Segunda dose #vacinacaoinfantil


No sábado que vem, 14 de agosto, todos que têm em casa crianças menores de 5 anos, ou seja crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, devem levá-las para tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia-infantil.

Este comprometimento deve existir desde o momento que a criança nasce. Isto mesmo! O recém-nascido também deve tomar a vacina. Normalmente há equipes de vacinadores que vão até as maternidades para vaciná-los, porém se isso não acontecer, tão logo o bebê receba alta a mãe deverá levá-lo para tomar a vacina.

Se seu filho(a) completa 5 anos no dia da vacinação não precisa levá-lo(a). Ele(a) já não mais pertence à faixa de risco.

Toda criança que tomou a primeira dose em junho deverá ser levada para tomar a segunda dose agora no dia 14, com exceção das que completaram 5 anos neste espaço entre uma dose e outra.

No site do Ministério da Saúde há inúmeras informações sobre a Campanha, inclusive orientações sobre contra-indicações da vacinação. Crianças com as características descritas abaixo devem evitar  tomar a vacina:

Portadoras de infecções agudas apresentando febre acima de 38º

Com hipersensibilidade a algum componente da vacina como a estreptomicina ou eritromicina

Que já tenham apresentado anteriormente alguma reação anormal à vacina;

Que sejam imunologicamente deficientes em razão de tratamento com imunossupressores, ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita;

Ou se tenha histórico de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior.

Se você tem dúvida e elas não estão elencadas aqui pergunte diretamente no site clicando AQUI

No site da Ministério da Saúde você pode encontrar diferentes informações e ainda jogar com o Zé Gotinha, Desenhar com o Zé Gotinha,

cantar com o Zé Gotinha e muito mais.

Também poderá imprimir os panfletos da Campanha, pegas os selos como eu já pegue e coloquei no meu sidebar em tantas outras opções. Poderá também colocar na  escola se onde você trabalha tem Educação Infantil. Se não tiver também é bom colocar para lembrar os pais que têm filhos menores de 5 anos.

E poderá também comemorar o Dia dos Pais com a surpresa preparada pelo Zé Gotinha. Clique na imagem abaixo e veja como participar.

Ah! Não esqueça de levar a Carteirinha de Vacinação!

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1701

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *