A educação e a vaidade infantil

É cada vez mais comum encontrarmos crianças de 5 anos com as unhas pintadas, maquiadas e com os cabelos lisos em razão da escova e da chapinha.

É normal nesta idade as meninas e meninos imitarem seus pais. As meninas adoram vestir as roupas e os sapatos da mãe e se maquiar, bem como os meninos imitam o pai se barbeando e andam arrastando os sapatões pela casa. Porém, este é um momento lúdico na vida das crianças. A menina está “treinando” para ser mulher e a referência masculina na vida dos meninos é fundamental, uma vez que seu maior contato é com a figura feminina, seja com a mãe, professora, babá, etc.

Este comportamento começa a se tornar preocupante quando a criança começa a querer se parecer com o adulto ininterruptamente, e passa a maquiar-se para ir à escola, exige roupas de marcas, deixa de comer para ficar mais magra, enfim o foco na sua imagem passa a ser sua prioridade.

Este assunto está sendo uma preocupação para muitos educadores conforme mostra este artigo da Rosely Sayão. Muitas escolas estão preocupadas porque as crianças exigem umas das outras este comportamento “adulto” e passam a se relacionar embasadas na aparencia.

A criança está sendo cada vez menos criança.

Só fala em ser modelo, apresentadora, artista. Deixa de brincar para se “embonecar”. Há mãe que incentiva este comportamento ao contratar o Salão de Beleza infantil para a festa de aniversário. A criança ao invés de brincar, fica sentada fazendo a unha, sendo maquiada e fazendo chapinha.

O mercado da “vaidade infantil” está tão promissor que já há salões de beleza só para crianças onde há o incentivo ao consumo de roupas de marcas e produtos de beleza.

A vaidade infantil está tão evidente que há uma gama de jogos para meninas que incentiva a prática.?

E você o que pensa sobre este comportamento? Na sua escola, no dia do brinquedo, as meninas levam algum brinquedo ou maquiagem para ficarem se embonecando?

Compartilhe conosco. A sua visão sobre o assunto é muito importante.

Este texto foi postado originalmente no site Mãe com Filhos o qual sou editora.

2 thoughts on “A educação e a vaidade infantil

  1. Muito pertinente seu post, tenho um blog que fala de relacionamentos de filho e estava abordando justamente a precocidade da sensualidade na vida das crianças e o fato de elas trocarem seus brinquedos por maquiagem….

    obrigada por compartilhar

    Cybele Reply:

    Olá Di Luz, tudo bem?

    Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
    Vou visitar o seu blog.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre que quiser.
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *