea;
– Elabora e constrói obras de arte em grafite;
– Reconhece as diferentes formas e estilos de arquitetura e suas diferentes épocas.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL – Monitor: Paulo
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Reconhece o computador – Conhece e identifica as partes de um computador;
* Sistema Operacional – Identifica outros sistemas operacionais;
– Compreende a importância dos sistemas operacionais e em particular a do Windows;
* Windows Explorer – Cria pastas e copia arquivos, organizando em discos rígidos se necessário;

II UNIDADE – abril/junho

* Editor de textos Word
– Funções básicas
– Configuração de página
– Formatação
– Mala Direta
– Utiliza o programa de textos empregando seus recursos corretamente;
* Editor de planilhas Excel
– Receitas
– Despesas
– Resultado
– Sabe utilizar o programa Excel de forma adequada em função de suas necessidades escolares;
* Power Point
– Transição de slide
– Animação em slide
– Utiliza os recursos oferecidos no programa para desenvolvimento e apresentação de trabalhos de forma correta;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Internet
– Internet Explorer
– Navegador da WEB
– Programa de e-mail
– Personalizar papel
– Capturando imagem da internet
– Conhece o funcionamento da internet identificando suas várias funções e utilidades;
– Reconhece a internet com um meio de comunicação através de programa de e-mail;
– Sabe navegar na internet utilizando para pesquisa em prol de seus conhecimentos;
– captura imagens da internet e faz download;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Informativo
– Coluna, tabela
– Utiliza os recursos existentes para o desenvolvimento de seus trabalhos escolares;
* Revendo a Internet e criação de endereço eletrônico
– Utiliza a Internet de forma correta;

LITERATURA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Chat
– E-mail
– Blog
– Texto de opinião
– Resenha
– Lê de forma autônoma os diferentes gêneros textuais que circulam socialmente;
– Percebe que chat e-mail são gêneros textuais emergentes na mídia virtual;
– Compreende o sentido das mensagens orais e escritas de que é destinatário direto;
– Reconhece as intencionalidades implícitas em suas mensagens orais e escritas;
– Produz textos escritos, coesos e coerentes adequados às situações de interlocução;
– Revisa e reescreve o próprio texto;
– Discute sobre a influência da Internet na linguagem e o papel da linguagem na Internet;
– Usa a Língua Portuguesa como geradora de significação e integradora do mundo e da própria identidade;
– Consegue adequar os recursos expressivos, a variedade de língua e o estilo às diferentes situações comunicativas;
– Coordena satisfatoriamente o que fala ou escreve e como fazê-lo;
– Compreende que coesão e a relação entre palavras;
– Usa verbos na primeira e terceira pessoa para produzir resenha e texto de opinião;
– Uso da caixa alta, em um e-mail, para passar a idéia de que está chamando atenção.

II UNIDADE – abril/junho

1 – Texto de opinião
– Os livros clássicos brasileiros
– Apresenta textos de opinião com boa coerência e boa progressão lógica;
– Sintetiza o que foi investigado antes da produção textual;
– Aproveita elementos da gravura, se houver, para produzir um texto argumentativo;
– Define a coerência em u texto quando alguma informação esta em oposição com o que de fato existe na realidade;
– Compreende que a progressão num texto de opinião não diz respeito apenas a repetição de palavras, mas também a repetição das mesmas idéias;
– Compreende que a circularidade lógica está na repetição do esmo conteúdo;
– Analisa que a ordem das palavras, dentre outros mecanismos fazem parte da coesão textual;
– Constrói um texto de opinião atento as orações coordenadas e aos períodos compostos.

III UNIDADE – (agosto/setembro

– Poesia
– Literatura e cinema
– Resenha de livros e filmes
– Compreende que compor em versos é conhecido como verificação;
– Utiliza mecanismos para seduzir através da poesia
– Produz poesias de acordo com as características do gênero;
– Identifica no texto unidades como verso, estrofe, rima, métrica, ritmo;
– Revisa e reescreve os textos observando a coerência, coesão, ortografia, público alvo;
– Compara textos buscando semelhanças quanto as idéias e linguagens;
– Interpreta poesia a partir da identificação do eu lírico;
– Percebe as relações sócio históricas culturais entrelaçadas no texto;
– Desenvolve habilidades de expressão oral no reconto das poesias;
– Percebe valores sentimentos implícitos na poesia.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– A linguagem do texto teatral
– Conto e teatro
– Privilegia a interação e reconhece os diferentes tipos e gêneros textuais;
– Reconhece que todo falante possui um saber lingüístico um conhecimento gramatical;
– Torna-se sujeito ativo na construção do conhecimento baseada na intuição lingüística;
– Determina igualmente necessário adentrar as características linguiticas e formas e inerentes a cada gênero;
– Compreende que o texto não se constitui como objeto unicamente da Língua Portuguesa, mas permeia também nas outras áreas do conhecimento.
– Estabelece mecanismos de coesão (ordem das palavras, elipse, palavras referenciais..) baseado no estudo do léxico e das variantes lingüísticas.

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Objetivos comunicativos
– Dónde vives?
– Tu nombre
– El origen
– La profesión
– Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
– Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
– Objetivos culturales
– Comunidades autônomas de Espana
– Miguel Hernandez, um poeta del pueblo.
– Mercosul: tratado internacional
– Objetivos gramaticales
– Masculino y feminino de los adjetivos y sustantivos
– Presente de indicativo de ser, llamarse, trabajar, vivir (yo, tu, El)
– Abecedário
– Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
– Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
– Identifica países que falam a língua espanhola.
– Diz seu nome, origem e profissão;
– Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
– Distingue o gênero mínimo do masculino;
– Conhece alguns substantivos e adjetivos;
– Atenta-se para os falsos cognatas;
– Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR,
TRABAJAR, VIVIR;
– Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
– Conhece as principais profissões espanholas.

II UNIDADE – abril/junho

Objetivos comunicativos
– Saludar formal e informalmente;
– Dar La gracias
– Ésta ES mi escuela!
– Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
– Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
– Apresenta pessoas e da características;
Objetivos gramaticales
– Adjetivos posesivos
– Demonstrativos (I)
– Plural de adjetivos y substantivos
– Presente de indicativo ESTUDIAR
– Números De l 0 al 30;
– Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
– Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
– Conhece as formas do verbo estudar.
Objetivos Culturales
– México: Países de Centroamérica
– José Marti: um poeta cubano
– Paises y nacionalidades de
– Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte
importante de sua identidade.
– Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.
Hispanoamérica

III UNIDADE – agosto/setembro

Objetivos comunicativos
– Poder La comida
– Expressar los gustos
– Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
– Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
– Hábitos alimentícios
– Alimentos de España e Hispanoamérica.
– Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
– Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do
vocabulário por associação com a língua materna.
– Consegue pedir um alimento e agradecer;
– Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
– Presente do indicativo de
PODER, QUERER, HACER
– Números Del 31 al 50.
– Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
– Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
– Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Objetivos comunicativos
– Descrición~, colores
– Acciones habituales
– Preguntar y decir La edad
– Perguntar el precio
– Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
– Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa prática ser realizada.
Objetivos Culturales
– Vida familiar
– Rômulo Gallegos!
Um escritor venezolano
– Donde compramos?
– Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
– Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
– Numeros Del 51 al 100
– Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
– Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
– Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
– Compara nas atividades diárias com as do colega;
– Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
– Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril


– Leis 10639/2003 e 11645/2008
– Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
– Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
– Por que a obrigatoriedade
– Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
– Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
– Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
– Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e
indígenas na atualidade.

II UNIDADE – abril/junho

– Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
Países e capitais Etnias (atualidade)
– Espaço geográfico: Brasil indígenas
– Ocupação América e Brasil (origem)
Grupos e modo de vida Países africanos de língua portuguesa.
– Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
– Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
– Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
– Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses
(colonização portuguesa)
– Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.

III UNIDADE – agosto/setembro

– Reinos africanos (costa
atlântica)
– Yorubá
– Gana
– Mali
– Benin
– Congo
– Aspectos econômicos (costa atlântica), políticos, religião e cultura e sociedade.
– Sociedades africanas (costa atlântica) na atualidade, economia, urbanização, política, diversidade étnica.
– Localiza e identifica reinos africanos;
– Caracteriza as sociedades africanas costa atlântica;
– Percebe riquezas/valores/importância sociedades africanas(costa atlântica) na atualidade.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Projeto Consciência Negra
– Histórico do movimento negro: formação, causas, objetivos, lutas, conquistas, personalidades que se destacam
– Consciência negra e cooperativismo práticas cooperativistas nas atividades econômicas de afrosbrasileiros (Ba).
– Compreende processo e lutas do movimento negro no Brasil e Bahia;
– Identifica causas e objetivos do movimento negro Brasil e Bahia;
– Percebe as conquistas e mudanças promovidas pelo movimento negro;
– Relaciona prática cooperativistas com ações de cidadania (consciência da afrodescedência)

FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevereiro/abril

– A origem o desenvolvimento da Filosofia;
– A Grécia antiga e os principais pensadores
– Sócrates
– Contextualiza a origem ao pensamento e o desenvolvimento dos ideais filosóficos;
– Identifica as contribuições do pensamento de Sócrates para o desenvolvimento social humano.

II UNIDADE – abril/junho

– A Grécia antiga e os pensadores
– Aristóteles;
– Platão
– Compreende as contribuições dos pensadores da filosofia para o desenvolvimento da
vida em sociedade;
– Identifica os idéias de Aristóteles e Platão e sua importância para a Filosofia.

III UNIDADE – (06/07/2009 A 18/09/2009)

– O desenvolvimento da Filosofia na história das sociedades;
– Maquiavel
– Hegel
– Identifica as contribuições do pensamento de Maquiavel e Hegel para o desenvolvimento da política;
– Reflete sobre a importância da Filosofia para o desenvolvimento das sociedades.

IV UNIDADE – seteembro/novembro

– O desenvolvimento da Filosofia no Brasil;
– As escolas de filosofia e os principais filósofos brasileiros;
– Reflete sobre a importância da filosofia para o desenvolvimento das sociedades;
– Compreende o desenvolvimento das escolas filosóficas no Brasil e sua importância para a
transformação da realidade.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
– Constituição Federal 1988
Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 – parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
– Constituição Estadual
– Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949 de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
– Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e 15.
– Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
– Ramos do cooperativismo
– Princípios Educação cooperativista.
– Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância

II UNIDADE – abril/junho

– O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
– Cooperativismo e as sociedades indígenas
– Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)
– Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
– Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.

10 thoughts on “Planejamento – 9º ANO

  1. Muito lindo os planejamentos, mas preciso mesmo e para o jardim, pois esse ano vou trabalhar no jardim I,se possivél me mande alguns ate o jardim III.Desde já agradeço.

  2. Olá Evandia, tudo bem?

    Vou te mandar por e-mail o link, combinado!
    Obrigada por acompanhar o Educar Já!
    beijinhos

  3. Olá Tatiana, tudo bem?
    Já fui no seu cantinho e deixei um recadinho.
    Muito lindo! Vou voltar outras vezes.
    beijinhos

  4. Boa tarde , por gentileza vcs teriam algum modelo de dinamica para inicio do ano letivo para ser feita com os professores ? Desde já antecipo meus agradecimentos
    Cris

  5. Olá Cristiana, tudo bem?

    Tenho sim.
    Já estou te mandando por e-mail, combinado!

    Espero que seja um sucesso.
    beijinhos

  6. Olá Cybele,

    Estou encantada com o seu blog, parabéns por vcê fazer parte desta ação educativa, para nós professores isso é muito valioso!!!!!!!!
    Gostaria que você me enviasse se for possível planejamento anula de língua inglesa do maternal III e
    1º período.
    Desde já agradeço!!!!!
    Taty

  7. Olá Tatiany,

    Já publiquei o planejamento de todas as séries. O que você pode fazer é adaptar.
    O planejamento é somente uma diretriz.
    Obrigada por acompanhar o Educar Já!
    beijinhos

  8. Olá,parabéns pela iniciativa e a criatividade vou adaptar o plano ao meu.Às vezes tenho um pouco de dificuldade para fazer aulas diferentes envolvendo gramática,semântica…Você tem alguma sugestação,como trabalhar conjunçao e oraçoes subordinadas,por exemplo de modo menos cansativo para o aluno .Se tiver envie pelo meu e-mail.Beijo,eterna gratidao..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *