Datas comemorativas – Primavera

Veja as postagens anteriores

Datas Comemorativas – Primavera – set/2007

Datas Comemorativas – Primavera – set/2007

Datas Comemorativas – Primavera – set/2007

Datas Comemorativas – Primavera – set/2008

Datas Comemorativas – Primavera – set/2008

Datas Comemorativas – Primavera – set/2009

Primavera!


Um ótimo momento para convidar a turminha a observar a natureza e suas mudanças, ficando atento ao rítmo da vida.
A percepção e valorização do meio ambiente, devem ser um projeto que dura o ano inteiro, mas é útil aproveitar a estação das flores, para sensibilizar os pequenos para a importância da preservação.
APROVEITE PARA FAZER JOGOS E CONFECÇÕES COM SUCATAS NESTA DATA

PROJETO AMBIENTAL RECICLANDO IDÉIAS


JUSTIFICATIVA:

A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.

Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.


Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria – prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.

OBJETIVOS GERAIS
:

*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
* Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
*Valorizar a diversidade ambiental;
*Identificar-se como parte integrante ( e importante) na formação do meio ambiente;
*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
*Apreciar a natureza que nos rodeia.

ALGUNS TEMAS ABORDADOS:

SOLO: O que é solo?
Alguns tipos de solo (areia, barro, argila…)
Poluição do solo e conseqüências

LIXO: O que é lixo?
Tipos de lixo ( seco e orgânico) e sua separação
Lixo tóxico e conseqüências
Coleta de lixo e armazenamento( lixo industrial e médico)

ÁGUA: Onde encontramos?
Para que utilizamos?
De que formas podemos encontrá-la? (os estados)
Conseqüências de sua poluição

RECICLAGEM: De embalagens de isopor
De caixas de ovos
Sucatas variadas
Embalagens de refrigerante

PLANTAS:
Como crescem?
Suas utilidades?
Plantas que utilizamos na alimentação?
Plantas medicinais

Utilidades das plantas:
Alimentação: árvores que produzem frutas, sementes e legumes. Realizar o mural de sementes e grãos com o nome da árvore e da fruta ou legume ao qual pertencem.
Remédios: Coletar folhas, sementes, cascas e raízes (ervas, chás e temperos).
Perfumes: Muitas plantas são utilizadas na confecção de perfumes, pesquisar sobre elas.
Utilidade: Purificação do ar, sombra, conservação da umidade da terra e produção de oxigênio.

Ideias de atividades


GINÁSTICA HISTORIADA

Cada criança deve dramatizar a história, na medida em que a educadora vai narrando, alguns podem ser a menina, outros a sementinha, outros a chuva e outros o solzinho, ou as crianças podem ser a sementinha, enquanto a educadora dramatiza os personagens restantes.

Era uma vez uma menina que se preocupava muito com as plantinhas, certo dia ela cavou um buraquinho na areia bem fofa, dentro dele colocou uma linda sementinha, ( agora as crianças serão a sementinha). A sementinha era bem pequenina e estava toda encolhidinha, como que se estivesse sentindo muito, muito frio, mas ficou paradinha ali na terra fofinha como se estivesse dormindo. De repente começou a sentir uma sensação muito agradável, a sementinha então, se sentia protegida. Logo pela manhã o sol chegou, seus raiozinhos aos poucos penetraram a terra e aqueceram a sementinha, que acordou com o calorzinho. Quando veio a chuva suas gotinhas fininhas penetraram a areia fofinha e deram um gostoso beijinho na sementinha, feliz, a sementinha começou a erguer seus bracinhos, procurando pelas gotinhas de chuva e pelo calorzinho do sol. Aos poucos a plantinha começa a ganhar folhinhas.
A noite chega e a lua prateada joga o orvalho para a plantinha, que logo estica suas folhinhas para recebê-lo e é saudada pelas estrelas. Cada dia que passava, a plantinha crescia mais, mais e mais. Suas raízes ficaram profundas, bem dentro da terra, seu caule estava grande e forte e sustentava muitas folhas, toda vez que ventava ela segurava as folhinhas para lá e para cá… ( Utilizar a música a sementinha, Beto Hermann)

A SEMENTINHA: ( Jogral)

Era uma vez uma sementinha… Tão pequenina e tão simplesinha,
Com carinho foi plantada e com amor foi cultivada.
De repente o que aconteceu?
Uma plantinha de lá nasceu. Uma bela árvore agora vai se tornar
Junto conosco ela vai crescer, bons amigos iremos ser!!!

Mais ideias

Fonte: Cantinho Alternativo

Decore a sua sala de aula usando sucata e EVA

MOLDES

Olha só esse diorama primaveril, chic não acham?

Com ele você poderá contar histórias, falar sobre a primavera e etc.

Acompanhe o PAP das imagens:

Dramatização da Primavera

A POLTRONA DAS ESTAÇÕESJÁ SE ESCUTAM AS TROMBETAS

ANUNCIANDO A CHEGADA

SAEM AS AVES PARA CUMPRIMENTAR

A RAINHA TÃO ESPERADA

SENHOR INVERO, PREGUIÇOSO,

SE ENCOLHE NA POLTRONA

“SE ME FINJO DE DORMINHOCO

ME LIVRO DE UMA VERGONHA.

MIL PÉTALAS PELO CAMINHO

E NINGUÉM PODE NEGAR.

A PRIMAVERA SE APROXIMA,

E LOGO IRÃO CORAR.

SENHOR INVERNO CONFUSO,

OLHA PARA TODOS PREGUNTANDO:

“O QUE SERÁ? O QUE ACONTECE?

A TEMPERATURA ESTÁ AUMENTANDO!”

TODOS CORREM PARA GURDAR

AS BLUSAS E OS ABRIGOS.

BRILHAM OS COLARES DE FLORES

AGORA TUSO É DIVERTIDO!

SENHOR INVERNO PENSOU MUDO

E ENCONTROU A SOLUÇÃO:

COMO É UM BOM AMIGO

RECEBE A NOVA ESTAÇÃO.

PRIMAVERA É PACIENTE

E ESPERA O TEMPO PASSAR.

DOM INVERNO INTELIGENTE

PERCEBE QUE JÁ NÃO É O

SEU LUGAR

BEIJA A SUA MÃO TÃO MORNA,

E SE AJOELHA A SEUS PÉS

E COM UMA REVERÊNCIA

SE DESPEDE: “ATÉ A PRÓXIMA VEZ.”
Fonte: Revista Guia da Professora de Educação Infantil de setembro de 2008, da editora Ediba.

3 thoughts on “Datas comemorativas – Primavera

  1. Amei este site parabéns……socorreu-me muito..
    Obrigada..

    Cybele Reply:

    Olá Ivani, tudo bem?

    Fico feliz quando leio comentários como o seu.
    Volte sempre que quiser.
    Temos sempre novidades.
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *