Voltas às aulas #conteúdos educacionais

Olá Professores,

Aproveitando o embalo de volta às aulas venho indicar as novidades do site Conteúdos Educacionais.

Ele está com mais 6 novos programas elaborados pela Microsoft Educação para ajudar gestores, educadores, coordenadores pedagógicos e representantes da comunidade escolar a pensar e elaborar suas aulas de uma maneira diferente e inovadora.

Clique no link de cada programa e veja muito mais na página dos Conteúdos Educacionais

Expression Web

Objetivo: Propiciar aos profissionais de criação de sites uma ferramenta robusta e versátil, que permite usar diferentes padrões da web.

Público-alvo:
Designers e desenvolvedores experientes, que criam aplicativos e sites XHTML baseados em padrões. Ele é especificamente apropriado para designers de aplicativos ASP.NET. Também oferece suporte a quem trabalha com aplicativos PHP.

Como usar

Para os professores que gostam de desafios na área da informática educacional, uma possibilidade pedagógica é usar o programa para divulgar projetos pedagógicos em sites completos, com várias páginas e hierarquia entre elas, com acesso por senha e uso de formulários de pesquisa ou testes. Em vez de usar estilos pré-programados, é possível desenvolver um site sob medida para as necessidades da disciplina ou do projeto em que se está trabalhando com os alunos, pois o programa oferece a opção de o usuário gerar seus estilos de forma manual.


– Live Messenger

Objetivo: Conectar pessoas para trocas de ideias e informações.

Público-alvo: Professores e alunos do ensino fundamental e médio, em busca de uma ferramenta de comunicação ágil e acessível.

Trocar ideias a qualquer momento

O uso pedagógico do Messenger ainda está longe de concretizar todo o seu potencial. Uma das possibilidades é o professor monitorar o trabalho de grupos, que se reúnem virtualmente para discutir trabalhos, pesquisas e produções. Também pode usar o MSN como um recurso de acessibilidade para seus alunos tirarem dúvidas, ganhando tempo nas explicações – a resposta a uma dúvida pode ser compartilhada para todo o grupo de alunos, por exemplo.

Isso sem falar da facilidade de contatar todos os alunos para lembrá-los das agendas de trabalhos, reuniões ou provas; ou para enviar textos para estudo.

– Movie Maker

Objetivo: Ferramenta que permite criar e editar filmes, apresentações de fotos sem cortes e adicionar trilhas sonoras em galeria de imagens, compartilhando-as na web.

Público-alvo: Professores e alunos do ensino fundamental e médio, que buscam formas inusitadas de compartilhar conhecimento.

Benefícios para o educador

Desenvolvendo a criatividade

Muitas vezes, projetos interessantes se perdem de um ano para outro – pode ser porque o produto ficou guardado em uma pasta escondida no computador ou, por vezes, nem mesmo foi realizado usando tecnologia digital. Essa situação pode mudar: professores e alunos podem realizar projetos utilizando o Movie Maker como ferramenta para finalizar a apresentação. Para isso, basta organizar com seus alunos um roteiro com o planejamento dos textos, das imagens, do tipo de transição, das cenas e trilha sonora que desejam colocar. Depois, colocar a mão na massa e em pouco tempo garantir que o resultado de seus esforços acadêmicos não fiquem perdidos.

Benefícios para o aluno
Sempre à frente

Alunos que não gostam de novidades são raros. Conhecer as novas tecnologias, saber usá-las, deslindar seus segredos é um dos maiores prazeres da nova geração. E quando uma ferramenta permite aliar criatividade e inovação tecnológica, os alunos não deixam por menos: se engajam, participam, querem aprender mais e estar sempre à frente. O Movie Maker permite isso, atiçando o interesse em melhorar as suas apresentações. Com a ferramenta, o professor pode instigar os alunos a deixarem o papel passivo e se tornarem criadores de novas linguagens, novas abordagens para os conteúdos pesquisados e produzidos.

– Oficinas de Criação Digital

Objetivo: Fornecer aos professores um roteiro prático para a utilização das tecnologias interativas, com atividades instigantes para promover a mudança de perfil dos alunos: de usuários passivos para criadores autônomos de conteúdo para a web.

Público-alvo: Professores do ensino fundamental e médio, que tenham interesse em fortalecer a vocação de pesquisa, escrita e publicação de seus alunos.

Benefícios para o professor
Apoio aos projetos didáticos

As oficinas foram criadas para ajudar os professores a incrementar suas aulas, levando em consideração as possibilidades de articulação do conhecimento. Assim, em cada oficina, há um roteiro dirigido às atividades que os alunos devem desempenhar e orientações ao trabalho do professor.

Os recursos foram pensados inclusive para ajudar os docentes a enfrentar as dúvidas mais comuns na hora de preparar o material usando as ferramentas tecnológicas. Um passo a passo ao final do material ajuda o professor a desenvolver junto aos alunos atividades educativas, lançando mão de alguns softwares que na maioria das vezes estão disponíveis nos computadores das escolas ou na internet, tais como, Movie Maker, PowerPoint, ferramentas de pesquisa na web, Facebook, Windows Live e Live writer.

Benefícios para o aluno
Autoria e participação

O prazer de criar e interagir na web, que tanto estimula os alunos a passarem horas plugados na rede, é um dos motivadores para a utilização deste programa. Com as oficinas os alunos aliam sua capacidade de interagir à construção de conhecimentos e formação técnica no uso de ferramentas, o que lhes permite voos mais altos e o exercício de sua criatividade de forma produtiva. Além disso, a ênfase no trabalho colaborativo contribui para melhorar os relacionamentos entre colegas. Os conteúdos atuais e contextualizados à realidade, preparam os jovens para a cidadania responsável.

– Microsoft Robotics Developer Studio

Objetivo: Propiciar aos interessados em robótica um kit de ferramentas completo que facilite a programação e a interface entre software e hardware.

Público-alvo: Desenvolvedores profissionais, pesquisadores e entusiastas da robótica.

O futuro agora

Robôs já são uma realidade na indústria, e tudo sugere que serão cada vez mais comuns na vida cotidiana. Os professores com disposição para aprender mais e com empenho para mostrar aos alunos que o futuro bate à porta podem utilizar o programa para trazer esta realidade para a sala de aula.

Nos tutoriais do Robotics há uma série de exemplos interessantes que demonstram como usar o programa com diversas tecnologias, desde conversão de texto em fala até como usar um receptor de GPS (Global Position System) para obter a localização atual e colocar as coordenadas do GPS em um mapa geográfico virtual. As possibilidades pedagógicas são inúmeras, permitindo que o professor alie suas propostas educacionais (formação para a vida e para o trabalho, desenvolvimento de habilidades técnicas na produção de materiais, capacidade de trabalhar em etapas e de seguir processos predeterminados) à curiosidade natural dos alunos, tornando o aprendizado mais interativo e criativo.

– XNA Game Studio Express

Objetivo: Propiciar a criação de games para computador que também rodam no console de videogame XBox.

Público-alvo:
A versão gratuita XNA Game Studio Express destina-se a educadores, estudantes, hobbistas e demais entusiastas de jogos.

Jogos para a aprendizagem

Professores e alunos podem criar uma bela parceira na descoberta das potencialidades de jogos educativos, criados pela própria turma. Explorar as possibilidades de múltiplas soluções para problemas, caminhos a seguir e decisões a tomar são algumas das habilidades e competências que o professor pode desenvolver com seus alunos. A interação entre os alunos, a criatividade colocada à prova e a interatividade com os computadores são alguns elementos que o uso deste programa pode trazer à sala de aula – sem falar das propostas divertidas e interessantes.

Esses e os demais programas do site Conteúdos Educacionais estão disponibilizados gratuitamente para fazer download!

Conheça todos os programas disponíveis para inovar sua metodologia de ensino!

http://www.conteudoseducacionais.com.br/index.asp

3 thoughts on “Voltas às aulas #conteúdos educacionais

  1. nossa aprendi bastante ae em e já vou pra segunda serie bjs abraços

    Cybele Reply:

    Olá Larissa, tudo bem?

    Que bom que você aprendeu bastante.
    Volte sempre que quiser.
    beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *