Quem pensa mais rápido: destros ou canhotos?

Lendo a reportagem no Como tudo funciona sobre o “pensar rápido” do canhoto me pus a pensar o quanto é difícil para o canhoto viver num mundo projetado para os destros.

Não vou nem me reportar muito ao século passado onde as crianças canhotas levavam reguadas na mão esquerda para que escrevessem com a mão direita. Imagino o desespero da criança ao forçar o cérebro, de forma drástica e sob o medo, para conseguir escrever com a “mão certa”. Isto mostra o quanto o ser humano é insensível, embora tenha todos os quesitos para não sê-lo.

Hoje já há carteiras escolares projetadas para canhotos.

Hoje já há carteiras escolares projetadas para canhotos e alguns outros objetos, mas mesmo assim eles sofrem por terem que se adaptar.

O canhoto que quer tocar violão tem que inverter a ordem das cordas, porque não há violão que já venha com as cordas invertidas.

As maçanetas das portas facilitam o destro. O canhoto tem que se adequar.

A criança canhota tem que se contorcer para usar o caderno, e no momento da alfabetização é uma preocupação a mais que ela encontra, caso contrário, não enxergará o que está escrevendo uma vez que a mão esquerda tampa o que foi escrito. Isto ocorre porque a escrita ocorre da esquerda para a direita. Se fosse o inverso, como é, por exemplo, no caso dos árabes o qual escrevem da direita para a esquerda, quem teria que se ajeitar para enxergar o que está escrevendo seria o destro. Uma boa alternativa seria projetar cadernos para destros

E o mouse que é uma “invenção” da atualidade também foi projetado para o destro. Hoje há mouses para canhotos, porém só é possível comprar sob encomenda.

Há ainda diversos objetos que não foram projetados para canhotos como o “abridor de latas” onde a pessoa tem que fazer acrobacias para poder atingir seu objetivo, bem como a guilhotina que exigirá muita criatividade para que o usuário canhoto corte somente o papel ao invés dos dedos.

Só para concluir, no artigo que li no Como tudo funciona, foi realizada uma pesquisa entre destros e canhotos onde ficou comprovado que:

É definido no ventre materno se a criança será destro ou canhoto.

Canhotos utilizam os dois lados do cérebro para processar a linguagem diferentemente do destro que utiliza o lado esquerdo.

Os canhotos são muito mais rápidos em jogos, prática de esportes e muitas outras tarefas porque recebem estímulos dos dois lados do cérebro.

Os idosos mantém a velocidade de raciocínio mental por muito mais tempo em relação aos destros.

Você tem algum relato que venha robustecer esta matéria? Compartilhe conosco!

28 thoughts on “Quem pensa mais rápido: destros ou canhotos?

  1. Além de os canhotos recebrem estímulos dos dois lados do cérebro, eles acabam sendo mais ágeis pelo fato de terem que usar a criatividade para se adaptarem ao mundo destro. Só quem é canhoto ou convive com um sabe o quanto é preciso se virar com as ferramentas do dia-a-dia.

    Ruim, por terem que estar sempre adaptando.
    Bom, por estarem sempre exercitando a coordenação motora e a criatividade.

    Bjks

    Milene

    Cybele Reply:

    Perfeito Milene,

    Adorei seu comentário!
    Concordo plenamente com você quando afirma:
    “Ruim, por terem que estar sempre adaptando.
    Bom, por estarem sempre exercitando a coordenação motora e a criatividade.”
    Perfeito!
    beijinhos

  2. Muito interessante este artigo. Apesar de ser canhoto, lendo este texto eu descobri coisas que até então eram desconhecidas para mim.

    Uma observação importante que faço é que 70% das atividades eu exerço com mão e pé esquerdos. Os 30% restantes, eu adaptei o meu cérebro para que fizesse com a mão direita, como por exemplo a utilização do mouse ou até mesmo segurar a maçaneta da porta.

    Abraços! =)

    Cybele Reply:

    Olá Kadu,

    Muito bom o seu comentário. É incrível ter que se adaptar para poder usufruir de ações destinadas somente para destros.
    Perfeito Kadu!
    Obrigada pela sua contribuição.
    abraços

  3. Além destas diferenças já mencionadas que tbm tinha observado, afinal, sou canhota, e aprendi violão sem trocar as cordas porque tinha que dividir o instrumento c/ 2 destros em casa, mas a vassoura vai desrrosqueando na medida que vc usa por ser a rosca favorável p/ os destros,e tbm o câmbio do carro… tudo bem, como o comentário logo acima, isto nos faz exercitar mais o nosso célebro

    Cybele Reply:

    Olá Gleyce, tudo bem?

    Excelente sua colocação.
    Não havia pensado na vassoura e no câmbio do carro.
    Adorei!
    Você enriqueceu e muito o artigo.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abs

  4. Eu sou canhota e realmente é dificil usar algumas coisas para destros, como abridores de lata, por exemplo. A unica coisa ruim é que quando voce escreve, sua mao fica toda suja pois passa por cima da tinta da caneta

    Cybele Reply:

    Olá Thayná, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso post com seu comentário.
    Volte sempre que ficaremos felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. Olá …
    Sou canhoto e ainda escuto muito aquela frase
    ” Contra Deus ”
    hehe …
    As vezes fico chateado, mas me orgulho muito de ser canhoto..
    como pesquisas comprovam, os canhotos usam os dois lados do cerebro ..
    temos que nos adaptar a varias coisas, como por exemplo o Mouse do PC entre outros..
    conseguimos ser mais rápidos em praticamente tudo …
    ORGULHO DE SER CANHOTO

    Parabéns a nóss…
    Como diz o ditado …
    Canhotos são mais inteligentes…

    Cybele Reply:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre e por enriquecer o nosso espaço com o seu comentário.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  6. kkkkkkkk tá explicado pq eu sou melhor no play do q meus primos, jogos d luta, e guitar hero eu nunca perco kkkk
    é bem legal ser canhoto pq vc tem q se esforçar + pra fazer as coisas ashuashuashua
    pelo menos pra mim kkk

    Cybele Reply:

    Olá Tiago, tudo bem?

    Obrigada por sua participação.
    Ela foi muito importante.
    abraços e volte sempre!
    Equipe do Educa Já!

  7. Sou daquelas canhota que apanhava na mão para escrever com mão direita, queimei a mão esquerda com 3 anos de idade com ferro a brasa e quase perdi os movimentos da mão e dedos, mesmo passando tempo do trauma não consegui usar a mão direita, tudo pra mim é com a esquerda ( coordenação, força, movimento) e de fato tenho 2 lados de desenvolvimento do cérebro pois sou professora de matemática ( adoro cálculos, e também boa para contar estórias inventadas por mim para meu filho ) e tenho uma criatividade imensa para habilidades manuais ( pintar, bordar, crochê, decorar ). Isso não quer dizer que eu seja mais inteligente que os adrestros, mas tenho essas vantagens. É assim mesmos com outros canhotos?

    Cybele Reply:

    Olá Cristina, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  8. Nada como conversar com quem entende do assunto! Adorei o texto, Cybele, e me identifiquei com os problemas na alfabetização. Meu filhote chegou lendo e escrevendo no primeiro ano mas sofreu um pouco com a escrita cursiva. Acho que a tendência de espelhar as letras e escrever da direita para a esquerda tem a ver com a questão de poder ler o que está sendo escrito. Para o canhoto isso realmente complica. Já o mouse, que ele usa desde pequenininho, se adaptou com a direita, sem problemas. Tem coisas que eu com mãe destra, não me ligo, mas que já estou aprendendo a dar mais atenção como no dia que o professor de judô descobriu que o filhote era canhoto e veio se cobrando por não ter percebido antes. Disse que percebeu ao fazer, “sem querer”, o rolamento para a esquerda, executou o movimento perfeitamente, coisa que não acontecia durante todo o treino que era feito para a direita! Na minha ignorância, eu achava que os movimentos eram feitos para os dois lados. Agora aprendi! Sempre que ele começar uma nova atividade, é importante avisar essa característica.

    Beijos e obrigada! 😉

    Cybele Reply:

    Olá Eliane, tudo bem?

    Adorei suas considerações.
    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  9. meu professor de fisica me disse que canhotos com formação universitaria costumam ganhar 30 % a mais que pessoas destras,na empresa que ele trabalhava ele ganhava quase o dobro de qualquer pessoa destra
    aí eu ja nao sei
    realmente pessoas que escrevem com a mao esquerda tem um pensamento muito melhor e mais rapido que o destro

    excelente matéria 🙂

  10. eu toda vida fui destro mais nunca tive dificuldade pra usar a mão esquerda que sempre foi mais forte, após um acidente que bati a cabeça passei a demonstrar dominação total da mão esquerda até mesmo pra escrever acho q sou canhoto agora, achei estranho mais acabo usando a esquerda por distração

    Cybele Reply:

    Olá Atila, tudo bem?

    Adorei o seu relato.
    Obrigada por enriquecer ainda mais o Educa Já!
    Volte sempre!
    Feliz 2013.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  11. O certo é o canhoto se adaptar ao mundo destro, e usar a mão destra pra utilizar ferramentas destras. No caso da escrita ou prática de esportes deve-se considerar o uso do lado “original”. Nasci canhoto, fui forçado a escrever com a mão direita quando pequeno e hoje em dia escrevo com ambas as mãos e chuto com ambas as pernas…

    Cybele Reply:

    Olá Fernandes, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  12. Eu nasci canhota e fui forçada a escrever com a mão direita, hoje eu voltei a escrever com a mão esquerda porque eu nunca gostei de escrever com a direita, para tocar violão tive que tocar do lado dos destros porque na época a minha irmã também estava aprendendo a tocar violão, eu pensei se eu trocar as cordas do violão a minha irmã não ia conseguir tocar. Mas foi bom porque eu ia ter dificuldade de encontrar violão para canhoto.

  13. tenho muita força na canhotá sou totalmenti canhotó meu soco pega até 111 kilos de pancadá quando nervosó com uma pessoa ja empremeintei meu braço numa maquiná de dar socós .odeio ficar tristi ou nervosó posso facilmeti machucar uma pessoa tenho curso de atis marciais . odeio brigá.

  14. Sabe o que eu li recentemente e que as pessoas destras que se diziam boas se sentavam do lado direito de Deus, e os canhotos do lado esquerdo, analisando essa postura descobri que Deus esta sentado do lado esquerdo dessas pessoas e que Ele esta a nossa direita! Qual seria a logica, Deus ao lado direito dos canhotos ou do lado esquerdo dos destros!!!!!

  15. Sou canhota e sei abrir muito bem uma lata com abridor com o lado direito e com uma faca a mao esquerda, na porrada e dificil eu nao pegar uma pessoa de surpresa, penso muito mais rapido que muita gente! Fico pensando… Nos adaptamos facil no mundo dos destros, sera que eles (sobreviveriam) no nosso mundo, Mundo dos canhotos!

  16. Sou canhoto e tudo que o pessoal disse aí é verdade! Inclusive a coisa da vassoura, AFF, é o fim ter que tar parando o serviço pra arroxar a rosca!
    Também por ser canhoto tenho uma natural dificuldade em Exatas, pois temos o lado Direito do cérebro mais desenvolvido e ele é o lado da criatividade, não da lógica. Isso só piora por eu ser um notívago

  17. Sou canhota, e praticamente tive que me adaptar ao mundo destro, existem coisas que nunca percebi como a maçaneta da porta, seguro a chave e abro uma porta numa boa com a mão direita, corto com a tesoura com a mão direita também, pois aprendi assim e não consigo cortar com a mão esquerda, muito louco isso. Mas para escrever sou canhotíssima e pra abrir uma lata, ah isso nunca consegui ( e abridor de latas pra canhotos existem sim, pq eu tenho =) mas é enooorme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *