Alinhamento dos planetas e chuva de meteoros

Hoje, apesar de ser sexta-feira 13 de agosto é um dia muito especial para quem gosta de fenômenos astronômicos, pois poderá ser visto a olho nu o “alinhamento” entre os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno incluindo a Terra e a Lua em fase de nova que estarão no mesmo lado do Sol formando um ângulo de pouco mais de 90º.

O mês de agosto é propício a chuva de meteoros também chamada de Perseídeas e este ano não será diferente, porém há este “alinhamento” que poderá ser visto logo após o pôr-do-sol no lado oeste mais precisamente das 18h às 22h. A figura que ilustra este post dá a localização

Se você tiver um telescópio ou uma luneta que aumente 30 vezes ou mesmo um binóculo que normalmente aumenta 25 vezes poderá visualizar com mais perfeição inclusive os anéis de Saturno. Antes do nascer do Sol poderá observar Júpter e outros.

Fenômeno similar a este só acontecerá novamente em 2040 e 2675.

O professor Renato Renato da Silva Oliveira – Professor de Física, autor de dezenas de livros nas áreas de Astronomia, Física e Informática e apresentador no Planetário de Campinas entre 1997 e 2000 falou com Valter Senna na CBN e pode ser conferida neste áudio. Muito pertinente principalmente para professores que estão trabalhando o Sistema Solar com seus alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *