Instituto ESTRE um exemplo a ser seguido #sustentabilidade

Nesta semana que passou participei do Fórum do Faça Crescer do Dr Oetker que apresentou a cada dia um tema diferente e que rendeu boas conversas. Também fiz uma postagem aqui sobre o tema Ações sustentáveis em que conto que fui convidada para participar deste projeto e falar sobre sustentabilidade.

Este tema sempre me interessa e quem me acompanha sabe que sempre estou envolvida em ações desta natureza. Como educadora me preocupo muito com as orientações que a escola em parceria com a família passa para os alunos.

Então me lembrei de compartilhar com vocês um local onde sempre levei meus alunos para conhecerem e durante o período que fui coordenadora pedagógica sempre incluí no currículo esta saída pedagógica. Os alunos sempre voltaram extasiados com tudo que viram e aprenderam por lá. O Estre é um centro de gerenciamento de resíduos sólidos, aterro sanitário, reciclagem de resíduos, triagem e reciclagem de resíduos da construção civil, compostagem, estação de transbordo, combustível derivado de resíduos, blendagem, biorremediação e tratamento de resíduos de serviço de saúde.   Muitos destes nomes você nunca ouviu falar? Então navegue pelo site

“O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental foi criado pela Estre Ambiental S.A. com o objetivo de disseminar e estimular ações de responsabilidade social que tenham como foco a sustentabilidade. Este trabalho é realizado a partir de três eixos estratégicos: Educação Ambiental, Coleta Seletiva e Reflorestamento Urbano.”

Como moro na região de Campinas sempre levei meus alunos ao Estre de Paulínia, mas há também outras estações na região e em outras localidades do Brasil.

O Instituto ESTRE promove Oficinas Pedagógicas criadas pelo Instituto para conduzir atividades didáticas com os estudantes que visitam o aterro sanitário em Paulínia.

Elas são adequadas às faixas etárias e ao interesse dos alunos, que têm a oportunidade de conhecer todo o processo de geração e disposição de resíduos.

O trabalho desenvolvido estimula a construção de um repertório de informações sobre questões ambientais, incentivando os jovens a fazerem escolhas responsáveis dentro de seus universos de ação.
As oficinas envolvem os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e são organizadas em quatro etapas:

1-     Atividades preparatórias em sala de aulas antes da visita ao Centro de Educação Ambiental

2-     Atividades realizadas no Centro de Educação Ambiental

3-     Visita ao aterro Sanitário da Estre

4-     Atividades de compartilhamento do que foi aprendido durante a oficina.

Pela foto que ilustra este post dá para ver a magnitude do local e ele é reconhecido mundialmente. Recebeu o Prêmio Excelência Empresarial do CIESP Campinas e o diretor comercial do Estre, Dirceu Pietro Jr recebeu a medalha Chico Mendes.

Aproveito para convidar os professores que se interessarem a participar do 2º Prêmio ECOFUTURO de Educação para a sustentabilidade cujo tema é “Saber cuidar” e você pode participar com um projeto, um plano de aula ou uma sequência didática. No site www.premioecofuturo.com.br tem as orientações, inclusive, para escrever o projeto.

Serão premiados até dois professores de cada região brasileira com R$ 3.000,00 além de  coleção de livros de literatura e certificado. A escola que o professor leciona também ganhará um computador com impressora,  coleção de livros de literatura e certificado.

Todos os professores participantes receberão um livro com os projetos selecionados.

Saiba como participar e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *