Como anda o seu cérebro?

Você provavelmente deve ter usado alguma destas frases pelo menos uma vez nos últimos tempos:

Como ando esquecida!

Não me lembro de mais nada ultimamente!

Nossa! Nem vi!

Como pude não entender isso?

Tem certeza que isso estava ai?

E tantas outras que habitam o cotidiano da maioria das pessoas. Por que será que as pessoas andam tão esquecidas e tão distraídas ultimamente? A resposta é muito simples e de fácil solução: precisamos exercitar o nosso cérebro constantemente. Este exercício constante é imprescindível para o desenvolvimento das capacidades do próprio cérebro, bem como é fundamental para prevenir o declínio cognitivo natural que ocorre em razão da idade.
A memória tem que ser treinada e quanto mais isso acontece melhor ela fica. Ao contrário disto as pessoas substituem o treino por várias ferramentas como a agenda, o computador e outros recursos que promovem uma acomodação no exercício da memória e outras atividades cognitivas. Esta afirmação é comprovada pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel, diretora do Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no livro Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor.

Estou falando sobre este assunto porque recebi o convite da equipe do Cérebro Melhor para conhecer e realizar alguns dos jogos que integram o programa on-line de exercícios personalizados na forma de jogos que ajudam a melhorar a capacidade de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial. Ou seja, tudo aquilo que usamos a todo o momento seja nas atividades domésticas, no trabalho, na escola e no lazer.

Confesso que estou apaixonada! A cada jogo escolhido uma surpresa diante da qualidade, da criatividade e dos recursos utilizados. Ah! E não posso deixar de mencionar – do meu progresso.

Sempre gostei do jogo da memória e jogo constantemente na internet, porém os jogos da Memória que encontrei aqui são realmente maravilhosos. Completamente diferente do tradicional em que você vira duas opções e tenta encontrar os pares. Aqui você tem que, num mesmo jogo, memorizar o trajeto realizado, os nomes dos itens que deram origem ao trajeto, a ordem e qual figura ilustra este trajeto. É fantástico! Ao final ele te mostra o seu desempenho computando o tempo, a precisão e os acertos. Esta é uma das muitas opções de jogo.

Para nós professores não há opção melhor para exercitar a memória, tão fundamental para manter ativas as representações de informações que acabaram de sair da nossa frente. Com isso é possível resolver problemas sem esquecer o que estava fazendo segundos atrás.

Tão importante quanto a memória é a ATENÇÃO que propicia maior eficiência uma vez que consegue prestar atenção ao que realmente é importante contribuindo para uma melhor memorização uma vez que a atenção age como um filtro bloqueando as informações sem importância.

Falar da importância da linguagem para o professor é “chover no molhado” como se diz popularmente. A linguagem é responsável pela transmissão das informações, pela estruturação dos pensamentos e propicia a tomada de decisões.

Veja na figura ao lado que antes de você iniciar um jogo ele lhe mostra quais áreas do cérebro estão sendo estimuladas, além de mostrar o quantum de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial serão exercitadas.

Falando sobre os jogos para Raciocínio Lógico vou transcrever o que o Cérebro Melhor nos diz:

Você resolve problemas com facilidade? São muitas as habilidades mentais envolvidas no raciocínio lógico – e O Cérebro Melhor lhe oferece vários jogos divertidos, com muitas opções e diferentes graus de dificuldade, para você exercitar várias das capacidades necessárias ao bom raciocínio lógico, da identificação de problemas ao estabelecimento de metas e execução de uma estratégia.

Quando falamos de noção espacial e lateralidade sempre tem alguém que se sente atingida pela dificuldade. Quanta gente se queixa da falta de senso de direção, Que mulher nunca mencionou ao estar no meio de um desvio não saber mais qual o sentido que deverá seguir. Pois então, que maravilha poder estimular esta noção espacial de se posicionar diante de situações como esta acima ilustrada bem como evocar uma imagem mental e ter a habilidade de manipulá-la mudando-a de posição, girando-a, torcendo-a e assim por diante.

Se você se sentiu motivada e quer experimentar entre no http://www.cerebromelhor.com.br e dê um passeio para conhecer tudo de bom que lá está. Há jogos gratuitos para você experimentar e testar como anda a sua memória, a sua linguagem e assim por diante.

Você ainda poderá fazer um Passeio Guiado onde conhecerá melhor o site Cérebro Melhor. Clicando em Conteúdo e Informações você terá Dicas diárias para melhorar ainda mais o funcionamento do seu cérebro, poderá conhecer o funcionamento do cérebro e muitas outras novidades. Acessando Disponível para o visitante você verá todos os serviços gratuitos que são disponibilizados para o leitor que ainda não é assinante. Poderá conferir também A vantagem de ser assinante e finalmente poderá fazer A sua escolha.

Foi uma excelente oportunidade eu ter conhecido este site e poder compartilhar com vocês.

Se vocês quiserem ler outras opiniões sobre o Cérebro Melhor poderão acessar esta matéria que saiu na Veja, bem como o Blog da Rosana Hermann.

Se você após conhecer o Cérebro Melhor quiser partilhar a sua experiência, ficaremos muito felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *