Planejamento – 9º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene

Fonte: CODEPIN
9° ANO
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Internet e outras mídias da atualidade;
- Desenvolve estratégias de leitura;
-Gêneros textuais:
- Chat;
- E-mail;
- Blog;
- MSN
- Discute, posicionando-se criticamente; acerca do que leu;
- Conhece outros gêneros textuais e suas funções na sociedade;
- Reflete sobre os meios de comunicação eletrônicos:
-Texto de opinião
- Revisão:
- Frase
- Oração
- Período
* Oração coordenada:
- Sindética;
- Assindética
* Conjunções
* Revisão da ortografia
- Produz textos, expondo sua opinião crítica sobre os debates em sala;
- Compreende a noção sintática da frase, da oração e do período;
- Reconhece nos contextos, as diferenças entre a frase, a oração e o período.
- Apropria-se do conceito de orações coordenadas;
- Identifica noção estabelecida entre a ausência/presença do síndeto;
- Examina textos, identificando os tipos de oração coordenada a partir do síndeto;
- Conhece as conjunções como elemento de coesão;
- Constrói noção de sentido das conjunções;
- Apropria-se da diferença entre o uso do mais e do mas

II UNIDADE – abril/junho

* A história do livro; – Discute acerca dos textos com o tema da unidade;
- A importância dos clássicos da literários.
- Os grandes clássicos da literatura brasileira;
- Apresenta pesquisa sobre um aspecto da história dos livros clássicos;
* Revisão
- Funções do substantivo;
- Conhece os diferentes períodos históricos da evolução dos livros.
* Orações subordinadas substantivas;
* Orações subordinadas adjetivas:
- Retoma os conceitos de função sintática;
- Revisa as funções sintáticas do substantivo;
- Constrói noção de subordinação de um período;
- Conhece as orações subordinadas, examinando contextos;
- Identifica as orações adjetivas no texto;
- Elabora estratégias de revisar os conteúdos estudados;
- Valida conceitos, através da exposição oral dos conteúdos estudados;
- Monta esquema de estudos com os conteúdos da unidade;
- Faz coletânea de textos com informações de livros (da história do livro);

III UNIDADE – agosto/setembro

- Atualidades:
- Temas recorrentes em relações de concurso (CEFET/SESI)
- Intertextualidade
- Oração subordinada adverbial;
- Vozes verbais;
- Modo imperativo;
- Texto argumentativo
- Lê textos com temas da atualidade;
- Discute temas da atualidade;
- Coleta textos, fazendo comentários diários sobre os mesmos;
- Conhece os mecanismos da atualidade;
- Examina textos, observando os princípios da intertextualidade;
- Faz coletânea de textos com tema da atualidade (CEFET/SESI)
- Produz texto argumentativo sobre um tema da atualidade escolhido;
- Conhece as orações subordinadas adverbiais;
- Identifica as orações adverbiais no texto;
- Traça estratégias de revisão de vozes verbais e modo imperativo;
- Elabora lista de atividades como os conteúdos da unidade;
- Expõe lista de atividades, discutindo e revisando os conteúdos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Teatro;
- Linguagem teatral;
- Montagem de espetáculo;
- Texto argumentativo (continuação);
- Concordância verbal
- Concordância nominal
- Lê expressivamente textos teatrais;
- Conhece os mecanismos de montagem e partes do espetáculo teatral;
- Discute os temas abordados na montagem do espetáculo;
- Participa das oficinas e das etapas de montagem da peça;
- Discute os temas abordados na montagem do espetáculo;
- Participa das oficinas e das etapas de montagem do espetáculo;
- Participa do espetáculo teatral;
- Casos especiais de concordância
- Norma culta;
- Norma popular.
- Conhece normas de concordância nominal e verbal;
- Usa, com adequação, as normas de concordância nas produções textuais.
- Debate, no júri simulado, questões de norma culta/popular.

MATEMÁTICA – Professora: Rosangela
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Relações Métricas; – Identifica e opera com números racionais, irracionais e reais;
- Determina intervalos numéricos;
- Reconhece as propriedades das potencias;
- Faz uso da notação científica;
- Opera e racionaliza radicais.
* Semelhança; – Identifica e reconhece polígonos semelhantes;
- Amplia e reduz polígonos;
- Estabelece semelhança entre triângulos;
- Faz uso do teorema de tales na resolução de problemas.
* Equação e função do 1º grau; – Diferencia e reconhece grandezas diretamente e inversamente proporcionais;
- Conceitua função;
- Representa a lei da função;
- Representa a função por meio de gráficos;
- Determina o domínio e a imagem de uma função;
- Define uma função do 1º grau.

II UNIDADE – abril/junho

* Equações do 2º grau; – Estabelece diferenças entre equações do 1º e do 2º grau;
- Reconhece e soluciona equações completas e incompletas do 2º grau;
- Obtém as raízes de uma equação pela fórmula de Bhaskara;
- Estabelece relação entre os coeficientes e as raízes da equação do 2º grau;
* Função do 2º grau; – Explora a diferença entre reta e parábola;
- Define a função do 2º grau;
- Representa graficamente uma função do 2º grau;
- Estabelece relação entre a discriminante e o gráfico de uma função do 2º grau;
- Determina o domínio e a imagem de uma função do 2º grau.
- Determina o valor máximo e mínimo de uma função;
* Relações métricas no triângulo; – Explora a noção de projeção ortogonal;
- Verifica as projeções dos catetos sobre a hipotenusa;
- Utiliza o teorema de Pitágoras na resolução de problemas;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Círculo e circunferência; – Relaciona circunferências com objetos do cotidiano;
- Conceitua, circulo, diâmetro e raio;
- Estabelece relações posicionais na circunferência;
- Calcula ângulo central;
- Calcula e estabelece relações métricas na circunferência.
* Aprofundamento os conhecimentos sobre equações:
- Sistema de equações do 2º grau;
- Equações biquadradas
- Equações irracionais
- Resolve equações e problemas do 2º grau;
- Resolve equações e problemas com equações biquadradas;
- Resolve equações e problemas com equações irracionais;
* Relações trigonométricas; – Conceitua seno, co-seno e tangente;
- Relaciona as razões trigonométricas de um ângulo agudo com os lados de um triangulo retângulo;
- Aplica razoes trigonométricas em situações problema;
- Calcula as medidas desconhecidas de um triangulo qualquer;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Polígonos regulares inscritos na circunferência;
- Estabelece relações métricas no hexágono regular, no quadrado e no triangulo eqüilátero;
* Área de figuras planas; – Calcula a área do:
- Quadrado;
- Retângulo;
- Losango;
- Paralelogramo;
- Trapézio;
- Circulo;
- Setor circular;
- Curva circular;
- Figuras que podem ser decompostas;
* Estatística e Probabilidade; – Constrói e analisa tabelas e gráficos;
- Analisa e interpreta problemas envolvendo dados recentes do cotidiano.
- Analisa e interpreta dados estatísticos;
- Identifica moda e mediana;
- Calcula média aritmética;
- Calcula nº de possibilidades de ocorrência de um evento;
- Calcula chance de ocorrer um evento;
* Matemática financeira; – Calcula proporcionalidade;
- Opera com porcentagem;
- Calcula juros simples e compostos;
- Identifica o montante.

CIÊNCIAS NATURAIS Profª Valdineia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Lentes convergente e divergente Energia luminosa e vida;
- Relaciona aspectos de fonte de luz, visão, lentes com a energia luminosa;
- Energia sonora;
- Propagação de ondas
- Relaciona energia sonora com características da audição e utilizar instrumentos matemáticos;
- Energia e processos vitais; – Conhece a forma que os seres vivos adquirem energia e relaciona com os tipos
de energia estudados anteriormente;
- Componentes químicos
- História da química
- Big Bang
- Conhece o conceito de química e a sua relação com o surgimento do universo;
- Propriedades da matéria
- Elementos químicos
- Tabela periódica
- Caracteriza a presença da química no seu dia-a-dia.

II UNIDADE – abril/junho

* Energia química;
- Modelo de Dalton/Rutherfod Bahr
- Compreende a evolução do átomo e as leis gerais de conservação de energia;
- Energia Elétrica; – Conhece como acontece a geração e consumo de energia elétrica e formas de
economizar energia;
- Meio Ambiente e suas relações com a químicas
- Ligação química:
- Covalente e iônica
- Compreende os mecanismos de interação entre os elementos químicos;
- Reação de redução
- Balanceamento químico
- Conhecer e balancear equações químicas de acordo com as suas vivências;

III UNIDADE – aagosto/setembro

* Energia térmica;
- Calor;
- Transferência de calor
- Entende a transformação da energia térmica em energia cinética;
* Energia e poluição; – Compreende como a geração de energia pode afetar o homem e o meio
ambiente;
* A química e a constituição dos seres
humanos;
- Conhece alguns conceitos de química e sua presença nos alimentos.
* A química na corrente sangüínea; – Conhece os processos de diluição e misturas;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Cinemática
- Movimento uniforme
- Movimento acelerado
- Tem noção de modulo, direção e sentido para discernir grandezas vetoriais;
- Energia e posição: – Compreende como é possível armazenar energia em diferentes modalidades;
- Conservação de energia; – Conhecer a finalidade de conservação de energia (todos os tipos);
* Avanços tecnológicos e química nuclear:
- Conhece as contribuições da química perante os avanços e os perigos oferecidos pela radiatividade;

HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril


* I Guerra Mundial: antecedentes, causas, fases e conseqüências;
- Identifica e compreende fatores causadores e conseqüências da I Guerra Mundial;
* Revolução Russa
- Surgimento do socialismo;
- Ideal revolucionário, NEP, URSS.
- Compreende e distingue processo revolucionário russo do resto da Europa 1917.
- Crise do capitalismo: 1929;
- Regimes totalitários: Nazismo e Fascismo;
- Crise capitalismo 2008
- Caracteriza regimes totalitários europeus;
- Brasil: Republica Velha
- Organização, Política;
- Movimentos Sociais
- Crise cafeeira
- Aspectos culturais do modernismo e a semana da Arte 1922.
- Compreende o contexto brasileiro durante período da República Velha.
- Identifica elementos culturais do modernismo e semana de 1922 no Brasil.

II UNIDADE – abril/junho

* II Guerra Mundial;
- Antecedentes – causas – fases e conseqüências
- Compreende a II Guerra Mundial como extensão da I Guerra Mundial;
* A Guerra Fria;
- O mundo bi polarizado;
- Compreende período da Guerra Fria como conflito ideológico entre capitalismo
e socialismo.
* A Guerra do Vietnã; – Constrói conceito sobre: superpotência, estado novo, republica oligárquica;
* O populismo na América Latina;
- Argentina
- Caracteriza populismo na América Latina.
* Brasil: Era Vargas;
* Crise das Oligarquias;
- Revolução 1930: Governo provisório – Constitucional
- Estado novo;
- Redemocratização
- Compreende contexto e caracteriza período/era Vargas de 1930 a 1945

III UNIDADE – agosto/setembro

* Desvalorização afro-asiática; – Compreende e relaciona processo de descolonização afro-asiática, com a II
Guerra Mundial e a Guerra Fria;
* Oriente Médio: Questão Palestina; Guerra Kuwait x Iraque; EUA x Iraque, Revolução islâmica no Irã
- Afeganistão terrorismo e
fundamentalismo.
- Identifica as origens dos conflitos entre árabes – israelenses.
* Brasil: décadas de 1950/60;
- Fim da era Vargas;
- Governos:JK, JQ e João Goulart;
- Percebe e compreende os interesses pelo controle e pela partilha da região do Oriente médio;
- Compreende contexto brasileiros nas décadas de 50 e 60
- República dos militares; – Identifica elementos para instalação regime militar no Brasil – 1964.
- Caracteriza o período da ditadura militar no Brasil.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Crise do socialismo: o leste europeu, Polônia, Iugoslávia, desmembramento da URSS.
- Compreende o processo que levou a crise ao modelo socialista.
* A nova ordem mundial e a globalização da economia;
- Blocos econômicos;
- Neoliberalismo e o Brasil;
- Recebe as transformações socioeconômicas no mundo pós Guerra Fria.
* Brasil: redemocratização e a nova republica;
- Fim da AIS – anistia movimento diretas já
- Emenda Dante de Oliveira
- Eleição Tancredo Neves
- Governos: Sarney,
- Eleições diretas para presidente:
- Distingue o Brasil do período democrático do período do regime militar ao período democrático;
- Reconhece a proximidade dos conteúdos estudados sobre o Brasil contemporâneo e seu cotidiano.
Governo Collor impeachment
- Governo Itamar Franco
- Governo FHC

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE – (fevereiro/abril

* América Latina e o IDH;
- Estudo da Argentina, Uruguai e Chile
- Analisa a globalização como relação de poder entre os países;
* México
- Países de elevado IDH espalhados pelo mundo.
- Verifica a influência da economia e política na organização social dos países;

II UNIDADE – abril/junho

* Países com médio IDH: na América Latina; Europa e China
- Verifica a influência da economia e política na organização social dos países;
- Características socioeconômicas Dops países de médio IDH no mundo.
- Refletir sobre as interações entre países em contexto de globalização.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Da antiga União Soviética, atual Federação Russa;
- Reflete sobre as relações desiguais entre os países.
* A Índia
- Outros países asiáticos de médio IDH
- África e os contrastes sociais.
- Identifica e valoriza o aspecto cultural dos países em contexto de globalização.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Países com baixo IDH;
- Como os países estão vencendo as desigualdades sociais;
- Principais conflitos mundiais x as organizações internacionais.
- Identifica as relações desiguais entre os países;
- Valoriza os aspectos culturais das diferentes países;
- Verifica a posição de Brasil no contexto das relações mundiais.

EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Apresentação dos combinados da disciplina
- Exame biométrico
- Os movimentos (naturais / Artificiais)
- História da Educação Física
- Os músculos e suas propriedades
- Anatomia humana: músculos e articulações.
- Noções básicas em higiene pessoal
- Ginástica localizada
- Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
- Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
- Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
- Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando os limites e características do colegas;
- Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).

II UNIDADE – abril/junho

* Handebol: história e regras
- Voleibol: história e regras.
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
- Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades perceptivas motora como lateralidade e orientação espaço/tempo.
- Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.

III UNIDADE – agosto/setembro

*Tongo
- Flamenco
- Aeróbica
- Capoeira
- Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à
disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos,
pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro
estimulo sonoro escolhido.
- Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
- Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
- Noções básicas em Primeiros Socorros.
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
- Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.

LINGUA INGLÊSA – Professora: Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Reading
- Texto descritivo, instrucional, dissertativo,
- Preferências escolares
- Desperta para realidade de mundos diferentes a partir de textos descritivos e dissertativos;
- Expõe suas preferências escolares através dos textos descritivos;
* Language
Parágrafos (coerências e coesão),
- Vocabulário referente a emoções, sentimentos variante lingüísticas entre inglês americano e o inglês britânico.
- Descreve suas emoções e sentimentos a partir do respeito nas relações interpessoais;
- Apropria-se do significado de palavras e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas;
* Grammar
Review: Simple past genitive case, personal pronouns, possessive pronouns, contable and uncountable nouns;
- Future com WILL
- Posiciona-se frente aos temas presentes nos textos de forma coerente;
- Reordenação de parágrafos objetivando-se à coesão e coerência textuais;
- Emprega com propriedade os substantivos contáveis e incontáveis.
- Faz previsões de acontecimentos e realizações pessoais a partir do futuro com Will.

II UNIDADE – abril/junho

* Reading
- Origem do Chocolate
- Curriculum Vitae
- Compreende textos informativos, técnicas instrumentais como SKIMMING,
SCANNING;
* Language
- Carta, técnicas de resumo, coluna social, anúncio de emprego, currículo.
- Aprimora as técnicas de síntese objetivando resumir as idéias principais e eliminar informações menos necessárias.
* Grammar
Past participle, passive voice, verbo modal SHOULD, if – clauses com tempos verbais simples
- Lê textos mais longos compreendendo seu significado a partir do contexto e
da linguagem não verbal.
- Reconhece a particípio passado dos verbos regulares e irregulares;
- Aplica a voz passiva dentro do contexto de elementos do cotidiano;
- Reconhece o verbo modal SHOULD no sentido de aconselhamento;
- Constrói textos com IF CLAUSE com tempos VERBAIS SIMPLES.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Reading
- Texto abordando os seguintes tema: depression, money, drugs, consumo
- Reflete sobre depressão na adolescência com uso de verbos modais;
- Diferencia classes de palavras a partir dos sufixos;
* Language
- Comprehension text;
- Vocabulary
- Readings
- Compreende textos relacionados a finanças;
- Percebe o melhor momento e a melhor forma de fazer uso da mesada na hora de ir às compras;
* Grammar
Verbos modais: CAN, COULD,
WOULD, sufixos LESS, FUL, NESS,
ITY, IBLE, ABLA, verbos modais
MUST, SHOULD, advérbios of manner
- Compreende um texto histórico utilizando técnicas instrumentais de leitura;
- Constrói texto com os advérbios de modo;
- Utiliza os verbos modais para indicar habilidade, permissão e dar conselho;
- Percebe que o acréscimo dos sufixos less, ful, ness, ity, able, no final dos substantivos, muda o sentido da palavras.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Reading
- Carta de reclamação;
- Formulário de intercâmbio
- Ampliação vocabular
- Reorganiza parágrafos objetivando a coerência e coesão textual;
- Lê e compreende textos descritivos;
- Aplica o caso genitivo em contextos que indicam posse;
* Language
- E-mails;
-Listen, write, read, speak
- Compreende texto informativo de revista com quadro percentual sobre preferências escolares de adolescentes ingleses, estatudinenses e brasileiros;
* Grammar
- Advérbios em uso (modo, lugar, tempo, frequência definida e indefinida,
- Present perfect com as expresses de passado.
- Review – Simple past
- Entende que o present perfect estrutura-se mediante o verbo principal no particípio;
- Emprega os advérbios de freqüência observando as formas definidas e indefinidas;
- Relaciona as diferenças entre o present perfect e o simple past.

ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Arte em debate – Compreende que a arte é parte essencial no processo de desenvolvimento da
sociedade;
- Reconhece o artista como um profissional e a arte como profissão;
- Identifica por suas características o tempo (época) em que a obra foi criada;
- Reconhece os diferentes meios que a arte pode ser criada e consumida;
- Estabelece a diferença entre suporte e mídia;
- Cria obras de arte em diferentes mídias.

II UNIDADE – abril/junho

- Visões e interpretações estéticas – Lê e interpreta imagens
- Expressa por meio de produções artísticas o seu entendimento das obras de arte;
- Reconhece nas obras de arte elementos simbólicos ou iconográficos;
- Conhece a origem da MPB
- Lê e interpreta obras teatrais
- Faz analises críticas de obras de arte.

III UNIDADE – agosto/setembro

- Temas dilemas e problemas – Reconhece a história do cinema
- Cria animações com diferentes técnicas
- Compreende o cinema como forma de arte;
- Escreve roteiros para cinema;
- Reconhece o valor cultural do cinema;
- Reconhece o cinema novo como movimento cultural de importância histórica.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Invenções e soluções da arte – Reconhece os monumentos históricos como forma de arte;
- Reconhece os diferentes estilos e formas de escultura;
- Cria esculturas em sabão;
- Reconhece o enfeite como forma de arte contemporânea;
- Elabora e constrói obras de arte em grafite;
- Reconhece as diferentes formas e estilos de arquitetura e suas diferentes épocas.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL – Monitor: Paulo
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Reconhece o computador – Conhece e identifica as partes de um computador;
* Sistema Operacional – Identifica outros sistemas operacionais;
- Compreende a importância dos sistemas operacionais e em particular a do Windows;
* Windows Explorer – Cria pastas e copia arquivos, organizando em discos rígidos se necessário;

II UNIDADE – abril/junho

* Editor de textos Word
- Funções básicas
- Configuração de página
- Formatação
- Mala Direta
- Utiliza o programa de textos empregando seus recursos corretamente;
* Editor de planilhas Excel
- Receitas
- Despesas
- Resultado
- Sabe utilizar o programa Excel de forma adequada em função de suas necessidades escolares;
* Power Point
- Transição de slide
- Animação em slide
- Utiliza os recursos oferecidos no programa para desenvolvimento e apresentação de trabalhos de forma correta;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Internet
- Internet Explorer
- Navegador da WEB
- Programa de e-mail
- Personalizar papel
- Capturando imagem da internet
- Conhece o funcionamento da internet identificando suas várias funções e utilidades;
- Reconhece a internet com um meio de comunicação através de programa de e-mail;
- Sabe navegar na internet utilizando para pesquisa em prol de seus conhecimentos;
- captura imagens da internet e faz download;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Informativo
- Coluna, tabela
- Utiliza os recursos existentes para o desenvolvimento de seus trabalhos escolares;
* Revendo a Internet e criação de endereço eletrônico
- Utiliza a Internet de forma correta;

LITERATURA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Chat
- E-mail
- Blog
- Texto de opinião
- Resenha
- Lê de forma autônoma os diferentes gêneros textuais que circulam socialmente;
- Percebe que chat e-mail são gêneros textuais emergentes na mídia virtual;
- Compreende o sentido das mensagens orais e escritas de que é destinatário direto;
- Reconhece as intencionalidades implícitas em suas mensagens orais e escritas;
- Produz textos escritos, coesos e coerentes adequados às situações de interlocução;
- Revisa e reescreve o próprio texto;
- Discute sobre a influência da Internet na linguagem e o papel da linguagem na Internet;
- Usa a Língua Portuguesa como geradora de significação e integradora do mundo e da própria identidade;
- Consegue adequar os recursos expressivos, a variedade de língua e o estilo às diferentes situações comunicativas;
- Coordena satisfatoriamente o que fala ou escreve e como fazê-lo;
- Compreende que coesão e a relação entre palavras;
- Usa verbos na primeira e terceira pessoa para produzir resenha e texto de opinião;
- Uso da caixa alta, em um e-mail, para passar a idéia de que está chamando atenção.

II UNIDADE – abril/junho

1 – Texto de opinião
- Os livros clássicos brasileiros
- Apresenta textos de opinião com boa coerência e boa progressão lógica;
- Sintetiza o que foi investigado antes da produção textual;
- Aproveita elementos da gravura, se houver, para produzir um texto argumentativo;
- Define a coerência em u texto quando alguma informação esta em oposição com o que de fato existe na realidade;
- Compreende que a progressão num texto de opinião não diz respeito apenas a repetição de palavras, mas também a repetição das mesmas idéias;
- Compreende que a circularidade lógica está na repetição do esmo conteúdo;
- Analisa que a ordem das palavras, dentre outros mecanismos fazem parte da coesão textual;
- Constrói um texto de opinião atento as orações coordenadas e aos períodos compostos.

III UNIDADE – (agosto/setembro

- Poesia
- Literatura e cinema
- Resenha de livros e filmes
- Compreende que compor em versos é conhecido como verificação;
- Utiliza mecanismos para seduzir através da poesia
- Produz poesias de acordo com as características do gênero;
- Identifica no texto unidades como verso, estrofe, rima, métrica, ritmo;
- Revisa e reescreve os textos observando a coerência, coesão, ortografia, público alvo;
- Compara textos buscando semelhanças quanto as idéias e linguagens;
- Interpreta poesia a partir da identificação do eu lírico;
- Percebe as relações sócio históricas culturais entrelaçadas no texto;
- Desenvolve habilidades de expressão oral no reconto das poesias;
- Percebe valores sentimentos implícitos na poesia.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- A linguagem do texto teatral
- Conto e teatro
- Privilegia a interação e reconhece os diferentes tipos e gêneros textuais;
- Reconhece que todo falante possui um saber lingüístico um conhecimento gramatical;
- Torna-se sujeito ativo na construção do conhecimento baseada na intuição lingüística;
- Determina igualmente necessário adentrar as características linguiticas e formas e inerentes a cada gênero;
- Compreende que o texto não se constitui como objeto unicamente da Língua Portuguesa, mas permeia também nas outras áreas do conhecimento.
- Estabelece mecanismos de coesão (ordem das palavras, elipse, palavras referenciais..) baseado no estudo do léxico e das variantes lingüísticas.

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

- Objetivos comunicativos
- Dónde vives?
- Tu nombre
- El origen
- La profesión
- Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
- Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
- Objetivos culturales
- Comunidades autônomas de Espana
- Miguel Hernandez, um poeta del pueblo.
- Mercosul: tratado internacional
- Objetivos gramaticales
- Masculino y feminino de los adjetivos y sustantivos
- Presente de indicativo de ser, llamarse, trabajar, vivir (yo, tu, El)
- Abecedário
- Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
- Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
- Identifica países que falam a língua espanhola.
- Diz seu nome, origem e profissão;
- Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
- Distingue o gênero mínimo do masculino;
- Conhece alguns substantivos e adjetivos;
- Atenta-se para os falsos cognatas;
- Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR,
TRABAJAR, VIVIR;
- Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
- Conhece as principais profissões espanholas.

II UNIDADE – abril/junho

Objetivos comunicativos
- Saludar formal e informalmente;
- Dar La gracias
- Ésta ES mi escuela!
- Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
- Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
- Apresenta pessoas e da características;
Objetivos gramaticales
- Adjetivos posesivos
- Demonstrativos (I)
- Plural de adjetivos y substantivos
- Presente de indicativo ESTUDIAR
- Números De l 0 al 30;
- Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
- Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
- Conhece as formas do verbo estudar.
Objetivos Culturales
- México: Países de Centroamérica
- José Marti: um poeta cubano
- Paises y nacionalidades de
- Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte
importante de sua identidade.
- Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.
Hispanoamérica

III UNIDADE – agosto/setembro

Objetivos comunicativos
- Poder La comida
- Expressar los gustos
- Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
- Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
- Hábitos alimentícios
- Alimentos de España e Hispanoamérica.
- Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
- Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do
vocabulário por associação com a língua materna.
- Consegue pedir um alimento e agradecer;
- Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
- Presente do indicativo de
PODER, QUERER, HACER
- Números Del 31 al 50.
- Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
- Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
- Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Objetivos comunicativos
- Descrición~, colores
- Acciones habituales
- Preguntar y decir La edad
- Perguntar el precio
- Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
- Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa prática ser realizada.
Objetivos Culturales
- Vida familiar
- Rômulo Gallegos!
Um escritor venezolano
- Donde compramos?
- Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
- Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
- Numeros Del 51 al 100
- Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
- Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
- Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
- Compara nas atividades diárias com as do colega;
- Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
- Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril


- Leis 10639/2003 e 11645/2008
- Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
- Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
- Por que a obrigatoriedade
- Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
- Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
- Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
- Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
- Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e
indígenas na atualidade.

II UNIDADE – abril/junho

- Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
Países e capitais Etnias (atualidade)
- Espaço geográfico: Brasil indígenas
- Ocupação América e Brasil (origem)
Grupos e modo de vida Países africanos de língua portuguesa.
- Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
- Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
- Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
- Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses
(colonização portuguesa)
- Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.

III UNIDADE – agosto/setembro

- Reinos africanos (costa
atlântica)
- Yorubá
- Gana
- Mali
- Benin
- Congo
- Aspectos econômicos (costa atlântica), políticos, religião e cultura e sociedade.
- Sociedades africanas (costa atlântica) na atualidade, economia, urbanização, política, diversidade étnica.
- Localiza e identifica reinos africanos;
- Caracteriza as sociedades africanas costa atlântica;
- Percebe riquezas/valores/importância sociedades africanas(costa atlântica) na atualidade.

IV UNIDADE – setembro/novembro

- Projeto Consciência Negra
- Histórico do movimento negro: formação, causas, objetivos, lutas, conquistas, personalidades que se destacam
- Consciência negra e cooperativismo práticas cooperativistas nas atividades econômicas de afrosbrasileiros (Ba).
- Compreende processo e lutas do movimento negro no Brasil e Bahia;
- Identifica causas e objetivos do movimento negro Brasil e Bahia;
- Percebe as conquistas e mudanças promovidas pelo movimento negro;
- Relaciona prática cooperativistas com ações de cidadania (consciência da afrodescedência)

FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevereiro/abril

- A origem o desenvolvimento da Filosofia;
- A Grécia antiga e os principais pensadores
- Sócrates
- Contextualiza a origem ao pensamento e o desenvolvimento dos ideais filosóficos;
- Identifica as contribuições do pensamento de Sócrates para o desenvolvimento social humano.

II UNIDADE – abril/junho

- A Grécia antiga e os pensadores
- Aristóteles;
- Platão
- Compreende as contribuições dos pensadores da filosofia para o desenvolvimento da
vida em sociedade;
- Identifica os idéias de Aristóteles e Platão e sua importância para a Filosofia.

III UNIDADE – (06/07/2009 A 18/09/2009)

- O desenvolvimento da Filosofia na história das sociedades;
- Maquiavel
- Hegel
- Identifica as contribuições do pensamento de Maquiavel e Hegel para o desenvolvimento da política;
- Reflete sobre a importância da Filosofia para o desenvolvimento das sociedades.

IV UNIDADE – seteembro/novembro

- O desenvolvimento da Filosofia no Brasil;
- As escolas de filosofia e os principais filósofos brasileiros;
- Reflete sobre a importância da filosofia para o desenvolvimento das sociedades;
- Compreende o desenvolvimento das escolas filosóficas no Brasil e sua importância para a
transformação da realidade.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
- Constituição Federal 1988
Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 – parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
- Constituição Estadual
- Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949 de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
- Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e 15.
- Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
- Ramos do cooperativismo
- Princípios Educação cooperativista.
- Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
- Identifica e compreende a importância

II UNIDADE – abril/junho

- O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
- Cooperativismo e as sociedades indígenas
- Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)
- Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
- Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.

10 thoughts on “Planejamento – 9º ANO

  1. Muito lindo os planejamentos, mas preciso mesmo e para o jardim, pois esse ano vou trabalhar no jardim I,se possivél me mande alguns ate o jardim III.Desde já agradeço.

  2. Olá Evandia, tudo bem?

    Vou te mandar por e-mail o link, combinado!
    Obrigada por acompanhar o Educar Já!
    beijinhos

  3. Olá Tatiana, tudo bem?
    Já fui no seu cantinho e deixei um recadinho.
    Muito lindo! Vou voltar outras vezes.
    beijinhos

  4. Boa tarde , por gentileza vcs teriam algum modelo de dinamica para inicio do ano letivo para ser feita com os professores ? Desde já antecipo meus agradecimentos
    Cris

  5. Olá Cristiana, tudo bem?

    Tenho sim.
    Já estou te mandando por e-mail, combinado!

    Espero que seja um sucesso.
    beijinhos

  6. Olá Cybele,

    Estou encantada com o seu blog, parabéns por vcê fazer parte desta ação educativa, para nós professores isso é muito valioso!!!!!!!!
    Gostaria que você me enviasse se for possível planejamento anula de língua inglesa do maternal III e
    1º período.
    Desde já agradeço!!!!!
    Taty

  7. Olá Tatiany,

    Já publiquei o planejamento de todas as séries. O que você pode fazer é adaptar.
    O planejamento é somente uma diretriz.
    Obrigada por acompanhar o Educar Já!
    beijinhos

  8. Olá,parabéns pela iniciativa e a criatividade vou adaptar o plano ao meu.Às vezes tenho um pouco de dificuldade para fazer aulas diferentes envolvendo gramática,semântica…Você tem alguma sugestação,como trabalhar conjunçao e oraçoes subordinadas,por exemplo de modo menos cansativo para o aluno .Se tiver envie pelo meu e-mail.Beijo,eterna gratidao..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>