Palavras cruzadas na educação

http://1.bp.blogspot.com/_QlSouBod04w/SF94lIubs4I/AAAAAAAABF8/R1vrtj4lE-k/s400/PC+Arte+Pequena+Sesimbra.jpg

Participo da lista de discussão Blogs_educativos e na semana passada uma professora pediu sugestões sobre palavras cruzadas para serem utilizadas em sala de aula e a querida amiga virtual Andrea Mota indicou um tutorial que ela elaborou com muito carinho e eficiência. É claro que imediatamente pensei em compartilhar com vocês.

Excelente tema para ser desenvolvido no semestre que vem.

Sei que estamos de férias, mas professor não “desliga” nunca, não é mesmo?

Veja a sugestão:

Fonte: Conversa de Português

Palavras cruzadas na sala de aula

Em minhas últimas  aulas, eu realizei duas  atividades diferentes com  com os alunos do Ensino  Médio: um caça-palavras e a palavras cruzadas. Antes de  iniciá-las,  fiz questão  de esclarecer os objetivos  daquelas tarefas: desenvolver  a  atenção, estimular  a  percepção  visual, fixar  conteúdos. Acredito que os  alunos precisam ser   informados  dos motivos pelos  quais  estão realizando uma   determinada tarefa e não outra, assim como os   objetivos que o professor  pretende  atingir. No dia 18 de abril,foi publicado aqui no blog o texto Caça-palavras na sala de aula, cujo objetivo  era sugerir a   utilização de   um site que disponibiliza ferramentas para a criação de   um caça-palavras. O texto  de   hoje é um tutorial sobre as   funções  básicas  de um programa  chamado Crossword, que permite criar palavras cruzadas  a  partir de qualquer  tema, podendo , portanto, ser aproveitado e, qualquer disciplina.
Após  acessar o site Eclipse Crossword e realizar o download, abra  o programa  e  siga as  orientações abaixo:
Na tela  de  boas-vindas, selecione o  primeiro item. Este determina que um novo jogo será criado; para abrir e editar um jogo existente, basta escolher a  segunda opção. Para  prosseguir, clique  no botão NEXT. Na segunda tela, escolha o primeiro item novamente e  prossiga.
(Clique nas imagens para ampliar.)

.

A seguir, prossiga com  a  criação da lista de  palavras que  dará origem ao jogo:

.
1. Neste quadro aparecerão as  palavras que comporão o diagrama da palavra cruzada.

2.  Digite a palavra escolhida.

3.  Digite a  dica ou conceito que definirá a  palavra digitada no item   anterior.
.
.
4.  Clique em Add Word  to list. Repita os  passos de  1 a  4 para adicionar  quantas palavras desejar.

5. Clique em next para prosseguir

.

.
6.  Defina se deseja   criar uma palavra primária para seu jogo ou  não. Para isso, basta  selecionar uma da lista.
.

7.  Escolha o título do seu jogo.
8. Se desejar,  digite o  nome ao  qual será  atribuída a autoria do jogo.

.
Nesta tela, aparecem o número de  colunas  e  linhas que terá o diagrama. Cada linha  e  cada  coluna correspondem a  uma  letra. A medida padrão é 20 X 20; para alterar, mude os  números.
.

9. O jogo está pronto e pode ser visualizado na  tela do  programa.

.
10. Se a  organização das palavras na  tela não agradar,  clique em Make  another puzzle like this one. O programa  reorganizará a  tela até que esta lhe agrade.

.

Seu   jogo está pronto e é hora de salvá-lo. Há  duas  opções para fazê-lo:  salvar  tudo ou apenas a lista de palavras; basta escolher  entre  Save Crossword ou Save  word List.

.

.
11.  Uma das vantagens do  Crossword é a possibilidade de  imprimir quantas cópias  forem  necessárias. Observemos, então, os itens dessa  tela:
Answer key. Nesta coluna,  será definida  os  itens  para a   impressão do  gabarito de seu  jogo. O primeiro  item, imprime apenas o diagrama com as respostas; o segundo cria apenas  a  lista de palavras e as definições  usadas no momento em que o jogo  foi criado.
Empty  puzzle. Esta coluna define como seu jogo será impresso  para  uso. Na imagem  acima,  o programa foi preparado para  impressão  do jogo com o diagrama  e as dicas a serem  usadas. Para imprimir cada uma das alternativas,  clique no link Print everything…
.
.
12.  Publicar na web também é um recurso que pode ser  utilizado. Na  guia Save  as web page, clique no  link Java  Script. Um arquivo será salvo com extensão .html.  Ao abri-lo, surgirá uma simulação de web page.  A  página  de  boas vindas  instrui  o  usuário  a  clicar em  qualquer palavra para  iniciar  o jogo. A tela  ficará, então, como  no exemplo abaixo:
.
.
Para publicar o jogo em   versão web é  necessário   hospedar o  arquivo gerado  pelo programa em um site de compartilhamento de arquivos; para este post, utilizei  o 4Shared , que   oferece  o serviço gratuitamente e  faz  verificação  de vírus antes que o  usuário faça o download.  Há, no entanto,  outras opções como  o Google  Docs (quem assina algum serviço do  Google  já  tem direito a ele)  e  o Skydrive (para quem  possui uma conta Hotmail).  O professor deve, portanto, avisar aos alunos que eles farão o  download de um arquivo  que abrirá  normalmente como   uma página da   internet. Para ver como fica  o jogo  na  página, clique AQUI .

É sempre  bom lembrar que esses  “joguinhos” funcionam como um recurso  didático a mais, mas  não substituem o bom senso do  professor. Apesar de as palavras cruzadas  serem  construídas a partir de conceitos que servem  de  dicas  para identificar os  vocábulos a serem escritos  nos espaços, a  ideia não é fazer que os alunos  os decore; portanto, outras  atividades devem ser realizadas para o aprendizado desses conceitos, algo além do mau hábito de decorar.

2 thoughts on “Palavras cruzadas na educação

  1. Excelente sugestão de trabalho a ser desenvolvido, baixei, criei e imprimi. Gostei e digo que é ótimo. Parabéns!

    Cybele Reply:

    Olá Ronaldo, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!.
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>