Datas Comemorativas – Dia do Índio

http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/image/giva/dia_do_indio1.JPG

Hoje – 19 de abril – comemora-se o Dia do Índio.

Para acessar as postagens anteriores clique nos links abaixo

Datas comemortivas – Dia do Índio

Datas comemorativas  – Dia do Índio

Dia do Índio

Fonte: Jornal de Saanta Catarina

19 de abril é o Dia Nacional do Índio, lembrado e comemorado em muitas aldeias e reservas indígenas espalhadas em nosso imenso país. Na verdade, o índio brasileiro tem muito pouco a comemorar. Continua lutando pela sua sobrevivência e contra uma política indigenista tacanha e retrógada que mais lhes tem prejudicado do que ajudado.

O seu órgão tutor e responsável, a Funai, continua, como sempre, omissa e inoperante, o que tem permitido aos índios cometer verdadeiras estripulias, como aconteceu aqui na reserva de José Boiteux. Mas em todo Brasil não tem sido diferente. Apesar de pouco produzir, querem a ampliação de suas reservas. Os índios no Brasil são representados por 215 etnias e habitam 606 áreas em vários Estados, correspondente a 12,5% do território nacional, o que equivale a um milhão de metros quadrados de terras. Uma área maior do que Alemanha, França e Itália juntas.

Apesar dos problemas que se registram em áreas indígenas, não se consegue uma explicação plausível para o crescimento espetacular da população indígena no Brasil nesses últimos tempos. Os censos demográficos do IBGE de 1991 a 2000 indicaram que mais de 10% da população brasileira se declararam indígenas, aumentando de 294 mil para 734 mil o número de índios. Consta que a atração maior é o fato de poderem se transferir para uma reserva, onde passam a viver sob a lei do índio, não pagam aluguel, água, luz, ganhando moradia, comida, assistência médica e terra para trabalhar, se quiserem. A demarcação de terras para aumentar as reservas é outra grande atração, pois consta que na Região Amazônica os índios estão concretizando a conquista de imensas e riquíssimas áreas.

Quanto a Reserva Duque de Caxias, em José Boiteux, depois que o Supremo Tribunal Federal proibiu a demarcação de novas terras, os índios sossegaram e deixaram de praticar desordem fora da reserva, principalmente depois também que a Justiça passou a tratar com o rigor necessário certos procedimentos incorretos de membros da sua liderança.

Pelo menos contra a estrutura da Barragem Norte não praticaram mais nenhum ato de vandalismo. Hoje, a reserva abriga 1,8 mil indígenas que vivem nas sete aldeias: Toldo (20), Palmeiras (420), Pavão (116), Bugin (399), Coqueiros (315), Figueiras (286) e Sede (261). Trinta por cento dos que residem na Reserva são brancos que se declararam índios.

Em algumas delas, o Dia do Índio será comemorado.

ÁLVARO CORREIA|Ex-parlamentar



Mais ideias

Fonte: Para Compartilhar e Refletir

Índio articulado



One thought on “Datas Comemorativas – Dia do Índio

  1. Pingback: Datas comemorativas – Dia do Índio | Educa já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *