A Tarefa de casa é de quem?#educacao

A mãe deve ajudar o filho? Se ele não sabe como fazer, a mãe deve explicar? Essas e tantas outras perguntas fazem parte do cotidiano de mães/pais que têm seus filhos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na verdade a Tarefa de casa tem como objetivo maior verificar se a aprendizagem aconteceu ou se ainda restaram dúvidas. Assim como tantos outros recursos a Tarefa de casa é uma ferramenta intencionalmente usada pelo professor com o objetivo de promover e verificar a aprendizagem além de estimular a autonomia do aluno.

O conteúdo da Tarefa de casa foi explicado e exercitado em sala de aula, logo o aluno tem condições de resolvê-la se ocorreu a aprendizagem, é claro, agindo, esta, como um reforço. Caso haja dúvidas, o aluno demonstrará dificuldade em realizá-la e é ai que o professor tem que tomar ciência para que possa sanar as dúvidas. Se a mãe/pai realiza a Tarefa para o filho, o professor entenderá que o aluno aprendeu e seguirá em frente com a matéria. Por esta razão é importante que o aluno tente realizar a Tarefa e caso não a consiga que retorne apenas com as tentativas.

Caberá aos pais propiciar um ambiente tranquilo para que a criança possa se concentrar na Tarefa. Ela deverá ser realizada em local tranquilo sem a presença de televisão, som ou videogames ligados. Deverá ter boa iluminação e ser realizada numa mesa e não no chão ou no colo da criança.

Bom trabalho!

O que você pensa a respeito? Dê a sua opinião.

Participe!

Este post foi originalmente postano no site Mãe com Filhos

2 thoughts on “A Tarefa de casa é de quem?#educacao

  1. O artigo acima é bastante motivador, para se debater em qualquer situação pedagógica, mas deveremos pensar na Educação do Campo onde a realidade é outra alunos com pais analfabetos não tem esse tipo de ajuda e nem mesmo estímulo para fazer as atividades de casa. Como poderemos ajudar nesse contexto educativo que o artigo tão bem comenta.

    Cybele Reply:

    Olá Ana Maria, tudo bem?

    Realmente este seu comentário é muito pertinente, principalmente numa época em que a parceria familia/escola é muito incentivada. Não há como deixar de levar em consideração esta realidade tão presente no meio rural. Infelizmente acho que o caminho é a conscientização da criança sobre a importância da lição de casa. Eles, na verdade, serão o exemplo para os pais.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Ele enriqueceu e muito o nosso espaço.
    Volte sempre!
    Com carinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *