Brigas no Recreio

Esta semana fiquei muito triste porque uma amiga muito querida foi surpreendida no meio da  tarde por um telefonema da escola do seu filho caçula, para informar que ele havia sido agredido por outra criança no recreio.

Podemos dizer que este agressor está com carência de socialização e isso provoca a elevação de violencia no recreio.

A criança socializada brinca. A criança não socializada briga.

Já escrevi anteriormente sobre a importancia dos valores na socialização e é sempre bom abordar este assunto novamente. A escola e a família devem, ao trabalhar a socialização, também trabalhar valores uma vez que as crianças estão em formação e atitudes de valores devem ser, principalmente, vivenciadas através dos exemplos das atitudes de pais e professores. O trabalhar valores em sala de aula proporciona um ambiente agradável e acolhedor gerando uma convivência harmoniosa em grupo. Os principais valores a serem trabalhados para que se tenha uma socialização satisfatória são o afeto, a solidariedade, o diálogo, o não emprego da violência, a amizade, respeito, confiança. Para isto é imprescindível que o professor estabeleça uma relação de carinho, confiança e amor entre ele e os alunos respaldada no respeito.

A grande chave está em fazer a criança tentar encontrar o seu equilíbrio pessoal através de técnicas pedagógicas. E como seria isto? Primeiramente tentaria fazer com que o aluno tentasse enxergar seus próprios conceitos em relação às suas orientações afetivas. Estando em total concordância com seus conceitos, ou seja, de bem consigo mesmo, conseguirá viver harmoniosamente com os que estão à sua volta. É muito importante que se trabalhe as questões que façam parte do cotidiano dos alunos, ou seja, questões concretas, vivenciadas diariamente por eles. Entretanto há que se respeitar a diversidade e a individualidade, porém em harmonia com o todo, objetivando o convívio com o grupo

A escola, nos dias de hoje deve exercer através da socialização e da construção do conhecimento, o papel de humanização transmitindo conceitos de valores necessários para a conquista do exercício pleno da cidadani.

Este texto foi originariamente publicado no site Mãe com Filhos

One thought on “Brigas no Recreio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *