Lançamento do Guia para o Uso Responsável da Internet #webdobem


Quarta-feira, dia 28 de julho, participei do lançamento do Guia para o uso Responsável da Internet que aconteceu em São Paulo numa LanHouse de nome NetExpress  organizada pela GVT, operadora de telefonia fixa e banda larga, e o Comitê para a Democratização da Informática (CDI). O evento contou com a presença de Rodrigo Baggio fundador e diretor-executivo do CDI, Tatiana Weinheber gerente de comunicação corporativa da GVT, Marcelo Tas apresentador, Elisa Araujo do Mingau Digital Produções Ltda, Helen Sardenberg, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática – DRCI/RJ e Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de prevenção da SaferNet Brasil.

Estou compartilhando este evento com vocês porque toda escola deve baixar este Guia para poder orientar alunos, professores e pais para o uso responsável da internet.

Rodrigo Nejm afirmou que a internet é muito mais do que uma rede de computadores e sim uma rede de pessoas. A partir do momento que se pensa que a internet é uma rede de pessoas nada mais importante do que se preocupar com a segurança destas pessoas.

Sabemos que 68% das crianças de 10 a 15 anos usam a internet em LanHouses e este Guia também será distribuído nas Lans. É certo que a tecnologia está entrando nas escolas do nosso país e tem que existir uma obrigação moral em informar pais-professores-alunos sobre os riscos que existem numa navegação nada responsável.

O caminho não é proibir e muito menos demonizar a internet e as Lanhouse, o melhor caminho é informar e orientar. O mesmo procedimento usado para a vida presencial deve ser usado para o navegar na internet. Podemos usar como exemplo as orientações sobre a maneira correta de atravessar a rua:  usar a faixa de segurança e somente quando o semáforo estiver verde para o pedestre. Para quem navega na internet é muito importante saber que também tem as suas orientações e suas regras a serem cumpridas. Para poder orientar sobre estas regras a família e a escola tem que conhecê-las.

Toda a tecnologia pode ser usada tanto para o bem quanto para o mau, porém segundo Marcelo Tas (o tão querido professor Tibúrcio do Castelo Ra Tim Bum) não devemos rotular a web como sendo do “bem ou do mau”. Não devemos principalmente demonizar a web usando esta terminologia. É muito difícil sermos os julgadores do que é do bem e o que é do mau. O melhor caminho é navegar junto: pais e filhos/professor e aluno e estabelecerem “combinados” do que deve ou não ser acessado e como deve ser este acesso.

Sobre o lançamento do Guia  o Jornal Nacional também falou sobre o assunto e você pode conferir no vídeo abaixo.

?

É por este motivo que o Guia para o uso responsável da internet deve ser baixado. Ele é gratuito e pode ser visto abaixo. Esta é a versão para o professor. Também tem  a versão pais e a versão para as crianças.

É por este motivo que o Guia para o uso responsável da internet deve ser baixado. Ele é gratuito e pode ser visto abaixo. Esta é a versão para o professor. Também tem  a versão pais e a versão para as crianças.

Aproveite para navegar no site e ler sobre a Netiqueta, ou seja, sobre o comportamento que se deve ter quando se usa a internet, sobre o Lixo Eletrônico, as dicas para os professores no Ensinando com a Web, jogos e brincadeiras na versão criança e muito mais.

Também falei sobre este tema no Mãe com Filhos o qual sou editora, afinal este tema tem que ser divulgado e o Guia ser estimulado a ser lido ou ser baixado.

Se você tiver alguma dúvida sobre como baixar, me pergunte que eu lhe oriento e se eu não souber eu indico quem possa lhe responder, ok!

Finalizamos o evento com o registro do encontro: eu, Samantha Shiraishi, que falou do evento e Elisa Araiujo da Mingau Digital Produções que organizou o conteúdo do Guia.

Se você quiser ver o evento na íntegra pode assistir abaixo. Foi uma indicação da @samegui.

One thought on “Lançamento do Guia para o Uso Responsável da Internet #webdobem

  1. Pingback: Conversa informal gera vídeo sobre #webdobem | Educa já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *