Filme – Recurso pedagógico

Filmes são excelentes linguagens e para compreendê-los é preciso muito mais do que assisti-los: é preciso refletir sobre eles.

Eles agem diretamente na sensibilidade das pessoas, portanto sua utilização traz uma resposta imediata e acessível.

É importante discutir principalmente quando o filme aborda temas de relevancia que podem resultar em mudanças atitudinais no dia-a-dia da criança.

Há diversos sites que orientam quanto a escolha do filme levando em consideração o tema abordado, como Lendo.org que tem um enfoque educacional, ou o Dia-a-dia @ Educação. Você pode ler a resenha e se interar do conteúdo a ser abordado. Também há o Porta curtas que têm um acervo imenso de curtas onde aborda também o lado pedagógico com orientações e comentários.

Bom tema: Fatos históricos, dificuldades, coragem

É muito importante que os professores após a exibição de um filme, seja no cinema ou na escola, procure dialogar com os alunos sobre o enredo, sua mensagem, pontos que chamaram mais a atenção, cenas que se destacaram e assim por diante. É muito importante que se tenha um diálogo reflexivo e que se chegue a uma formação de opinião.

Deve-se ao escolher um filme que seja levado em consideração a faixa etária, pois assim ficará mais fácil o entendimento e a reflexão.

Bom tema: Preconceito, injustiça, verdade

O filme pode ser analisado por diferentes focos, porém ele sempre tem um enfoque maior num determinado tema.

Bom tema: Liderança, motivação e trabalho em equipe

Então, prepare a pipoca e boa exibição!

Você costuma trabalhar este recurso em sala de aula?

Conte para nós como é esta experiência.

Este post foi originalmente postado no site Mãe com Filhos

4 thoughts on “Filme – Recurso pedagógico

  1. Olá, Cybele!
    Maravilhoso o post. Esse assunto ainda precisa ser muito discutido. Muitos professores ainda desconhecem o “poder pedagógico” dos filmes. Adorei as dicas dos sites. Vou utilizar lá no blog. Depois te mando o link.
    Bjs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *