Tratado de Tordesilhas – História

Tratado Tordesilhas

(imagem via http://es.encarta.msn.com/media_461541059_961543899_-1_1/Mapa_del_Tratado_de_Tordesillas.html)

Postagem anterior

Tratado de Tordesilhas 2007


Tordesilhas: o tratado que garantiu as pretensões coloniais portuguesas.

Em 1492, o navegador genovês Cristóvão Colombo realizou uma das maiores descobertas realizadas no período das grandes navegações. Financiado pelos recursos da Coroa Espanhola, esse navegador anunciou a descoberta de terras a oeste. Tal feito acabou inserindo o reino espanhol no processo de expansão marítimo-comercial que, desde o início daquele século, já havia propiciado significativas conquistas para o Império Português ao longo de todo século XV.

Com a ascensão dos espanhóis na exploração de novas terras, o clima de disputa com os portugueses se acirrou. Para que um conflito de maiores proporções fosse evitado, o papa Alexandre VI foi convocado para negociar os limites de exploração colonial entre essas duas potências européias. Inicialmente, Portugal buscava garantir seu monopólio na costa africana e a Espanha preocupava-se em legitimar a exploração nas terras localizadas a oeste.

No ano de 1493, o papa então anunciou a assinatura da Bula Inter Coetera, que fixava uma linha imaginária a 100 léguas da Ilha de Açores. No entanto, no ano seguinte, o rei português Dom João II exigiu a revisão desse primeiro acordo, que não satisfazia os interesses lusitanos. Segundo alguns historiadores, essa mudança de idéia era um forte indício de que os portugueses tinham conhecimento de outras terras localizadas na porção sul do novo continente descoberto pelos espanhóis. Séculos mais tarde, documentos explicariam essa “repentina” mudança de idéia dos lusitanos.

Buscando evitar o desgaste de um conflito militar, os espanhóis aceitaram a revisão dos acordos com uma nova intermediação do papa. Com isso, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcação de um novo meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territórios a oeste seriam explorados pelos espanhóis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos. Dessa forma, o novo acordo assegurou a exploração lusitana em parte dos territórios que hoje compõem o Brasil.

Pouco tempo depois, as determinações desse tratado seriam questionadas pelas outras nações européias que iniciavam seu processo de expansão marítima. Diversos monarcas não aceitavam o fato de a divisão ter se restringido aos países ibéricos. Os franceses, por exemplo, passaram a organizar expedições marítimas para o Brasil em sinal do não-reconhecimento do tratado. As nações que protestaram contra, na verdade, reivindicavam o princípio de posse útil da terra para legitimar a exploração colonial.

Mediante tal proposta, os portugueses se viram forçados a intensificar os mecanismos de controle e dominação sobre seus territórios. A partir de 1530, Portugal enviou Martinho Afonso para as terras brasileiras, com o objetivo de fundar o primeiro centro de exploração colonial. Em contrapartida, expedições inglesas e francesas buscaram terras na região norte do continente americano.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Tratado Tordesilhas

(imagem via http://www3.uva.es/ieip/general/instalaciones/exposici/trat.htm)

LINHA DO TEMPO DE 1950 a 1999

  1. 1493

    1493 – II) Os antecedentes do Tratado de Tordesilhas foram as navegações portuguesas pelo litoral africano, a navegação de Colombo até as ilhas do Caribe ea primeira tentativa de acordo, a Bula Intercoetera, de 1493. III) O Tratado de Tordesilhas permitiu que II) Os antecedentes do Tratado de Tordesilhas foram as navegações portuguesas pelo litoral africano, a navegação de Colombo até as ilhas do Caribe ea primeira tentativa de acordo, a Bula Intercoetera, de 1493. III) O Tratado de Tordesilhas permitiu que Portugal tomasse posse de uma parte do território americano. O Tratado de Tordesilhas foi o responsável pela ocupação do Brasil a partir do litoral, uma vez que os colonos não podiam e nem tinham condições, naquele momento

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De EAD – JP: ENSINO MÉDIO – HISTÓRIAPáginas da web relacionadas
    www.joaopaulo.g12.br/ead/moodle/course …

  2. 1494

    1494 – Os relatos abrangem acontecimentos de 1494 (ano do Tratado de Tordesilhas) aos dias atuais. “Além de decifrar os acontecimentos históricos, busquei entender as motivações econômicas, sociais e políticas que levaram ao crescimento de Uberlândia”, afirmou o autor.Os relatos abrangem acontecimentos de 1494 (ano do Tratado de Tordesilhas) aos dias atuais. “Além de decifrar os acontecimentos históricos, busquei entender as motivações econômicas, sociais e políticas que levaram ao crescimento de Uberlândia”, afirmou o autor. De acordo com Oscar Virgílio, não há interpretações ou comentários dele acerca do assunto. A riqueza da pesquisa pode servir de reflexão para futuras diretrizes e pode contribuir de uma forma linear com o aprendizado

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De Seiscentas páginas de história da cidadePáginas da web relacionadas
    www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/06 …

  3. 1494 – Dentre os documentos do acervo da Biblioteca do Congresso existe um estudo, publicado em Madri, que discute a divisão do Novo Mundo entre Portugal e Espanha mais de 250 anos depois do Tratado de Tordesilhas de 1494. Os Estados Unidos foram o primeiro país Dentre os documentos do acervo da Biblioteca do Congresso existe um estudo, publicado em Madri, que discute a divisão do Novo Mundo entre Portugal e Espanha mais de 250 anos depois do Tratado de Tordesilhas de 1494. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer o Brasil como um país livre do domínio português e no site podem ser acessadas cartas do presidente norte-americano Thomas Jefferson (1743-1826) sobre o processo de independência.

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De Ciência e Cultura – Estados Unidos e Brasil trocam documentos e criam …Páginas da web relacionadas
    cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009 …

  4. 1494 – o mesmo, na qualidade de cosmógrafo do Reino, testemunhou e participou da divisão do Mundo feita pelo papado imperial do Vaticano pelos acordos assinados entre lusos e castelhanos no Tratado de Tordesilhas; sabendo-se que ele – Duarte Pacheco Pereira, representava o mesmo, na qualidade de cosmógrafo do Reino, testemunhou e participou da divisão do Mundo feita pelo papado imperial do Vaticano pelos acordos assinados entre lusos e castelhanos no Tratado de Tordesilhas; sabendo-se que ele – Duarte Pacheco Pereira, representava D. João II nesse evento de 1494 com o objetivo de efetivar também a incorporação da Insulla Brasil ao patrimônio da Ordem de Cristo – sob cujo pavilhão místico-bélico velejavam as caravelas portuguesas de então.

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De Sábio AchadorPáginas da web relacionadas
    www.cotianet.com.br/joao_barcellos …

  5. jun. 1494 – Embora a Inter Coetera tenha salvaguardado as rotas portuguesas do Atlântico Sul , ainda assim não era interessante para Portugal e por isso D. João II recusou a mediação papal e entabulou tensas negociações com a Espanha, que redundaram na assinatura do Tratado Embora a Inter Coetera tenha salvaguardado as rotas portuguesas do Atlântico Sul , ainda assim não era interessante para Portugal e por isso D. João II recusou a mediação papal e entabulou tensas negociações com a Espanha, que redundaram na assinatura do Tratado de Tordesilhas em de junho de 1494. Assim, Lisboa assegurava-se do controle de todas as terras a descobrir a oriente de um meridiano mais afastado, 370 léguas para oeste de Cabo Verde. 20.

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De RESUMO DA OBRA DE FLÁVIA LAGES DE CASTRO: HISTÓRIA DO …Páginas da web relacionadas
    www.universojuridico.net …

  6. 4 jun. 1494 – Por esse motivo, decidiram há tempo as nossas “otoridades”, não pode haver automóvel diesel a leste da linha de pólo a pólo localizada a 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde, o histórico Tratado de Tordesilhas, de 4 de junho de 1494. Ou seja, Brasil. Caso único no mundo
    De Best Cars Web Site – Do Banco do MotoristaPáginas da web relacionadas
    www2.uol.com.br/bestcars/colunas2/b189b.htm
  7. 7 jun. 1494 – Ø Assinatura do Tratado de Tordesilhas em 07 de junho de 1494. Esse tratado dividia o mundo entre Portugal e Espanha e definiu o primeiro limite territorial do Brasil: Ø As terras a leste desse meridiano seriam portuguesas, e as terras a oeste seriam espanholas (ver mapa
    De O ESPAÇO VIVIDOPáginas da web relacionadas
    www.marcospaiva.com.br/Cap56.htm
  8. jul. 1494 – Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em julho de 1494, entre os reis de Portugal e Espanha, todas as terras descobertas nos limites de 370 léguas, além da Ilha de Santão, no Arquipélago de Cabo Verde, pertenceriam a Portugal. – Já li, Professor: os ventos A frota de Cabral viajou mesmo com intenção definida para tomar posse de umas terras que Portugal sabia existir, embora superficialmente, por alto, por assim dizer. Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em julho de 1494, entre os reis de Portugal e Espanha, todas as terras descobertas nos limites de 370 léguas, além da Ilha de Santão, no Arquipélago de Cabo Verde, pertenceriam a Portugal. – Já li, Professor: os ventos fortes é que afastaram a frota de Cabral da rota

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De Welington Almeida Pinto – A Saga Do Pau-BrasilPáginas da web relacionadas
    www.scribd.com/doc/7388827/Welington-Almeida …

  9. 2 jul. 1494 – A América tinha já sido descoberta por Cristóvão Colombo. Ainda no decorrer do reinado dos Reis Católicos, concedemos definitivamente à Espanha a posse das ilha Canárias, que reivindicávamos sem grande convicção!O nosso rei D.Afonso V e os monarcas castelhanos, D.Fernando V e D.Isabel I, assinaram um convénio vulgarmente conhecido por Tratado de Toledo, com o qual se iniciaram as complicadas e morosas conversações , as exigentes actividades diplomáticas que levaram à elaboração do Tratado de Tordesilhas, assinado em Arévalo, no dia 2 de Julho de 1494. A América tinha já sido descoberta por Cristóvão Colombo. Ainda no decorrer do reinado dos Reis Católicos, concedemos

    Mostrar mais

    Mostrar menos
    De PORTUGAL NO MUNDO:Páginas da web relacionadas
    www.portugalweb.net/historia/apontamentos …

  10. 7 jul. 1494 – Com um alcance estratégico de superior relevo, teceu?se então uma teia no sentido de levar a Espanha (a caminhar a passos largos para a unificação, com a previsível queda de Granada), a assinar o Tratado de Tordesilhas, o que aconteceu em 7 de Julho de 1494

Continue lendo…

2 thoughts on “Tratado de Tordesilhas – História

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *