Misturando as tintas

A criança se sente atraída pelas cores desde que é bebê. As indústrias de brinquedos, bonecos e móbiles usam e abusam das cores para chamar a atenção das crianças.

Desde pequena adora pintar e desenhar mesmo porque é maneira de expressão e comunicação. O desenho é o primeiro registro da linguagem da criança.

Dê uma caixa de lápis de cor para uma criança e veja quanto tempo ela ficará entretida.

Se a opção for pintar com tinta a alegria será ainda maior porque ela terá oportunidade de formar novas cores e esta experiência é maravilhosa.

Quando meus filhos eram pequenos eu forrava a mesa com plástico e colocava as cores primárias para que eles pudessem experimentar as misturas dando origem às secundárias. Eles achavam que eram capazes de fazer mágica.

Esta é uma excelente opção para entreter a criançada nos finais de semana

Há uma infinidade de variedades de tintas. Há os guaches que podem ser usados com pincel e há os em tubos, excelentes para preenches espaços pequenos e fazer contornos. Se não quiser usar pincel, pode cortar pedaços de esponja ou fazer carimbos usando rolhas ou batatas.

Há os potes de pintura a dedo ideal para as crianças menores de 3 anos. Tem também as famosas aquarelas onde a criança molha o pincel na água e raspa nas pastilhas coloridas.

No meu tempo havia também livrinhos que molhávamos o pincel na água e passávamos na paisagem e ela ia ficando colorida. Será que ainda existe? Era vendido nas bancas de jornal.

Esta brincadeira além de ser muito atraente desenvolve a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Você também pode fazer sua própria tinta, caso queira. É só misturar amido (Maizena) em um pouco de água fria e mexer até virar um mingau. Não precisa ir ao fogo. Você irá controlar a textura da tinta através da quantidade de água tornado um mingau mais ou menos ralo. Então é só colorir com anilina na cor desejada e colocar em potes.

Caso queira distribuir desenhos para as crianças pintarem você tem uma excelente fonte de pesquisa: o Picasa. Você só precisa pesquisar e imprimir. Nem precisa se inscrever, a menos que queira fazer seu próprio álbum. Basta escrever “desenhos para pintar” e clicar em pesquisar. Irá aparecer uma gama de opções. Então selecione, imprima e distribua para as crianças.

Este texto foi publicado originalmente no Mãe com Filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *