As Férias estão chegando!

Há famílias que programam para que as férias do trabalho coincidam com as férias escolares e então realizam viagens para toda a família(16%). Há os que viajam ou mandam as crianças para a casa de parentes, normalmente avós (27%), e há uma minoria que não interrompe a rotina da criança deixando-as no curso de férias, normalmente, na própria escola (3%). Porém, a grande maioria deixa os filhos em casa (54%) para que possam curtir o espaço que também é deles e que no período de aula, pouco desfrutam.

É muito importante que a criança goste de ficar em casa e que valorize o espaço que também é dela. Ter um cantinho, normalmente o quarto, que seja só dela é fundamental para a construção da sua identidade. No seu espaço a criança terá oportunidade de arrumar seus brinquedos de acordo com a sua concepção de ordem, poderá brincar com os jogos que mais gosta, poderá até ficar sem fazer nada o tempo que quiser. Estes momentos de “liberdade” são fundamentais e é uma fonte incrível de dados para que os pais possam conhecer um pouco mais do seu filho.

Na correria do dia-a-dia onde cada um tem que cumprir seu horário, o entrar e sair de casa é tão rápido que praticamente ninguém observa ninguém.

Perceber como o filho cuida dos brinquedos, se divide os brinquedos com amigos, qual o brinquedo que mais lhe chama a atenção, se consegue brincar sozinho, qual o seu tempo de concentração e outras informações servirão de respaldo para compreender melhor as avaliações que o professor faz durante as reuniões escolares.

A observação é um ato importantíssimo e deve ser exercida sem interrupção da ação observada para que se tenha conhecimento inclusive do desfecho. Mesmo que você presencie uma atitude inaceitável, não interfira de imediato. Observe se a criança chega à conclusão de que sua atitude não é das melhores, e somente então chame-a para a análise e reflexão.

Nós pais, temos a responsabilidade de formar cidadãos e um dos quesitos principais para esta formação é a orientação. É levar a criança a pensar sobre suas atitudes. Fazer com que ela mesma enxergue onde não acertou.

Quando os pais têm esta preocupação em também analisar o filho, o trabalho de parceria entre pais e escola é muito mais intenso e quem sai ganhando é a criança.

Aproveitem as férias para conhecer um pouco mais o seu filho e ajudá-lo na construção da sua identidade.

4 thoughts on “As Férias estão chegando!

  1. Nossa Cybelle
    como vc arruma tempo p tdo isso?
    O blog é lindo e tem ideias maravilhosas q com certeza eu vou utilizar…
    bjs e parabéns pela sua dedicação
    Thaty

    Cybele Reply:

    Olá querida Taty, tudo bem?

    Que bom vê-la por aqui.
    Fico feliz que tenhas gostado.
    Sabe que o blog é meu filho caçula que eu cuido com muito carinho, por isto que o tempo aparece rsssss
    Volte sempre e se quiser compartilhar alguma atividade, mesmo sem o uso do laptop, pode me mandar. Este espaço é de todos nós.
    beijinhos

  2. Cybele,
    Que nesse Ano que finda e no Ano que começa, possamos agradecer a Deus e a todos:
    Muito Obrigado! Que nesse “todos” não sejam incluídos apenas os amigos, mas também aqueles que nos Colocando em dificuldades nos deram oportunidades De sermos melhores.
    Obrigada por sua amizade! BOM NATAL e FELIZ ANO NOVO!!!!
    Ofereço-te com muito carinho o selinho de Natal do Eterno Aprendiz.
    Beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *