De olho nas metas #TodosEducacao

Em recente encontro (01 de dezembro de 2010) a ONG Todos pela Educação lançou relatório com dados exclusivos sobre a educação no Brasil. Recebi o convite para participar uma vez que sou uma das porta-vozes do Movimento, porém como estava no Amapá por conta das Formações do Projeto UCA não pude comparecer, porém acho de suma importância compartilhar com vocês os resultados.

O Relatório De Olho nas Metas 2010 destacou a aprendizagem como maior entrave para a melhoria da qualidade da Educação no Brasil. Este foi o terceiro relatório do Movimento e serviu para se avaliar como está o cumprimento das 5 metas bem como apresentar as 5 bandeiras norteadoras da atuação para os próximos anos os quais elenco abaixo:

1- Currículo: o País precisa ter um currículo nacional, com as expectativas de aprendizagem dos alunos por série/ciclo;

2- Valorização dos professores: o magistério deve ter uma formação adequada, com foco na aprendizagem dos alunos, além de contar com uma carreira mais atraente;

3- Fortalecimento do papel das avaliações: as provas aplicadas para medir a qualidade da Educação devem orientar as políticas públicas e as práticas pedagógicas. Por isso, é necessário que elas forneçam informações aos professores e aos gestores sobre o que os alunos aprenderam e deixaram de aprender;

4- Responsabilização dos gestores: os gestores brasileiros devem ser apoiados, mas também responsabilizados pelo desempenho dos alunos;

5- Melhora das condições para a aprendizagem: o País deve ampliar a exposição dos alunos à aprendizagem por meio do cumprimento das quatro horas diárias obrigatórias e da ampliação do turno de ensino, com utilização do contraturno para reforço escolar e recuperação;

Leia o Sumário Executivo

Assista ao noticiário da Globo News:

Vale também ressaltar o resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) que ocorre a cada três anos e que é aplicado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que avaliou o conhecimento dos estudantes com 15 anos de idade nas disciplinas de Matemática, Leitura e Ciências. A média alcançada foi de 401 pontos sendo que os alunos das escolas particulares obtiveram 502 pontos e os de escolas públicas 387 pontos.

Na reportagem acima, quando falam da Coréia do Sul e seu avanço na educação tenho que ressaltar que a importância pela educação é de TODOS, por isto o resultado tão positivo em tão pouco tempo. Lá, no dia do Exame Nacional, o nosso ENEM até o comércio abre mais tarde para não sobrecarregar o trânsito e propiciar maior tranquilidade aos alunos participantes evitando que fiquem nervosos ou estressados durante o trajeto ou que cheguem atrasados.

Aqui, a exigência no cumprimento do horário também ocorre, porém ISOLADAMENTE, não levando em consideração os fatores externos que acabam influenciando no possível atraso de alguns alunos. Nos últimos anos também tivemos diferentes acontecimentos que interferiram diretamente no emocional do estudante influenciando no resultado final, ou seja, no seu desempenho no ENEM.

Temos, como o próprio nome da ONG diz, que ser “TODOS PELA EDUCAÇÃO”. Se cada um fizer a sua parte bem feita, com certeza os números finais dos resultados do processo educacional, serão melhorados. Educação é um processo que exige a participação e o comprometimento de TODOS.

Vamos caminhar unidos TODOS PELA EDUCAÇÃO.

Veja quais os objetivos estabelecidos pelo TODOS PELA EDUCAÇÃO para o país cumprir até 2022:

Fonte: R7 Notícias

One thought on “De olho nas metas #TodosEducacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *