2º Encontro Nacional da Rede Românticos Conspiradores


Como comentei com vocês estive em Curitiba participando do 2º Encontro Nacional da Rede Românticos Conspiradores que aconteceu no mesmo local onde ocorreu a CIRS (Congresso Internacional de Redes Sociais) nos dias 11, 12 e 13 de março, com a presença de vários palestrantes, entre eles Professor José Pacheco de Portugal, Clay Shirky, Steven Johnson e Pierre Lévy. Se você quiser saber um pouco sobre o que aconteceu na CIRS pode acessar a Escola de Rede e navegar a vontade.

Vou me deter a comentar mais sobre os Românticos Conspiradores, pois foi o que participei mais ativamente e cuja foto inicial registra o encerramento do encontro.

O RC que aconteceu nos dias 13 e 14 reuniu educadores e profissionais comprometidos com a educação, dos quatro cantos do Brasil. A riqueza dos relatos de experiências, das dinâmicas e dos debates que foram promovidos serviu para incentivar e energizar a todos para continuarmos na trajetória em prol de uma educação de qualidade para o nosso país. Esta troca é muito rica e importante pois estimula aquele que tem a sensação de estar só e que por esta razão não conseguirá ir muito longe. Porém pudemos perceber que cada um planta sua sementinha em sua escola e em sua comunidade e os resultados obtidos mostram que tudo vale a pena.

O encontro ajudou para que forças fossem unidas e parcerias realizadas fortalecendo ainda mais as iniciativas. O Professor José Pacheco, idealizador do grupo, esteve presente nos dois dias de encontro compartilhando suas experiências e saberes.

No final do sábado tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho excepcional realizado por Maria (Romântica Conspiradora) desenvolvido no Departamento de Educação e Cultura do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, que comprometida em não deixar que as crianças percam o contato com o mundo maravilhoso da aprendizagem, promove, ela e uma equipe, atividades de forma lúdica e atrativa abrangendo todas as áreas de curiosidade de seus “alunos”. A Arte também faz parte do Projeto o qual a crianças expressa sua criatividade através da pintura, da escultura, da fotografia, gravura, construção e da música. Trouxe comigo o livro abaixo que reúne alguns trabalhos realizados pelas crianças e jovens o qual li um depoimento sábio em que Jailson afirma ser “uma pessoa feliz, alegre e que melhora mais rápido do que uma criança triste”. Uma verdadeira lição de vida! Se quiser conhecer mais profundamente este trabalho acesse www.pequenoprincipe.org.br

Enfim, nosso encontro finalizou com a certeza de que cada um voltou para seu estado e para sua cidade alimentado de experiências e relatos relevantes e motivado a colocar em prática ações transformadoras para que no ano que vem possa partilhar e enriquecer ainda mais o 3º encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *