Encenação das Monções #educação

Neste sábado, dia 09 de outubro de 2010, fui assistir em Porto Feliz a 55ª encenação das Monções.

Foi um espetáculo maravilhoso! Uma aula de História inesquecível!

Porto Feliz – Nossa gente faz história!

Falando um pouco de Porto Feliz, conta-se que foi à margem esquerda do rio Anhemby (hoje rio Tietê), que Antonio Cardoso Pimentel iniciaria, em 1693, a fazenda que deu origem ao povoado. O local foi batizado pelos indígenas como Araritaguaba, cujo significado é “Lugar onde as araras pousam para bicar a pedra”. O nome deve-se à existência de um paredão salitroso no local. Este pequeno povoado teve como base de sua economia a agricultura de subsistência, até a descoberta de ouro em Mato Grosso (1719) e em Goiás (1725). Favorecido pelas águas navegáveis do rio Tietê neste trecho, o Porto de Araritaguaba tornou-se o ponto de partida para as longas viagens e expedições fluviais de colonização organizadas pelos paulistas no movimento denominado Monções.

A cidade das Monções

A história de Porto Feliz está intimamente ligada ao movimento das Monções, fase importante da história paulista. A palavra Monção, de origem árabe, significa vento e estação do ano em que se dá determinado fato.

No Brasil, o termo foi emprestado às expedições que eram realizadas em determinados meses do ano, cujos ventos ou épocas eram propícios à navegação. O período mais famoso das Monções aconteceu na primeira metade do século XVIII. Ao longo dos 3.500 quilômetros de percurso, os batelões cruzavam as águas dos rios Tietê, Paraná, Pardo, Coxim, Taquari, Porrudos e Cuiabá, sendo o rio Pardo o de navegação mais difícil. Neste trecho, as expedições gastavam dois meses tentando vencer a subida do rio.

Monções, um importante papel lhes foi reservado na história: o de desbravar e alargar as fronteiras brasileiras, provocando a integração entre as várias regiões.

Primeiramente houve o desfile pela avenida principal de Porto Feliz! de todos os personagens que participariam da encenação representando todos os seguimentos da sociedade da época.

Em seguida nos dirigimos ao Parque das Monções onde aconteceria a encenação.

No caminho encontramos várias estátuas vivas como esta abaixo:

E registrei minha passagem pelo evento junto ao marco de partida das Monções

Os preparativos antes de iniciar a Encenação

A encenação das Monções é uma viagem pelo interior e pela história de São Paulo. O Roteiro dos Bandeirantes é o traçado por onde passram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga em suas andanças pelo então desconhecido território nacional.

As cidades do Roeiro São um pólo de referência histórico-cultural para todo Brasil. São museus, fazendas, trilhas e caminhos dignos de serem explorados por novos desbravadores. A viagem é uma excelente oportunidade para o visitante se aprofundar na história do Brasil, pisando nas mesmas terras por onde passaram personagens como Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera e Fernão Dias Paes Leme, o Caçador de Esmeraldas, homens que deram, com bravura e determinação, o formato que o Brasil tem atualmente.

O Roteiro dos Bandeirantes se constitui num dos mais importantes roteiros turísticos de São Paulo, envolvendo as cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Cabreúva, Salto, Itu, Porto Feliz e Tietê.

A abertura da encenação foi feito pelo ator Paulo Betti e abaixo um trecho da encenação

Fonte das informações – Secretaria do Desenvolvimento Social e Sustentável de Porto Feliz

Para ver outras votos do evento pode acessar o Flickr AQUI

5 thoughts on “Encenação das Monções #educação

  1. Adorei o texto! As fotos ficaram lindas! Realmente, o espetáculo foi Maravilhoso!
    Beijinhos

    Cybele Reply:

    Olá Lúcia,

    Foi ótimo fazer o post pois revivi os momentos especiais!
    beijinhos

  2. Oi Querida Cybele!
    Passar por seu blog é sempre um prazer e um novo aprendizado…
    Adorei o post, parabéns!
    Estou numa corrida danada e por isso, conto com seu apoio, pois sei que não terei muito tempo para me dedicar ao acompanhamento e campanha do Top Blog. Agora só falta me seguir! http://teofilopreservamata.blogspot.com
    Obrigada pelo voto! Beijos,
    Josete

  3. gostei e ate me transportei para esta cidade que não conheço .Mais que ainda irei conhecer.

    Cybele Reply:

    Olá Antonio, tudo bem?

    Que bom que gostou!
    Realmente vale a pena conhecer.
    Quando for para lá não deixe de compartilhar conosco suas impressões.
    abraços
    Cybele Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *