Dia Mundial do Meio Ambiente

Fonte da Imagem: Gente Miúda

Dia Mundial do Meio ambiente : Mini-projeto: Preservando o ambiente

Fonte: Jogos e Brincadeiras

Atividade para o dia do meio ambiente

• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.
JOGUE O LIXO NO LIXO!
RESPEITE OS ANIMAIS!
A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:
Materiais:
– 1 litro de água
– 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite
– 2 gramas de pó de gelatina
– 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)
– liquidificador
– 1 bacia grande
– 1 peneira de qualquer formato
Como fazer:
1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.
2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.
3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.
4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.
5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.
6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.

Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21

Como surgiu o dia do meio ambiente

Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.

A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul..

SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e aproveite para questioná-los sobre as perguntas feitas nela.

CANTE:Herdeiros do futuro

A vida é uma grande

amiga da gente

nos dá tudo de graça

para viver

sol e céu,

luz e ar, rios e fontes

terra e mar.

Somos os herdeiros do futuro

e para esse futuro

ser feliz

vamos ter que cuidar

bem desse país.

Será que no futuro

haverá flores?

Será que os peixes

vão estar no mar?

será que os arco-íris terão cores

e os passarinhos

vão poder voar?

será que a terra

vai seguir nos dando fruto, a folha,

o caule e a raiz?

será que a vida

acaba encontrando um jeito bom

da gente ser feliz?

Vamos ter de cuidar

bem desse país.

Toquinho e Elias Andreato. Canção dos direitos da criança, Movieplay do Brasil

LIXO contra MEIO AMBIENTE

Fonte: Jogos e Brincadeiras

– Participantes: Em torno de 20 pessoas .

– Tempo Estimado: 20 min .

– Modalidade: Meio Ambiente .

– Objetivo: Desenvolver uma preocupação de preservação do meio ambiente que

vivemos e se preocupar com as pessoas que vivem em locais críticos como

próximo de córregos e rios .

– Material: Um salão ou o próprio local fechado onde o grupo se reúne,

vassouras de acordo c/ o número de participantes, pazinhas de lixo, 4 baldes

pequenos com saco de lixo, bastante papel picado e sujeira de acordo com que

você ache conveniente para jogar no salão, bancos e/ou cadeiras e um

barbante um pouco maior que a largura da sala onde se aplicará a dinâmica .

– Descrição: Antes que o pessoal entre no salão, forme um espaço grande

retangular dentro do salão com as cadeiras e/ou bancos . Espalhe o lixo de

forma que todo o espaço que você formou tenha este lixo . Pegue os baldes e

espalhe pelo salão, preferencialmente debaixo das cadeiras e/ou bancos de

maneira que não fique muito oculto . Espalhe as vassouras e pazinhas de lixo

próximo do local . Divida o espaço em dois com o barbante . Verificando que

o local está uma verdadeira sujeira, convida-os para oração inicial dentro

do espaço com o lixo . Eles certamente não se sentirão à vontade mas faça a

oração inicial mesmo assim . Logo depois o ANIMADOR explica que teremos uma

dinâmica com dois times ( sugestão: pode ser moças contra os rapazes ), cada

time deverá se livrar da sujeira antes do outro, aquele time que terminar de

limpar antes será o vencedor . Enquanto eles estiverem limpando você escolhe

duas pessoas ( OS BAGUNÇADORES ) de cada time para bagunçar e sujar a área

do adversário, peça para espalhar a sujeira do outro, pegar o lixo que

estiver no balde e espalhar novamente, fazendo com quê a turma empurre o

lixo para a área do time adversário . Após um 15 minutos peça para todos

pararem e sentarem ( inclusive os BAGUNÇADORES ) e inicie os questionamentos

.

Possíveis questionamentos:

– Será que realmente nos preocupamos em zelar pelo nosso meio ambiente ?

– Será que sempre tentamos nos livrar das sujeiras em frente da nossa casa

empurrando o lixo para frente da calçada do vizinho, como hoje estávamos

jogando o lixo na área do outro time ?

– Será que ao se livrarmos dos nossos lixos nós se preocupamos em não deixar

as águas das chuvas levar esses lixos para bueiros, córregos, rios etc

provocando enchentes e inundações nas casas das pessoas que moram em locais

críticos ?

– Será que ao atirarmos um saco de lixo em terrenos baldios nós se

preocupamos com os moradores ao redor que ficam expostos à proliferação de

insetos e ratos, causando doenças à seus familiares ?

– Será que quando chupamos uma bala, uma pastilha, um sorvete etc nos

preocupamos em jogar a embalagem no lixo ou desistimos rapidamente de achar

um lixo e jogamos a embalagem no chão ?

– Será que Deus fica contente ao saber que nós, ao viajarmos pelas estradas,

ficamos atirando todo tipo de lixo e até bitucas de cigarros que provocam

incêndios no nosso mundo que Ele criou ?

– Que tal ao vermos um de nossos amigos jogando a embalagem de bala no chão,

chamássemos a atenção dele para guardar aquela embalagem no bolso até

encontrar uma lixeira ? Imagine se ele habitua-se a fazer isso e passar esse

pensamentos aos conhecidos dele !

meio ambiente visto pelo ibge

Fonte: Hundobrasil

Levantamento do IBGE aponta redução do uso de CFCs e aumento de unidades de conservação

Por Luana Lourenço, da Agência Brasil

O Brasil superou as metas de redução de emissão de gases que destroem a camada de ozônio, previstas no Protocolo de Montreal, na década de 1980, de acordo com o levantamento dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008), divulgado ontem (4/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consumo anual de substâncias destruidoras da camada de ozônio, principalmente os clorofuorcarbonos (CFCs), diminuiu 87% entre 1992 e 2006. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os CFCs somente são utilizados na manutenção de geladeiras antigas – fabricadas até 1999 – e em medidores de dose individual , as “bombinhas” para asmáticos.

De acordo com o IBGE, a qualidade do ar nas grandes cidades e regiões metropolitanas se manteve estável. A concentração de poluentes atmosféricos permaneceu estacionária ou apresentou tendência de queda nos últimos anos.

Apesar do aumento do controle sobre emissões de poluentes por veículos e melhoria na qualidade dos combustíveis, os automóveis ainda estão entre as principais fontes de poluição do ar nos grandes centros urbanos, somados às indústrias e incineradores.

Além das metas de redução de CFCs, o levantamento do IBGE aponta dados positivos no avanço da área de unidades de conservação no país. Em 2007, o número de unidades chegou a 299, com área total de mais de 700 mil quilômetros quadrados.

O percentual da área protegida em nível federal saltou de 6,5% em 2003 para 8,3% do território em 2007. As unidades de conservação estaduais abrangem 367 mil quilômetros quadrados e as municipais, 35 mil quilômetros quadrados, segundo o IBGE.

A maior parte das áreas protegidas está na Amazônia, com mais de 15% em unidades de conservação federais. Entre 2003 e 2007, o bioma foi o que mais registrou aumento de área protegida – mais de 145 mil quilômetros quadrados. Já o Cerrado e a Caatinga não tiveram aumento de área protegida por unidades de conservação federais no mesmo período.

Brasil precisa avançar na preservação de rios e no combate ao tráfico de animais, diz IBGE

A qualidade das águas dos rios brasileiros está longe de alcançar patamares ideais. O diagnóstico é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e consta da terceira edição do relatório dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008), divulgado nesta quarta-feira (4). De acordo com o levantamento, nenhum rio ou represa do país alcançou a classificação ótima no Índice de Qualidade da Água (IQA).

O IDS analisou 23 indicadores divididos nos temas atmosfera, terra, água doce, oceanos, mares e áreas costeiras, biodiversidade e saneamento. Segundo o IBGE, os resultados do levantamento referentes à área ambiental apresentam os indicadores mais negativos ou em evolução lenta.

Os resultados mais preocupantes em relação à qualidade da água, segundo o IBGE, foram registrados no Rio Tietê, em São Paulo, Rio Iguaçu, na região metropolitana de Curitiba (PR), e Rio das Velhas, que corta Belo Horizonte. A situação também é crítica na bacia do Paraguaçu, que banha a região do Recôncavo Baiano e no Rio Ipojuca, em Pernambuco.

De acordo com o IBGE, a contaminação por resíduos domésticos e industriais já começa a provocar escassez de disponibilidade de água de qualidade mesmo em áreas com abundância de recursos hídricos.

Outro resultado que aponta para a necessidade de acelerar as políticas ambientais no país é o aumento do número de espécies ameaçadas de extinção e o avanço de registro de animais comercializados ilegalmente, apontados pelo IBGE.

Entre 1989 e 2004, o número de espécies ameaçadas de extinção no Brasil saltou de para 398 para 627. Segundo o IBGE, os grupos que apresentam maior número de espécies ameaçadas são as aves, os peixes de água doce e os insetos, com 160, 142 e 96 espécies, respectivamente.

Em relação ao tráfico de animais, o IBGE calcula que, anualmente, 38 milhões de animais são comercializados internacionalmente e o Brasil é um dos principais fornecedores, responsável por 10% do mercado. Em 2005, mais de 37 mil animais que seriam comercializados ilegalmente dentro e fora do país foram apreendidos, mais que o dobro do número registrado em 2000.

Edu Coruja e sua Turma defendem o meio ambiente

Fonte: Plenarinho

Você sabia que nos últimos anos o aumento da poluição tem causado o aumento da temperatura da Terra? Quando a terra fica mais quente além do normal, o clima muda, e muda rápido. O aquecimento global altera a quantidade de chuva que cai em algumas regiões do planeta, e isso afeta a vida da gente, dos animais, das plantas, de toda a natureza.

Por isso, é preciso cuidar do nosso planeta. Que tal fazer isso se divertindo! A Turma do Plenarinho, liderada pelo professor Edu Coruja, pesquisou e encontrou uma série de brincadeiras para você “aprender brincando” nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. Confira!

Jogo Caça palavrasCace as palavras

Para começar, que tal encontrar palavras que têm a ver com natureza? Elas estão aqui, num jogo interessante que exige paciência e persistência. É o Caça-palavras!

Exercite sua cuca!

Jogo da MemóriaVeja se é bom no “Jogo da Memória” e encontre todos os pares no menor tempo possível e com a menor quantidade de tentativas. Faça sua aposta!

Quando o jogo aparecer, clique sobre os selos e tente achar o par correspondente do selo que você clicou. Faça isso até que todos os selos fiquem abertos. Prove que você tem uma boa memória! Bom divertimento.

Jogo do Desembralha as letrasSalada de letras

Desembaralhe as letras e encontre as palavras escondidas. Como? Trocando as letras de lugar nesse jogo que requer muita concentração.

Para brincar em qualquer um dos três jogos, clique nas imagens pequeninas que aparecem aí em cima.

Falando sério

Depois de se distrair com os nossos jogos, que tal saber mais sobre a importância do nosso País na preservação do meio ambiente? Leia com atenção as informações abaixo.

Você sabia?

Rio do pantanalQue o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta? Nada menos que 13,7 % de toda água do mundo está aqui.

Que o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é a maior área úmida continental do mundo?

Que a Amazônia abriga as mais extensas florestas alagadas do planeta?

Que devemos tomar muito cuidado com nossas árvores e evitar o desmatamento e as queimadas? Pois sem as florestas o planeta vai ficar cada vez mais quente.

Que os cuidados com as nascentes do rios devem ser aumentadas porque elas são nossas fontes de água doce e limpa?

Que no Brasil, a agricultura consome 70% da água, as indústrias, 20%, e as residências, 20% também?

Que cada minuto de banho gasta de 3 a 6 litros de água? Que quase 75% da água que gastamos em nossas casas é usada na hora do banho? Que uma torneira pingando desperdiça mais de 190 litros de água por dia?

Que você economiza 70 litros de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?

Que o mau uso do solo nas regiões ribeirinhas é o maior causador das enchentes?

Que o metano é um dos gases do efeito estufa! Esse gás afeta o meio ambiente e causa mudanças climáticas que não são boas para ninguém.

Que em todo o mundo, as enchentes causam perdas econômicas de cerca de cinco bilhões de dólares, quase R$ 10 bilhões?

Que 40 milhões de brasileiro não têm acesso à água?

Que o uso de água mais que triplicou entre 1950 e 1980?

Que em São Paulo, 70% da poluição das águas é de origem doméstica e 30% de origem industrial?

Que o índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre as indústrias e as casas?

A favor do meio ambiente

Foto Dep. Sarney Filho Agora, quer saber o que anda rolando pelo mundo em favor da natureza? O que andam fazendo por aí para evitar que a Terra continue esquentando? O deputado Sarney Filho (foto), do PV do Maranhão, contou pra gente que alguns países, regiões e até mesmo empresas já começam a mudar seus hábitos para tentar salvar o nosso planeta. Veja como na conversa que ele teve com a Turma.

Dicas da Turma

Dicas da turmaClique no desenho ao lado e veja o que você pode fazer para ajudar a salvar o nosso planeta!

Fonte: Site do Greenpeace; Cartilha do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC; ABC da Mudança Climática do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe; Ministério do Meio Ambiente.

Meio Ambiente X Aquecimento Global

Postado por joaozinhocamandaroba em 08/06/2007

Temos um meio ambiente com uma fauna e flora muito bela e densa mas como o homem destroi a natureza estamos sofrendo um problema serio.O aquecimento global que nao so atingiu a natureza e a nós tambem cidades alagadas em locais onde era calor frio,ar rarefeito

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.

5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – Leia mais aqui

Dia Mundial do Meio ambiente : Mini-projeto: Preservando o ambiente

12 thoughts on “Dia Mundial do Meio Ambiente

  1. Adorei cada dica.
    gostaria de saber se vocês enviam por email as novidades do site?
    Sou recem formada e gostaria de saber tudo para ser uma boa professora.

    Cybele Reply:

    Olá Danielle, tudo bem?

    Fico feliz que tenhas gostado.
    Sim, enviamos e já te inscrevi. Você irá receber uma confirmação por email, ok! É só autorizar e hoje já começará a receber. Se não der certo me avise, ok!
    abraços
    Cybele Meyer

  2. OLÁ CIBELE!

    FIQUEI INCRIVELMENTE MNARAVILHADA COM SEU SITE E TBÉM GOSTARIA DE RECEBER NEWSLETTER!!!

    OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO

    Cybele Reply:

    Olá Josiane, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho.
    Já te cadastrei e você começará a receber as novidades a partir de amanhã.
    Se não receber me avise, ok!
    abraços e continue acompanhando e participando do Educa Já!

  3. envie para o emeu email toda novidade

    Cybele Reply:

    Olá Genir, tudo bem?

    Já inscrevi seu email e a partir de agora começará a receber as novidades.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    abs
    Cybele

  4. Pingback: 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente | Educa já

  5. Gostei das atividades de vc, vou trabalhar a disciplina de meio ambiente no ensino fundamental II. se vcs puderem me mandarem o material por e-mail ficarei grata.
    Aguardo resposta.

  6. muito bom os materiais.
    Quero receber as novidades por email

    att

    José Carlos

  7. gostaria de receber as novidades de ciencias e biologia relacionadas a qualquer conteúdo…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *