Dia do Autismo – 02 de abril

http://4.bp.blogspot.com/_BEpFjvD2FYA/SwPwqfWRD8I/AAAAAAAAARE/qZWH28ACg4Y/s1600/2.jpg

Fonte: Blog do Gábi

Você sabe o que é autismo?

É difícil explicar em poucas linhas o que é o autismo, faz parecer banal uma Síndrome tão complexa, mas me dei conta que que nunca falei sobre os sinais do autismo aqui no blog, então aí vai um apanhado geral de sinais.
AUSTISMO é uma desordem neurológica que afeta o indivíduo de forma global e seus sintomas aparecem antes dos 3 anos de idade, variando de graus mais leves, como a Síndrome de Asperger, até graus mais graves. Hoje ainda não existe cura comprovada.
Pessoas com AUTISMO têm dificuldades de comunicação: muitos não falam ou falam de forma repetitiva; socialização: e isolam e não permitem que outras pessoas os toquem e imaginação: não entendem “trocadilhos”, entendem tudo de maneira muito concreta e clara. Essas dificuldades levam a sérios problemas de comportamento: birras, gritos, choro, irritação, hiperatividade física.
Outros sinais: parecem não ouvir, fazem movimentos repetitivos do corpo e mãos, giram ao redor de si mesmos, tem formas próprias de brincar, enfileirar objetos… encontrei na internet essa imagem, vários blogs e sites a usam, se souberem de quem são os créditos ficrei feliz em divulgar =D

Não apresentam sinais físicos que possam ser percebidos apenas olhando para ela. Às vezes uma criança que está fazendo birra no mercado, shopping, ônibus ou parque pode não ser apenas mal educada, ela pode ter autismo! Não condene ou “olhe torto” para seus pais, a família de alguém com autismo precisa de ajuda, não de preconceito!
Hoje, no mundo todo, mais crianças são diagnosticadas com AUTISMO do que com AIDS, Câncer e Síndrome de Down. É um problema muito sério e quanto mais cedo for diagnosticado e encaminhado para tratamento, maiores as chances de desenvolvimento no futuro.

No Brasil são quase inexistentes as políticas públicas de apoio às pessoas com AUTISMO, por isso nossa maior ferramenta é a informação, a conscientização da população e o alerta aos governantes para a criação de políticas públicas. Nossos filhos existem, amam, têm sentimentos, se magoam, ficam felizes e tem potencialidades como qualquer pessoa, eles só precisam de amor e respeito!

Campanha Internacional do Dia do Autismo.

Acabei de receber esse convite via e-mail, divulgem a todos!! Vamos mostrar o AUTISMO ao mundo!!!
Na noite de 1 de Abril o prédio Empire State em NY estará acesso com luzes azuis em conscientização sobre o dia do Autismo em 2 de Abril.

Estão urgindo e repassando a campanha no resto do mundo para que todas as pessoas possam acender uma luz azul em suas casas. Outros prédios por todo o país e o resto do mundo estará acendendo luzes azuis.

Coisas que vc pode fazer para ajudar na conscientização do autismo:

1 – Usar o pin azul com o desenho de uma peça de quebra cabeça durante todo o mês de abril e qdo as pessoas perguntarem explicar sobre o autismo.

2- Mudar as fotos do orkut e perfil no twitter ou facebook com a peça azul do quebra ou com o logo da campanha light it up: Blue e repassar para amigos.

3- Digitar todos os seus emails em AZUL e colocar o logo Light It Up Blue na assinatura durante todo o mês de Abril.

4- No dia 2 de Abril vestir uma peça de roupa azul, camiseta ou calça e pedir pra seus amigos, familiares ou colegas de trabalho pra vestir também e tirar fotos e repassá-las. Se possível colocá-las nas galerias do Flickr, orkut, twitter, facebook.

5- Cozinhar um bolo com o desenho da peça de quebra-cabeça Azul, preferência todo em azul e levar para escola, trabalho e dividir com seus amigos explicando o motivo.

6- Igrejas, Congregações, avisar aos responsáveis para que falem do dia em seus Cultos, Missas e Celebrações, etc.

Existem várias maneiras de participar! O importante é fazermos nossa parte para divulgar o máximo para conscientização e um futuro melhor para os nossos pequeninos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *