Projeto África – Brasil #copadomundo

Vídeo – Origens Africanas num país chamado Brasil!

Fonte: Gente Miúda

A Professora Luciana Nascimento Santos, de São Paulo, que recebeu o prêmio Educadora Nota 10 de 2008, realizou um trabalho de música com crianças da Educação Infantil, onde elas conheceram as origens africanas da música brasileira, aprenderam a tocar instrumentos de percussão, fizeram uma pesquisa sobre imagens e figurinos das danças tradicionais e estudaram a capoeira, elementos da cultura africana.

Projeto – Diversidade na África

Fonte: Gente Miúda

PROJETO MARAVILHOSO DA QUERIDA MARISTELA

Os costumes africanos

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Porque somos diferentes

A Capoeira – Oficina de Texto

Fábulas Africanas e Atividades

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Mascote da Copa para Colorir

Fonte: Pra Gente Miúda

Prontinho… quem estava precisando do Mascotinho da Copa pra Colorir, já está aí… Clique para ampliar e salvar em tamanho original. Beijinhos!

Copa do Mundo – Maternal e Creche

Fonte: Gente Miúda


O tema é Copa do Mundo, mas o que fazer com a turminha pequena? VaAmos ver algumas idéias?
  • Comece explicando às crianças o que é a copa. Sonde seus conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Crianças de 0 a 3 anos necessitam de recursos visuais que facilitem seu entendimento. Logo, é importante enfeitar a sala de aula e munir-se de objetos como: bandeiras, viseiras, camisetas, brinquedos, etc.
  • O esporte faz bem a saúde. Partindo desse princípio, explique aos alunos que para jogar futebol precisamos ter uma alimentação saudável. Monte, junto com os alunos, um cartaz com imagens de alimentos que fazem bem a saúde e fotos de pessoas correndo, jogando bola, andando e exercitando.
  • Os animais fazem parte do universo das crianças de 0 a 3 anos, leve para sala de aula bichos de pelúcia de girafa, leão, elefantes, etc. objetivando explorar a fauna da África.
  • Assista o filme o Rei Leão da Disney, apontado a fauna e a flora da África.
  • Cofeccione
  • A savana da África – criando animais de materiais recicláveis e árvores de mãos;
  • A bandeira do Brasil com o carimbo dos dedos e das mãos das crianças;
  • Máscaras africanas com caixa de leite e argila;
  • Totens africanos com garrafa pet e caixas de tamanhos diversos;
  • Mandalas de colagem com folhas, sementes, tampinhas de garrafa pet e bolinhas amassadas de papel colorido.
  • Móbile com fitas nas cores do Brasil para que as crianças possam passar as mãos.
  • Confeccionar o mascote da Copa e um boneco com características africanas para ficar na sala, aproveitar para explorar a cor da pele, o cabelo, as vestimentas típicas e etc. O boneco e o mascote podem até passear na casa das crianças nos finais de semana.
  • Organize a torcida BABY da copa do mundo com apitos, pom pom, camisetas e viseiras .
    Decorar a sala com bolas e bandeiras coloridas nas cores verde e amarela.
  • Organize uma oficina musical. A música desperta o interesse dos pequeninos. Use instrumentos musicais de sucata.
  • Selecionar uma culinária típica de cada país participante da Copa e degustar com a turma.
  • Brincadeira
  • Dado dos Animais: Numa caixa de papelão cole imagens dos animais africanos dos lados do quadrado.As crianças jogam o dado e a imagem do bicho que cair para cima deve ser explorada com movimentos variados como: imitar o som, a locomoção, desenhar, modelar ou cantar uma música correspondente.

COPA DO MUNDO 2010

Fonte: Espaço da Criança

COPA DO MUNDO

A copa do mundo é um evento que acontece a cada 4 anos, pela primeira vez, um evento como este vai acontecer na África do Sul. A copa terá início no dia 11 de junho e seu último evento será no dia 11 de julho. É um torneio de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de futebol ou FIFA como conhecemos.
Aqui no Brasil, já estamos sentindo a vibração. Isso porque o Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, desde o início destas competições. Sendo também, o país que conseguiu o maior número de vitórias.

Mascote
No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA divulgou o mascote da Copa de 2010. É um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul e KUMI é a representação do número 10.

LOGOMARCA OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2010

O logotipo oficial foi apresentado logo após a copa da Alemanha em 2006, a escolha da figura humana e as cores da Africa, são para valorizar o país e os esportistas que participam deste evento.

A BOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2010

A TAÇA OFICIAL DAS COPAS

Criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga em 1970, foi apresentada na Copa do Mundo da Alemanha de 1974. A taça original chamada de Taça Jules Rimet, foi conquistada em definitivo pelo Brasil ao conquistar o tri-campeonato na Copa de 1970 (México). Depois disso, a taça não fica mais em definitivo com os países vencedores. Uma curiosidade, é que nossa taça foi roubada em 1983 e nunca mais foi localizada, acredita-se que foi derretida e vendida, isso porque ela é feita com 5 quilos de ouro 18 quilates sólido (75% do peso), com uma base de malaquita que é um mineral carbonato. O troféu mede 36, 5 cm de altura. O peso total da taça é de 6,175 quilos.
é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base da taça está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento.

FONTES CONSULTADAS:http://www.suapesquisa.com/futebol/copa_do_mundo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA
http://www.copadomundo2010.net/
http://www.copanaafrica2010.com/
http://copade2010.com/

PROJETO COPA DO MUNDO

Fonte: Educacional

Ficha técnicaCréditos: Projeto elaborado pela professora ROSANA DOS SANTOS SACILOTTI CORRÊA.

Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Duração: 1 mês letivo

Apresentação: Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.

Justificativa: Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os dois países onde serão as sedes: Japão e Coréia, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Objetivos: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele “desmonopolizou” os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

A Influência Africana na cultura Brasileira

Fonte: Espaço da Criança

A Copa do mundo de 2010 ser realizada na África, é ótima oportunidade para despertar o interesse da gurizada na diversidade cultural. Desta forma, irão aprender de forma criativa e interessante, sobre os costumes e características dos países deste mundão a fora.
A África tem uma diversidade enorme e influenciou nossa cultura.
A seguir, vou sugerir vários links de sites onde podemos pesquisar sobre a cultura Africana.

Vamos começar com o Brasil escola:
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Pode-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões e outros.

Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte, etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.

Seus ritos eram realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte. Na economia, trabalhavam principalmente na agricultura, mas também se dedicavam à criação de animais e de instrumentos artesanais.

Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como:

– A capoeira que chegou na época da escravização e era utilizada na África como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;

– O candomblé que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;

– A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê e até a feijoada, que se originou no período em que os escravos misturavam restos de carne para comerem.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

O site Brasil Folclore, traz uma explicação sobre o JONGO, uma dança Africana.

ORIGEM: O Jongo é uma Dança de origem africana,possivelmente do Povo oriundo de Angola,da qual participam homens e mulheres,possivelmente quer dizer divertimento.
O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e dança.
Alguns pesquisadores classificam-no como um de “tipo de Samba” mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao Samba.Em alguns locais o nome pode variar como Caxambu,Dança do Jongo, Bambelô ,dentre outros.

A FESTA: É uma música feita para dançar, e fundamenta-se com o “ponto”, ou seja, a pessoa tem que “desamarrar”(decifrar) o “ponto”.O “ponto” seria uma espécie de adivinha, onde o verso cantado não expressa de forma muito clara o que se trata, e é preciso descobrir para saber do que fala a música.
Exemplo de uma crítica feita a um chefe político:

“Tanto pau de lei
que tem no mato,
imbaúba é coroné.”

A explicação do “ponto” é que no meio de muita gente boa que existe,foram escolher logo o “coronel” que não é bom,para um cargo tão importante.Segundo a comparação da música:
Pau de Lei: Gente boa, e Imbaúba: Imbaúba ,é uma arvore cuja a madeira é ôca sem muita serventia,gente ruim.

Na maioria das vezes a música é cantada por duas vozes ,ou três vozes.
Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contraria ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum,como passos para frente,pulos,giros ,etc.

Veja no site: Quais os intrumentos utilizados para praticar esta dança e não deixe de confeccion-alos com seus alunos:
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/jongo.htm

Desconheço a autoria da imagem inicial, que representa o JONGO.

DICA: Visite o site que fala sobre este tema e saiba mais:
http://www.jongodaserrinha.org.br/v2/index.htm

As imagens abaixo, foram retiradas do Livro DIVERSIDADE

OS JOGOS AFRICANOS: A peteca, pula elástico e outras brincadeiras conhecidas como Escravos de Jó, que sofreu várias alterações, são de origem Africana e difundidas mundialmente.
Um jogo muito interessante, é o MANCALA

Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do xadrez no Ocidente.

Para fazer com seus alunos e aprender a jogar, visite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala

10 thoughts on “Projeto África – Brasil #copadomundo

  1. Já sou cliente antiga! Mas não canso de agradecer e parabenizar pelo excelente trabalho!! Persista!!Não posso ficar sem a ajuda de vcs! Um abraço

  2. Sempre leio as publicações deste blog e não me canso, pois sempre encontro coisas interessantese atuais. Parabéns por compartilhar. Obrigada! Lidice

    Cybele Reply:

    Olá Lidice, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o Educa Já!
    Espero que você esteja sempre conosco.
    Com carinho

  3. Sou professora de Educação Infantil e agora no segundo semestre estamos trabalhando a África. Adorei seu blog, nunca achei tanta atividade interessante sobre esse tema. Parabéns.

    Cybele Reply:

    Olá Liane, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras.
    Ficamos muito felizes quando podemos ajudar.
    Realmente é feita uma garimpagem para oferecer o que há de melhor.
    Volte sempre que quiser.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. Olá, gostaria de agradecer a você por este blog que tanto nos ajuda!
    Parabéns!
    beijinhos

    Cybele Reply:

    Olá Tamara, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

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