Largar as fraldas, existe tempo certo para isso?

Este post faz parte do roll que não foi migrado.
Largar as fraldas. Existe um tempo certo para isso?
Seguem alguns depoimentos colhidos na internet de mães do Brasil e fora dele que se sentem desesperadas com a demora que seu filho apresenta para sair da fralda.

Por questão de respeito não disponibilizei o nome das pessoas que assinaram os depoimentos.


“Meu filho tem 2 anos e 6 meses, comecei a tirar a fralda dele há pouco tempo, ele aprendeu a fazer xixi na privada, mas o cocô só na fralda, já fiz de tudo, coloquei o pinico, mas nada adiantou. O xixi ele pede, mas quando ele está de cueca não faz cocô, fica prendendo! O que fazer?”

Oi, mamãe preocupada,
Pode deixar sua preocupação de lado! É normal que com 2 anos e meio a criança ainda faça cocô na fralda.
Às vezes a criança se apega a tudo o que faz parte de seu corpo, inclusive o xixi e o cocô, e não quer se desfazer deles (pode ser por isso que, quando seu filho está de cueca, ele “segura” o cocô; já a fralda, por ser mais volumosa, não deixa que ele perceba que o cocô está saindo.
Faça o seguinte: sempre que ele fizer xixi na privada, dê ‘tchau” para o xixi e incentive-o a dar também: – tchau xixi, pode ir embora! Só depois aperte a descarga. Vá falando para ele que com o cocô vai ser a mesma coisa: “quando você fizer cocô no peniquinho nós também vamos dar tchau para ele”, (quando ele for embora com a descarga) . Logo ele vai perceber que ele pode e deve expelir o seu cocô, assim como faz com o seu xixi.
Outra coisa importante é que pode acontecer de a mãe ou o pai não se dar conta de que, nessa idade é muito desconfortável para a criança sentar-se na privada para fazer cocô pois ela fica sem apoio nos pés, isto é, fica com os pés pendurados (nós, adultos, certamente não iríamos gostar de ficar nesta posição), por isso, é mais aconselhável colocar a criança no peniquinho, até que ela se acostume bem com o ato de evacuar.

– Essa é a pergunta da maioria das mães.
Na verdade, cada ser humano tem o seu tempo e isso deve ser respeitado.
É um processo lento e constante.
Há quem diga que deve haver algum problema com a criança quando esta leva mais tempo para usar o vaso sanitário, porém deve-se saber que todo e qualquer problema tem mais de um sintoma. Nada pode ser encarado como problema com apenas um sintoma.
Palpites não faltam, porém não devem ser levados em conta.
Cada mãe sabe o que é melhor para o seu filho e irá tentar de várias formas ajudá-lo.
Sair cedo das fraldas não tem nada a ver com ser inteligente.
Há também crianças que começam a fazer o xixi no banheiro e quando querem fazer o cocô pedem para que coloque a fralda. Isso é mais comum do que se pode imaginar. Porém isso se resolve, mais dia menos dia ele acaba largando por si só a fralda. Chegou o seu momento.

– Fraldas e Cocô.
Cada criança tem o seu tempo, temos que considerar isso também. Para que o processo possa ser iniciado, a criança tem que ao menos conseguir ficar sentada de 5 a 10 minutos, dai sim, da pra ver se ela esta preparada ou não. Para as mamães que tem o problema com o cocô, aconselho que observe as ações do seu filho. Alguns se escondem num lugarzinho e fazem na fralda mesmo, outros fazem sinais e alguns ficam agachadinhos enquanto continuam brincando, e tal. Espero ter ajudado!

– O verão é um ótimo momento para começar. Comece deixando o seu filho sem fraldas, não importa que no início ele não consiga pedir e faça xixi ou coco no chãoou nas calças mesmo, comece a explicar que tem o vaso sanitário leve ele lá e coloque ele no vasinho e aos poucos ele vai se acostumando e vai se sentir incomodado de fazer xixi nas calças e vai pedir. Tudo que você tem que ter é paciência e ficar tranquila quando não der certo, se você conversar com ele você vai ver que funcionará. Certo. Boa sorte!

– Minha filhinha está agora com 2 aninhos. Consegui tirá-la das fraldas durante o dia, mas ela não consegue fazer “cocô”, só faz quando coloco a fralda, senão ela fica segurando, e aí eu fico com dó. O que fazer neste sentido, será que é normal??

– Minha filha tbem tem a mesma idade. Estou tendo o mesmo problema. O Pediatra me disse que tenho que ter muita paciencia por ser um período de mudanças. Ela tem o intestino preso, acredito que seja o grde vilão da insegurança. No início queria que ela tirasse logo, agoro estou tentando negociar. Acho que temos que ter paciencia, ninguém faz cocô na frauda o resto da vida.

– Olá Maria Helena! Não estou posso responder a sua pergunta, mas para compartilhar do seu problema. Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses, que só faz cocô quando está de fraldas. Gostaria de saber se você já recebeu alguma resposta que possa ter servido de solução para esse grande problema?? Se recebeu, poderia compartilhar comigo?? Agradeço se puder.

– Meu filho segura o côcô o que fazer?
Meu filho na hora de fazer côcô ele segura ,principalmente se colocar ele no vaso sanitário ele tem o intestino preso… quando vai fazer ele tem dificuldade. Agora não sei o que fazer sendo q toda vez q ele quer fazer ele segura ( ele tem tipo um trauma quando vai pro vaso estou muito preocupada…) Por favor me ajudem???

– fralda do cocô
Meu filho passou por isso: só fazia cocô na fralda, pedia para colocar a fralda para fazer cocô, pois já havia deixado de usá-la para o xixi há meses. Não insisti muito nesse ponto pois estava grávida e só voltamos a isso após o bebê ter uns 6 meses. Um dia, após sentir que ele estava fazendo aquilo mais por birra do que qualquer outra coisa, disse que aquele pacote de fraldas era o último e que não teria mais fralda para o cocô. De início concordou, compramos uma privadinha nova, depois relutou a aceitar a idéia chegando a fazer cocô na cueca conscientemente, após ter negada a fralda. Ele tinha 4 anos. Após uma semana começou a fazer na privadinha dele normalmente. Agora, com 4 anos e 3 meses, inicio a retirada da fralda da noite.

– Hora certa
O segredo de tudo é paciência, várias crianças passam pelo mesmo processo, só fazem cocô na fralda, isso pq ficam inseguras, Jamais reprima seu filho isso pode gerar problemas de auto estima, frustração e insegurança, apoie, converse, tenha paciência e tudo se resolverá. A Fralda deve ser tirada à partir dos dois anos de idade, tirar antes é loucura, não devemos esquecer que nossos filhos serão resultados dos nosso atos, não sejamos ansiosos, vamos ser presente, apoiar e amar.

– Fraldas
Como faço para tirar as fraldas do meu filho de 2 anos e 4 meses. Às vezes, ele faz xixi na privada pois já está alcançando mas quanto ao “cocô”, não deixa nem que chegue perto dele, se vamos atras e tentamos pegá-lo para levar ao pinico, corre para o quarto e fecha a porta na nossa “cara” e fica encostado para que não possamos abrir. Parece que ele tem vergonha … mas não aconteceu nada para que tivesse essa atitude.


– eh!!!!
Desculpa tamanha intromissão… eh que entrei no site hoje e moro nos estados unidos, e lendo esse site vejo quanta diferença tem na criação nossa brasileira para as deles aqui. bem! em relação a seu filho o que eh aconselhado aqui ,eh que a criança receba estímulos com : cada vez que ela conseguir fazer no pinico ou ate no vaso que seria aconselhado ,ela recebe estrelinha (adesivo )em um papel que estará a vista dela e no final da semana se ela consegui ate 5 estrelas ela ganha um premio ( da sua escolha) um passeio seria legal. nunca esqueça que ele tem que se sentir seguro , não deve ter intromissão de outras crianças, ate mesmo nossa, com: hum que coco fedido!!! isso deixa a criaça constrangida.

– Tirar a fralda do meu filho
Sei quando meu filho está fazendo cocô pois ele fica se escondendo atrás de algum móvel ou porta. Falo : vamos fazer no vasinho?Ele responde não e se tento pegá-lo ele corre ou para de fazer. As vezes faz xixi no vasinho mas fica forçando fazer repetidas vezes, pois faço elogios. Quando tiro a fralda ele faz xixi e fala estou molhado , aí tenho que trocá-lo. Quais são as dicas?

– como faço para tirar a fralda do meu filho
meu filho está com 3anos e 6 meses.ñão consegui teirar a fralda dele ,quando ele quer fazer coco , ele não consegue fazer no vaso e nem no piniquinho somente na fralda. por favor gostaria de umja juda para eu saber como devo fazer para conseguir tirar a fralda dele. obrigada

– como faço para tirar a fralda do meu filho
meu filho não usa fralda para fazer xixi , quanto a isso estou despreocupada. o problema é que quando ele vai fazer cocô primeiro ele pede, mais eu tento colocá-lo no vaso mais ele não aceita. então se eu não colocar a fralda ele segura e não faz, e quando ele vai fazer depois que já coloquei a fralda nele ,para fazer ele esconde pelos cantos da casa e depois eu vou e tiro. mais já estou ficando preocupada com isso, por isso estou pedindo ajuda para saber como posso fazer para conseguir a tirar as fraldas dele.

– Como tirar a fralda do meu filho?
Meu filho já tem quatro anos e até hoje ele pede pra colocar fralda pra fazer cocô. Já tentei de tudo. O que devo fazer?

– Como tirar fraldas das crianças
Gostaria que quem ja começopu esse processo e deu certo , peço por favor me ajudem, preciso de tirar a fralda da minha turminha são trÊs crianças de 2 anos e 3 meses, tá difícil… Obrigada

– Olá amiga, sei o que está passando, tenho um casal de gêmeos, eles tem 2 anos e oito meses e ate hoje nada. Tenho vergonha de mim, pois é muito difícil…

– Fraldas
Meu filho tem 2 anos e 7 meses faz xixi normalmente no pinico mas quando ele quer fazer coco ele pede para colocar a fralda.Devo insistir ou deixo acontecer naturalmente ?

– Bravo , Irritado
Meu filho, esta irritado com essa situacao de tirar as fraldas, ofereco o banheiro sempre no comeco , ele ate gostava , agora segura o Xixi e o coco, ate onde pode , depois acaba fazendo na cuequinha mesmo, nao quer ir mais, nao sei como agir?

– como tiro a fralda do meu filho?
Ele tem 4 anos e ainda dorme de fralda, porque ele não aguenta ficar a noite toda sem fazer xixi na cama. alguem pode me ajudar?

– Oi Clauida
Claudia,tenho tb um filho de 4 anos e foi difícil fazè-lo parar de fazer xixi na cama (fralda)….Só melhorou qdo diminui o líquido á noite.Conversas tipo,vc é um meninão,já esta crescendo etc….estimularam ele a aprender…Hoje,de vez em qdo ainda faz…..Mas melhorou bastante….

– xixi noturno aos 4anos uso de fralda
Olá, o meu conselho é acorda-lo durante a madrugada e leva-lo ao banheiro, assim, isso se tornará rotina para ele. Não custa tentar, não é.

– Meu filho usa fralda p dormir com 4 anos
Cláudia,gostaria de saber se você conseguiu tirar as fraldas de seu filho.O meu estou até pensando e levar ao médico p ver se isso é normal por mais q eu tente ele quer sempre a fralda p dormir!

– Oi Sheyla, estoiu com o mesmo problema. Minha filha está com 03 aninhos, cocô ela faz no pinico, mas xixi ela não pede e se está sem fralda ela segura. Não sei mais o q fazer

– Espero ajuda-las
Primeiramente note se a criança está pronta para deixar a fralda quando: ela sabe que está fazendo xixi nas calças ela já sabe dizer que tem vontade sabe puxar as calças para baixo e para cima compreende instruções simples acorda com a fralda seca sabe-se levantar e sentar sozinho mostra querer agradar os pais A maior parte das crianças estão totalmente aptas a usar o banheiro entre os 2 e os 3 anos. Mas lembre-se que todas crianças são diferentes. Pode ajudar a criança a aprender a usar o vasinho… Ensinando-o a saber quando ele precisa “ir” Ensinando-lhe palavras que todos compreendem como “xixi”,”cocô” Deixando-a observar quando você usa o banheiro Dando-lhe um peniquinho Deixando-o vestir e despir-se sozinho Lendo-lhe histórias sobre o uso do banheiro Fique sempre com ele enquanto usa o banheiro Como ensinar a criança quando ela/e mostra que está pronta… mostre-lhe o vaso e diga-lhe para que serve. diga-lhe para lhe dizer quando ele precisa ir. leve-o ao banheiro quando ele lhe pedir. fique com ele enquanto esta no vaso ou penico. não o obrigue a sentar-se no vaso ou penico se ele não quiser. mesmo que ele não faça no vaso ou penico, diga-lhe que está orgulhosa dele. Explique-lhe que ele pode tentar mais tarde. Jogue as fezes da fralda no vaso. Isto ajuda a criança a compreender o que ele deve fazer. Se a criança não aprender a usar o vaso ou o penico em duas semanas, ela não está preparada ainda para isso. Pare e experimente umas semanas mais tarde. Lembre-se: não tente ensinar a criança se ela estiver irritada. acidentes acontecem até aos 5 anos. Não castigue, envergonhe ou culpe a criança. as crianças aprendem a controlar suas fezes antes de aprenderem a controlar a urina. as crianças aprendem o controle durante o dia antes de aprenderem durante a noite. uma criança que já está treinada pode ter acidentes. Por vezes isso acontece com o nascimento de um novo bebê. Diga a criança que você compreende e dentro em breve ela estará usando o vaso novamente. Bem, é isso! Espero ter ajudado.


– Meu filho não faz coco no vasinho
Oi pessoal, minha dúvida é a mesma: Meu filho tem 03 anos e 08 meses e só faz coco se for na fralda. Quando não colocamos, ele segura e é a maior confusão. Já está a quatro dias sem fralda e sem fazer. Como devemos proceder???? SOCORRO!!!!

– COMO TIRAR A FRALDA A NOITE.
Boa tarde.tenho um filho de 07 anos e estou tentando tirar a fralda na hora de dormi,e não estou conseguin do as vezes ele fica até 02 noites sem fazer.Me ajude.Obrigada.

– xixi na cama
meus filho tem quatro anos e ainda faz xixi na cama favor me ajude

– Minha filha tem 3 anos e oito meses e não consegue fazer fezes no vaso, ela consegue urinar no vaso e pede durantre a madrugada para urinar no vaso,mas fezes não consegue. O que faço?

– Eu comentei várias as vezes aqui o descaso que eu tinha quando o assunto era desfralde, eu poderia aqui dar uma de entendida e falar que hoje em dia se espera muito dos babies e todo um blablabla radical, mas não, quem me lê há um tempo já me conhece e esse papo de mãe perfeita não é comigo.
O descaso era por preguiça mesmo…quando me falaram no Cirandinha que lá ele não usava fralda eu até tentei em casa, juro que eu tentei, um pouquinho, beeem pouquinho, mas tentei. Só que nas primeiras mijadas na chaise-longue eu já fui logo desistindo, Lorenzo ficava nervoso e acabava não fazendo nem na fralda nem no banheiro, se prendia até não poder mais e quando não aguentava ia em qualquer lugar, e de preferência tapetes…sofás…. . Uma vez quando o escritório era no primeiro andar lá de casa ele fez xixi no meu quarto, no segundo andar exatamente acima da recepção, o assoalho do andar de cima é de madeira, a casa é antiga, cheia de frestas, adivinhem? …
Desisti, falei que ele ia saber a hora, porque eu definitivamente não sabia. E ficar perguntando de 10/10 min “Quer fazer xixi filho?” não contribui com minha beleza, muito menos com a minha sanidade (e deve ser um saco pra ele)
Então a minha amiga virtual Cíntia manda um glorioso presente, ela é editora da Cia das Letras e sempre nos presenteia com livros maravilhosos, pra ele e pra mim, mas dessa vez ela se superou, enviando o maravilhoso, lindo, pratico salve-salve “Cocô no Trono” de Benoite Charlat, escritor infantil que agora faz parte das minhas mais agradecidas orações, acho que depois do inventor do NAN, e da chapinha é a ele que devo maiores agradecimentos.
Cocô no Trono mostra vários bichos. O rinoceronte que faz um cocô dorminhoco. O elefante que faz um cocô gigante. A cobra que faz um cocô esconde-esconde. O porco que faz um cocô pudim. E por aí vai, a personagem principal é um pintinho que tem medo do vaso e interage com os cocôs alheios, mas no final toma coragem e faz o seu no vaso, lindo e perfeito, e ainda puxa a descarga, sim, na ultima página aparecem todos os bichos em alto relevo aplaudindo o pintinho no vaso, e tem um botão pra criança apertar que faz BARULHO DE DESCARGA DE VERDADE.
Muito bem sacado, Enzo aprendeu o cocô de cada um, perdeu o medo do vaso, se acostumou a fazer o n.2 e agora pede o n.1 , e quando faz diz “conseguiiii”, o que prova que a tentativa precoce estava sim traumatizando ele, pois fica orgulhoso por finalmente fazer o xixi sem medo, não aceita penico, só o redutor e depois “puxa ticága igal o pintinho” dando tchau pro seu cocô. Não é mimoso?

– Fui tentar ensinar a minha filha a fazer cocô no sanitário e deu tudo errado..ela nao fez no vaso e ainda ficou com medo de fazer na fralda tb!! ontem acordou chorando, fazendo cocô e dizendo que nao queria fazer, e ela continua prendendo.. Tenho medo do que possa acontecer…Ajudem-me!!!!
Deixe a natureza agir, não se amedronte, pois passará a ela esse sentimento. Coloque-a no colo e converse dizendo que fazer coco é necessário a nossa saúde, que todos fazem, que não é nojento. Com paciência e calma, tudo se resolverá. Tbém não tenha pressa, deixe que ela desista da fralda e peça para ir no vaso. As crianças aprendem com os exemplos, tbém. Não mostre vergonha a ela, leve ela com vc ao banheiro qdo fores, mostre que, como o xixi, o coco é uma necessidade básica! Meu filho, hoje com 5 anos, tbém passou por uma fase difícil, deixei por ele e dizia, qdo tiver vontade de experimentar o vaso, diga para a mamãe! E assim foi, não importava o que os outros falassem a volta, era eu e ele! O importante é não criar traumas e a segurança será para o resto da vida! Boa sorte! Um bjo em sua pequena!

– …Isso mesmo, nao dar idea ao que os outros falam.. Eu nao tenho familiar nenhum perto de mim, entao vc ja viu a chuva de sujestoes de pessoas que nem tem filhos ne?! Mas eu vou agir com calma sim.. ela esta com 3 anos e 3 meses, mas nao temos que ter pressa. Obrigada a todos pelas sugestoes …

– … Toda e qualquer mudança para o ser vivo é sempre um momento de ameaça. Para o ser humano ela vem acompanhada de receios e dúvidas, quando não, considerado um momento difícil. Hora da passagem do berço para a cama, hora de deixar as fraldas, ida para a creche, escola, mudança de residências e escolas.
O início da retirada das fraldas sempre gera grandes dúvidas nos pais. Esse deve ser um momento tranqüilo, considerado como parte da vida da criança e dos pais e encarado sem angústias. Explique sempre o que acontece no banheiro de forma que a criança possa entender que aquele lugar é o ideal para fazer o xixi e o cocô. Deixar a porta do banheiro aberta faz com que a criança imite os mais velhos e perceba que esse “ritual” é corriqueiro.
A constipação na criança é considerada, também, como uma forma de expressar sentimentos de oposição, frustração e ansiedade.
Não tenha medo de pedir ajuda(pediatra, por exemplo), especialmente com problemas aflitivos, tais como se “melar”. O fato de haver um problema não significa que é sua culpa

– Eu tenho um menino de 3 anos e 2 meses e venho penando com ele ha mais de 6 meses com o assunto de ir no vaso. Ele a principio nao queria ir de jeito nenhum… A primeira vez que eu simplesmente tirei as fraldas nao funcionou pq ele comecou a nao querer colocar a cueca de jeito nenhum, sempre fazia tudo no chao e quando falavamos que estava na hora de ir no banheiro ele chorava muito, nunca queria sentar no penico nem no vaso. Como eu sempre tive medo de forcar muito e acabar traumatizando, eu perguntei a ele se ele preferia ficar usando fraldas e ele disse que sim, entao eu deixei rolar por mais um tempo. Como moramos no exterior aqui tem o que chamam de pull-ups, que e uma super invencao, e uma fralda, mas que sobe e desce que nem roupa intima e nao tem os fechos normais, e tem umas que ate deixam a crianca sentir quando esta molhada, mas sem vazar, entao tentei usar isso por recomendacao da escola dele, mas nao funcionou mesmo, ele sentia como se estivesse de fralda e nao tinha interesse nenhum em tirar as fraldas. Conversamos muuuuuuito, mas nada. Há pouco tempo eu falei chega! Ele ja esta com tres anos e nao da mais pra continuar de fraldas, tirei uma semana pra ficar com ele em casa, sem ir na escola e aprender a usar o penico, avisei a ele que a partir de tal dia nao iria mais usar fraldas, que ele estava muito grande e que as fraldas nao cabiam mais nele (nao sei se fui muito radical, mas e verdade, ele e super alto e usa o maior numero de fralda que existe e elas vazam com facilidade pq ficam um pouco pequenas), e foi realmente o que fiz, nos primeiros dias aconteceram muitos “acidentes” e eu continuava conversando com ele, ate que um dia ele meio que falou pra mim que achava que se ele fosse um big boy e usasse o penico, a gente nao ia mais gostar dele como gostava do nosso bebe, eu expliquei que ele ia sempre ser nosso bebezinho e as coisas comecaram a andar melhor, hj ele nao erra mais o xixi nunca, mas continuo na guerra com o coco, sai mais na calca do que no penico. E continuo colocando a fralda pra dormir, mas daqui a pouco ja vou tirar em metades das noites ele acorda com a fralda seca e ja diz logo que quer fazer xixi.
Gente desculpe o testamento mas realmente essa experiencia ta quase dando um livro!!!! heheheeh
Dizem que com menina e mais facil, eu to torcendo muito pq minha Natalia esta a caminho!!!!
Beijos a todas e boa sorte com o aprendizado!!!

Depois de trocar cerca de 6 mil fraldas e de ter gasto quase R$ 5 mil, seu filho completa 2 anos e uma idéia lhe parece quase irresistível: a partir de agora ele só vai fazer xixi no vaso. Será o fim de uma despesa considerável e de perninhas nervosas que se debatem a cada troca. “Na nossa cultura, não usar mais fraldas tornou-se um marco de sucesso da educação. Os pais vêem o controle do esfíncter de uma criança como um sinal de inteligência e, quanto mais cedo ocorrer, melhor”, diz o pediatra norte-americano T. Berry Brazelton, autor de Tirando as Fraldas (Editora Artmed). Vá com calma. Essa transição dificilmente ocorre num passe de mágica. Seguem dez dicas para se livrar das fraldas e superar as dificuldades:

1- NÃO SE PRECIPITE. “Só comece o treinamento do seu filho se você perceber que ele está maduro. Assim, o aprendizado tem mais chances de acontecer com tranqüilidade, apesar das trovoadas”, diz a pediatra da Maternidade São Luiz, Gelsomina Colaruso Bosco. Como saber se chegou a hora? As crianças costumam deixar a fralda do dia, em média, a partir dos 2 anos e meio. Na prática, seu filho dá sinais de que está pronto se demonstra desconforto ao sujar a fralda ou avisa quando fez xixi ou cocô. Se esse tempo não for respeitado, corre-se o risco de enfrentar quilos de roupas molhadas na lavanderia por meses a fio.

2- POR ETAPAS. Primeiro retira-se a fralda diurna. A retirada da fralda noturna deve ocorrer só depois que a criança já aprendeu a se controlar durante o dia e amanhece sequinha com certa freqüência (três a quatro vezes por semana, durante algumas semanas, por exemplo).

3- CUIDE BEM DA ALIMENTAÇÃO, caso seu filho tenha o intestino preso, para que este momento não se transforme em uma experiência desprazerosa.

4- PENICO OU REDUTOR? O penico funciona bem para a criança que tem medo de se sentar no vaso sanitário”, explica o pediatra Sérgio Graff. Mas há inconvenientes. Além de precisar ser limpo toda vez que é usado, trata-se de uma etapa intermediária, que depois precisará de um novo esforço para ser eliminada.Se optar pelo redutor, verifique se ele fica bem firme. Alguns têm alças laterais que servem de apoio para as mãos. Providencie um banquinho, que ajuda a criança a sentar e serve também para apoiar os pés. No caso do penico, mantenha-o sempre no mesmo lugar, de preferência no banheiro.

5- SE O SEU FILHO FAZ COCÔ EM HORÁRIOS REGULARES, lembre-se de levá-lo ao banheiro nesses momentos. E pergunte, mais ou menos a cada duas horas, se ele precisa ir fazer xixi. Observe se ele está “dançando” ou fechando as perninhas ou segurando o pipi com a mão. Um sinal de que ele está apertado, mas não quer deixar a brincadeira para depois.

6- O MENINO DEVE SENTAR-SE NO VASO PARA FAZER XIXI durante essa transição. Aos poucos, depois que estiver habituado, ele aprenderá a fazer xixi em pé.

7- REFORÇO POSITIVO É FUNDAMENTAL. Elogie, mas não exagere. A criança percebe o quanto isso é importante para você e pode usar esse instrumento como forma
de protesto.

8- ALGUMAS CRIANÇAS SÃO MAIS RÁPIDAS. Outras passam meses deixando escapar xixi ou cocô. Vá com calma. Impor punições pode assustar e levar a transtornos físicos, como a constipação”, afirma o pediatra Sérgio Graff. Uma boa dica é dizer algo que o incentive, do tipo “escapou, mas da próxima vez sei que você vai tentar me avisar antes”.

9- A DESCOBERTA DE QUE A CRIANÇA É CAPAZ DE PRODUZIR ALGO DENTRO DO PRÓPRIO CORPO E TEM DOMÍNIO DISSO É MUITO IMPORTANTE. Algumas ficam tão preocupadas com o destino do seu “produto”, que relutam em abrir mão de fazer o cocô na fralda porque sofrem quando ele vai embora. Enquanto isso, deixe-a fazer na fralda, mas mostre qual é o lugar adequado do cocô, esvaziando a fralda no vaso. Se for preciso, faça um tchau, para a situação ficar mais divertida.

10-MÃOS À OBRA. Se você acha que seu filho está pronto, chegou a hora. Com o calor, aumenta a transpiração e diminui a quantidade de xixi, tornando o controle mais fácil. Se escapar, o incômodo é menor. Tanto para os pequenos.

Indicação literária


COCÔ NO TRONO
Benoit Charlat

Páginas – 16
Lançamento – 11/12/2006
Preço – R$ 41,00

Largar as fraldas e aprender a usar a privada não é tarefa fácil, nem para as crianças nem para os pais e muito menos para os professores. Essa é uma fase que envolve planejamentos e mudanças na rotina – afinal, ter de mandar dez cuecas ou calcinhas e dez shorts por dia para a escola do filho não é atividade corriqueira…
Cocô no trono é um livro divertidíssimo para qualquer um, mas muito útil para quem se vê às voltas com tantas mudas de roupa suja por dia. Estampado em formato grande, em páginas reforçadas e bem coloridas, um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono – e que fazem cada um sua “espécie” de cocô. Mas, ao final, ele também apresenta sua performance (aprende a usar a privada sozinho), e para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor desempenhar, apertando um botão sonoro.

Referência
http://babylove75.blogspot.com/2007/07/deixar-fralda.html
http://www.2beal.org/unidunite/duvidas.html
http://www.lubrasil.net/blog/?p=172
http://www.bebe2000.com.br/debates.asp?tema=tirando%20a%20fralda
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1025877-2213,00.html
http://minhapietrameusonho.blogspot.com/2007/08/mas-coc-que-bomnada.html
http://revistapaisefilhos.terra.com.br/saude-427.asp

66 thoughts on “Largar as fraldas, existe tempo certo para isso?

  1. Minha filha tem tres anos e cinco meses….minha filha estava fazendo xixi e Coco no vaso sanitário…o Coco foi menos vezes que ela usou o vaso sanitário , mas o xixi ela estava indo muito bem…teve um dia que encontrei ela no banheiro fazendo xixi sozinha…nem acreditei …deu um abraço nela….mas agora ela não quer mais ir ao banheiro….ela pede para deixar com fralda….quando ela estava na creche a professora me ligou falando que minha filha disse que estava doendo…Pq ela não queria fazer xixi sem a fralda e ficava segurando…então começava a doer….não estou mais tirando a fralda dela….deixo ela sempre com fralda….esse dias mandei minha filha de fralda pra creche a noite quando buscamos ela estava com a mesma fralda…a professora disse que ela não fez xixi o dia todo….isso é normal…..o que eu faço?

  2. Oi meu filho tem 2anos e 6meses quando falo de tirar a fralda e colocar cueca ele não quer colocar a cueca muito menos tirar a fralda o Que fazer não sei mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *